César Martins

Defesa, 32 anos,
Brasil
Equipa Principal: 1 época (2014-2015), 9 jogos (544 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 2 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (1)

Tiago_SLB

Pode ser que esteja todo fdd e falhe os testes médicos  :-X

melo7

Boa análise aí atras: portanto é um bicho mas tacticamente não percebe puto da cena...




Estamos fodidos portanto.

smp a malhar

Eu vi o jogo contra o Lanus e portanto as conclusões que tiro são pouco fundamentadas...
Mas gostei sobretudo da velocidade que tem e a sua mais valia nos atributos fisicos..

Não me pareçe que seja um Leo Kanu ou Ascues, pois estes nunca na vida foram, nem serão associados a grandes clubes Italianos...

Vamos ver, mas não agoirem antes do tempo, temos mtos centrais no plantel...e nao é na posição de central que devemos ter tanta preocupação, existem outras situações(posiçoes especificas) bem mais importantes, face á escassez de jogadores( qualidade/rendimento/duraçao fisica ao longo da época)!

O-Rível

Se o Cortez evoluiu tanto tacticamente num espaço de tempo tão curto - mérito seu, mas reflexo sobretudo da qualidade de treino e da qualidade de intervenção do treinador - porque não pensar que poderá acontecer o mesmo com este miúdo?
É que até pela (excelente) análise do Ramiro, assumo que a comparação com o David Luíz só é feita por se tratar de um jogador jovem que vem de um escalão inferior, e que aparece sem saber ler nem escrever no Benfica. O perfil dele é, pelo que pude aferir, muito mais na linha do Mangala do que de David Luíz. O que não é necessariamente mau. Penso que precisávamos de um central rápido, combativo, que complementasse algumas das lacunas do Luisão e que só têm tendência para se agravarem. Este parece encaixar no tal perfil, e acredito que se tiver um mínimo de capacidade de aprendizagem, em pouco tempo poderá ter um rendimento decente. Não sei se poderá estar aqui um craque ou um cepo, mas prefiro esperar para vê-lo após a pré-época.

P.S.: Antes que algum energúmeno sem mais nada que fazer pegue na parte do "Cortez ter evoluído tanto tacticamente", sublinho que não estou a dizer que se tornou num bom jogador. É factual que de jogo para jogo revelou claras melhorias ao nível do seu posicionamento defensivo, no seu enquadramento colectivo, na percepção do jogo. É óbvio que essa evolução não foi suficiente para fazer dele um jogador com nível para nós. Porém, as exigências das posições que ocupam são diferentes, este miúdo parece ter muito mais potencial que o seu conterrâneo e, inserido numa lógica a médio prazo, para mim faz todo o sentido a sua vinda. A incapacidade que alguns demonstram em perceber o que um jogador pode dar, exigindo apenas nomes consagrados, por si só é algo assustadora, e torna-se ainda mais penoso quando esse factor é aliado ao "agente funerário" que cada um tem em si, e que faz com já se esteja a tirar as medidas para proceder ao enterro do jogador.

The Eagle 10

Citação de: melo7 em 20 de Junho de 2014, 23:04
Boa análise aí atras: portanto é um bicho mas tacticamente não percebe puto da cena...




Estamos fodidos portanto.
Por amor deus a parte táctica trabalha-se e se ele tiver qualidade vai singrar no Benfica.
Único futebol que tacticamente é muito evoluído é o europeu, o resto do mundo é fraco, os sul Americanos tem muita qualidade mas não tem o que futebolistas europeus têm, sentido táctico.
É claro se sair um ed carlos, ai não vale a pena trabalhá-lo.

pedro22

Em resumo,

- Aos 22 anos já são velhos.
- na 2ª divisão brasileira trabalha se mal o plano tático.
- temos de reduzir o passivo,os gastos com jogadores mas precisávamos de jogadores consagrados de qualidade indiscutível.

hertz

No outro dia estive a ver um vídeo de 14min que aí postaram e o que me pareceu é que ele é bom tecnicamente e até tem velocidade mas a nível de posicionamento e movimentações...até assusta!

