SL BENFICA - CAMPEÃO NACIONAL DE JUVENIS A 2012/2013!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

André Sousa

Deve haver uma maior tolerância no futebol de formação, isso sim, agora deixar andar um jogador a jogar sozinho só porque sim, não, nunca.

paulomaia1972

Citação de: andre_04_SLB em 05 de Maio de 2013, 00:19
Citação de: paulomaia1972 em 05 de Maio de 2013, 00:07
Citação de: andre_04_SLB em 05 de Maio de 2013, 00:03
Citação de: carvalho0407 em 04 de Maio de 2013, 21:16
o benfica tem aqui alguns bons jogadores, guga, renato, ainda são de 1º ano, depois o romario, o guedes, varios bons jogadores, o grande problema é que são muito individualistas, esperemos que agora no titulo comessem a jogar como equipa, se o conseguirem têm tudo para ganhar

Grande problema? Ainda bem que são individualistas. A formação faz-se do desenvolvimento individual e um jogador não deve ser "castrado", formatando-se no colectivo... ele deve desenvolver-se enquanto indivíduo e errar, errar muito, porque sem erro não há aprendizagem e se não aprenderem agora, será quando? Espero que continuem a ser muito individualistas, por isso é que são as grandes esperanças da geração.
Não concordo, não se deve coartar essa vertente, mas está mais que provado que as melhores escolas, tipo Ajax, Barça e Sporting, fazem do coletivo uma força. Claro que os mais talentosos vão sempre surgir e serão potenciados, mas um jogador que saiba os princípios do jogo em equipa será sempre um jogador melhor no futuro.

Aconselho-te a informares-te sobre essa questão. O Ajax aposta muito nas situações do treino de Coerver, que é exactamente definir como base da pirâmide as situações de 1x1 e todo o treino baseia-se à volta das questões individuais e da melhoria do indivíduo, sendo os ensinamentos colectivos dados numa fase de especialização. Quanto ao Sporting são recorrentes as histórias dos treinos de extremos basearem-se à volta de situações de 1x2 e 1x3...

O jogador na formação tem de ser individualista e tem de ter vontade de resolver sozinho. O jogador que mais aprende na formação é o que se encontra em situações difíceis e que tem de resolver por ele próprio. Só dessa forma terá estímulos melhores e cada vez mais complexos. No futebol profissional as coisas mudam, mas na formação deve-se privilegiar sempre o indivíduo e não o colectivo.
Até posso estar bastante enganado, conheço essa realidade que descreveste, não ponho isso em causa, poderia reforçar a minha ideia com aquilo que se faz no barça e no ajax, em que os jogadores passam por diversas posições no campo durante a formação para terem a noção do jogo nas suas diferentes dimensões, nas alas, na defesa, no ataque, etc.
O futebol jovem nacional vou acompanhando e de uma forma geral o Sporting e o fcp apresentam indices de jogo coletivo mais fortes que o benfica.

vermelhão

Citação de: paulomaia1972 em 05 de Maio de 2013, 00:40
Citação de: andre_04_SLB em 05 de Maio de 2013, 00:19
Citação de: paulomaia1972 em 05 de Maio de 2013, 00:07
Citação de: andre_04_SLB em 05 de Maio de 2013, 00:03
Citação de: carvalho0407 em 04 de Maio de 2013, 21:16
o benfica tem aqui alguns bons jogadores, guga, renato, ainda são de 1º ano, depois o romario, o guedes, varios bons jogadores, o grande problema é que são muito individualistas, esperemos que agora no titulo comessem a jogar como equipa, se o conseguirem têm tudo para ganhar

Grande problema? Ainda bem que são individualistas. A formação faz-se do desenvolvimento individual e um jogador não deve ser "castrado", formatando-se no colectivo... ele deve desenvolver-se enquanto indivíduo e errar, errar muito, porque sem erro não há aprendizagem e se não aprenderem agora, será quando? Espero que continuem a ser muito individualistas, por isso é que são as grandes esperanças da geração.
Não concordo, não se deve coartar essa vertente, mas está mais que provado que as melhores escolas, tipo Ajax, Barça e Sporting, fazem do coletivo uma força. Claro que os mais talentosos vão sempre surgir e serão potenciados, mas um jogador que saiba os princípios do jogo em equipa será sempre um jogador melhor no futuro.

