As melhores fotografias da história do Benfica

RedVC

Já tinha passado a era de Coluna.
Simões era homem com perfil de capitão. E assim ergueu a Taça.

sardao

Citação de: BrunoMMSantos em 08 de Março de 2015, 22:48

Os jogos do maior à tarde dão sempre fotografias muito bonitas.

Aliás o Benfica é lindo, se fosse jogador do Benfica andava sempre de pau feito!
Fdx ao ver estas fotos todas fiquei arrependido de não ter ido ver este jogo. O cenário é tão fixe, parece um jogo da Taça ;D

VitorPaneira7

Citação de: Nuno Eiras em 12 de Março de 2015, 02:23
Citação de: pablito77 em 23 de Fevereiro de 2015, 22:38

O homem era massudo  :o
De acordo com uma biografia que li , dos livros da Abola sobre os 100 anos do Benfica, ele foi praticante de boxe em adolescente e de atletismo, salto em altura acho eu.Talvez isso explique o facto de ser massudo.Mas provavelmente era também uma força da natureza, como era igualmente o Toni ou Vitor Batista,  ou seja um  predestinado a ser um atleta. Toni por exemplo sempre ouvi dizer dos mais velhos que era um poço de força , diziam mesmo força da natureza,e quanto a  Vitor Batista devido à capacidade física os seus colegas diziam que era o único capaz de ombrear no corpo a corpo contra as defesas alemãs e inglesas na década de 70, acho que até foi o Toni num dos livros que tenho, lembrar que Benfica enfrentou Bayern e Liverpool  nessa década .

pcssousa

Citação de: Fake Blood em 11 de Março de 2015, 23:50

1969

Bela foto. Mas é de 70 e não de 69.
Na final de 69, o capitão foi Coluna. Vencemos a Académica em plena crise académica de 69, numa tarde em que a academia coimbrã invadiu Lisboa e em que não só o chefe de Estado fez questão de não estar presente como não foi autorizada a já tradicional transmissão televisiva.
Foi uma dura batalha ganha no prolongamento, num dia em que muitos Benfiquistas, por muito estranho que possa parecer hoje em dia à maioria, até nem se importariam muito que a Académica ganhasse, pois reforçaria os protestos estudantis que visavam o antigo regime e dar-lhe-iam outra cor.

Quem lá esteve viu algo que mostra o que era o Benfica e Mário Coluna. Após a entrega da taça, este entrega-a ao capitão da Académica, que se apressa a passá-la ao presidente da AAC que dá uma volta ao estádio nacional com ela, perante milhares de capas negras que se erguiam no ar.
Obviamente que a censura encobriu este episódio.

JP.

Citação de: pcssousa em 12 de Março de 2015, 10:53
Citação de: Fake Blood em 11 de Março de 2015, 23:50

1969

Bela foto. Mas é de 70 e não de 69.
Na final de 69, o capitão foi Coluna. Vencemos a Académica em plena crise académica de 69, numa tarde em que a academia coimbrã invadiu Lisboa e em que não só o chefe de Estado fez questão de não estar presente como não foi autorizada a já tradicional transmissão televisiva.
Foi uma dura batalha ganha no prolongamento, num dia em que muitos Benfiquistas, por muito estranho que possa parecer hoje em dia à maioria, até nem se importariam muito que a Académica ganhasse, pois reforçaria os protestos estudantis que visavam o antigo regime e dar-lhe-iam outra cor.

Quem lá esteve viu algo que mostra o que era o Benfica e Mário Coluna. Após a entrega da taça, este entrega-a ao capitão da Académica, que se apressa a passá-la ao presidente da AAC que dá uma volta ao estádio nacional com ela, perante milhares de capas negras que se erguiam no ar.
Obviamente que a censura encobriu este episódio.

As histórias que aqui contas até arrepiam! É um prazer lê-las! Muito obrigado pela partilha!! Alguma vez encontraste alguma referência a esse episódio em particular?

