Ivan Cavaleiro

Avançado, 32 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 20 jogos (823 minutos), 1 golo

Equipa B: 2 épocas, 56 jogos, 22 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

poiudivino

Citação de: André Sousa em 12 de Outubro de 2013, 00:21
Se está preparado não sei, mas que é o que melhor está colocado para suceder às eventuais lesões/suspensões, parece-me claro. A não ser que me esteja a esquecer de alguém, o que também é possível. Parece-me, também, que isto também já é numa lógica de sucessão de algum jogador, ou mesmo no sentido de precaver uma eventual chamada ao Mundial.

Chama-se um tipo que, daqui por uns meses, poderá ser um jogador claramente talhado para a selecção. Que não será o caso do Bebé e do próprio Pizzi. Basta ele fazer uma boa época na Turquia que figurará logo no lote óbvio de jogadores a levar ao Brasil.

Percebo o que queres dizer...mas , na minha optica, nao fez nada para merecer esta convocatoria...Tem 18 anos, e certamente que viste juniores com essa idade a prometer o dobro do que ele prometeu no Sporting. O Bebé acho-o um diamante por lapidar , certamente a escolha de ir para Manchester nao foi a mais acertada

André Sousa

A idade não deve ser um factor.

O Bernardo também é muito bom, e por pouco não ficava de fora dos sub-21 por essa mesma lógica. Foi convocado porque houve quem se lesionasse e permitisse a sua entrada.

O Bebé dificilmente será escolhido jogando no Paços. E não será na selecção que irá evoluir. Além de que o Bruma, actualmente, é superior. O Ivan não deve entrar nas contas, sequer.

E isto já não tem nada a ver com as camadas jovens. Eu entendo a chamada do Bruma porque vejo o que ele tem vindo a fazer no futebol sénior. Confesso que me surpreendeu. Se isto fosse há um ano atrás, seria ridículo.

Kurt Cobain 10

poiudivino

Citação de: André Sousa em 12 de Outubro de 2013, 00:37
A idade não deve ser um factor.

O Bernardo também é muito bom, e por pouco não ficava de fora dos sub-21 por essa mesma lógica. Foi convocado porque houve quem se lesionasse e permitisse a sua entrada.

O Bebé dificilmente será escolhido jogando no Paços. E não será na selecção que irá evoluir. Além de que o Bruma, actualmente, é superior. O Ivan não deve entrar nas contas, sequer.

E isto já não tem nada a ver com as camadas jovens. Eu entendo a chamada do Bruma porque vejo o que ele tem vindo a fazer no futebol sénior. Confesso que me surpreendeu. Se isto fosse há um ano atrás, seria ridículo.

Sei que é utópico falar disto, mas "se" (lá está) o Ivan Cavaleiro fosse do Sporting o ano passado, teria tido oportunidade na equipa principal e a história seria diferente. Não considero o Bruma mais maduro ou mais capaz que o Ivan, sinceramente. Acho que foi mediatizado e com isso ganhou muita qualidade. Claro que teve soberbo no mundial sub-20...o Ivan tambem ja marcou uns golitos pelos sub-21.

Mas ja percebi a tua opinião, a qualidade  não se devia medir em idades, mas isso acontece em quase todos os clubes portugueses...é surpreendente a chamada...mas fica-me na retina o facto de só alguns terem oportunidades às vezes sem as merecerem. É injusto e quase revoltante, mas whatever...O jogo em Coimbra também pouco conta, ao menos que dêem minutos ao rapaz.

André Sousa

Mas isso não interessa para nada. É exactamente isso. Uma utopia. Eu também te podia dizer que se tivessem tido paciência com o Bernardo no ano passado, pela B, como pedi várias vezes, hoje já estaria na equipa principal, ou seria pedra fundamental dos sub-21. Mas não é isso que aconteceu, devo fazer o quê? E, para mim, o Bernardo é o jogador com maior potencial em Portugal. Mas não é por isso que passa a merecer uma convocatória para a selecção A.

O Bruma é mais capaz que o Ivan. Isso é claro como água. É um jogador diferenciado, vários níveis acima do Ivan. Eu tenho evitado falar muito do Ivan, falar daquilo que ele é enquanto jogador, por si e só e sem entrar em comparação com outros, mas não lhe vejo um potencial enorme. Vejo sim, características que se foram bem potenciadas, poderão fazer dele um bom valor do futebol português.

O Bruma tem algumas arestas para limar, mas já apresenta um rendimento muito, muito acima da média e faz a diferença de forma constante, de uma forma que não vejo o Ivan a fazer no futuro.

Çula

Citação de: Manel dos Anzois em 11 de Outubro de 2013, 22:25
Reafirmo que Ivan Cavaleiro nunca na vida vai ser nada no Benfica.

Ainda ontem quando criticava a ausência de jogadores talentosos produzidos pelas nossas escolas de formação, houve quem viesse com algum espanto mencionar dar o exemplo de Manuel Fernandes como sendo um excelente jogador produto das nossas camadas jovens.