Aconselho-te a informares-te sobre essa questão. O Ajax aposta muito nas situações do treino de Coerver, que é exactamente definir como base da pirâmide as situações de 1x1 e todo o treino baseia-se à volta das questões individuais e da melhoria do indivíduo, sendo os ensinamentos colectivos dados numa fase de especialização. Quanto ao Sporting são recorrentes as histórias dos treinos de extremos basearem-se à volta de situações de 1x2 e 1x3...

O jogador na formação tem de ser individualista e tem de ter vontade de resolver sozinho. O jogador que mais aprende na formação é o que se encontra em situações difíceis e que tem de resolver por ele próprio. Só dessa forma terá estímulos melhores e cada vez mais complexos. No futebol profissional as coisas mudam, mas na formação deve-se privilegiar sempre o indivíduo e não o colectivo.
Até posso estar bastante enganado, conheço essa realidade que descreveste, não ponho isso em causa, poderia reforçar a minha ideia com aquilo que se faz no barça e no ajax, em que os jogadores passam por diversas posições no campo durante a formação para terem a noção do jogo nas suas diferentes dimensões, nas alas, na defesa, no ataque, etc.
O futebol jovem nacional vou acompanhando e de uma forma geral o Sporting e o fcp apresentam indices de jogo coletivo mais fortes que o benfica.

Peço desculpa mas ou eu não percebo puto de futebol, o que até aceito, sou um adepto mais nada, ou então quem diz isto não deve ter estado em Alcochete hoje......ou então viu esta equipa uma ou duas vezes jogar.....
Mais coletivo? Mais banho de organização? Mais superioridade em qualidade de jogo? Se o Scp é mais coletivo que o Slb não é nesta geração porque cada vez que jogamos com eles é um baile! Quem la esteve e viu so teve uma opinião: Seprioridade a todos os níveis inquestionável! qualidade individual de muitos jogoadores mas sempre com uma ideia coletiva muito forte. Vao ao fórum do scp evejam o que se diz por la da nossa equipa e da deles......

andre_04_SLB

Citação de: paulomaia1972 em 05 de Maio de 2013, 00:40
Até posso estar bastante enganado, conheço essa realidade que descreveste, não ponho isso em causa, poderia reforçar a minha ideia com aquilo que se faz no barça e no ajax, em que os jogadores passam por diversas posições no campo durante a formação para terem a noção do jogo nas suas diferentes dimensões, nas alas, na defesa, no ataque, etc.
O futebol jovem nacional vou acompanhando e de uma forma geral o Sporting e o fcp apresentam indices de jogo coletivo mais fortes que o benfica.

Sinceramente acho que está enganado e não me leve a mal. Tem a certeza que os jogadores passam por várias posições em campo? Isso é um mito. O que se procura é não fazer uma especialização para ir ao encontro exactamente daquilo que eu refiro. Capacidade individual, resolução dos problemas pela ideia do indivíduo, não se socorrendo sempre da equipa, o que origina, em alguns casos, o desaparecimento da improvisação e do querer assumir o jogo na tomada de decisão. O Ajax é um exemplo contrário daquilo que defende. Em relação ao Barcelona não tenho tanto conhecimento.

Quanto ao que referiu do futebol nacional... a formação do Benfica sempre primou, exactamente, em relação às outras, por se destacar essencialmente nas vertentes tácticas e colectivas do jogo, em quase todas as gerações. Houve, ao longo do tempo, uma tentativa clara de ter um colectivo a resolver os problemas e de um trabalho direccionado para o conhecimento do jogo. O Sporting sempre procurou desenvolver mais o indivíduo.

