Filipe Augusto

Médio, 30 anos,
Brasil
Equipa Principal: 2 épocas (2017-2017), 27 jogos (1182 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

lost_paradise

Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 19:17
Citação de: lost_paradise em 02 de Fevereiro de 2017, 19:13
Citação de: Gottschalk em 02 de Fevereiro de 2017, 18:33
Não estou a ver mudarmos para uma qualquer variante do 4-3-3 (4-2-3-1 ou 4-3-2-1) nesta altura da época.

O 4-4-2 é para manter. Até porque nunca houve sinais fortes do treinador desde que está cá que quisesse implementar realmente outro esquema.
Também acho que não vai haver mudança de sistema mas na época passada chegámos a jogar várias vezes em 4-2-3-1.

Em Braga, em Alvalade para a taça e em casa contra o Bayern. Neste último jogo mais por necessidade por não haver Jonas e Mitroglou disponíveis.

A questão vai dar quase sempre ao Jonas. Porque rende muito mais num sistema de dois avançados e de outra forma, seria para ir para o banco. Ainda não está claramente ao nível das duas últimas épocas mas ainda assim vai tendo momentos de génio para ir comer banco durante uns tempos. E naturalmente, só volta ao melhor nível se for jogando.

Pode ir jogando, E DEVE, mas nunca na vida devia ter passado de lesionado de longa duração praticamente para titular indiscutível. Assim rebentam com ele em 3 tempos.

Há o chamado meio termo que é pouco aplicado no Benfica em certos jogadores.
Mas olha que desde que recuperou da lesão, foi entrando aos pingos.

Nos primeiros três jogos, fê-lo como suplente utilizado. Contra o Estoril e Rio Ave para o campeonato e contra o Paços para a taça da liga.  Só depois assumiu a titularidade contra o Vizela. Podes é achar que 3 jogos de utilização a sair do banco é insuficiente para passar a titular.

IMO, não vejo nada de errado neste caso. A gestão do Pizzi é que é desastrosa.

TMMSLB


SLBCARLOS

Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 19:15
Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 19:06
Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 19:02
Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 18:59
Citação de: SLBCARLOS em 02 de Fevereiro de 2017, 18:47
Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 18:36
Citação de: SLBffg em 02 de Fevereiro de 2017, 18:29
Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 18:26
Citação de: SLBCARLOS em 02 de Fevereiro de 2017, 18:21
Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 18:14
Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 18:00
Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 17:57
Citação de: Almareado em 02 de Fevereiro de 2017, 17:56
Avance o Gedson. Sem medo.

Renatos não aparecem todos os dias.

O Renato é um caso fora do comum, especialmente com aquela idade, naquela posição e na nossa táctica. A grande maioria dos jogadores tinha-se espalhado ao comprido. E mesmo o Renato perdeu fulgor no final da época!

E nessa altura o Benfica pouco tinha a perder...

Para mim, agora seria o momento ideal para o RV voltar ao seu sistema táctico. Sim, porque este ele nunca o usou na vida.
Com o meio campo como está e estando o Jonas um pouco fora de forma, gostava de ver o treinador a apostar num 4-2-3-1.
Fejsa-Pizzi/Augusto-Horta com Mitro na frente.
Mas o treinador já provou que não tem capacidade táctica para mudar ou adaptar-se.
medo muito medo....

se tem resultado, e resultou com ele o ano passado,  porque raio e que se havia de mudar para um sistema mais defensivo? 
o 442 com 2 PL e um autentico sucesso no tugao...  e se mesmo assim e mete a jogar a equipa como equipa pequena,  agora imagino ele jogar com um sistema mais defensivo..... dasssssss

assustador....

ele tem e que deixar as suas vacas sagradas no banco, e meter quem ja deu garantias,  Jardel e Eliseu.  e no meio campo deixar o pizzi no banco, e meter ai sangue novo como fez o ano passado com Renato,  neste caso que seja o FA.

Mas por jogares em 4-2-3-1 não tens que necessariamente ser mais defensivo.. Eu digo isto porque temos o meio campo todo roto e para mim o André Horta é mais um 10 que um 8.
Não sei se resultaria.

É um modelo mais defensivo sim, perdes um homem no ataque.

Mas pa uma equipa que leva 3 de Moreirense e Boavista uma táctica mais defensiva não seria mal pensado talvez.

