As melhores fotografias da história do Benfica

Mestre

Citação de: pcssousa em 01 de Janeiro de 2014, 18:26
Citação de: Mestre em 01 de Janeiro de 2014, 09:42
Sousa, partilho de tudo o que escreves, os golos do Apelgreen, os ressaltos do "gigante" Mike Plowden, o ressoar dos pés no 3o anel, as noites europeias do basket, tantas alegrias e tantas horas passada na velha Luz.
Duvido que alguma vez volte a ter esse prazer.
Sim, o pessoal a cantar o "cheira bem, cheira a Lisboa", o pavilhão cheio para ver o hóquei, a memorável remontada do nosso volei em Alvalade que nos permitiu ganhar o nosso segundo título nacional da modalidade. Ouvir a rádio Benfica aos sábados de manhã na comercial, com o Rui Morrison e a Filomena Crespo (irmã do nosso ex-andebolista). As tardes da rtp2 com os nossos jogos das modalidades ou os Domingos preenchidos na Luz, com jogos do Benfica de manhã à noite.

Como diz, e muito bem, o RedVC, mesmo os tempos sendo outros, há que acreditar. Acreditar sempre e sempre. E ganhar forças para lutar por um Benfica melhor.

Eu não duvido que voltemos a ganhar, agora ver um ambiente como nessa altura já acho dificil.
Lembro-me particularmente de uma final de campeonato com a Ovarense, em que terminámos a 1ª fase em 1º, nos dois jogos na Luz perdemos ambos, fomos ganhar os 2 em Ovar e na negra fomos campeões na Luz.

pcssousa

Citação de: Theroux em 02 de Janeiro de 2014, 00:35
Para mim não existe um "verdadeiro Benfica", pois isso implicava a existência de um "falso Benfica", e Benfica só existe um, nas derrotas e nas vitórias, com o estádio cheio ou vazio (basta olhar para os dados oficiais para constatar que muito recentemente existiu umas das melhores médias de sempre, senão mesmo a melhor), etc.

Essa dicotomia do "verdadeiro vs falso" é completamente artificial, pois quanto mais velho for o benfiquista, mais "verdadeiro" se torna o Benfica, até chegarmos a um benfiquista com 100 anos que defende que desde os gloriosos anos 30 foi sempre a descer, com os prémios de jogo, eventual profissionalização etc. etc.
O verdadeiro Benfica é o Sport Lisboa e Benfica, não sei mesmo onde alguém falou aqui em verdadeiro e falso sem ser tu.
Mas a essência do clube terá sido desvirtuada... De acordo, inicialmente quando se iniciou a remuneração de jogadores, posteriormente quando surgiu a profissionalização. Mas o que realmente mudou no clube foi o apagar da sua chama, do seu espírito guerreiro e o afastar das suas referências.
Mudámos irreversivelmente, e para pior. Dos 3 pilares fundamentais durante décadas, a vitória e ambição de conquista, a portugalidade e o maior número de apoiantes manteve-se apenas o último, mas sem o fervor de outrora, sem a exigência de outros tempos, que nos catapultava para feitos impensáveis.
Temos que nos conformar, ou não... Podemos sempre erguer os braços e ir à luta. Estão dispostos a isso?

RedVC

Bem, eu de facto usei esse termo "verdadeiro".
De resto já expliquei, penso de forma clara, qual o enquadramento em que o fiz.

pcssousa

Ok, então.
Neste caso verdadeiro não será um antónimo de falso, tão só uma forma de expressão.
Mas um "verdadeiro" Benfica será um Benfica comandado por Benfiquistas com o objectivo de tornar o clube bem sucedido e um "falso" seria um comandado por não Benfiquistas com sabe-se lá qual o objectivo.

Aquele Benfica que descrevi era um Benfica com referências com as quais nos identificávamos. Em 88/89 ainda tingamos como jogador um Shéu, que tinha chegado ao clube em 1970, tinhamos um Nené à frente das camadas jovens, tinhamos na equipa um Veloso, um Bento, um Álvaro ou um Chalana. Tinhamos as modalidades repletas de nomes históricos, e hoje? Qualquer Gaitan é capitão de equipa, qualquer Andrade é nosso basquetebolista... Qualquer lagarto é nosso dirigente e qualquer jogo na Luz é encarado com medo da perda de pontos e vivido na bancada como uma ida ao cinema.
Onde está o fervor? Onde está a chama, a vontade indomável?

Theroux

Para mim "verdadeiro" será sempre antónimo de "falso", portanto vamos ter de concordar em discordar.

Muito havia a dizer quanto ao segundo parágrafo, mas vou-me limitar a concordar com a questão das referências. É por isso que torço que o Nuno Gomes volte o mais depressa possível e que espero que o Rui Costa fique muitos anos no Benfica (ao contrário do que inacreditavelmente alguns defendem) para além de querer o Veiga, por exemplo, longe da Luz.

