As melhores fotografias da história do Benfica

pcssousa

Sou obrigado a discordar. Em 65 éramos claramente a melhor equipa da Europa, mesmo jogando no reduto adversário, mesmo perante condições climatéricas adversas, mais prejudiciais a nós que a eles e mesmo jogando meia hora com 10 e guarda-redes improvisado. Contra o Sevilha, mesmo com limitações éramos e fomos superiores.

Elvis the Pelvis

Tens toda a razão Sousa, em ambas que referiste. Vou reformular, na minha opinião, apenas nas de 68 e 90, o Benfica era claramente underdog. Na de 68, porque alguns dos indiscutíveis, já estavam a entrar talvez na fase descendente, Coluna, José Augusto, etc.

Na de 90, simplesmente porque era contra aquele Milan dos holandeses, Baresi, Maldini, etc, uma das melhores equipas da história do futebol.

Festivus

Citação de: Elvis the Pelvis em 02 de Dezembro de 2014, 23:52
Tens toda a razão Sousa, em ambas que referiste. Vou reformular, na minha opinião, apenas nas de 68 e 90, o Benfica era claramente underdog. Na de 68, porque alguns dos indiscutíveis, já estavam a entrar talvez na fase descendente, Coluna, José Augusto, etc.

Na de 90, simplesmente porque era contra aquele Milan dos holandeses, Baresi, Maldini, etc, uma das melhores equipas da história do futebol.
E mesmo assim precisaram de fazer batota para nos vencer.

Dandy

Citação de: Elvis the Pelvis em 02 de Dezembro de 2014, 23:52
Tens toda a razão Sousa, em ambas que referiste. Vou reformular, na minha opinião, apenas nas de 68 e 90, o Benfica era claramente underdog. Na de 68, porque alguns dos indiscutíveis, já estavam a entrar talvez na fase descendente, Coluna, José Augusto, etc.

Na de 90, simplesmente porque era contra aquele Milan dos holandeses, Baresi, Maldini, etc, uma das melhores equipas da história do futebol.




   O Milan fez-nos, em 63, o que nós fomos incapazes de fazer-lhes em 90.

   A diferença entre as duas equipas era a mesma.

   Só que o Milan confirmou o seu favoritismo... coisa que nós não fizemos.




Rikurveojmal

Citação de: pcssousa em 02 de Dezembro de 2014, 23:35
Todas as finais que perdemos foram-no, sem excepção, de forma estúpida e inglória.
Na de San Ciro, facto inédito (pelo menos que eu saiba), assim que soou o apito final, todos os jogadores adversários se dirigiram aos nossos aplaudindo-os.

É também por isto que o Benfica é um clube ímpar.

Só posso falar das que vi:
A do Milan de 91 penso que foi normal. Eles na teoria era melhores e fizeram os mínimos para ganhar. É verdade que o defesa se atrofiou com os apito mas o Benfica foi anulado e o Milan como equipa italiana que é marcou e segurou.

O resto sim... PSV (embora o 0-0 tenha sido justo), Chelsea (injusto) Sevilha (sem comentários)

Depois a com o Milan com o azar da lesão e jogar com 10, Inter, United com o Eusébio a falhar nos minutos finais.
São demasiadas finais e azares para não se pensar que é bruxaria...

Elvis the Pelvis

É verdade, Dandy. Mas tal como Festivus disse, só com falcatrua é que o Milan nos venceu aquela final.

Festivus

Citação de: pcssousa em 02 de Dezembro de 2014, 23:47
Sou obrigado a discordar. Em 65 éramos claramente a melhor equipa da Europa, mesmo jogando no reduto adversário, mesmo perante condições climatéricas adversas, mais prejudiciais a nós que a eles e mesmo jogando meia hora com 10 e guarda-redes improvisado. Contra o Sevilha, mesmo com limitações éramos e fomos superiores.
Não sei se teremos sido superiores ao Sevilha no jogo. Foi um jogo bastante equilibrado. Acho que fizemso mais remates que eles, mas não notei superioridade por parte de nenhuma equipa.