Lá tive de relembrar que o Manelélé tem 27 anos, está portanto no auge das suas potencialidades, joga no todo poderoso Besiktas da Turquia desde 25 anos, onde foi transferido por astronómicos 2 milhões de euros, depois de ter sido emprestado por duas vezes (Everton e Besiktas) quando foi do Benfica para o Valência.

Como se não bastasse, está a decorrer o Portugal-Israel.

Nos convocados para o meio campo estão entre outros André Martins, Rúben Micael, Custódio ou Josué . O Manelélé é tão talentoso e tão excelente jogador como aqui apregoam que nem lugar tem entre esta mediania toda.

Isto para tirar de vez as ilusões sobre a formação do Benfica que infelizmente nos ultimos 20 anos não passa de um bluff no que diz respeito à formação de jogadores de qualidade.

E este Ivan Cavaleiro vai ser apenas "mais um".

Não posso concordar com a parte relativa ao Manuel Fernandes.

O MF (na minha opinião) foi o melhor jogador saído da nossa formação depois de Chalana.
Assim que entrou na equipa (aos 17 anos) mostrou logo que se podia contar com ele. Ele não mostrava só um grande potêncial, ele aferia qualidade efectiva à equipa. Isso é raríssimo naquelas idades. O MF entrou a jogar barbaridades para um rapaz daquela idade. Aquilo era qualidade no seu estado mais puro.

Tens por exemplo o caso do Hugo Leal, um jogador muito à frente dos demais da sua idade, um potêncial assombroso e foi chamado pelo Manuel José ainda em idade de juvenil (se não foi então estava no seu primeiro ano de junior). Chegou e apesar de ser um super jogador tendo em conta a sua idade não conseguia ser uma grande mais valia para a equipa. Viu-se que não estava pronto para aquela andanças e no ano seguinte rodou no Alverca para ganhar minutos, estofo, manha, intensidade, no futebol sénior.

O MF enquanto jogador do Benfica teve 2 épocas e meia de altíssimo nivel, melhor nivel que o Rui Costa e talvez nivel idêntico ao Paulo Sousa. É isso que nos deve interessar, aquilo que fazem no Benfica. Depois de sairem, epá nem me interessa. Mas até nesse ponto não concordo com a tua visão. Para mim o Manuel Fernandes é ainda hoje um belo jogador, ficou foi a kms e kms de distância daquilo que poderia dar. E eu aqui nem o critico, vejo muita gente a dizer que não teve (ou que não tem) cabeça enquanto eu só vejo alguém que a determinada fase da sua carreira se fartou da vida de profissional. É um gajo que quer aproveitar da melhor forma (aos olhos dele) esta fase da sua vida e fá-lo ao melhor estilo. Ganhando rios de dinheiro ao mesmo tempo que não se priva de nada. Só não tem é o direito de mais tarde se queixar que não teve as oportunidades que deveria ter tido. Essas ele teve e não as agarrou.

Nick Valensi

O problema do Manuel Fernandes é o mesmo de tantos outros: a cabecinha.
Tinha futebol para estar ao nível do Moutinho.

Sr. Coluna

Ainda ontem quando criticava a ausência de jogadores talentosos produzidos pelas nossas escolas de formação, houve quem viesse com algum espanto mencionar dar o exemplo de Manuel Fernandes como sendo um excelente jogador produto das nossas camadas jovens.

Lá tive de relembrar que o Manelélé tem 27 anos, está portanto no auge das suas potencialidades, joga no todo poderoso Besiktas da Turquia desde 25 anos, onde foi transferido por astronómicos 2 milhões de euros, depois de ter sido emprestado por duas vezes (Everton e Besiktas) quando foi do Benfica para o Valência.

Nos convocados para o meio campo estão entre outros André Martins, Rúben Micael, Custódio ou Josué . O Manelélé é tão talentoso e tão excelente jogador como aqui apregoam que nem lugar tem entre esta mediania toda.

Isto para tirar de vez as ilusões sobre a formação do Benfica que infelizmente nos ultimos 20 anos não passa de um bluff no que diz respeito à formação de jogadores de qualidade.

Teria o maior gosto em discordar de uma opinião destas, infelizmente não consigo.

Injustiças foram com certeza feitas ao não se apostarem em alguns miúdos saídos das camadas jovens, mas de uma forma muito residual e pontual.
A última foi mesmo o Rosa, que o ano passado teria merecido seguramente alguns jogos da taça da liga ou umas primeiras eliminatórias da taça de portugal ou uma presença mais efetiva no banco dos AA's. Miguel Vítor também me parece que foi um claro exemplo de falta de empatia de JJ para com ele.
Mas tenho dificuldade em apontar muitos mais nomes. Aliás tenho muito mais facilidade em apontar reais apostas que foram feitas nos últimos 15 anos em jogadores por nós formados, que teriam dificuldade em atuar numa I liga, quanto mais num Benfica que lute por títulos (Pedro Henriques, Sousa, Bruno Caires, Bruno Basto, Edgar, Diogo Luís, Jorge Ribeiro, João Coimbra...)

A questão que se impõe é: Porquê? Porquê a falta de qualidade dos nossos miúdos? Ou porquê a diferença de qualidade dos miúdos que saem das nossas camadas jovens para com, por exemplo, o scp?