Isso é notório nos escalões de base onde o SLB vence com alguma frequência o Sporting por 3 ou mais golos de diferença, em grande parte, devido ao conhecimento do jogo que no Sporting não se transmite por se desenvolver quase por exclusivo o "eu e a bola".

andre_04_SLB

Citação de: André Sousa em 05 de Maio de 2013, 00:32
Deve haver uma maior tolerância no futebol de formação, isso sim, agora deixar andar um jogador a jogar sozinho só porque sim, não, nunca.

Acho que ninguém defendeu isso. Mas o curioso é que os miúdos que hoje em dia estão a aparecer no futebol profissional, na sua generalidade, foram treinados ao longo do tempo com um "toma lá uma bola e diverte-te".

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 05 de Maio de 2013, 00:53
Acho que ninguém defendeu isso. Mas o curioso é que os miúdos que hoje em dia estão a aparecer no futebol profissional, na sua generalidade, foram treinados ao longo do tempo com um "toma lá uma bola e diverte-te".

Mas isso é perfeitamente natural. São jogadores com uma capacidade individual acima da média, e já o demonstravam na altura da formação. Agora, duvido que, nas camadas jovens, fossem jogadores com uma má capacidade de decisão.

Por exemplo, o Bernardo Silva não é o jogador que é por ser muito individualista. É o jogador que é por ter uma técnica individual acima da média e acompanhar isso com muita inteligência e maturidade.

redfox1904

Quando ganham é porque têm melhor escola, quando levam 4 é porque valorizam a mais a formação e o colectivo em detrimento do individualismo e do imediato.

andre_04_SLB

Acima da média? Não... se o fosse, tinham saído para os clubes de maior nomeada e isso não aconteceu. O que é facto é que com um trabalho diferente, por vezes menos "interessado" da parte de quem periodiza, mais vocacionado para o estímulo individual, certamente, fizeram-se jogadores. Falo dos que andaram nos clubes de bairro e clubes de 3ªs e 2ªs na formação e hoje aparecem na 1ª liga. A tal nova vaga dos "não-grandes".


paulomaia1972

Citação de: vermelhão em 05 de Maio de 2013, 00:47
Citação de: paulomaia1972 em 05 de Maio de 2013, 00:40
Citação de: andre_04_SLB em 05 de Maio de 2013, 00:19
Citação de: paulomaia1972 em 05 de Maio de 2013, 00:07
Citação de: andre_04_SLB em 05 de Maio de 2013, 00:03
Citação de: carvalho0407 em 04 de Maio de 2013, 21:16
o benfica tem aqui alguns bons jogadores, guga, renato, ainda são de 1º ano, depois o romario, o guedes, varios bons jogadores, o grande problema é que são muito individualistas, esperemos que agora no titulo comessem a jogar como equipa, se o conseguirem têm tudo para ganhar

Grande problema? Ainda bem que são individualistas. A formação faz-se do desenvolvimento individual e um jogador não deve ser "castrado", formatando-se no colectivo... ele deve desenvolver-se enquanto indivíduo e errar, errar muito, porque sem erro não há aprendizagem e se não aprenderem agora, será quando? Espero que continuem a ser muito individualistas, por isso é que são as grandes esperanças da geração.
Não concordo, não se deve coartar essa vertente, mas está mais que provado que as melhores escolas, tipo Ajax, Barça e Sporting, fazem do coletivo uma força. Claro que os mais talentosos vão sempre surgir e serão potenciados, mas um jogador que saiba os princípios do jogo em equipa será sempre um jogador melhor no futuro.

Aconselho-te a informares-te sobre essa questão. O Ajax aposta muito nas situações do treino de Coerver, que é exactamente definir como base da pirâmide as situações de 1x1 e todo o treino baseia-se à volta das questões individuais e da melhoria do indivíduo, sendo os ensinamentos colectivos dados numa fase de especialização. Quanto ao Sporting são recorrentes as histórias dos treinos de extremos basearem-se à volta de situações de 1x2 e 1x3...

