As melhores fotografias da história do Benfica

Red2802

Dandy

Citação de: Red2802 em 17 de Outubro de 2016, 18:57
Outra das antigas...

Apesar das alusões às conquistas de 1980/81 (campeonato e taça) a caderneta refere-se à época de 1981/82.

Red2802

Citação de: Dandy em 18 de Outubro de 2016, 22:33
Outra das antigas...

Apesar das alusões às conquistas de 1980/81 (campeonato e taça) a caderneta refere-se à época de 1981/82.

Sim. Esta equipa viria a perder o campeonato de 81/82 para o Sporting de Manuel Fernandes, Oliveira e Jordão.

Dandy

Citação de: Red2802 em 18 de Outubro de 2016, 22:34
Outra das antigas...

Sim. Esta equipa viria a perder o campeonato de 81/82 para o Sporting de Manuel Fernandes, Oliveira e Jordão.

1981/82:

Época do celebérrimo Sporting-Benfica em que Carlos Manuel inaugura o marcador de canto directo, Galrinho Bento é expulso por socar Manuel Fernandes dentro da área e Rui Jordão marca 3 golos à sua ex-equipa (2 de grande penalidade).

Até à expulsão estava 1-1.

Red2802

Citação de: Dandy em 18 de Outubro de 2016, 23:10
Outra das antigas...

1981/82:

Época do celebérrimo Sporting-Benfica em que Carlos Manuel inaugura o marcador de canto directo, Galrinho Bento é expulso por socar Manuel Fernandes dentro da área e Rui Jordão marca 3 golos à sua ex-equipa (2 de grande penalidade).

Eu vi esse jogo. Dos mais antigos de que tenho memória.

Deu em directo na RTP. Uma raridade na altura.

RedVC

Citação de: Red2802 em 18 de Outubro de 2016, 23:15
Outra das antigas...

1981/82:

Eu também. A preto e branco. Eu menino naquele jogo a perder a ingenuidade segundo a qual o Benfica ganhava sempre. Bento num repente a agredir o seu amigo Manuel Fernandes. Se tem largado a bola antes de lhe dar a cacetada teria sido apenas expulsão. Foi penalti e expulsão. Fidalgo foi para a baliza e Jordão marca golo. Com quantas infelicidades e parvoíces se perde um título... Jordão que devia estar no nosso lado. Bento que deveria ter tido mais controlo. Até aquele momento da época o SCP tinha dominado mas o Benfica vinha em crescendo. Foi pena. O campeonato ficou aí definido. No ano seguinte viria Eriksson e a conversa seria diferente.

Acho que nunca mais vi aquela cacetada. Talvez exista no youtube.

Red2802

Citação de: RedVC em 19 de Outubro de 2016, 11:31
Outra das antigas...

1981/82:

Eu também. A preto e branco. Eu menino naquele jogo a perder a ingenuidade segundo a qual o Benfica ganhava sempre. Bento num repente a agredir o seu amigo Manuel Fernandes. Se tem largado a bola antes de lhe dar a cacetada teria sido apenas expulsão. Foi penalti e expulsão. Fidalgo foi para a baliza e Jordão marca golo. Com quantas infelicidades e parvoíces se perde um título... Jordão que devia estar no nosso lado. Bento que deveria ter tido mais controlo. Até aquele momento da época o SCP tinha dominado mas o Benfica vinha em crescendo. Foi pena. O campeonato ficou aí definido. No ano seguinte viria Eriksson e a conversa seria diferente.

Sim, existe. E a cores, acho.

RedVC

Citação de: Red2802 em 19 de Outubro de 2016, 11:37
Citação de: RedVC em 19 de Outubro de 2016, 11:31
Outra das antigas...

1981/82:

Sim, existe. E a cores, acho.

Pois, eu vi a preto e branco. Seria interessante rever embora eu não tenha por hábito rever jogos que perdemos. Acho que nunca vi integralmente as finais Europeias que perdemos antes de eu nascer e nunca revi as que perdemos no tempo da minha vida.

