As melhores fotografias da história do Benfica

J_PN

MonstroDasCuecasRotas

Vou fazer um album digital com as melhores fotos deste tópico, em papel de alta qualidade. A minha filha vai ficar benfiquista sem que eu precise fazer grande esforço. :)

Mestre

Citação de: Manel dos Anzois em 31 de Agosto de 2013, 01:57

Nunca é demais recordar...

Saudades. Muitas horas passei na antiga Luz, devia ser fotografia obrigatória para muitos que dizem que o Vieira fez obra. Até parece que antes jogávamos num pelado.

Na foto vê-se bem o caminho que os jogadores faziam entre o estádio e o campo 2, onde várias vezes vi os adeptos a "apertarem" com o plantel depois de um mão resultado.

pcssousa

Que saudades... Olho para aí, de seguida fecho os olhos e recordo o que o Benfica já foi. Sou imediatamente catapultado para finais da década de 80 e sinto o que sentia na altura, que o título europeu estava ali ao virar da esquina... Vejo as caras sorridentes do Paneira e do Thern no treino, vejo Toni bonacheirão... Todos ali no campo 2 e sonho... Sonho com o Benfica gigante, com o Lisboa a meter triplo atrás de triplo, com o Luis Ferreira de stick na mão, com Troffin todo transpirado a celebrar abraçado ao Paulo Bunze, o Luis Quelhas no bloco e o João Queimado a converter mais um pontapé de ressalto. Yokoshi a ser ovacionado no estádio e Paulo Catarino com o troféu de campeão europeu de estrada.
Sonho com um Benfica que já só existe na memória de quem o ama, sonho com os adeptos a transpirarem preparando-se para invadir o campo e com o sorriso maroto do Valdo, vejo Vata de meias em baixo e camisola fora dos calções.
Vejo as lágrimas de alegria de uma criança e um monstro de betão a explodir de felicidade... Recordo o mais belo clube do desporto Mundial, o mais belo emblema e o verdadeiro vermelho garrido das camisolas do Sport Lisboa e Benfica.
Hoje, no último dia do maldito ano de 2013, percebo que a felicidade plena existiu, simplesmente não a apreciei devidamente na altura. Abro os olhos e desejo ardentemente que os meus filhos vejam um Benfica assim, até que percebo que partiu para sempre... O Estádio já não existe, o emblema mudou e o vermelho esbateu-se. Os sócios tornaram-se passivos e coniventes com a derrota, passaram a saber lidar bem com ela e o pilar da portugalidade da equipa de futebol foi derrubado.
O que resta? Esperança num futuro melhor. Mas o que foi não volta a ser...
Obrigado a todos os que me fizeram vibrar com o Benfica, me levaram a amá-lo perdidamente, a todos os que me fizeram sonhar.

Mestre

Sousa, partilho de tudo o que escreves, os golos do Apelgreen, os ressaltos do "gigante" Mike Plowden, o ressoar dos pés no 3o anel, as noites europeias do basket, tantas alegrias e tantas horas passada na velha Luz.
Duvido que alguma vez volte a ter esse prazer.

RedVC

Citação de: pcssousa em 31 de Dezembro de 2013, 16:33
Que saudades... Olho para aí, de seguida fecho os olhos e recordo o que o Benfica já foi. Sou imediatamente catapultado para finais da década de 80 e sinto o que sentia na altura, que o título europeu estava ali ao virar da esquina... Vejo as caras sorridentes do Paneira e do Thern no treino, vejo Toni bonacheirão... Todos ali no campo 2 e sonho... Sonho com o Benfica gigante, com o Lisboa a meter triplo atrás de triplo, com o Luis Ferreira de stick na mão, com Troffin todo transpirado a celebrar abraçado ao Paulo Bunze, o Luis Quelhas no bloco e o João Queimado a converter mais um pontapé de ressalto. Yokoshi a ser ovacionado no estádio e Paulo Catarino com o troféu de campeão europeu de estrada.
Sonho com um Benfica que já só existe na memória de quem o ama, sonho com os adeptos a transpirarem preparando-se para invadir o campo e com o sorriso maroto do Valdo, vejo Vata de meias em baixo e camisola fora dos calções.
Vejo as lágrimas de alegria de uma criança e um monstro de betão a explodir de felicidade... Recordo o mais belo clube do desporto Mundial, o mais belo emblema e o verdadeiro vermelho garrido das camisolas do Sport Lisboa e Benfica.
Hoje, no último dia do maldito ano de 2013, percebo que a felicidade plena existiu, simplesmente não a apreciei devidamente na altura. Abro os olhos e desejo ardentemente que os meus filhos vejam um Benfica assim, até que percebo que partiu para sempre... O Estádio já não existe, o emblema mudou e o vermelho esbateu-se. Os sócios tornaram-se passivos e coniventes com a derrota, passaram a saber lidar bem com ela e o pilar da portugalidade da equipa de futebol foi derrubado.
O que resta? Esperança num futuro melhor. Mas o que foi não volta a ser...
Obrigado a todos os que me fizeram vibrar com o Benfica, me levaram a amá-lo perdidamente, a todos os que me fizeram sonhar.