Eu aceitaria a derrota se os jogadores tivessem mostrado mais serviço. Ainda hoje estou para perceber porque é que Gaitán, Lima e Rodrigo foram uma sombra nesse jogo da que foram no resto da época. E depois o Cardozo marca aquele penalty com care de quem se está a cagar, enfim...

Tínhamos muitas ausências, mas isso não exploca. a atitude de alguns jogadores. Já o Luisão, o Maxi e o Garay jogaram com muita determinação e deixaram a pele em campo. Gostaria ainda de acrescentar a atitude à capitão do Luisão em bater um penalty que ninguém tinha coragem de bater.

Shoky

A do Sevilha doeu e doeu muito...felizmente havia nova final dias depois para ganhar e éramos campeões em titulo.

Mas foi um jogo cheio de baixas, arrastado, contra um adversário mais fraco e um árbitro comprado...A cada minuto que passava mais parecia impossível ganhar aquela merda.
Foi doloroso, duas horas e meia...muitos longos minutos de um sofrimento enorme e imparável, uma agonia tremenda e de repente um chuto do Cardozo e um vazio enorme...

Perdemos, mas curiosamente eu fui-me mentalizando para a derrota a cada minuto que passava. Tudo estava contra nós.
Um ano antes passei a final toda a achar que ia ser nossa...fomos tão superiores, jogámos tanto...e no fim, merda. Se calhar, pensando bem, Amesterdão foi o jogo que mais me doeu em toda a minha vida.


Hoje, tenho a certeza que nunca venceremos novamente uma prova europeia. Se fosse para acontecer, já tinha acontecido.

Rikurveojmal

O Benfica teve chances suficientes para ganhar o jogo. Mas para não variar tinhamos o azar de ter a equipa cansada, ausências atrás de ausências, Sulejmani e lesionar-se e a perdoar-se o vermelho. E os penalties enfim... O Benfica ganhava aquilo com a equipa base dificilmente levava aquele jogo para prolongamento.
Mas pronto o Benfica já vai influenciado inconscientemente para as finais europeias e o Sevilha já vinha com estrela de sorte (a meia final deles diz tudo)
Essa final deixou-me muito desiludido, pela primeira vez via o meu clube a entrar numa final motivado e com confiança e sobretudo contra uma equipa bem mais fraca na teoria e mesmo assim perdemos. Penso logo se assim não conseguimos tão cedo não vamos mesmo algo lá fora...
Daí que nem me chateie do Benfica não ter ido a liga europa sequer... para quê? para uma longa caminhada e chegar a final de novo e perdemos devido a lesões ou a golos caricatos?

Cloughie

Citação de: Shoky em 03 de Dezembro de 2014, 00:25
A do Sevilha doeu e doeu muito...felizmente havia nova final dias depois para ganhar e éramos campeões em titulo.

Mas foi um jogo cheio de baixas, arrastado, contra um adversário mais fraco e um árbitro comprado...A cada minuto que passava mais parecia impossível ganhar aquela merda.
Foi doloroso, duas horas e meia...muitos longos minutos de um sofrimento enorme e imparável, uma agonia tremenda e de repente um chuto do Cardozo e um vazio enorme...

Perdemos, mas curiosamente eu fui-me mentalizando para a derrota a cada minuto que passava. Tudo estava contra nós.
Um ano antes passei a final toda a achar que ia ser nossa...fomos tão superiores, jogámos tanto...e no fim, merda. Se calhar, pensando bem, Amesterdão foi o jogo que mais me doeu em toda a minha vida.


Hoje, tenho a certeza que nunca venceremos novamente uma prova europeia. Se fosse para acontecer, já tinha acontecido.

Se calhar vai acontecer quando menos esperamos ou quando menos favoritos formos.

Shoky

Citação de: Festivus em 03 de Dezembro de 2014, 00:23
Citação de: pcssousa em 02 de Dezembro de 2014, 23:47
Sou obrigado a discordar. Em 65 éramos claramente a melhor equipa da Europa, mesmo jogando no reduto adversário, mesmo perante condições climatéricas adversas, mais prejudiciais a nós que a eles e mesmo jogando meia hora com 10 e guarda-redes improvisado. Contra o Sevilha, mesmo com limitações éramos e fomos superiores.
Não sei se teremos sido superiores ao Sevilha no jogo. Foi um jogo bastante equilibrado. Acho que fizemso mais remates que eles, mas não notei superioridade por parte de nenhuma equipa.