Mas esse jogo é especial. São os jogadores da minha meninice e um dos primeiros de que tenho memória. E uma fotografia de Bento a dar a cacetada seria uma fotografia icónica. Isto mesmo ressalvando que Bento sempre foi um bom desportista e um excelente homem. Os tempos eram diferentes mas mesmo aí se percebeu que tinha sido um reflexo do momento. Juntamente com a fractura no México, este foi o momento mais triste da carreira de Manuel Bento. O melhor guarda-redes de todos os tempos  do Benfica. Mesmo que depois tivesse o privilégio de ver Preud' Homme. Bento era especial.

RedVC

Dandy

Um Benfica que apresente Paulo Campos a titular só pode perder o jogo.

Dandy

RedVC

Eram bons jogadores para os clubes de onde vieram (Portimonense e Boavista) mas notoriamente fracos para o SL Benfica. E foram se não estou em erro, respectivamente, o terceiro e primeiro jogadores estrangeiros da nossa História. Falta de critério. 

zappendrix

António Fidalgo, Franque, José Rachão e Shéu ao fundo, num BENFICA-Porto de 1970.
Treinador: O Bicampeão europeu Ângelo.

Dandy

Citação de: RedVC em 20 de Outubro de 2016, 07:41
Eram bons jogadores para os clubes de onde vieram (Portimonense e Boavista) mas notoriamente fracos para o SL Benfica. E foram se não estou em erro, respectivamente, o terceiro e primeiro jogadores estrangeiros da nossa História. Falta de critério. 

Efectivamente, foi necessário esperar pelas presidências de João Santos para ver chegar ao Benfica brasileiros (e falando destes, exclusivamente) de qualidade ultra, com categoria inequívoca e de classe excepcional: Elzo, Mozer, Valdo, Ricardo Gomes, Aldaír, ...

Com Ferreira Queimado e Fernando Martins, a política era de trazer brasileiros super-baratinhos, absolutamente desconhecidos e perfeitamente banais: Jorge Gomes, César, Paulo Campos, Nivaldo, Wando e Chiquinho Carlos.
   Ainda assim, César e Chiquinho Carlos foram os que mais se destacaram.

RedVC

Citação de: Dandy em 20 de Outubro de 2016, 19:19
Citação de: RedVC em 20 de Outubro de 2016, 07:41

Efectivamente, foi necessário esperar pelas presidências de João Santos para ver chegar ao Benfica brasileiros (e falando destes, exclusivamente) de qualidade ultra, com categoria inequívoca e de classe excepcional: Elzo, Mozer, Valdo, Ricardo Gomes, Aldaír, ...

Com Ferreira Queimado e Fernando Martins, a política era de trazer brasileiros super-baratinhos, absolutamente desconhecidos e perfeitamente banais: Jorge Gomes, César, Paulo Campos, Nivaldo, Wando e Chiquinho Carlos.
   Ainda assim, César e Chiquinho Carlos foram os que mais se destacaram.

Era terreno desconhecido. Não existiam empresários (felizmente) nem um mercado como agora. Na verdade há aí diferenças de qualidade mas isso em termos úteis só se mede com o rendimento desportivo que eles deram.

Tenho vagas memórias de Jorge Gomes que se evidenciou no Boavista por algo que faltava ao Benfica, potência ofensiva. Falhou redondamente. Jogador mediano e sem calibre para um grande Clube.

Paulo Campos nem me lembro de rigorosamente nada. Está ali em algumas (poucas) fotografias.

César era diferente. Era bom jogador e fez golos. Aliás um desses golos deu-nos uma saborosa Taça de Portugal. Acabou por se eclipsar porque apareceu Filipovic, talvez a melhor compra desses primeiros anos. Filipovic ainda me lembro de ver jogos ao vivo. Jogador fino, com uma cumplicidade letal com Néné. Dava gosto ver com Chalana a centrar bolas!