Também já fomos campeões com o Quim na baliza mas isso não quer dizer que se jogarmos todos os anos com o Quim que vamos ser campeões à mesma

Mas se tiveres um jogador como o Horta, a atacar consegues ter na mesma sempre um homem muito próximo do Mitro.
E a defender dava aquela folga física que jogadores como o Pizzi precisam.
Mas mais uma vez volto a dizer que não sei se resultaria mas que se podia tentar.
se o pizzi precisa de descansar, entao que fique no banco/bancada para o fazer.   

o horta jogar mais avancado nao mudava nada, continuava a ser um medio, e o Mitro ou outro avancado continuaria a ser uma presa facil para os centrais. 

ter 2 avancados abre mais espacos,  e a prova disso e que desde que comecamos a jogar em 442 tem sido um autentico sucesso...

Olha o Sporting joga só com um avançado e o Bas Dost já leva 16 golos. Isso tudo depende do que a equipa produz ofensivamente. Claro que se forem só cruzamentos e passes sem progressão e objectividade não dá.

O Bas Dost leva esses golos todos mas o resto da equipa não, e em certos jogos em casa em que eu vi deles foram uma verdadeira nulidade a nível ofensivo. Também não são propriamente um grande exemplo de sucesso.

Sim eu sei mas o que estou a tentar dizer é que tendo só um avançado não quer dizer que produzas menos.
Há muitas equipas na Europa que jogam só com 1. A maior parte, até.

E para todos os efeitos o Benfica também só joga com 1 ponta da lança, na prática. Todos os jogadores que temos tido no apoio ao Mitroglou fazem não só o papel de avançados como quase de médios de ligação entre meio campo e ataque.

Quantas vezes não andava o Guedes longe da área a procurar jogo, vinha fazer cortes à defesa, etc. O problema é que neste momento o Jonas quer fazer o que conseguia antes da lesão e não consegue, e com ele assim, juntamente com o cansaço do Pizzi, perdemos 2 unidades nucleares e não só a defesa fica mais exposta a contra ataques como o próprio ataque é facilmente anulável.

Dito isto, é esperar que o Augusto seja mesmo reforço, que o Horta recupere a forma e que o Rafa se consiga afirmar a segundo avançado, para ir alternando com o Jonas.

O Vitória tem que perceber que tem que fazer uma gestão racional das unidades nucleares da equipa. Se o tivesse começado a fazer há mais tempo, não estaríamos na posição frágil actual.
sim mas um jonas, e um avancado matador.  arrasta sempre defesas com ele,  e quando aparece na zona de finalizacao e um perigo para os adversarios.  coisa que um horta, pizzi, ou outro medio nunca vao o ser.......

devido as precupacoes dos adversarios com os nossos 2 avancados,   o pizzi aparece muitos vezes na area adversaria sozinho, e por isso este ano ja leva uns 8 golos no campeonato.....

para mim o problema da equipa e mental..... 

+1benfiquista

Citação de: Gottschalk em 02 de Fevereiro de 2017, 18:33
Não estou a ver mudarmos para uma qualquer variante do 4-3-3 (4-2-3-1 ou 4-3-2-1) nesta altura da época.

O 4-4-2 é para manter. Até porque nunca houve sinais fortes do treinador desde que está cá que quisesse implementar realmente outro esquema.

Não concordo. No primeiro ano ele quis alterar o sistema e voltou atrás porque foram 6 anos a jogar de uma forma e ele sentiu que não tinha tempo para implementar o 4-3-3, 4-2-3-1 wtv...
Este ano, a construção do plantel apontou para uma alteração para um sistema de dois médios defensivos (como chegou a ser ensaiado há um ano com Samaris e Almeida) mas a ideia foi abortada ainda na pré-época por culpa da boa forma do Hortinha na altura.

Depois tens Nápoles, que correu mal. Acho que vontade de alterar o sistema não lhe falta...

SLBCARLOS

Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 19:08
Citação de: SLBCARLOS em 02 de Fevereiro de 2017, 19:06
Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 18:59
Citação de: SLBCARLOS em 02 de Fevereiro de 2017, 18:47
Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 18:36
Citação de: SLBffg em 02 de Fevereiro de 2017, 18:29
Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 18:26
Citação de: SLBCARLOS em 02 de Fevereiro de 2017, 18:21
Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 18:14
Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 18:00
Citação de: ZizouTeles em 02 de Fevereiro de 2017, 17:57
Citação de: Almareado em 02 de Fevereiro de 2017, 17:56
Avance o Gedson. Sem medo.

Renatos não aparecem todos os dias.

O Renato é um caso fora do comum, especialmente com aquela idade, naquela posição e na nossa táctica. A grande maioria dos jogadores tinha-se espalhado ao comprido. E mesmo o Renato perdeu fulgor no final da época!

E nessa altura o Benfica pouco tinha a perder...

Para mim, agora seria o momento ideal para o RV voltar ao seu sistema táctico. Sim, porque este ele nunca o usou na vida.
Com o meio campo como está e estando o Jonas um pouco fora de forma, gostava de ver o treinador a apostar num 4-2-3-1.
Fejsa-Pizzi/Augusto-Horta com Mitro na frente.
Mas o treinador já provou que não tem capacidade táctica para mudar ou adaptar-se.
medo muito medo....

se tem resultado, e resultou com ele o ano passado,  porque raio e que se havia de mudar para um sistema mais defensivo? 
o 442 com 2 PL e um autentico sucesso no tugao...  e se mesmo assim e mete a jogar a equipa como equipa pequena,  agora imagino ele jogar com um sistema mais defensivo..... dasssssss

assustador....

ele tem e que deixar as suas vacas sagradas no banco, e meter quem ja deu garantias,  Jardel e Eliseu.  e no meio campo deixar o pizzi no banco, e meter ai sangue novo como fez o ano passado com Renato,  neste caso que seja o FA.

Mas por jogares em 4-2-3-1 não tens que necessariamente ser mais defensivo.. Eu digo isto porque temos o meio campo todo roto e para mim o André Horta é mais um 10 que um 8.
Não sei se resultaria.

É um modelo mais defensivo sim, perdes um homem no ataque.

Mas pa uma equipa que leva 3 de Moreirense e Boavista uma táctica mais defensiva não seria mal pensado talvez.

Também já fomos campeões com o Quim na baliza mas isso não quer dizer que se jogarmos todos os anos com o Quim que vamos ser campeões à mesma

Mas se tiveres um jogador como o Horta, a atacar consegues ter na mesma sempre um homem muito próximo do Mitro.
E a defender dava aquela folga física que jogadores como o Pizzi precisam.
Mas mais uma vez volto a dizer que não sei se resultaria mas que se podia tentar.
se o pizzi precisa de descansar, entao que fique no banco/bancada para o fazer.   

o horta jogar mais avancado nao mudava nada, continuava a ser um medio, e o Mitro ou outro avancado continuaria a ser uma presa facil para os centrais. 

ter 2 avancados abre mais espacos,  e a prova disso e que desde que comecamos a jogar em 442 tem sido um autentico sucesso...

Olha o Sporting joga só com um avançado e o Bas Dost já leva 16 golos. Isso tudo depende do que a equipa produz ofensivamente. Claro que se forem só cruzamentos e passes sem progressão e objectividade não dá.
eles jogam com 2 avancados.

Sim agora jogam com o Alan Ruiz lá
no benfica tens 3 opcoes que dao garantias,  eles la so tem o bas doost.     os outros avancados sao flops, um autentico fracasso.  por isso ele agora tentar encontrar o parceiro ideal para o holandes...   
mas nao deixam de jogar em 442.


dfernandes

Citação de: +1benfiquista em 02 de Fevereiro de 2017, 19:36
Citação de: Gottschalk em 02 de Fevereiro de 2017, 18:33
Não estou a ver mudarmos para uma qualquer variante do 4-3-3 (4-2-3-1 ou 4-3-2-1) nesta altura da época.

O 4-4-2 é para manter. Até porque nunca houve sinais fortes do treinador desde que está cá que quisesse implementar realmente outro esquema.

Não concordo. No primeiro ano ele quis alterar o sistema e voltou atrás porque foram 6 anos a jogar de uma forma e ele sentiu que não tinha tempo para implementar o 4-3-3, 4-2-3-1 wtv...
Este ano, a construção do plantel apontou para uma alteração para um sistema de dois médios defensivos (como chegou a ser ensaiado há um ano com Samaris e Almeida) mas a ideia foi abortada ainda na pré-época por culpa da boa forma do Hortinha na altura.

Depois tens Nápoles, que correu mal. Acho que vontade de alterar o sistema não lhe falta...

Correu mal em Nápoles porque a equipa sofreu mais um golo parvo de bola parada e na 2ª parte teve mais um daqueles apagões monumentais de 20 minutos, e o guarda redes fez um jogo absolutamente horrendo.

Mas não foi pela mudança do sistema táctico que perdemos esse jogo. Aliás, a 1ª parte não foi nada má, o resultado de 1-0 era injusto, e a exibição foi bem mais equilibrada que tinha sido em Chaves, uns dias antes, jogo no qual só com muita sorte não chegamos ao intervalo a perder.

+1benfiquista

Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 19:42
Citação de: +1benfiquista em 02 de Fevereiro de 2017, 19:36
Citação de: Gottschalk em 02 de Fevereiro de 2017, 18:33
Não estou a ver mudarmos para uma qualquer variante do 4-3-3 (4-2-3-1 ou 4-3-2-1) nesta altura da época.

O 4-4-2 é para manter. Até porque nunca houve sinais fortes do treinador desde que está cá que quisesse implementar realmente outro esquema.

Não concordo. No primeiro ano ele quis alterar o sistema e voltou atrás porque foram 6 anos a jogar de uma forma e ele sentiu que não tinha tempo para implementar o 4-3-3, 4-2-3-1 wtv...
Este ano, a construção do plantel apontou para uma alteração para um sistema de dois médios defensivos (como chegou a ser ensaiado há um ano com Samaris e Almeida) mas a ideia foi abortada ainda na pré-época por culpa da boa forma do Hortinha na altura.

Depois tens Nápoles, que correu mal. Acho que vontade de alterar o sistema não lhe falta...

Correu mal em Nápoles porque a equipa sofreu mais um golo parvo de bola parada e na 2ª parte teve mais um daqueles apagões monumentais, e o guarda redes fez um jogo absolutamente horrendo.

Mas não foi pela mudança do sistema táctico que perdemos esse jogo. Aliás, a 1ª parte não foi nada má, o resultado de 1-0, e a exibição foi bem mais equilibrada que tinha sido em Chaves, uns dias antes, jogo no qual só com muita sorte não chegamos ao intervalo a perder.

Sim, mas não sei até que ponto foi essa a ilação que ele tirou do jogo. Já contra o Porto estabilizámos quando o Horta entrou para o lado do Pizzi.

dfernandes

Citação de: TMMSLB em 02 de Fevereiro de 2017, 19:30
Que seja titular no Domingo.

Não acredito minimamente nisso. Se o Pizzi não puder joga o Samaris ou mesmo o Almeida.

jgbg91

Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 19:42
Citação de: +1benfiquista em 02 de Fevereiro de 2017, 19:36
Citação de: Gottschalk em 02 de Fevereiro de 2017, 18:33
Não estou a ver mudarmos para uma qualquer variante do 4-3-3 (4-2-3-1 ou 4-3-2-1) nesta altura da época.

O 4-4-2 é para manter. Até porque nunca houve sinais fortes do treinador desde que está cá que quisesse implementar realmente outro esquema.

Não concordo. No primeiro ano ele quis alterar o sistema e voltou atrás porque foram 6 anos a jogar de uma forma e ele sentiu que não tinha tempo para implementar o 4-3-3, 4-2-3-1 wtv...
Este ano, a construção do plantel apontou para uma alteração para um sistema de dois médios defensivos (como chegou a ser ensaiado há um ano com Samaris e Almeida) mas a ideia foi abortada ainda na pré-época por culpa da boa forma do Hortinha na altura.

Depois tens Nápoles, que correu mal. Acho que vontade de alterar o sistema não lhe falta...

Correu mal em Nápoles porque a equipa sofreu mais um golo parvo de bola parada e na 2ª parte teve mais um daqueles apagões monumentais de 20 minutos, e o guarda redes fez um jogo absolutamente horrendo.

Mas não foi pela mudança do sistema táctico que perdemos esse jogo. Aliás, a 1ª parte não foi nada má, o resultado de 1-0 era injusto, e a exibição foi bem mais equilibrada que tinha sido em Chaves, uns dias antes, jogo no qual só com muita sorte não chegamos ao intervalo a perder.

só para completar, foi bem pior a exibição na segunda volta, do que em Napoles. Cá é que levamos um verdadeiro banho

Marcelo00

Pelo vídeo deu para perceber uma coisa... Sabe bater cantos. Finalmente alguém que saiba bater uma bola tensa. Estou saturado daqueles cantos em balão à Pizzi.

Parece ser mais rápido a executar os passes e mais precisos. Algo muito importante. Outra coisa que o Pizzi gosta de ser perdulário constantemente.

De resto é um Pizzi 2.0

Ficamos com 2 Pizzis mais coisa menos coisa, uma destro e outro esquerdino.  :slb2:

dfernandes

Citação de: +1benfiquista em 02 de Fevereiro de 2017, 19:44
Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 19:42
Citação de: +1benfiquista em 02 de Fevereiro de 2017, 19:36
Citação de: Gottschalk em 02 de Fevereiro de 2017, 18:33
Não estou a ver mudarmos para uma qualquer variante do 4-3-3 (4-2-3-1 ou 4-3-2-1) nesta altura da época.

O 4-4-2 é para manter. Até porque nunca houve sinais fortes do treinador desde que está cá que quisesse implementar realmente outro esquema.

Não concordo. No primeiro ano ele quis alterar o sistema e voltou atrás porque foram 6 anos a jogar de uma forma e ele sentiu que não tinha tempo para implementar o 4-3-3, 4-2-3-1 wtv...
Este ano, a construção do plantel apontou para uma alteração para um sistema de dois médios defensivos (como chegou a ser ensaiado há um ano com Samaris e Almeida) mas a ideia foi abortada ainda na pré-época por culpa da boa forma do Hortinha na altura.

Depois tens Nápoles, que correu mal. Acho que vontade de alterar o sistema não lhe falta...

Correu mal em Nápoles porque a equipa sofreu mais um golo parvo de bola parada e na 2ª parte teve mais um daqueles apagões monumentais, e o guarda redes fez um jogo absolutamente horrendo.

Mas não foi pela mudança do sistema táctico que perdemos esse jogo. Aliás, a 1ª parte não foi nada má, o resultado de 1-0, e a exibição foi bem mais equilibrada que tinha sido em Chaves, uns dias antes, jogo no qual só com muita sorte não chegamos ao intervalo a perder.

Sim, mas não sei até que ponto foi essa a ilação que ele tirou do jogo. Já contra o Porto estabilizámos quando o Horta entrou para o lado do Pizzi.

E não foi de certeza. Na cabeça dele deve ter pensado que foi por termos mudado a táctica que perdemos. Ele é extremamente supersticioso e às vezes parece que tem pouca confiança nos automatismos da equipa, e a ideia acaba por passar à equipa.

Dito isto... Há jogos e jogos e há fases e fases. Uma grande equipa não pode ter só uma táctica nem 1 plano de jogo.

No Dragão, por exemplo, sem Fejsa, estava na cara que era preciso entrar com mais um médio logo de início...

+1benfiquista

Citação de: Marcelo00 em 02 de Fevereiro de 2017, 19:45
Pelo vídeo deu para perceber uma coisa... Sabe bater cantos. Finalmente alguém que saiba bater uma bola tensa. Estou saturado daqueles cantos em balão à Pizzi.

Parece ser mais rápido a executar os passes e mais precisos. Algo muito importante. Outra coisa que o Pizzi gosta de ser perdulário constantemente.

De resto é um Pizzi 2.0

Ficamos com 2 Pizzis mais coisa menos coisa, uma destro e outro esquerdino.  :slb2:

Se for um Pizzi como o que tivemos até dezembro, é uma contratação genial.

SLBCARLOS

Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 19:44
Citação de: TMMSLB em 02 de Fevereiro de 2017, 19:30
Que seja titular no Domingo.

Não acredito minimamente nisso. Se o Pizzi não puder joga o Samaris ou mesmo o Almeida.
quem lancou o renato nao pode ter medo de lancar o FA que tem muita mais experiencia que tinha o Renato....

se meter o samaris ou pior ainda o AA  a 8.........  e que nem quero acreditar que isso possa sequer uma hipotese,  bem que o RV podia fazer o mesmo que o maicon.......................

dfernandes

Citação de: jgbg91 em 02 de Fevereiro de 2017, 19:45
Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 19:42
Citação de: +1benfiquista em 02 de Fevereiro de 2017, 19:36
Citação de: Gottschalk em 02 de Fevereiro de 2017, 18:33
Não estou a ver mudarmos para uma qualquer variante do 4-3-3 (4-2-3-1 ou 4-3-2-1) nesta altura da época.

O 4-4-2 é para manter. Até porque nunca houve sinais fortes do treinador desde que está cá que quisesse implementar realmente outro esquema.