Velazquez

Citação de: pedro22 em 20 de Junho de 2014, 23:51

- temos de reduzir o passivo,os gastos com jogadores mas precisávamos de jogadores consagrados de qualidade indiscutível.
Sim,e por isso deviamos contratar só não jogadores consagrados mas sim de indiscutivel qualidade.Deixarem-se de contratações duvidosas

pedro22

Citação de: Velazquez em 21 de Junho de 2014, 00:12
Citação de: pedro22 em 20 de Junho de 2014, 23:51

- temos de reduzir o passivo,os gastos com jogadores mas precisávamos de jogadores consagrados de qualidade indiscutível.
Sim,e por isso deviamos contratar só não jogadores consagrados mas sim de indiscutivel qualidade.Deixarem-se de contratações duvidosas

Primeiro vemos o jogador em ação e depois vemos se tem qualidade ou não .......

kingvata

Citação de: Ramiro Lopes em 20 de Junho de 2014, 17:46
César


Nome: César Henrique Martins
Data Nascimento: 28-12-1992
Posição: Defesa Central (Lado direito)
Nacionalidade: Brasileira
Altura: 1,90m
Peso: 78kg
Pé Preferido: Direito
Ex-Clubes: Atlético Sorocaba, Ponte Preta


César, central destro de 21 anos que joga sobre o lado direito, chega ao Benfica proveniente do Ponte Preta. Formado no Atlético Sorocaba (São Paulo), o brasileiro começou a jogar no Ponta Preta há menos de 1 ano. Em 2013 o Ponta Preta ficou em zona de despromoção do Brasileirão, fez uma prestação fraca na Copa do Brasil e foi à Final da Copa Sudamericana (Competição de segunda linha da América do Sul mas com muito menos qualidade que a Liga Europa). Este ano disputou o Campeonato Paulista e já começou a fazer os jogos da Série B. No total, César contabiliza 51 jogos, 3 golos e 3 expulsões (uma delas no seu último jogo) em competições como Brasileirão, Serie B, Copa do Brasil, Copa Sudamericana e Campeonato Paulista.

Vi 6 jogos dele: 4 da Sudamericana (Meia-Final contra São Paulo e Final a duas mãos contra o Lanús), 1 do Brasileirão contra o Flamengo e 1 do Campeonato Paulista contra o Palmeiras já em 2014. Fica a minha avaliação:

Fisicamente: É o seu ponto forte. Tem 1,90m mas é um jogador de uma passada enorme e de boa impulsão. São características que lhe permitem ter um estilo de jogo agressivo e que o ajudam a disfarçar as lacunas tácticas que tem. Comparando-o a alguém que passou pelo Benfica seria o David Luiz mas mais alto e menos ágil. Deixo aqui um gif de um momento do jogo contra o Lanús na Argentina em que após o canto a favor do Ponta Preta, o Lanús sai em contra-ataque e o César é obrigado a fazer um sprint incrível para ajudar a defender. Ele é o jogador que faz o desarme (se tiverem dificuldade em ver os gifs, abram-nos numa aba separadamente):


Defensivamente: É um jogador "selvagem" na maneira como aborda os lances saindo facilmente da sua posição para desarmar o portador da bola. Quando o avançado recebe a bola de costas para a baliza, tenta jogar em antecipação ou pressionar forte tentando o desarme. Quanto o jogador vem na sua direcção muitas vezes opta por tentar o desarme em vez de temporizar. É algo que por vezes lhe sai caro. Um pouco à imagem do David Luiz nos primeiros tempos no Benfica. É agressivo, não gosta de dar espaço mas é uma estratégia que tem de ser bem regrada para resultar. Deixo aqui 2 exemplos em que ele sai da sua posição e ataca quem tem a bola que muda de dono 3 vezes. Penso que é fácil de identificar o jogador:




Neste último lance é visível aquilo que eu disse: usa a sua capacidade física para compensar a sua falta de cultura táctica. Deixo aqui mais uns lances onde se percebe a maneira intempestiva como aborda alguns lances.

É o defesa que faz o carrinho:


Sai da sua posição para tentar ajudar o médio defensivo mas a única coisa que faz é atrapalhá-lho e ficar fora da jogada:


Ataca de primeira o Valdivia, é batido pela sua qualidade técnica e só a sua passada larga o faz recuperar o lance:


Este é o tipo de jogada que ele gosta. Mais rápido que o avançado, ganha a bola e depois mostra qualidade técnica na hora de sair a jogar:


Jogo aéreo: A capacidade atlética que já falei, valem-lhe praticamente todos os duelos de cabeça. O seu problema é mesmo a leitura do lance que faz com que por vezes falhe o tempo de salto e se posicione mal. Neste gif o Santiago Silva usou bem o seu corpo mas a abordagem do César devia ser outra  (é o jogador que falha o cabeceamento):


Mentalmente: Foi expulso 3 vezes no último ano mas, das duas que vi, não foi uma questão mental mas sim por causa da tal maneira agressiva como faz os desarmes (quando sai bem limpa o lance, quando são sai é um problema). Não me parece o tipo de jogador conflituoso, pelo contrário. Está sempre concentrado no jogo.

