As melhores fotografias da história do Benfica

pcssousa

Já pensei também em digitalizar o livro. Já coloquei uma ou outra foto de lá.
Por exemplo, a foto do primeiro troféu oficial disputado em Portugal, o do Campeonato de Lisboa organizado pela Liga Portuguesa de Futebol (ainda antes de o ser pela AFL), e que está na posse do Benfica por ter sido o primeiro a conquistá-lo por 3 vezes, que eu coloquei aqui foi retirada de lá. Mas está mal legendada no livro, se não estou em erro... 

Flavius Julius

Citação de: pcssousa em 18 de Setembro de 2014, 18:07
Já pensei também em digitalizar o livro. Já coloquei uma ou outra foto de lá.
Por exemplo, a foto do primeiro troféu oficial disputado em Portugal, o do Campeonato de Lisboa organizado pela Liga Portuguesa de Futebol (ainda antes de o ser pela AFL), e que está na posse do Benfica por ter sido o primeiro a conquistá-lo por 3 vezes, que eu coloquei aqui foi retirada de lá. Mas está mal legendada no livro, se não estou em erro...
pois não tenho ideia...

Kurt Cobain 10


Ned Kelly

Citação de: Fake Blood em 18 de Setembro de 2014, 00:11
Benfica x Porto, 1985. Acho que é pó de extintores  :confused:

Sim. Hoje contado ninguém acredita. Mas muito extintor de cacilheiro acabou os seus dias nas bancadas da Luz.

Fake Blood

Citação de: pablito77 em 18 de Setembro de 2014, 15:43
Pavilhão do Benfica na Feira Popular de Lisboa em 1953
É favor colocar por baixo que as fotos pertencem à Fundação Calouste Gulbenkian.
A gerência agradece.

RedVC

Citação de: pablito77 em 18 de Setembro de 2014, 15:21
Terrenos do Desembargador 1904 - 1905


Atenção que muito provavelmente esta fotografia tem um valor simbólico tremendo.
Talvez esteja enganado mas é a primeira que ilustra um jogo - eventualmente treino - do Sport Lisboa. É a mais antiga de todas da nossa história.

As terras do Desembargador foram um terreno de fulcral importância para a popularização do jogo de "futebol association" no nosso país. De "futebol association" para futebol. Aparentemente foi em terrenos do Campo Pequeno, perto da praça de touros, que elementos de estratos mais "superiores" da juventude Portuguesa começaram a encontrar-se para praticar o futebol.




No entanto deixaram de estar disponíveis e assim essa juventude, esses grupos tiveram de encontar alternativas. E Belém tinha esses terrenos. As terras do Desembargador e o Campo das Salésias passaram assim a ser um ponto de confluência de jogadores.
Ora, ao se deslocarem para Belém terá acontecido que muito mais jovens, moradores em Belém começaram a entusiasmar-se e a organizar-se para praticarem o futebol. Essa juventude, fosse ela mais abonada (por exemplo o grupo dos Catataus) fossem os alunos da Casa Pia, cedo se tornaram o factor multiplicativo e entusiasta dessa modalidade desportiva. Tudo era precário e difícil mas também entusiasta e voluntarioso. Foi por isso um lugar em que de democratizou e por isso se expandiu o jogo de futebol. Foi por isso um local seminal. É pena que hoje nada exista que lembre e celebre essa importância. E mesmo que não seja exactamente no mesmo lugar, por exemplo o Campo das Salésias (onde o Belenenses jogou muitos anos até sair para o Restelo), hoje em completo abandono, seria esse local de homenagem e celebração desses tempos. É bem um indicador da nossa ocasional mediocridade e da nossa recorrente tendência para desprezar o nosso passado. 

Mas voltando à fotografia que me levou a fazer estes comentários. Presumo que fará parte do acervo fotográfico da Casa Pia. Presumo que se reporta a um treino entre elementos da Casa Pia e do Sport Lisboa. Desconheço - e é muito difícil identificar - quem aparece na fotografia. Mas... se repararem bem está lá um jogador negro. Um jogador negro com a gloriosa camisola vermelha do Sport Lisboa? Bem, com essa camisola e de raça negra só conheço uma pessoa: Marcolino de Bragança. Um figura breve mas decisiva da nossa história.

É claro que haveriam outros jogadores negros (por exemplo o CIF e o SCP tiveram) mas nesse período e jogando pelo Sport Lisboa... Estou convencido que seria:



pcssousa


Kurt Cobain 10


Manel dos Anzois

#1510
Citação de: pcssousa em 18 de Setembro de 2014, 22:45
Citação de: pablito77 em 18 de Setembro de 2014, 19:05
Inauguração da estátua da águia em 1955

Quem a ofereceu?

Atlético Clube de Portugal :)

M1904

Citação de: Maxi_14 em 18 de Setembro de 2014, 14:26
Hoje fui visitar o Museu da Farmácia. Na parte final da visita passamos por uma vitrine que tinha alguns medicamentos do final do séc. XIX e início do séc. XX já em embalagens ou frascos pequenos. Qual foi o meu espanto quando a guia apontou para dois frascos em particular, o "Xarope Peitoral James" e o "Vinho Nutritivo de Carne" e mencionou que foram criados no farmácia onde o Benfica foi fundado (a Farmácia Franco). Ela explicou que era comum os farmacêuticos criarem os seus próprios remédios e alguns até iam depois a concurso, normalmente em Paris, para os melhores serem premiados.
Ainda sei pouco sobre a história do Benfica e embora soubesse da ligação com a Farmácia Franco achei muito interessante este pormenor.


Cortei um pouco a citação para não ficar muito grande.
No Museu do Benfica, junto às vitrines onde aparecem as maquetas dos estádios e da Farmácia Franco, tem lá também um exemplar desses da garrafa "Vinho Nutritivo de Carne", oferecido pelo Museu das Farmácias.


Ned Kelly

Citação de: pcssousa em 18 de Setembro de 2014, 22:44
Citação de: misteryeyes em 18 de Setembro de 2014, 22:37
Referem-se a este livro?



Exactamente.

O autor é o gajo do Topo Gigio, certo? Esse também não andou a escrever a história revisitada do fóculporco, com a fundação a recuar um ano por cada 10 páginas do livro?


Dandy

Citação de: Ned Kelly em 19 de Setembro de 2014, 18:09
Citação de: pcssousa em 18 de Setembro de 2014, 22:44
Citação de: misteryeyes em 18 de Setembro de 2014, 22:37
Referem-se a este livro?



Exactamente.

O autor é o gajo do Topo Gigio, certo? Esse também não andou a escrever a história revisitada do fóculporco, com a fundação a recuar um ano por cada 10 páginas do livro?




   O Rui Guedes ainda era meu primo afastado.