As melhores fotografias da história do Benfica

RedVC

Detalhes sobre a visita do Benfica a Angola em 1969 onde a fotografia foi tirada com Marcolino Bragança:

testemunho encontrado aqui:

http://joseagoncalves.blogspot.pt/2014/01/eusebio.html

A primeira vez que vi jogar o Eusébio ao vivo foi em Luanda no Estádio dos Coqueiros no dia 11 de Maio de 1969, no dia seguinte, dia 12 de Maio eu comemorei 14 anos.

Nesse ano ainda assisti á derrota do Benfica nos Coqueiros no dia 10 de Agosto de 1969 contra o Sporting resultado final 5-2, a favor dos leões.

Depois já o vi jogar o Eusébio em Lisboa, em 1970 a quando da minha estadia em Lisboa.

Estádio dos Coqueiros estava cheio, eu que era ainda kandengue por intermédio de amigos fui para a sede do Sporting, que ficava num dos topos do Estádio dos Coqueiros, e vi o jogo dai.

O Benfica jogava com o "ASA" um dos melhores clubes de Angola. Era um jogo para a Taça de Portugal (nessa época o campeão angolano jogava para esta Taça)... O Asa era campeão desde a época de 1964/1965 até 1967/1968 ( Quatro títulos seguidos ).

Equipa do Atlético Sport e Aviação

O Asa alinhou

ASA :

Carlos ( Gr )

Justino, Inguila, Garrido e Jindungo ( Defesas )

Armindo, Duda, Mateus e Cruz ( Centro Campistas)

Dinis e Juvenal ( Avançados )

Sulentes: Gaspar, Pratas,Valente, Sousa

O Benfica alinhou com a sua equipa habitual

BENFICA:

José Henrique ( G.R. )

Zeca, Humberto Coelho, Jacinto e Adolfo ( Defesas )

José Augusto, Jaime Graça ( Toni ), Coluna e Simões ( Médios )

Eusébio ( Praia ) e Torres (Avançados)

Sei que o primeiro golo foi de Eusébio de canto directo, a bola fez um arco e anichou-se na Baliza do ASA, logo aos 3 minutos depois Eusébio marcaria já na segunda parte aos 52 minuto e 75 minutos, tendo o Praia fechado a contagem aos 89 minutos, resultado final Benfica 4 - Asa 0

fudim flan

Citação de: pablito77 em 31 de Março de 2014, 23:28
Benfica em Alvalade, 8 Abril 1979. :) Bento, Eurico, Néné, Alberto, Humberto Coelho e  Bastos Lopes. Shéu, Pietra, Chalana, Joãp Alves e Reinaldo
nesse ano,a dupla de centrais,eurico e Humberto,foi considerada a melhor da europa.

fudim flan

Citação de: RedVC em 30 de Março de 2014, 17:55
Aqui está uma fotografia assombrosa e comovente.

Vejam lá se sabem quem aqui está ao centro, devidamente homenageado pelo Dr. Borges Coutinho, Otto Glória, Eusébio, Coluna e tantas outras glórias:

Uma impressionante concentração de glórias Benfiquistas!
olhem a classe e elegância do dr Borges Coutinho.
presidente á benfica.

RedVC

O meu pai dizia que este Senhor foi "o presidente do Benfica". Falava fluentemente o Inglês, tinha uma postura que dignificou sempre o clube que especialmente brilhou nas numerosas digressões que a equipa principal fez na década de 70.

Internamente tinha à sua frente um desafio terrível: renovar a grande equipa dos anos 60. Fê-lo com eficácia. Tivemos os melhores planteis da nossa história. Ganhamos títulos atrás de títulos. Faltou (por um bocadinho) a glória europeia. Teve depois a turbulência do período revolucinário, as primeiras fragilizações por via de transferências de algumas estrelas da equipa para o estrangeiro.

Fez a sua presidência com classe, elegancia, eficácia. Pena é que os que se lhe seguiram não tivessem a mesma postura e capacidade.

Para mim, do que li, os cinco melhores presidentes do Sport Lisboa foram: Júlio Cosme Damião (não o foi no papel), depois Manoel da Conceição Afonso, Joaquim Ferreira Bogalho, Maurício Vieira de Brito e Duarte Borges Coutinho.

Fake Blood

Entre Borges Coutinho e Otto Glória, não é o Adolfo Vieira de Brito?

Benfica até de baixo de água por cima das nuvens!

Retirado do Benfiquistas desde pequeninos

RedVC

Sim, penso que sim.
Adolfo Vieira da Cunha Brito, nascido em 1917 e falecido em 1985. Natural de Luanda.

Para além das duas filhas de Marcolino a maior parte das pessoas são reconhecíveis.
Existem mais algumas fotos dessa homenagem cheia de sentimento e justiça histórica mas infelizmente mais nenhuma de conjunto.

Marcolino deveria ser conhecido por todos os Benfiquistas. Foi um homem que passou apenas por uns 3-4 anos pelo Benfica mas teve um papel vital na sobrevivência do nosso clube.
Um super-gigante da nossa história.
Existem poucas fotos dele e penso que a única em que está em acção como jogador é esta aqui a propósito de um treino nas Salésias:

Dandy

Ver estas imagens tem, na minha pessoa, um efeito dual e intenso.

Não somente são retalhos maravilhosos de uma História extremamente rica e apaixonante... como são fragmentos capazes de devolver-me para a consciência da efemeridade do próprio tempo e da transitoriedade da vida humana.

A precariedade da nossa condição colectiva.

E isso angustia-me.

RedVC

É... A mim também.

Por vezes para além de olharmos também vemos. E tiramos uma lição de humildade quando reflectimos e percebemos. O clube permanece. O clube é mais importante mas também é definido numa construção diária para a qual contribuímos com pequenas dádivas e muita dedicação. O Benfica emana do povo e para o povo. E como o povo Português, o Benfica é generoso, lutador, talentoso, apaixonado, conquistador. E a nós, pequenos peões, de curta e frágil existência, resta-nos contribuir e desfrutar com a atitude mais positiva. Celebrar alegremente os momentos de conquista. E este vai ser um ano de alegria e celebração!

Theroux

FrEsMa

Citação de: Theroux em 17 de Abril de 2014, 01:52
Aqui fica mais uma para a história:

Marcante. Destaco o pormenor do Fernando lá atrás depois de ter sido 'comido'  ;D

Dandy

Fernando está a pensar:

Não dá! Desisto! Nada a fazer! Ele é bom demais!...

RedVC

Magnífica! Chalana para mim é o nº 3 de sempre. Com Eusébio e Coluna.
Qual seria o valor de mercado deste jogador hoje?