Eu aceitaria a derrota se os jogadores tivessem mostrado mais serviço. Ainda hoje estou para perceber porque é que Gaitán, Lima e Rodrigo foram uma sombra nesse jogo da que foram no resto da época. E depois o Cardozo marca aquele penalty com care de quem se está a cagar, enfim...

Tínhamos muitas ausências, mas isso não exploca. a atitude de alguns jogadores. Já o Luisão, o Maxi e o Garay jogaram com muita determinação e deixaram a pele em campo. Gostaria ainda de acrescentar a atitude à capitão do Luisão em bater um penalty que ninguém tinha coragem de bater.

Não foi falta de atitude. Foi falta de qualidade mesmo. Sem Enzo, sem Fejsa, sem Markovic e Salvio...e sem Sulejmani.
Foi o único jogo da época que não tivemos nenhum dos 3 disponíveis (Marko, Salvio e Sule). Teve de ir Maxi para a ala e quanto a mim foi o grande erro de Jesus. Não ter apostado no Ivan.

A equipa queria dar mais, mas não podia. Ainda assim foi suficiente para ganhar, se um dos três penaltys escabrosos tem sido assinalado.

O que também não ajudou foram as duas semanas a falar de maldições. E o Benfica sem nada fazer, pior, a incentivar a conversa das maldições na BenficaTV a cada minuto que falavam do jogo. Os jogadores simplesmente no prolongamento e penaltys desligaram a ficha e perceberam que iam perder. Pena. Mas humano.

Rikurveojmal

Citação de: LMFPC em 03 de Dezembro de 2014, 00:28
Citação de: Shoky em 03 de Dezembro de 2014, 00:25
A do Sevilha doeu e doeu muito...felizmente havia nova final dias depois para ganhar e éramos campeões em titulo.

Mas foi um jogo cheio de baixas, arrastado, contra um adversário mais fraco e um árbitro comprado...A cada minuto que passava mais parecia impossível ganhar aquela merda.
Foi doloroso, duas horas e meia...muitos longos minutos de um sofrimento enorme e imparável, uma agonia tremenda e de repente um chuto do Cardozo e um vazio enorme...

Perdemos, mas curiosamente eu fui-me mentalizando para a derrota a cada minuto que passava. Tudo estava contra nós.
Um ano antes passei a final toda a achar que ia ser nossa...fomos tão superiores, jogámos tanto...e no fim, merda. Se calhar, pensando bem, Amesterdão foi o jogo que mais me doeu em toda a minha vida.


Hoje, tenho a certeza que nunca venceremos novamente uma prova europeia. Se fosse para acontecer, já tinha acontecido.

Se calhar vai acontecer quando menos esperamos ou quando menos favoritos formos.

Já o eramos contra o Milan e Chelsea. É muito complicado entrarmos numa final sendo favoritos. E o Benfica numa final de Champions? Pá gostava de um dia ver o meu clube ganhar essa competição mas penso que seja uma tarefa quase impossível. Tinhamos de ter uma grande equipa+treinador e muita sorte nos sorteios e ausências de colossos como foi o caso do Porto em 2004. E mesmo assim numa final de champions contra um Atlético por exemplo iamos para campos todos borrados.

Cloughie

Citação de: Rikurveojmal em 03 de Dezembro de 2014, 00:32
Citação de: LMFPC em 03 de Dezembro de 2014, 00:28
Citação de: Shoky em 03 de Dezembro de 2014, 00:25
A do Sevilha doeu e doeu muito...felizmente havia nova final dias depois para ganhar e éramos campeões em titulo.

Mas foi um jogo cheio de baixas, arrastado, contra um adversário mais fraco e um árbitro comprado...A cada minuto que passava mais parecia impossível ganhar aquela merda.
Foi doloroso, duas horas e meia...muitos longos minutos de um sofrimento enorme e imparável, uma agonia tremenda e de repente um chuto do Cardozo e um vazio enorme...