Dito isto, Rui Costa, Nené, Chalana, Shéu, Eusébio, Lisboa, Toni (na função de comentador) entre outros continuam no clube, e o investimento feito no CFC e na formação das modalidades vai permitir, se tudo correr "normalmente", elevar consideravelmente a % de "benfiquistas de gema" nos plantéis, portanto para mim o que urge em ser alterado é o topo da pirâmide, e não a base.

pcssousa

Não quero conspurcar mais o tópico, Theroux, mas todos sabemos que há não Benfiquistas em altíssimos cargos no clube. É tudo o que tenho a dizer sobre o dito segundo parágrafo.
Quanto às referências, veremos.
Em relação à temática acerca da qual tenho vindo a escrever, honra seja feita a Vieira, tem apoiado as modalidades, ao contrário do seu antecessor que as tencionava dizimar.
Nunca escondi que, quanto a mim, o futebol é a razão de ser do clube, mas as modalidades são as jóias da coroa. O meu aplauso a Vieira e o desejo que melhore a gestão das modalidades.

Theroux

Discordo quanto à questão de não existirem benfiquistas nos cargos mais altos. Não são os benfiquistas "ideais", mas que existem, isso parece-me evidente.

Sigam as fotos...

pcssousa

Citação de: Theroux em 02 de Janeiro de 2014, 22:49
Discordo quanto à questão de não existirem benfiquistas nos cargos mais altos. Não são os benfiquistas "ideais", mas que existem, isso parece-me evidente.

Sigam as fotos...
Não foi nada disso que eu disse. Relê e verás que escrevi que há não Benfiquistas (não todos), jamais disse que não haviam Benfiquistas.

Theroux

Rikurveojmal

Citação de: Shoky em 31 de Dezembro de 2013, 16:00

Redes parolas.

ver fotos do estadio luz antigo todo com cadeiras só traz más recordações.
nunca ganhamos um título com o estádio assim

pcssousa

Citação de: Rikurveojmal em 02 de Janeiro de 2014, 22:59
Citação de: Shoky em 31 de Dezembro de 2013, 16:00

Redes parolas.

ver fotos do estadio luz antigo todo com cadeiras só traz más recordações.
nunca ganhamos um título com o estádio assim
Mesmo assim mais bonito que este...
Este em 10 anos teve dois títulos nacionais. Patético.

Viciado no Benfica

Memórias de um passado demasiado distante para o meu gosto

MonstroDasCuecasRotas

Fly 13

Xanghai,um bocadinho mais de respeito não te ficava nada mal.
Apaguei para não te amarelar,que te sirva de exemplo.

pcssousa

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 03 de Janeiro de 2014, 15:07
Citação de: Manel dos Anzois em 31 de Agosto de 2013, 01:57

Nunca é demais recordar...

Das pedras da calçada mais bonitas que os meus olhos já viram.
O que muitos se esquecem (nem tanto aqui no fórum) é que aquando da ida de Vieira para esta direcção, já o Benfica tinha quase 100 anos de uma história riquíssima, já tinha ganho 30 campeonatos de futebol, 23 taças, 3 supertaças, tinha sido bi-campeão europeu, campeão latino e ibérico, já tinha sido a equipa do ano para o France Footbal e eleito pela Fifa como um dos melhores do século XX. Tinha estado durante anos a fio no top5 dos clubes com mais pontos de sempre nas competições europeias, tinha ganho honrarias pelo Mundo fora, Pequeña Copa do Mundo, Ramón de Carranza, Tereza Herrera, Torneio de Paris.
Tinha um estadio gigantesco erguido pelas mãos dos sócios, mais um estádio olímpico que albergava o campo 2 (com a primeira pista de tartan de Portugal), mais 4 campos, courts de ténis, complexo de piscinas, pavilhões... Tudo erguido pelos Benfiquistas, com o trabalho dos nossos e também com donativos, desde o mais modesto ao relógio de ouro do Rogério Pipi, ou à verba da festa de despedida do Caiado que este doou para as obras do 3o anel. Muito esforço, muita dedicação, muito Benfiquismo.
Tudo isto e muito mais fizeram do Benfica o mais fantástico clube do Mundo.
Não é um qualquer auto-intitulado "Eusébio dos Presidentes" que apaga isto. E estou cá eu e mais uns quantos para relembrar todos de tudo isto.
O Benfica não é do Vieira, nem do Soares Oliveira nem dos Colaços ou Guerras desta vida, é nosso, de todos nós.
Só quando todos interiorizarem isto é que poderemos ter esperança num futuro melhor.

Que tópico melhor que este para entendermos de facto o que é o Benfica, o que é ser do Benfica e de que massa sempre foram feitos os Benfiquistas?