A melhor prova de aferir a qualidade (ou falta dela) que os jogadores têm, é analisando o percurso depois, quando se desvinculam do Benfica depois dos escalões de formação.
Aí nos últimos 20/25 anos, Rui Costa, Paulo Sousa, Maniche, Manuel Fernandes, João Pereira, Moreira, Nélson Oliveira, Sami, Paulo Madeira, Kenedy e Miguel Vitor foi o melhor que se aproveitou. Para além destes teriam que começar a entrar os Brassard, Veríssimo, Hugo Leal, Bruno Aguiar, Hélio Roque, David Simão...

Será que não temos uma competente rede de olheiros, para o futebol nacional principalmente, e 'um Aurélio Pereira'?

Será que são os próprios miúdos, aconselhados e vendo que muito dificilmente os jogadores saídos dos nossos escalões de formação têm oportunidades nos séniores, preferem ir para um clube que dê mais oportunidades (embora depois tenham muitas dificuldades em saber gerir muitas situações) como o sporting?

Custa-me muito haver muitos miúdos benfiquistas e com talento na formação do scp.
Acho inconcebível por exemplo um Rúben Semedo não estar de águia ao peito neste momento.

LFV dever-se-ia preocupar mais com este assunto e tomar medidas para o inverter do que em fazer mais relvados no Caixa Futebol Campus, ainda mais com a taxa de aproveitamento que os escalões de formação têm na equipa principal.

abar85

Primeiro falas em talento e depois vens falar do percurso do jogador. São coisas distintas.

Talento era o que não faltava ao Manuel Fernandes, e isso foi bem patente nos jogos que fez com a nossa camisola.
Se lhe faltou mais alguma coisa para ser o que poderia ter sido, é verdade.

abar85

Citação de: André Sousa em 12 de Outubro de 2013, 00:21
Se está preparado não sei, mas que é o que melhor está colocado para suceder às eventuais lesões/suspensões, parece-me claro. A não ser que me esteja a esquecer de alguém, o que também é possível. Parece-me, também, que isto também já é numa lógica de sucessão de algum jogador, ou mesmo no sentido de precaver uma eventual chamada ao Mundial.

Chama-se um tipo que, daqui por uns meses, poderá ser um jogador claramente talhado para a selecção. Que não será o caso do Bebé e do próprio Pizzi. Basta ele fazer uma boa época na Turquia que figurará logo no lote óbvio de jogadores a levar ao Brasil.

O que achas do Wilson Eduardo por exemplo!

abar85

Citação de: Nick Valensi em 12 de Outubro de 2013, 02:24
O problema do Manuel Fernandes é o mesmo de tantos outros: a cabecinha.
Tinha futebol para estar ao nível do Moutinho.

Quem dera ao Moutinho! (falado em termos do que poderia ser e não do que é)

BC

Falaram aí do Manuel Fernandes, mas para mim de forma errada.

Simplesmente o Manelélé teve o seu "karma"...e graças a Deus que muitos dos que têm cagado de alto no Benfica, o resto vem por acréscimo.

Espero que o Ivan seja diferente.

André Sousa

Citação de: abar85 em 12 de Outubro de 2013, 03:54
O que achas do Wilson Eduardo por exemplo!

Não gosto. Nunca gostei. Já quando toda a gente falava maravilhas dele nos juniores...

Limitado. É útil porque tem alguma rapidez e algum faro de golo, mas não é muito inteligente, não tem grande criatividade e tecnicamente é mediano.

abar85

Acho que um jogador assim pode ser útil por vezes.

Numa perspectiva de futuro, compreendo o Bruma, neste momento não sei...

nightcrowler

Citação de: André Sousa em 12 de Outubro de 2013, 01:35
Mas isso não interessa para nada. É exactamente isso. Uma utopia. Eu também te podia dizer que se tivessem tido paciência com o Bernardo no ano passado, pela B, como pedi várias vezes, hoje já estaria na equipa principal, ou seria pedra fundamental dos sub-21. Mas não é isso que aconteceu, devo fazer o quê? E, para mim, o Bernardo é o jogador com maior potencial em Portugal. Mas não é por isso que passa a merecer uma convocatória para a selecção A.

O Bruma é mais capaz que o Ivan. Isso é claro como água. É um jogador diferenciado, vários níveis acima do Ivan. Eu tenho evitado falar muito do Ivan, falar daquilo que ele é enquanto jogador, por si e só e sem entrar em comparação com outros, mas não lhe vejo um potencial enorme. Vejo sim, características que se foram bem potenciadas, poderão fazer dele um bom valor do futebol português.

O Bruma tem algumas arestas para limar, mas já apresenta um rendimento muito, muito acima da média e faz a diferença de forma constante, de uma forma que não vejo o Ivan a fazer no futuro.

o Bruma com 19 anos, chega à Turquia e em 2 meses é titular num clube com uma pressão enorme, jogando na liga dos campeões. é preciso ter muito valor para isso.
bem mais que o Cavaleiro, parece-me.