Este tópico devia fazer parte do Museu Cosme Damião!

pcssousa

Sim, esse episódio até está descrito num "Benfica Ilustrado" de 1990. Não me recordo é agora qual o n dele.

pcssousa

Citação de: VitorPaneira7 em 12 de Março de 2015, 10:35
Citação de: Nuno Eiras em 12 de Março de 2015, 02:23
Citação de: pablito77 em 23 de Fevereiro de 2015, 22:38

O homem era massudo  :o
De acordo com uma biografia que li , dos livros da Abola sobre os 100 anos do Benfica, ele foi praticante de boxe em adolescente e de atletismo, salto em altura acho eu.Talvez isso explique o facto de ser massudo.Mas provavelmente era também uma força da natureza, como era igualmente o Toni ou Vitor Batista,  ou seja um  predestinado a ser um atleta. Toni por exemplo sempre ouvi dizer dos mais velhos que era um poço de força , diziam mesmo força da natureza,e quanto a  Vitor Batista devido à capacidade física os seus colegas diziam que era o único capaz de ombrear no corpo a corpo contra as defesas alemãs e inglesas na década de 70, acho que até foi o Toni num dos livros que tenho, lembrar que Benfica enfrentou Bayern e Liverpool  nessa década .

Isso tudo. Coluna foi recordista de Moçambique (enquanto província ultramarina) do salto em altura. Era fisicamente um "touro". Foi ainda um bom pugilista e praticou basquetebol a exemplo do colega Alberto da Costa Pereira, mas esse até o chegou a fazer também no Benfica, sendo que o próprio Otto Glória chegou também ele a treinar a nossa equipa de basquetebol.

Toni foi também um jogador com uma invulgar capacidade e disponibilidade física. Era muito vigoroso e generoso em campo e essas foram as chaves da sua carreira. Muito forte mas nada violento ou maldoso... Aqui deve-se realçar um Benfica-Porto de 1979 em que debaixo de um enorme temporal e, fruto também das condições climatéricas, num lance fortuito, partiu a perna a Marco Aurélio. Perante a gravidade da lesão, uma fractura tripla, Toni não conseguiu manter a compostura, abandonando o relvado em lágrimas e dirigindo-se ao hospital para pedir desculpa ao brasileiro. Recordo ainda que, ao sair de campo, os muitos portistas presentes vaiaram-no e brindaram o nosso capitão com cânticos de "assassino, assassino, assassino"... Enfim... Isto tudo num jogo em que quando entraram em campo para o aquecimento (a saída do túnel era do lado oposto ao antigo terceiro anel), Pedroto e o capitão Rodolfo se dirigiram ao lado contrário com gestos provocatórios para com os nossos adeptos, uma postura à porto que vem de longe, muito longe.

Em jeito de curiosidade, e já que se fala de incursões de ex-jogadores nossos noutras modalidades desportivas, Chalana chegou a ser campeão nacional de juvenis em corta-mato.

JP.

Como é?! Otto Gloria treinou a nossa equipa de basquetebol?

pcssousa

Citação de: JP. em 12 de Março de 2015, 14:56
Como é?! Otto Gloria treinou a nossa equipa de basquetebol?

Treinou, sim. Creio que por um período relativamente curto, mas não tenho grandes dados em relação a isso, confesso.
Sei que ele no Brasil já tinha também sido treinador de basquetebol, para além de se ter tornado treinador de futebol muito jovem e também muito jovem ter conquistado títulos.

sbremoved_43028

Diogo Brito

como publico uma foto que tenho no meu computador?

paalexg

Citação de: Mão de Vata em 12 de Março de 2015, 20:39
Citação de: paalexg em 02 de Novembro de 2014, 23:02

A Sul à pinha. Cheia de bandeiras, estandartes, faixas, fumos e tochas... infernal.
Pois...agora têm umas 5/6 bandeiras por jogo, no máximo...

E isso nem foi assim à tanto tempo (Novembro de 2011)...

Diogo Brito