As melhores fotografias da história do Benfica

Sum41



Bancadas do Estádio da Luz no intervalo do jogo Benfica 2-0 Steaua a contar para a meia-final da TCE de 1987/88.

_Benfiquista_

Citação de: Sum41 em 20 de Março de 2014, 12:32


Bancadas do Estádio da Luz no intervalo do jogo Benfica 2-0 Steaua a contar para a meia-final da TCE de 1987/88.
No intervalo?

O jogo foi à noite e aí é de dia...

Dandy

Citação de: _Benfiquista_ em 21 de Março de 2014, 20:48
Citação de: Sum41 em 20 de Março de 2014, 12:32


Bancadas do Estádio da Luz no intervalo do jogo Benfica 2-0 Steaua a contar para a meia-final da TCE de 1987/88.
No intervalo?

O jogo foi à noite e aí é de dia...




   O Sousa esclarece...




pcssousa

O jogo com o Steaua foi às 21 h.

90% de certezas que essa foto é de 24 de Maio de 87, jogo em que nos sagrámos campeões nacionais. Defrontámos, como devem saber, o sporting.

Sum41

Não sei. Eu tirei essa foto de uma conta do Twitter. A legenda que lá estava era essa!

pcssousa

O jogo contra o Steaua, a 20 de Abril de 88, foi a minha estreia na Luz.
Como já contei, quando a equipa entrou em campo, apagaram-se os holofotes e milhares de isqueiros se acenderam, enquanto uma infinidade de vozes gritavam o nome dos jogadores que entravam, um a um.

Em relação à época de 86/87, foi sui generis. A nossa última dobradinha até à data, curiosamente selada com duas vitórias sobre o Sporting, autor da nossa única derrota para o campeonato.
Lembro-me que no meu dia de anos, 18 de Janeiro, empatámos para a Taça com o Cartaxo, da III divisão. Depois foram à Luz e levaram cabaz.
Mortimore saiu no final da época e, parece que rogou uma "praga".

Dandy

Citação de: pcssousa em 21 de Março de 2014, 23:06
O jogo contra o Steaua, a 20 de Abril de 88, foi a minha estreia na Luz.
Como já contei, quando a equipa entrou em campo, apagaram-se os holofotes e milhares de isqueiros se acenderam, enquanto uma infinidade de vozes gritavam o nome dos jogadores que entravam, um a um.

Em relação à época de 86/87, foi sui generis. A nossa última dobradinha até à data, curiosamente selada com duas vitórias sobre o Sporting, autor da nossa única derrota para o campeonato.
Lembro-me que no meu dia de anos, 18 de Janeiro, empatámos para a Taça com o Cartaxo, da III divisão. Depois foram à Luz e levaram cabaz.
Mortimore saiu no final da época e, parece que rogou uma "praga".




   O Morty e o Jesus têm algumas coisas parecidas:


   » 5 anos no comando do Benfica

   » 2 campeonatos conquistados (espero eu)  :knuppel2:

   » recordes diversos




pcssousa

Aquela derrota com o sporting é das mais amargas recordações de muitos Benfiquistas que conheço.
Curiosamente, quem jogou aquele jogo já me disse que foi naquele dia que o Benfica começou a ganhar o campeonato.

Mas foi uma época estranha, essa derrota, o empolgamento na recepção ao porto, o empate com o Cartaxo, a maneira como se perdeu a supertaça e a curiosidade de ganhar ambos os troféus ante o sporting.

Dandy

Citação de: pcssousa em 21 de Março de 2014, 23:39
Aquela derrota com o sporting é das mais amargas recordações de muitos Benfiquistas que conheço.
Curiosamente, quem jogou aquele jogo já me disse que foi naquele dia que o Benfica começou a ganhar o campeonato.

Mas foi uma época estranha, essa derrota, o empolgamento na recepção ao porto, o empate com o Cartaxo, a maneira como se perdeu a supertaça e a curiosidade de ganhar ambos os troféus ante o sporting.