Wando, contratado mais tarde, foi um caso parecido a Jorge Gomes embora tenha dado mais rendimento. Destacou-se e muito no Braga. Tenho ideia que deveria vir 1-2 anos mais cedo.

Nivaldo é um jogador injustiçado. Era um belo organizador de jogo. Teve grande destaque no Guimarães. Muito técnico. Infelizmente apanhou Csernai e foi um desastre. Teve um jogo para se mostrar. Fez uma boa exibição e depois foi retirado da equipa. Faltou lucidez de lhe dar mais um ano para mostrar o valor.

Chiquinho Carlos era um excelente avançado. Muito móvel, muito técnico, veio do Flamengo. Ainda teve bastante destaque.

Mas atenção Fernando Martins - por via de Eriksson, é verdade - também trouxe Stromberg e Manniche, Infelizmente não conseguiu trazer Torbjorn Nilsson que foi jogar para a Alemanha. Era um goleador magnífico, frio de boa capacidade técnica e que podia ter feito uma carreira fenomenal no Benfica. Fernando Martins não quis pagar e perdeu uma oportunidade de ouro. É uma eterna possibilidade mas para mim teria tornado modesta a carreira e Filipovic.

Por falar em contratações falhadas houve uma que foi um feitche durante um par de anos. Rodion Camataru, o Romeno que aparentemente era um goleador temível. Ceasescu não deixou embora ainda tenha feito um jogo exibição com o FCP (onde se estreou Madjer...) no nosso Estádio.

Depois houve Claúdio Adão, um craque prestigiado no futebol carioca, mas cujo futebol não era apreciado por Eriksson. O Sueco queria implantar um futebol força, com grande intensidade, percebendo que o futebol Português tinha essa lacuna. Não sabemos o que teria acontecido se tivesse ficado. Era em teoria uma boa contratação.

Elzo ainda foi contratado por Fernando Martins ou pelo menos foi apalavrado por ele pois  eu lembro-me de ouvir na rádio Fernando Martins a anuncia-lo como trunfo de campanha. Isto quando já era óbvio que ia ser derrotado. Elzo era um bom jogador, mas ficou pouco tempo. Talvez já não estivesse numa fase ascensional da sua carreira.

Mas sim, João Santos trouxe a qualidade. Trouxe mas pagou caro por ela. A sua gestão foi o princípio da "era das dívidas galopantes" mas é claro poucos se lembram disso quando nos recordamos de nomes como Mozer, Ricardo Gomes, Aldaír e Valdo. Seriam grandes em qualquer época da história do SLB. E vieram com a acção de Manuel Barbosa.

Com João Santos vieram também Ademir e Tueba. O primeiro era um jogador que me encantava mas que teve dois azares. O primeiro era dele pois apesar de ter uma excelente técnica e visão de jogo era também muito lento. O segundo foi ter Valdo na mesma equipa. E Valdo vinha de outro planeta. Tueba era muito bom, jogador extremo com grande potência e que foi aposta de Mortimore. Mas era também ingénuo e por dinheiro sem ter bem a noção das coisas aceitou trocar o Benfica pelo Vitória de Setúbal.

Houve também um Zivkovic que parece que era grande jogador mas aqui nunca conseguiu fazer nada de jeito tal como Hajry, etc. Alguns tinham qualidade - por exemplo Ricky e não provaram outros tinham qualidade e provaram como por exemplo Magnusson.

Globalmente foi positivo, não apenas porque era inevitável com a perda do viveiro das colónias mas também porque o mundo e o "mercado" estavam a ficar maiores. fica a nostalgia do tempo em que éramos apenas um Clube da Lusofonia. São tempos que nunca mais voltarão. É preciso continuar a ser grande. Porque os jogadores estrangeiros não têm nada de mal e alguns deles sentem e sentirão para o resto da sua vida o orgulho de terem jogado com a nossa camisola. É o poder do SL Benfica. Aqueles que percebem e honram a nossa camisola nunca se esquecerão. E nunca serão esquecidos.