Este também é o meu Benfica!
Fabulosa descrição pcsousa!
Um grande ano de 2014!
E é preciso acreditar que mesmo que os tempos sejam outras vamos ser campeões!
Viva o Benfica!

pcssousa

Citação de: Mestre em 01 de Janeiro de 2014, 09:42
Sousa, partilho de tudo o que escreves, os golos do Apelgreen, os ressaltos do "gigante" Mike Plowden, o ressoar dos pés no 3o anel, as noites europeias do basket, tantas alegrias e tantas horas passada na velha Luz.
Duvido que alguma vez volte a ter esse prazer.
Sim, o pessoal a cantar o "cheira bem, cheira a Lisboa", o pavilhão cheio para ver o hóquei, a memorável remontada do nosso volei em Alvalade que nos permitiu ganhar o nosso segundo título nacional da modalidade. Ouvir a rádio Benfica aos sábados de manhã na comercial, com o Rui Morrison e a Filomena Crespo (irmã do nosso ex-andebolista). As tardes da rtp2 com os nossos jogos das modalidades ou os Domingos preenchidos na Luz, com jogos do Benfica de manhã à noite.

Como diz, e muito bem, o RedVC, mesmo os tempos sendo outros, há que acreditar. Acreditar sempre e sempre. E ganhar forças para lutar por um Benfica melhor.

RedVC

Qualquer Benfiquista que só se lembra do Benfica a partir do virar de século (Damásio para a frente) tem essa imensa infelicidade de não conhecer o verdadeiro Benfica. Uma vez mais descrição do pscousa é fantástica para caracterizar os fabulosos anos 80. O meu pai tinha a grande sorte de ter vivido intensamente as fabulosas décadas de 60 e 70. Nem nós que nos lembramos da década de 80 podemos imaginar o que foram essas décadas.
Apesar de ter as minhas dúvidas sobre a sustentabilidade destes anos que vivemos tanto de um ponto de vista financeiro como desportivo (isto para ser curto e elegante), tenho de admitir que temos grandes jogadores. O drama hoje é outro. O drama é a falta de exigência, o conformismo, tudo sinais deste tempo também verificado noutros campos da nossa vida social e económica. Sinais que se traduzem na progressiva perda de identidade nacional. O Sport Lisboa e Benfica não é excepção. Os sinais, as acções praticadas por quem lidera o nosso clube são contraditórios. A falta de exigência desportiva e o economês cego e extremo estão a desmotivar os sócios e adeptos. Mas alguém duvida que o pessoal que ia ao futebol na década de 80 não tinha outra atitude? Esse pessoal enchia os estádios. Esse pessoal vivia o clube. Esse pessoal não ia aturar muita coisa.
A nossa maior riqueza são os sócios e adeptos. É esse um dos factores diferenciadores, a  mais-valia mais determinante que deveria ser explorada ao limite. Ter o estádio cheio em todos os jogos seria possível se houvesse a inteligência de praticar outros preços. É uma velha discussão e talvez mais relacionada com outros tópicos mas ainda assim vendo estas fotografias da nossa antiga catedral não me deixa evitar a nostalgia e a plena convição de que ela era catedral, era mágica porque era um inferno de vozes, de corações, de vontade inquebrantável de puxar pelo clube até à vitória. Só com essa atitude o nosso estádio poderá chegar a catedral. Com mais pessoas e com outra atitude. É preciso mudar para melhor. Mudar para melhor a partir de cima. E se as pessoas que lá estão não mudam para melhor então mude-se para pessoas melhores. O que não se pode mudar para pior é o Benfica.

Theroux

Para mim não existe um "verdadeiro Benfica", pois isso implicava a existência de um "falso Benfica", e Benfica só existe um, nas derrotas e nas vitórias, com o estádio cheio ou vazio (basta olhar para os dados oficiais para constatar que muito recentemente existiu umas das melhores médias de sempre, senão mesmo a melhor), etc.

Essa dicotomia do "verdadeiro vs falso" é completamente artificial, pois quanto mais velho for o benfiquista, mais "verdadeiro" se torna o Benfica, até chegarmos a um benfiquista com 100 anos que defende que desde os gloriosos anos 30 foi sempre a descer, com os prémios de jogo, eventual profissionalização etc. etc.

RedVC

Sim, Benfica só existe um. A dicotomia é uma simplificação de conceito feita para expressar duas ordens de ideia básicas e entendíveis para quem viveu esses dias bem mais felizes: 1) nostalgia; 2) desencanto com o actual estado de coisas e as suas implicações para o futuro.

É claro que Benfica só existe um. Se assim não fosse teria deixado de sofrer pelo Benfica a partir daquela desgraçada presidência Damásio e das que se seguiram. E agora sofro mais. Muito mais.

Com aspas ou sem aspas o tal "verdadeiro" Benfica dos anos 80 tinha seguramente fragilidades que este não tem mas tinha algo que este também não tem: tinha muito mais alegria e paixão. Tinha tudo o que o pcsousa descreveu e ainda mais que não consigo descrever.