   Os 7-1 resvalaram-me como as gotas de um chuvisco de Verão.

   Trágico, para mim, foi o 1-2 de 1985-86.

   Nesse final de tarde nasceu o Porco campeão da Europa...




pcssousa

Citação de: Dandy em 21 de Março de 2014, 23:46
Citação de: pcssousa em 21 de Março de 2014, 23:39
Aquela derrota com o sporting é das mais amargas recordações de muitos Benfiquistas que conheço.
Curiosamente, quem jogou aquele jogo já me disse que foi naquele dia que o Benfica começou a ganhar o campeonato.

Mas foi uma época estranha, essa derrota, o empolgamento na recepção ao porto, o empate com o Cartaxo, a maneira como se perdeu a supertaça e a curiosidade de ganhar ambos os troféus ante o sporting.




   Os 7-1 resvalaram-me como as gotas de um chuvisco de Verão.

   Trágico, para mim, foi o 1-2 de 1985-86.

   Nesse final de tarde nasceu o Porco campeão da Europa...
Aquela noite de Viena foi para mim uma machadada. Era uma criança e mesmo assim senti pela primeira vez que o Benfica não era intocável.
Afinal havia alguém em Portugal que também podia ser campeão da europa. Não tenho vergonha de dizer que chorei... Mal imaginava o que estava para vir.

Puyol


Dandy




   O Porco, apesar de viver na sombra europeia até 1984 (ano da final do corrupto rico contra o corrupto pobre, em Basileia), foi capaz de um ou outro feito de assinalável alcance mediático (ainda antes de alcançar o tal estrelato).

   Algumas dessas façanhas... nem o Benfica, Glória consagrada e estabelecida, consolidado Gigante do Continente, logrou alcançar.

   Por exemplo:


   » em 1972... tornam-se (creio) na 1ª equipa portuguesa a vencer em Camp Nou (e eliminam o Barcelona).

   » em 1979... tornam-se (creio) na 1ª equipa portuguesa a vencer o Milan em San Siro (e eliminam o Milan).


   Era o prenúncio de algo.



pcssousa

Assim como o Sporting goleou o United de Charlton, Law e Best por 5-0, ou a CUF ganhou ao Milan no Barreiro quase os eliminando... O futebol tem coisas destas, aliás, o desporto é pródigo nisto. Recordas uma equipa portuguesa de basquetebol que ganhou no terreno do campeão da europa, que eliminou o Ljublana do Campeonato da Europa, relegando-os para a Taça da Europa, que venceriam, ou que ganhou em Madrid ao mais titulado clube do basquetebol Europeu?

Esse mesmo porto de Artur Jorge foi eliminado por uns insignificantes galeses da IV divisão e, já sem o poeta, perdeu 5-0 em Eindhoven.

Dandy

Citação de: pcssousa em 22 de Março de 2014, 00:35
Assim como o Sporting goleou o United de Charlton, Law e Best por 5-0, ou a CUF ganhou ao Milan no Barreiro quase os eliminando... O futebol tem coisas destas, aliás, o desporto é pródigo nisto. Recordas uma equipa portuguesa de basquetebol que ganhou no terreno do campeão da europa, que eliminou o Ljublana do Campeonato da Europa, relegando-os para a Taça da Europa, que venceriam, ou que ganhou em Madrid ao mais titulado clube do basquetebol Europeu?

Esse mesmo porto de Artur Jorge foi eliminado por uns insignificantes galeses da IV divisão e, já sem o poeta, perdeu 5-0 em Eindhoven.




   Nessa eliminatória participou o Eterno Mário João.  O0




pcssousa

Claro. O Mário João foi emprestado pela Cuf ao Benfica por um período de 5 anos, num negócio que envolveu ainda o Arsénio.
Findo o período, optou por regressar ao Barreiro, pois assim seguiria ligado também à unidade fabril e poderia um dia usufruir de uma pensão de reforma.
Com mágoa largou o Benfica.

Outros tempos...