Segunda Liga 2012/2013

TEXAS_1904

Citação de: André Sousa em 28 de Novembro de 2012, 00:45
Citação de: TEXAS_1904 em 28 de Novembro de 2012, 00:42
...a profundidade. Vejo nele um extremo à antiga

Quando me falam num extremo à antiga eu lembro-me do Capel.

Por isso é que acho que também seria interessante colocar o Hélder no lado direito, para ser quase que obrigado a fazer mais movimentos interiores. E tem boa técnica em progressão com bola.
O Capel bem ou mal é de facto um extremo à antiga.

E sim, colocar o Helder na direita obrigava-o a puxar para dentro e aí seria obrigado a encarar mais o adversario. Mas o Helder é daqueles casos que acho que lhe falta estimulo embora seja sempre aparentemente muito esforçado

O.Guerreiro.Da.Luz

Por falar em trocar de lados... vocês sabiam que no sistema do Ajax, o Rinus Michels, acreditava que os jogadores deveriam fazer as suas posições, mas também as dos seus adversários directos?

Ou seja, um lateral direito deveria também jogar como extremo esquerdo, pois assim acabaria por perceber as especificidades e nuances de cada posição...

Por acaso, até tem a sua lógica, sobretudo, em formação, como é óbvio.

O.Guerreiro.Da.Luz

O que é que vocês entendem por "extremo à antiga"?

André Sousa

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 28 de Novembro de 2012, 00:50
Por falar em trocar de lados... vocês sabiam que no sistema do Ajax, o Rinus Michels, acreditava que os jogadores deveriam fazer as suas posições, mas também as dos seus adversários directos?

Ou seja, um lateral direito deveria também jogar como extremo esquerdo, pois assim acabaria por perceber as especificidades e nuances de cada posição...

O Rinus, no fundo, defendia aquilo de que eu já falei várias vezes aqui. Um modelo de jogo com jogadores inteligentes, estará mais habilitado ara que todos os jogadores consigam responder ao que o jogo lhes coloca para resolver. Seja em que situações forem. Por isso é que digo que desde que um jogador tenha inteligência e capacidade técnica, conseguirá render em quase todo o lado.

André Sousa

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 28 de Novembro de 2012, 00:51

Típico extremo que só joga com um pé, praticamente, e que vai, na maioria das vezes, à linha de fundo para cruzar.

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: André Sousa em 28 de Novembro de 2012, 00:54
Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 28 de Novembro de 2012, 00:50

O Rinus, no fundo, defendia aquilo de que eu já falei várias vezes aqui. Um modelo de jogo com jogadores inteligentes, estará mais habilitado ara que todos os jogadores consigam responder ao que o jogo lhes coloca para resolver. Seja em que situações forem. Por isso é que digo que desde que um jogador tenha inteligência e capacidade técnica, conseguirá render em quase todo o lado.

Concordo, mas acho que aquilo que faz ainda mais distinguir, para além dessa inteligência empírica é mesmo a inteligência inata... por isso é que aparecem miúdos como o Neymar com 17 anos a jogar como se fossem rapazes de 23 anos, e quando têm 20 anos parece que jogam como jogadores de 26 anos...

TEXAS_1904

um jogador muito de linha que da imensa verticalidade ao seu jogo, jogando do lado do seu pe preferencial e priveligiando o cruzamento. Na equipa principal o mais parecido que temos é o Salvio embora tenha muitos tiques de avançado tambem, o que é excelente porque aparece muitas vezes em situaçao de finalização.

"À antiga" porque cada vez mais vemos os extremos a jogar com os pes trocados e quando nao jogam sentem dificuldades em dar profundidade... um grande exemplo disso é o Nolito

André Sousa

A inteligência não é inata. Isso é como dizer que o talento é inato. Ninguém nasce ensinado nem com um dom para isto ou aquilo. Nasce-se é com uma capacidade para absorver "conhecimento" diferente, que varia de indivíduo para indivíduo, e de tema para tema.

Mas isto, no fundo, é apenas uma crença, dado que não há como comprovar isto cientificamente.

TEXAS_1904

Citação de: André Sousa em 28 de Novembro de 2012, 01:01
A inteligência não é inata. Isso é como dizer que o talento é inato. Ninguém nasce ensinado nem com um dom para isto ou aquilo. Nasce-se é com uma capacidade para absorver "conhecimento" diferente, que varia de indivíduo para indivíduo, e de tema para tema.

Mas isto, no fundo, é apenas uma crença, dado que não há como comprovar isto cientificamente.
Eu acredito nisso que tu dizes mas existem excepções... é ver esse senhor do teu avatar, duvido que alguem lhe tenha ensinado a ter a visao de jogo que tem embora compreenda que a "inteligencia" a que nos referimos seja mais do que isso e tacticamente o Aimar tera crescido muito ao longo do tempo.

Um exemplo de inteligencia e que muitas vezes é esquecido é o Scholes, ja para nao falar do Giggs que consegue passar de extremo para medio e continuar a ter um desempenho espectacular a quando dessa passagem

André Sousa

Mas o Aimar já nasceu com isso mesmo. Com uma capacidade fenomenal para ir adquirindo conhecimentos e formas de ver o que se passava em seu redor.

Isto é algo difícil de explicar.

André Sousa

O Giggs, por exemplo, não me surpreende minimamente que consiga manter um rendimento alto no meio campo. Jogador inteligente, de fino recorte, com grande capacidade para executar em espaços curtos.

francisco

Salvio, Giggs, Di María (a jogar na esquerda), ...

André Sousa

Todos eles, principalmente os dois últimos, têm um jogo interior forte. O Giggs, no princípio da carreira, era um extremo vertical, mas não era um extremo à lá Capel.

francisco

é verdade, o Di María tem um jogo interior muito bom mas isso só aconteceu no Real. aqui era um extremo à antiga, que até dava gosto.

André Sousa

Não acho. Com o JJ, apesar de procurar várias vezes a linha, era visto muitas vezes em progressão pelo corredor central. Mas isso, muitas vezes, deriva da posição em que os jogadores recebem a bola. O Capel, por exemplo, joga quase no limite da defesa e colado à linha, o Di Maria não o fazia.