As melhores fotografias da história do Benfica

RedVC


Dandy

Citação de: RedVC em 20 de Novembro de 2014, 20:15
Menor resolução mas a cores







   Foto captada 105 minutos antes do zénite da História do Benfica.





Elvis the Pelvis


Dandy






   Vejam como o estádio estava repleto.

   Curiosamente, um ano antes, em Berna, assistiu-se à final dos Campeões com menos público de sempre.




Kurt Cobain 10


guizuca


RedVC

Momento inesquecível! O novo rei do futebol Europeu. O menino de Mafalala a guardar a camisola do grande Di Stefano. De rei para rei. Viva o King!




Reed


RedVC

Que emocionante deve ter sido ver essa viragem na história. Ter vivido no local esse jogo intenso. Depois de um começo em que tudo parecia perdido. Depois de vencidos os medos do colosso. Depois de evocar a raça e o talento. Depois de acreditar e partir para cima de verdadeiras lendas do futebol. Depois de ouvir Guttman, o feiticeiro que acreditava e que fez acreditar os jogadores. Depois do reinado do Real Madrid e depois das dúvidas sobre o merecimento da vitória no ano anterior, o Benfica dá uma resposta convincente. Ganha sobre o mito, apresenta um futebol esmagador e um novo rei do futebol. É ver as fisionomias de quem leva Eusébio em ombros. A alegria delirante, a paixão Benfiquista mas também a admiração alheia. Atente-se que alguns desses anónimos tem uma fisionomia que sugere serem holandeses. Não foi um episódio inédito pois um ano antes tinha acontecido com José Augusto se não me engano na Dinamarca. Aqui, na alegria popular do adepto anónimo do futebol, reconhecia-se um génio, um jovem negro que convencia e que dois anos antes nem sonhava estar sequer em Portugal com a águia ao peito.

Pena realmente que os anos seguintes não tenham tido a melhor gestão. Sendo um exercício fútil não deixo por vezes de pensar o que seria se depois de Guttman tivéssemos tido um treinador mais arguto e menos ingénuo. Riera era um treinador de talento mas notoriamente tomou decisões que nos custaram o título no ano seguinte. E depois foram as pouca vergonhas de jogarmos na casa do oponente. Que se lixe a UEFA, ninho de dirigentes que sempre nos prejudicaram.

Mas que for verdadeiramente do futebol, quem tiver o coração puro e a mente limpa esses saberão ter um olhar sobre a história e as instituições. Que viva o Benfica, cuja história nos orgulha de ter mantido a honra mesmo nesses episódios de tamanha pouca vergonha.

O Benfica é eterno. Eles não conhecem fenómenos de erosão que possam fazer perigar as suas fundações mais seguras. Eles sabem sempre renovar a sua imagem. O Benfica é uma lenda., France Football, 12-11-1991.

RedVC

15 Janeiro 1972. Torneio Internacional de verão no Rio de Janeiro.


Messias, Artur e o Zé Gato já não podem evitar o golo de antologia de Fio Maravilha. O FLamengo orientado por Zagallo vencia por 1-0.

outro momento do jogo:

Elvis the Pelvis

Citação de: RedVC em 22 de Novembro de 2014, 00:59
Momento inesquecível! O novo rei do futebol Europeu. O menino de Mafalala a guardar a camisola do grande Di Stefano. De rei para rei. Viva o King!





Depois da foto do levantar da Taça dos Campeões pelo José Águas, esta é a foto mais épica da história do Benfica. Para mim, atenção.

Dandy






   A propósito de Fio Maravilha, alcunha outorgada ao jogador João Batista de Sales, é de referir que esta mesma alcunha foi-lhe colocada no seguimento, precisamente, desse golo marcado ao Benfica.

   Mais tarde, o Jorge Ben fez a célebre canção:


   https://www.youtube.com/watch?v=MZQ9iLaHs6g


   Uma vez mais, fica demonstrado:

   Benfica é Cultura, Benfica é Universal.





RedVC

Exacto.

A propósito dessa canção tenho ideia de ter existido polémica. O jogador mostrou o seu desagrado e Jorge Ben alterou para "Filho Maravilha". Umas décadas mais tarde depois de tudo reconciliado Jorge Ben voltou a cantar "Fio Maravilha".


pcssousa

Em 1965, há quase 50 anos, o Benfica tinha expostos muitos mais troféus que hoje em dia. Mais do quádruplo... Outros tempos

Deixo uma imagem da modesta sala de troféus da Rua Jardim do Regedor datada desse ano: