Rubem Miranda (Atletismo)

Messi87

PROVAS PREPARAÇÃO EU LX - 2 MAIO 2013

Salto com Vara - Rubem Miranda (à 2ª tentativa), saltou 5.25 m e fez mínimos para Campeonato Europa Sub-23

Rubem falhou por pouco os 5.35 m

Messi87

[Entrevista] Ruben Miranda: da frustração à esperança

O sorriso rasgado que raramente perde completa o brilho no olhar que se distingue cada vez que fala de Salto com Vara. Aos 19 anos, Rubem Miranda, consegue o mínimo para o Europeu de Sub23, depois de na passada semana ter passado 5.25 metros, novo recorde pessoal e mais 5 centímetros que a marca de qualificação para o Europeu de Tampere.

Apesar da qualificação, Rubem não se deixa adormecer pelo sucesso do momento "o Europeu de Sub23 não é um objetivo, como os Europeu e o Mundial de Juniores não eram, fazem parte de um caminho que eu e o meu treinador queremos percorrer. Se tivermos sucesso nestas competições, ótimo, é uma motivação extra,  mas se não tivermos não vou ficar abalado",  refere o atleta do Benfica.

Nascido a 10 de Junho de 1993 no Recife (Brasil), filho de mãe com ascendência portuguesa e de pai com ascendência alemã, Rubem veio para Portugal com 8 anos, começando a praticar a modalidade aos 15 anos.

Com um início de carreira promissor, Rubem Miranda foi o primeiro juvenil português a saltar 5.00 metros do salto com Vara, marca que ainda hoje é recorde nacional do escalão, ao qual Rubem juntou o de Juniores, com 5.20 metros, conseguidos por duas vezes, em Mannheim, a 3 de Julho de 2011 e em Ávila, a 28 de Julho de 2012.

Foi entre os dois recordes nacionais de juniores que Rubem Miranda teve de enfrentar o maior desafio até ao momento da sua carreira desportiva e da sua vida.

A 24 de Julho, em Tallin, no primeiro ensaio da final do Salto com Vara do Campeonato da Europa de Juniores, e numa altura em que a direção e a força do vento mudaram repentinamente, Rubem falhou a entrada no salto e caiu entre o colchão e o encaixe, fraturando o pé.

"Foram momentos difíceis, senti uma grande frustração. No processo de recuperação, tive que fazer opções, e como tinha fisioterapia de manhã e de tarde, optei por estudar num curso noturno, e estou neste momento a completar o 11º ano", referiu Rubem na entrevista que concedeu ao site da FPA.

A sua força de vontade permitiu recuperar com sucesso da lesão "estive 10 meses sem pegar numa Vara", apesar de ter iniciado o processo de treino físico cerca de 8 meses após a lesão, Rubem não se atreveu a chegar perto das Varas "sentia que não era o momento, não queria apressar nada na recuperação, e achei que não era o momento sequer de pegar nas varas".

A rápida recuperação fez Rubem acrescentar um objetivo à sua lista, "estar no Mundial de Juniores não era um objetivo inicial, mas depois da lesão e depois de tudo o que tive que passar, achei que era uma recompensa e uma forma de gratificar tudo o que tinha passado", para além da presença na competição, Rubem Miranda alcançou a final dos Mundiais de Juniores, disputados em Barcelona em 2012.

Sem pressa de alcançar o sucesso "temos que ir step by step", Rubem expressa-se com um à vontade único sobre a disciplina que o faz sonhar, e revela o próximo objetivo da sua lista "conseguir durante os escalão de sub23, alcançar mínimos para uma competição internacional de seniores".

Sobre o salto com Vara, Rubem classifica-o como um vício " a sensação de cair de uma altura de mais de 5 metros é única, mas dura muito pouco, e isso faz-nos querer repetir o salto vezes sem conta para poder voltar a disfrutar daquele momento", refere o saltador.

Rubem termina a entrevista a falar sobre o que é ser saltador com Vara, "os varistas dependem muito dos sentimentos, não chega estar em forma, é preciso ter confiança para mudar para uma vara mais forte ou para fazer uma pega mais alta", mas considera-se "um atleta ainda pouco experiente, e só com o passar dos anos é que vou conhecer com melhor as minhas capacidades e a melhor forma de conseguir evoluir".

Rubem volta a competir amanhã, Sábado, no Campeonato Regional de Lisboa.

http://www.fpatletismo.pt/conteudo.aspx?lang=pt&id_object=2944&name=%5BEntrevista%5D-Ruben-Miranda%3A-da-frustracao-a-esperanca

Messi87

Campeonato Regional de Esperanças
Rubem Miranda bateu o recorde nacional de salto com vara

Decorre este fim-de-semana, no estádio do Inatel, em Lisboa, o Campeonato Regional de Esperanças (Sub-23), onde o Sport Lisboa e Benfica tem vários atletas e que lograram resultados interessantes na 1.ª jornada.

Rubem Miranda vence a prova de salto com vara, melhorando a sua marca, que era de 5m35, fixando o recorde nacional de sub-23 em 5m42. Convém ainda referir que, desta forma, melhorou o posicionamento na "start list" para o Europeu de Sub-23.

Na mesma prova, o segundo classificado também é benfiquista. O irmão de Rubem Miranda, Ícaro Miranda, com 5m05, confirmou os mínimos para o Europeu de Juniores.

Destaque, nesta 1.ª jornada, para Bruno Fernandes, atleta do Benfica no escalão de Sub-23, que na prova de 100 metros conseguiu o tempo de 10s59, garantindo o passaporte para o Europeu do seu escalão.

Este domingo realiza-se a 2.ª jornada do Regional de Esperanças.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/30219/language/pt-PT/Rubem-Miranda-bateu-o-recorde-nacional-de-salto-com-vara.aspx

faneca_slb4ever

Excelente resultado do Rúbem.

Vamos!!!

Roting


Freire


hugo1904

Muito bem. Parabéns!

Messi87

Bateu hoje novamente o recorde nacional sub-23: 5.45

faneca_slb4ever

Excelente.

Parabéns!!!

ala esquerda

Citação de: Messi87 em 04 de Julho de 2013, 22:14
Bateu hoje novamente o recorde nacional sub-23: 5.45

Parabéns

hugo1904


Eddie_

A meta só pode ser continuar a bater o recorde nacional...
Beat yourself, Rubem!

Parabéns!


Rigters

Grandes marcas anteriormente, chega à prova principal e desilude...

faneca_slb4ever

Desiludiu nesta prova. Tem qualidade para bem mais e estava num bom momento de forma.

Mas é com os erros que se aprende. Força Rubem!!!