Tecnicamente: Comparo-o com o Jardel. Por vezes falha gestos técnicos de fácil execução mas depois também consegue mostrar categoria na hora de ter a bola. Num dos gifs acima vê-se essa habilidade. Fica aqui outra:


Construção de jogo: Assemelha-se ao Luisão. Nunca progride com a bola controlada como o David Luiz faz, nem tenta passes de ruptura muito longos como o Garay. Quando tem espaço joga fácil (curto ou mais longo), quando está apertado normalmente bate longo sem precisão ou tenta tirar o avançado da jogada (como no tal gif) para depois jogar simples.

Resumindo: Percebe-se a comparação com o David Luiz pela maneira de defender e por se tratar dum jovem vindo de uma divisão secundária do Brasil mas acho que é preciso contextualizar as coisas. O David chegou por empréstimo no ano em que fazia 20 anos e após passar no teste, custou cerca de 1 milhão de euros. O cenário ideal para o César seria o mesmo. Um empréstimo com opção de compra baixa e contextualizá-lo como 4º central. O César chega no ano em que faz 22 anos e, aparentemente, vai custar 3 milhões (um abuso tendo em conta que está na Serie B do Brasil e que ainda é um jogador imaturo)  quando o Benfica tem no quadro jogadores na linha dele (Mitrovic). Assumindo a saída do Garay, que o Sidnei e Steven não contam, o Benfica continua com Luisão (pelo menos mais 1 ou 2 anos), Lisandro, Mitrovic, Jardel e ainda jovens como o Fábio Cardoso e João Nunes. O sucesso do César vai implicar o insucesso de outros jogadores que deviam ser aposta visto que foram contratados/formados com esse  O0 O0propósito. Ou pelo menos deveriam ter sido.

De resto, esse tal sucesso vai depender de duas coisas: da sua capacidade em aprender e da paciência do Jesus em ensinar. Boa sorte e que nos dê alegrias!
O0

kingvata

As análises aqui feitas dizem sempre que o homem tem de aprender...e aprender...
Por isso vem para as nossa escolinhas e com uma bolsa de 3 milhões...

O tempo o dirá se este é o melhor caminho.

Do pouco que vi deste e do Djavan em termos de posicionamento defensivo até tenho medo que esbarrem um no outro durante os jogos  :coolsmiley:

novakdjokovic

Excelente Análise... Obrigado pelo post

Eu acho que este jogador não vem para substitui o Garay mas sim como um potencial central de futuro, por isso acho injusto estar a dizer que é uma má contratação.


melo7

Citação de: King 7 em 20 de Junho de 2014, 23:27
Citação de: melo7 em 20 de Junho de 2014, 23:04
Boa análise aí atras: portanto é um bicho mas tacticamente não percebe puto da cena...




Estamos fodidos portanto.
Por amor deus a parte táctica trabalha-se e se ele tiver qualidade vai singrar no Benfica.
Único futebol que tacticamente é muito evoluído é o europeu, o resto do mundo é fraco, os sul Americanos tem muita qualidade mas não tem o que futebolistas europeus têm, sentido táctico.
É claro se sair um ed carlos, ai não vale a pena trabalhá-lo.
Pois... O Cortez também só tinha de ser trabalhado defensivamente. Em Outubro ja nem era opção. Se este Cesar vem para substituir directamente o Garay estamos fodidos porque nós não temos tempo para um titular andar a aprender aspectos tácticos durante a época. Mas força nisso, em Janeiro está de volta ao Brasileirão

pantagruel

Boa análise. O gajo parece ser um verdadeiro bicho. Agora tem de ganhar cultura táctica para saber aproveitar as suas qualidades naturais, não adianta andar feito maluco atrás da bola a pressionar dois e três jogadores num raio de 30 metros.

odistraido