As melhores fotografias da história do Benfica

Geovanni95

Citação de: pcssousa em 04 de Janeiro de 2014, 21:04
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 03 de Janeiro de 2014, 15:07
Citação de: Manel dos Anzois em 31 de Agosto de 2013, 01:57

Nunca é demais recordar...

Das pedras da calçada mais bonitas que os meus olhos já viram.
O que muitos se esquecem (nem tanto aqui no fórum) é que aquando da ida de Vieira para esta direcção, já o Benfica tinha quase 100 anos de uma história riquíssima, já tinha ganho 30 campeonatos de futebol, 23 taças, 3 supertaças, tinha sido bi-campeão europeu, campeão latino e ibérico, já tinha sido a equipa do ano para o France Footbal e eleito pela Fifa como um dos melhores do século XX. Tinha estado durante anos a fio no top5 dos clubes com mais pontos de sempre nas competições europeias, tinha ganho honrarias pelo Mundo fora, Pequeña Copa do Mundo, Ramón de Carranza, Tereza Herrera, Torneio de Paris.
Tinha um estadio gigantesco erguido pelas mãos dos sócios, mais um estádio olímpico que albergava o campo 2 (com a primeira pista de tartan de Portugal), mais 4 campos, courts de ténis, complexo de piscinas, pavilhões... Tudo erguido pelos Benfiquistas, com o trabalho dos nossos e também com donativos, desde o mais modesto ao relógio de ouro do Rogério Pipi, ou à verba da festa de despedida do Caiado que este doou para as obras do 3o anel. Muito esforço, muita dedicação, muito Benfiquismo.
Tudo isto e muito mais fizeram do Benfica o mais fantástico clube do Mundo.
Não é um qualquer auto-intitulado "Eusébio dos Presidentes" que apaga isto. E estou cá eu e mais uns quantos para relembrar todos de tudo isto.
O Benfica não é do Vieira, nem do Soares Oliveira nem dos Colaços ou Guerras desta vida, é nosso, de todos nós.
Só quando todos interiorizarem isto é que poderemos ter esperança num futuro melhor.

Que tópico melhor que este para entendermos de facto o que é o Benfica, o que é ser do Benfica e de que massa sempre foram feitos os Benfiquistas?

Belo texto  :bow2:

Elvis the Pelvis

Fantástica foto, Sousa!  :)

E, já agora, aproveito para concordar com a tua opinião expressada nas últimas páginas.

pirolito1

Citação de: Theroux em 02 de Janeiro de 2014, 00:35
Para mim não existe um "verdadeiro Benfica", pois isso implicava a existência de um "falso Benfica", e Benfica só existe um, nas derrotas e nas vitórias, com o estádio cheio ou vazio (basta olhar para os dados oficiais para constatar que muito recentemente existiu umas das melhores médias de sempre, senão mesmo a melhor), etc.

Essa dicotomia do "verdadeiro vs falso" é completamente artificial, pois quanto mais velho for o benfiquista, mais "verdadeiro" se torna o Benfica, até chegarmos a um benfiquista com 100 anos que defende que desde os gloriosos anos 30 foi sempre a descer, com os prémios de jogo, eventual profissionalização etc. etc.
Também costumo dizer isto, o Benfica é toda a sua história, nós só temos que tentar engrandecê-la.

pirolito1

Alguém me pode explicar por PM como se colocam imagens? Tenho uma do estádio antigo para colocar.

Carlitos Tevez

A amargura que eu tenho de nunca poder ter ido a esse magnífico local sagrado que é a antiga catedral, se na actual as poucas vezes que vou arrepio-me todo então só de imaginar como seria a antiga fico sem palavras.
Era chavalo e lembro-me de ver os jogos ao domingo a tarde na Televisão... Aquilo quando enchia devia ser o fim do mundo, só de ver essas fotos, espectáculo...  :smitten:

pcssousa

pirolito1

Não consigo encaixar esta foto no antigo estádio...
Nem mesmo só com um anel.

MonstroDasCuecasRotas

Não sei se já cá está

Eusébio, contra o rival de sempre, com a Luz a abarrotar, e a sua bancada tão alta que não cabe por completo na fotografia. Uma das melhores fotos do Benfica de sempre.

SLB É O REI DO MUNDO

A página Benfiquistas desde pequeninos no facebook tem álbuns atrás de álbuns de grandes fotografias. Para quem não conhece vale a pena ver. Acho que muitas ainda não estão aqui.

pcssousa

Citação de: pirolito1 em 06 de Janeiro de 2014, 15:02

Não consigo encaixar esta foto no antigo estádio...
Nem mesmo só com um anel.
Era de facto assim. Desse lado tinha dois anéis.

O relvado não estava ao nível do solo, estava muito abaixo dele.

pcssousa

Godescalco

Retirado do sempre excelente Ontem vi-te no Estádio da Luz:

A 7 de Fevereiro de 1943, o Benfica-Porto que vêem na imagem acabaria com um esclarecedor 12-2 a nosso favor.

Treinado pelo húngaro Janos Biri, o Benfica de Francisco Ferreira, Barros, Júlio, Teixeira, Albino, Gaspar Pinto e Rogério Pipi, entre outros, acabaria por fazer a primeira dobradinha da sua História nessa época de 42/43.

Nesta monumental goleada infligida ao Porto (12-2, a maior goleada de sempre entre os dois clubes), o jogo disputou-se no Estádio do Campo Grande. Golos de Júlio (4), Valadas (2), Teixeira (2), Manuel da Costa (2), Francisco Ferreira e Alfredo (auto-golo).

Um dia e uma época felizes, portanto.

Tiago Fella

Eusébio com Matateu

:bow2: :bow2: :bow2:

Eusébio contra Coluna (treino)