LE MF 1ª Mão: Fenerbahçe SK 1 - 0 SL Benfica, 25Abr. Qui. 20h00 *SIC*

Fenerbahçe SK 1 - 0 SL Benfica

Liga Europa


Fenerbahçe SK: Volkan Demirel, Gökhan Gönül, Egemen Korkmaz, Joseph Yobo, Reto Ziegler, Mehmet Topal, Raul Meireles, Cristian Baroni, Moussa Sow, Dirk Kuyt, Pierre Webó
Treinador: Aykut Kocaman
SL Benfica: Artur Moraes, Maxi Pereira, Jardel, Ezequiel Garay, Lorenzo Melgarejo, Nemanja Matić, André Gomes (Carlos Martins [81m]), Pablo Aimar (Nico Gaitán [46m]), Eduardo Salvio, Ola John (Rodrigo [64m]), Óscar Cardozo
Treinador: Jorge Jesus

PAslb

Alguém sabe o que o porco Meireles disse sobre esta eliminatória?

Obrigado.

| João |

O Fenerbahce tem tido melhores resultados fora que em casa nesta edicao da LE.

amlslb


Diogo20

Nené e a Liga Europa: «Benfica vai continuar a ganhar»

Nené, antigo jogador do Benfica, considera que os jogadores encarnados estão numa fase da época em que «conseguem transportar para o campo tudo o que de melhor têm». O antigo avançado da Luz crê, por isso, que as águias podem chegar à final da Liga Europa.

«É uma meia-final imprevisível, mas parece-me que os jogadores do Benfica, neste momento e nesta época, não estão a ter medo de ninguém e isso é bom porque quando isso acontece conseguem transportar para o campo tudo o que de melhor têm. Mesmo quando não joga bem, o Benfica tem ganho e vai continuar a ganhar», destacou Nené, em entrevista ao site da UEFA.

Nené, que enfrentou os turcos nos anos 70, olha para este Benfica e acredita que a equipa de Jesus pode eliminar Raul Meireles e companhia.

«Tenho a certeza o jogo na Turquia vai ser dificílimo, mas atrevo-me a dizer que vai passar. Há um Benfica predisposto a lutar pelo melhor resultado, que será sempre a vitória. Atrevo-me a dizer que vai passar. O Benfica está em alta e, por aquilo que conheço do futebol turco, do Fenerbahçe e do momento do Benfica, pode ganhar em qualquer estádio, mesmo no ambiente infernal que vai encontrar no campo do Fenerbahçe», afirmou.

O antigo avançado lembrou ainda a eliminatória da Taça dos Campeões quando o Benfica eliminou o Fenerbahçe.

«Nessa altura sabíamos quanto era poderoso o Benfica e se calhar isso serviu também um pouco de incentivo para nós podermos demonstrar a grandeza do clube. Fizemos valer os nossos direitos em casa, perante aquele empolgante público maravilhoso do Terceiro Anel.Com o 7-0 é evidente que não estávamos à espera de perder, mas perdemos bem. Não há dúvida, se ainda hoje dizem que o público turco é dos mais aficionados às suas equipas, já o era naquela altura. Sentimos um choque que foi difícil de digerir. Talvez a nossa concentração no jogo da Turquia não tivesse sido a melhor.»


Site zerozero.pt

Grande Nené, vindo deste enorme jogador é sempre ótimo.

Ruud

Nené recorda duelo entre Benfica e Fenerbahçe em 1975

Com Benfica e Fenerbahçe a defrontarem-se nas meias-finais, o UEFA.com falou com Nené, estrela na única vez em que as duas equipas se encontraram na Taça dos Campeões de 1975/76.



SL Benfica e Fenerbahçe SK apenas se defrontaram uma vez, na primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1975/76. Para a equipa de Portugal, contudo, o confronto perdura ainda na memória passados 38 anos.

O Benfica venceu por um total de 7-1 graças, em larga medida, à goleada de 7-0 infligida ao oponente na primeira mão, resultado que permanece ainda como a maior derrota do Fenerbahçe nas competições de clubes da UEFA. Nené, antigo internacional português e recordista de jogos disputados pelos "encarnados" em todas as provas, 802, foi um dos autores dos dois "hat-trick" nessa noite de 17 de Setembro de 1975, ao lado de Rui Jordão. Ainda ligado, como director de relações externas, ao clube de sempre – pelo qual actuou 18 anos, entre 1968 e 1986 –, Nené, actualmente com 63 anos, falou ao UEFA.com sobre esse memorável desafio, sobre defrontar adversários da Turquia e sobre a próxima meia-final da UEFA Europa League.

UEFA.com: O que recorda do jogo em casa frente ao Fenerbahçe?

Nené: Tinha um treinador que era uma das grandes estrelas do Brasil, Didi, bicampeão mundial como jogador em 1958 e 1962. Com a aproximação do jogo, ele fez umas declarações bombásticas a dizer que vinha ganhar ao Estádio da Luz ao Benfica. Nessa altura sabíamos quanto era poderoso o Benfica e se calhar isso serviu também um pouco de incentivo para nós podermos demonstrar a grandeza do clube. Fizemos valer os nossos direitos em casa, perante aquele empolgante público maravilhoso do Terceiro Anel.

UEFA.com: E do encontro na Turquia?

Nené: Com o 7-0 é evidente que não estávamos à espera de perder, mas perdemos bem. Não há dúvida, se ainda hoje dizem que o público turco é dos mais aficionados às suas equipas, já o era naquela altura. Sentimos um choque que foi difícil de digerir. Talvez a nossa concentração no jogo da Turquia não tivesse sido a melhor.

Em 1980/81 também jogámos com uma equipa turca, o Altay, na Taça das Taças. E como prevíamos, o jogo na Turquia foi muito difícil, o público sempre a puxar pela sua equipa, empatámos 0-0 e depois na volta no Estádio da Luz ganhámos facilmente por 4-0 e eu marquei um golo. Nessa altura o Estádio da Luz impunha respeito, principalmente a quem actuava pela primeira vez.

UEFA.com: Essa época de 1975/76 marcou uma mudança para o Benfica e também para si...

Nené: Sim, as épocas foram de luxo, em que o Benfica em Portugal ganhou tudo, e esteve muito bem na Europa. Mas os tempos começaram a mudar porque Eusébio, António Simões, Jaime Graça e Artur Jorge tinham deixado o clube. Começámos com um novo treinador, Mário Wilson, e com outros jogadores, mesmo eu nessa altura também ainda não era ponta-de-lança, era extremo-direito. Quando o Wilson pegou na equipa tentou ver em mim outro ponta-de-lança para jogar ao lado do Jordão e em boa hora o fez porque acabei por me tornar ponta-de-lança marcador de golos, aquilo de que o Benfica precisava.

UEFA.com: Cinco anos após o Fenerbahçe voltou a enfrentar uma equipa turca. Como foi?

Nené: Sim, em 1980/81 defrontámos o Altay na Taça dos Vencedores das Taças. E, como prevíamos, o jogo na Turquia foi muito difícil, com o público sempre a puxar pela sua equipa. Conseguimos empatar 0-0 e depois na volta, no Estádio da Luz, ganhámos facilmente por 4-0 e eu marquei um golo.

UEFA.com: E quais são as suas memórias da caminhada do Benfica até à final da Taça UEFA de 1982/83?

Nené: O Benfica estava muito forte com o [Sven-Göran] Eriksson. Ele arranjou forma de dar muito mais confiança e independência aos jogadores, acabou por tirar maior proveito de todos os atletas e também por isso a nossa campanha também foi excelente.

A Roma [adversária nos quartos-de-final] era uma equipa fortíssima, temida por toda a gente, com Falcão, [Bruno] Conti, [Carlo] Ancelotti... No entanto, surpreendemo-los no primeiro jogo em Roma, onde ganhámos 2-1, depois empatámos em casa 1-1 e seguimos em frente. Tivemos depois jogos bastante difíceis com o Craiova, da Roménia, nas meias-finais. Empatámos 0-0 em casa e, quando toda a gente pensava que o Benfica já não iria à final, arrancámos um empate 1-1 muito difícil fora e qualificámo-nos devido a esse golo.

Na final, o Anderlecht dessa altura era uma das melhores equipas da Europa, portanto forte, poderoso, aguerrido. É também preciso haver um pouco de sorte nisto tudo. Perdemos 1-0 na Bélgica e não merecíamos ter perdido. Depois, em casa, marcámos primeiro, mas talvez devido a alguma inexperiência europeia dos jogadores, pois tratava-se da primeira final do Benfica depois das cinco finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus na década de 1960, não conseguimos conquistar o troféu. Talvez não tivéssemos maturidade suficiente e isso provou-se em casa, quando estávamos a ganhar 1-0 e queríamos atacar mais. E acabou por ser o Anderlecht a fazê-lo, num contra-ataque.

UEFA.com: Qual o seu prognóstico para a meia-final entre Benfica e Fenerbahçe?

Nené: É uma meia-final imprevisível, mas parece-me que os jogadores do Benfica, neste momento e nesta época, não estão a ter medo de ninguém e isso é bom porque quando isso acontece conseguem transportar para o campo tudo o que de melhor têm. Mesmo quando não joga bem, o Benfica tem ganho e vai continuar a ganhar. Tenho a certeza que o jogo na Turquia vai ser dificílimo, mas atrevo-me a dizer que vai passar. Há um Benfica predisposto a lutar pelo resultado melhor, que será sempre a vitória. Atrevo-me a dizer que vai passar. O Benfica está em alta e, por aquilo que conheço do futebol turco, do Fenerbahçe e do momento do Benfica, pode ganhar em qualquer estádio, mesmo no ambiente infernal que vai encontrar no campo do Fenerbahçe.

http://pt.uefa.com/uefaeuropaleague/news/newsid=1942402.html#nene+recorda+duelo+entre+benfica+fenerbahce+1975

david_slb

Citação de: PAslb em 18 de Abril de 2013, 16:23
Alguém sabe o que o porco Meireles disse sobre esta eliminatória?

Obrigado.

Que o Benfica é enorme e que tem muita pena de nunca ter jogado por este clube.
Mas tal coisa é natural, visto que não passa de um jogador mediano.

Person14slb


PAslb


tquaresma

Pessoal, quando é que era suposto sair a decisão da UEFA sobre uma hipotética interdição do estádio? suponho que este silêncio seja uma boa notícia...


Kyoto

Citação de: Joäo em 18 de Abril de 2013, 15:46
E' curioso como as duas equipas tem a possibilidade de ganhar os mesmos tres trofeus.
a única diferença é que nós estamos a quatro pontos do segundo e vamos a casa deles, o Fenerbahçe está a 4 pontos do lider Galatasaray e recebe-os... na penultima jornada ;D


Gaizka

Bem ontem vi um jogo destes gajos prá taça e fiquei com a sensação que estava a ver o porco dos anos 90.
Sarrafeiros como tudo, sururus o jogo todo, perdas de tempo e acabaram por empatar 1-1 fora numa eliminatória que se joga a duas mães.

Presumo que vou chamar muitos nomes aos gajos dia 25 e dia 2...

M30

Citação de: Kyoto em 18 de Abril de 2013, 20:07
Citação de: Joäo em 18 de Abril de 2013, 15:46
E' curioso como as duas equipas tem a possibilidade de ganhar os mesmos tres trofeus.
a única diferença é que nós estamos a quatro pontos do segundo e vamos a casa deles, o Fenerbahçe está a 4 pontos do lider Galatasaray e recebe-os... na penultima jornada ;D
provavelmente vao fazer de bombos da festa, frente ao galatasaray. Já nós se tudo correr bem seremos nos a fazer a festa na pocilga.

djsc23

Citação de: tquaresma em 18 de Abril de 2013, 19:39
Pessoal, quando é que era suposto sair a decisão da UEFA sobre uma hipotética interdição do estádio? suponho que este silêncio seja uma boa notícia...
Já estão à venda os bilhetes para o jogo de cá por isso a ser interdito já não vai ser este ano.