O jogador na formação tem de ser individualista e tem de ter vontade de resolver sozinho. O jogador que mais aprende na formação é o que se encontra em situações difíceis e que tem de resolver por ele próprio. Só dessa forma terá estímulos melhores e cada vez mais complexos. No futebol profissional as coisas mudam, mas na formação deve-se privilegiar sempre o indivíduo e não o colectivo.
Até posso estar bastante enganado, conheço essa realidade que descreveste, não ponho isso em causa, poderia reforçar a minha ideia com aquilo que se faz no barça e no ajax, em que os jogadores passam por diversas posições no campo durante a formação para terem a noção do jogo nas suas diferentes dimensões, nas alas, na defesa, no ataque, etc.
O futebol jovem nacional vou acompanhando e de uma forma geral o Sporting e o fcp apresentam indices de jogo coletivo mais fortes que o benfica.

Peço desculpa mas ou eu não percebo puto de futebol, o que até aceito, sou um adepto mais nada, ou então quem diz isto não deve ter estado em Alcochete hoje......ou então viu esta equipa uma ou duas vezes jogar.....
Mais coletivo? Mais banho de organização? Mais superioridade em qualidade de jogo? Se o Scp é mais coletivo que o Slb não é nesta geração porque cada vez que jogamos com eles é um baile! Quem la esteve e viu so teve uma opinião: Seprioridade a todos os níveis inquestionável! qualidade individual de muitos jogoadores mas sempre com uma ideia coletiva muito forte. Vao ao fórum do scp evejam o que se diz por la da nossa equipa e da deles......
[/quote

Eu pelo menos não estava a referir-me a esta geração em particular, mas sim à formação no seu global.

Para mim, o melhor exemplo é a qualidade que as duas últimas equipas juniores que o sporting apresentou, a época passada e esta época.

46Rossi

grande vitória  :flagglorioso:

pelo que vi no resumo do Benfica 10 Horas, muito bem o Guedes com duas belas assistências e o Renato Sanches também com uma excelente assistência...

também um belo golo do Iuri...

Messi87

Dérbi dos Juvenis A
Renato Paiva: "Marcámos primeiro e fomos mais eficazes"

A equipa de Juvenis A do Sport Lisboa e Benfica venceu o Sporting, este sábado, de forma clara por 1-4, na 1.ª jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da categoria. O treinador da equipa "encarnada", Renato Paiva, estava satisfeito pela qualidade que os jogadores demonstraram no encontro e referiu, à Benfica TV, que foram a melhor equipa.

"Fomos sempre superiores. Respeitámos os nossos princípios e criámos imensas dificuldades ao Sporting quando tivemos bola.
Marcámos primeiro e fomos um pouco mais eficazes e pragmáticos. O resultado acabou por se traduzir naquilo que se viu", analisou.

Apesar da vitória robusta frente ao rival de sempre, Renato Paiva ainda se lamentou pela falta de acerto na hora de fazer golo, afirmando que a equipa esteve perto de fazer história. "A equipa foi aproveitando as transições e, sinceramente, fizeram um jogo fantástico mas passámos ao lado da história. Podíamos ter feito um resultado absolutamente histórico", lamentou.

Deu, ainda, os parabéns aos jogadores pelo resultado, mas foi peremptório em afirmar que nada está ganho. "Agora é dar-lhes os parabéns e dizer-lhes para acreditarem naquilo que fazem durante a semana. Ainda não ganhámos nada a não ser três pontos. É evidente que ganhar aqui é importante mas vem já aí o FC Porto e ainda temos mais cinco finais", avisou.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/29278/language/pt-PT/Renato-Paiva-Marcamos-primeiro-e-fomos-mais-eficazes.aspx

SLB1986

Parabéns miúdos, é continuar assim.

Gonçalo_SLB

Excelente vitória a abrir a fase final!!
Continuem assim, miúdos!!

RGVC

grande resultado.

Ao contrário do que se vai pregando por aqui eu acho que temos grandes valores, não um grande conjunto é verdade, mas temos boa matéria-prima!!!