Não concordo. No primeiro ano ele quis alterar o sistema e voltou atrás porque foram 6 anos a jogar de uma forma e ele sentiu que não tinha tempo para implementar o 4-3-3, 4-2-3-1 wtv...
Este ano, a construção do plantel apontou para uma alteração para um sistema de dois médios defensivos (como chegou a ser ensaiado há um ano com Samaris e Almeida) mas a ideia foi abortada ainda na pré-época por culpa da boa forma do Hortinha na altura.

Depois tens Nápoles, que correu mal. Acho que vontade de alterar o sistema não lhe falta...

Correu mal em Nápoles porque a equipa sofreu mais um golo parvo de bola parada e na 2ª parte teve mais um daqueles apagões monumentais de 20 minutos, e o guarda redes fez um jogo absolutamente horrendo.

Mas não foi pela mudança do sistema táctico que perdemos esse jogo. Aliás, a 1ª parte não foi nada má, o resultado de 1-0 era injusto, e a exibição foi bem mais equilibrada que tinha sido em Chaves, uns dias antes, jogo no qual só com muita sorte não chegamos ao intervalo a perder.

só para completar, foi bem pior a exibição na segunda volta, do que em Napoles. Cá é que levamos um verdadeiro banho

Completamente. E era um banho que já se esperava.

Aliás, as exibições do Benfica esta temporada em casa têm sido quase sempre uma desilusão, mesmo ganhando a maioria dos jogos no campeonato. Raramente temos sido seguros e mandões o jogo todo.

E na Champions não me lembro de uma partida tranquila ou bem jogada, até contra o Kiev... Só houve "desculpa" contra o Besiktas porque entrámos sem avançados de raíz, acho, porque estava toda a gente lesionada, e o Fejsa não aguentou mais 5 minutos...

+1benfiquista

Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 19:47
Citação de: +1benfiquista em 02 de Fevereiro de 2017, 19:44
Citação de: dfernandes em 02 de Fevereiro de 2017, 19:42
Citação de: +1benfiquista em 02 de Fevereiro de 2017, 19:36
Citação de: Gottschalk em 02 de Fevereiro de 2017, 18:33
Não estou a ver mudarmos para uma qualquer variante do 4-3-3 (4-2-3-1 ou 4-3-2-1) nesta altura da época.

O 4-4-2 é para manter. Até porque nunca houve sinais fortes do treinador desde que está cá que quisesse implementar realmente outro esquema.

Não concordo. No primeiro ano ele quis alterar o sistema e voltou atrás porque foram 6 anos a jogar de uma forma e ele sentiu que não tinha tempo para implementar o 4-3-3, 4-2-3-1 wtv...
Este ano, a construção do plantel apontou para uma alteração para um sistema de dois médios defensivos (como chegou a ser ensaiado há um ano com Samaris e Almeida) mas a ideia foi abortada ainda na pré-época por culpa da boa forma do Hortinha na altura.

Depois tens Nápoles, que correu mal. Acho que vontade de alterar o sistema não lhe falta...

Correu mal em Nápoles porque a equipa sofreu mais um golo parvo de bola parada e na 2ª parte teve mais um daqueles apagões monumentais, e o guarda redes fez um jogo absolutamente horrendo.

Mas não foi pela mudança do sistema táctico que perdemos esse jogo. Aliás, a 1ª parte não foi nada má, o resultado de 1-0, e a exibição foi bem mais equilibrada que tinha sido em Chaves, uns dias antes, jogo no qual só com muita sorte não chegamos ao intervalo a perder.

Sim, mas não sei até que ponto foi essa a ilação que ele tirou do jogo. Já contra o Porto estabilizámos quando o Horta entrou para o lado do Pizzi.

E não foi de certeza. Na cabeça dele deve ter pensado que foi por termos mudado a táctica que perdemos. Ele é extremamente supersticioso e às vezes parece que tem pouca confiança nos automatismos da equipa, e a ideia acaba por passar à equipa.

Dito isto... Há jogos e jogos e há fases e fases. Uma grande equipa não pode ter só uma táctica nem 1 plano de jogo.

No Dragão, por exemplo, sem Fejsa, estava na cara que era preciso entrar com mais um médio logo de início...

O grande entrave neste momento chama-se Jonas. Não é nenhum chavão, é a verdade. O Jonas rende muito numa posição específica dentro do 4-4-2, que quando ele está em forma para isso até se desdobra em 4-3-3 com o Jonas a fazer de terceiro homem do meio-campo e a aparecer para finalizar ao mesmo tempo. Sim, aquele Super Jonas que agora ainda não temos...