Perdemos, mas curiosamente eu fui-me mentalizando para a derrota a cada minuto que passava. Tudo estava contra nós.
Um ano antes passei a final toda a achar que ia ser nossa...fomos tão superiores, jogámos tanto...e no fim, merda. Se calhar, pensando bem, Amesterdão foi o jogo que mais me doeu em toda a minha vida.


Hoje, tenho a certeza que nunca venceremos novamente uma prova europeia. Se fosse para acontecer, já tinha acontecido.

Se calhar vai acontecer quando menos esperamos ou quando menos favoritos formos.

Já o eramos contra o Milan e Chelsea. É muito complicado entrarmos numa final sendo favoritos. E o Benfica numa final de Champions? Pá gostava de um dia ver o meu clube ganhar essa competição mas penso que seja uma tarefa quase impossível. Tinhamos de ter uma grande equipa+treinador e muita sorte nos sorteios e ausências de colossos como foi o caso do Porto em 2004. E mesmo assim numa final de champions contra um Atlético por exemplo iamos para campos todos borrados.

Contra o Milan, sim.
Contra o Chelsea, era 50-50. Mesmo eles sendo bem mais fortes, não jogavam um piço, como provaram na final.

Shoky

Para ganharmos alguma coisa na Europa...temos de acabar de vez com a conversa de coitadinhos da maldição.
O Benfica teve duas hipóteses para de forma clara matar esse assunto e ainda o incentivou. Não sei se para depois virem dizer que matámos a besta...mas correu mal a estratégia.

Festivus

Citação de: Shoky em 03 de Dezembro de 2014, 00:25
A do Sevilha doeu e doeu muito...felizmente havia nova final dias depois para ganhar e éramos campeões em titulo.

Mas foi um jogo cheio de baixas, arrastado, contra um adversário mais fraco e um árbitro comprado...A cada minuto que passava mais parecia impossível ganhar aquela merda.
Foi doloroso, duas horas e meia...muitos longos minutos de um sofrimento enorme e imparável, uma agonia tremenda e de repente um chuto do Cardozo e um vazio enorme...

Perdemos, mas curiosamente eu fui-me mentalizando para a derrota a cada minuto que passava. Tudo estava contra nós.
Um ano antes passei a final toda a achar que ia ser nossa...fomos tão superiores, jogámos tanto...e no fim, merda. Se calhar, pensando bem, Amesterdão foi o jogo que mais me doeu em toda a minha vida.


Hoje, tenho a certeza que nunca venceremos novamente uma prova europeia. Se fosse para acontecer, já tinha acontecido.
Eu quando penso na época antecedente, sinto um sabor agridoce. Vi o Benfica a jogar como nunca tinha visto e ainda não voltei a ver. Vi também o Benfica a ganhar uma dobradinha(a minha 1ª) e ainda a Taça da Liga, limpando tudo a nível nacional. Mas fico sempre triste quando me lembro que a LE fugiu-nos.

Chelsea? Nunca tive confiante para essa final. Nem pensava nela até ao próprio dia da mesma. Acho que mesmo que tivessemso sido campeões no Dragão eu não ficaria muito mais confiante para a final. Fiquei MUITO surpreendido com o que jogámos. Nunca pensei que dessemos tanta luta ao campeão europeu em título. Mas nucna tivemos em vantagem no marcador, e a realidade é que eles eram melhores que nós e acabariam por resolver o jogo com uma individualidade. O golo do Kelvin e a derrota no Jamor doeram-me mais, sinceramente.

Já a derrota com o Sevilha foi a que me deixou em pior estado desde que sigo futebol. Não comi nada durante 24 horas nem tive coragem para sair à rua, faltando assim ás aulas. Custou-me imenso a aceitar e ainda hoje me custa.

Quanto oa Cardozo, a priemria coisa que me vem à cabeça quando penso nele nem são as centenas de golso que marcou pelo Benfica, mas sim o penalty falhado dele. É assim que vocês também vêem Manuel Veloso, já agora? E assim se sai pela porta pequena...