LE Final : SL Benfica 1 - 2 Chelsea FC, 15Maio. Qua. 19h45 *SIC*

SL Benfica 1 - 2 Chelsea FC

Liga Europa


SL Benfica: Artur Moraes, André Almeida, Luisão, Ezequiel Garay (Jardel [78m]), Lorenzo Melgarejo (Ola John [66m]), Nemanja Matić, Enzo Pérez, Eduardo Salvio, Nico Gaitán, Rodrigo (Lima [66m]), Óscar Cardozo
Treinador: Jorge Jesus
Chelsea FC: Petr Čech, Azpilicueta, Ivanović, Gary Cahill, Ashley Cole, David Luiz, Ramires, Frank Lampard, Juan Mata, Oscar, Fernando Torres
Treinador: Rafa Benítez
Golos: Óscar Cardozo (68)

chocapito


SonicYouth

Citação de: Meio_metro em 15 de Maio de 2013, 12:56
Citação de: SonicYouth em 15 de Maio de 2013, 12:55
P.S.: No dia em que o Benfica ganhar a sua 3 taça das "orelhinhas" bonitas, meto férias e apanho a minha real 1ª bebedeira em 30 anos!...
eu meti dois dias para esta...
Esta (para mim) foi estragada por sábado...
Ainda não recuperei... Espero logo estar mais feliz.

Cardoso81

Citação de: Tiago1982 em 15 de Maio de 2013, 12:50
Lembro-me como se fosse hoje da final de Viena com o Milão...

O Silvino na baliza e a capitão. Com o seu tradicional equipamento verde. Era o meu ídolo na altura e o jogador que me fez querer ser guarda-redes. Estava a mascar pastilha elástica... incrível como até desse pormenor me lembro.

A defesa era muito boa... a dupla de centrais era fabulosa: Aldair e Ricardo. Na esquerda o Samuel e na direita o Zé Carlos.

A partir daí... Thern (ainda hoje o admiro), Hernani e Valdo no miolo... Paneira pela direita e Pacheco pela esquerda no apoio ao melhor marcador do campeonato nacional, Mats Magnussen.

Nem queria acreditar que  o Eriksson ia por o Magnussen neste jogo. Mas também, como era possível deixar o melhor marcador da equipa de fora? Porque era um jogador que nos grandes jogos se eclipsava... nem parecia nórdico.

Eu torcia para que o titular fosse o Vata... não foi. Afinal tinha sido ele a canto do Valdo que nos tinha metido na final.

Do outro lado, a equipa mais forte do Mundo, orientada pelo melhor treinador do Mundo. Era o Milan dos 3 holandeses e do Arrigo Sacchi.

Só aquela defesa... Tassotti, Costacurta, Maldini e Baresi... um sonho! Rijkaard, o meu jogador preferido além fronteiras era o médio mais recuado, com Ancelotti, Evani e Colombo a apoiarem o maestro da equipa... Ruud Guulitt...

Na frente, o melhor ponta-de-lança que vi jogar, Marco Van Basten.

O Milão era favorito e a maldição de Bela Guttmann foi novamente evocada. Logo ali, na cidade onde o homem estava sepultado.

Houve um grupo de adeptos que foi à campa do mesmo tentar quebrar À força a maldição.

Mas não dava.

O Benfica defensivamente foi muito forte, mas bastou um deslize para que o Rijkaard se isolasse e batesse o Silvino.

Custou tanto!

Ainda era pequeno dois anos antes, mas lembro-me bem do Van Breeukelen se benzer depois de defender o penalty do Veloso.

Mas desta final lembro-me de tudo.

Tudinho!

Até das substituições. Minutos antes do golo, o Pacheco saía para entrar o César Brito. No desespero, o Svennie tirava o Paneira para lançar o Vata. Tarde de mais pensava eu, mas acreditei, até ao fim.

Mas não conseguimos. O Milão era muito forte. Caímos de pé e de cabeça erguida perante uma das melhores equipas de sempre.

A Liga Europa não é a mesma coisa que a antiga Taça dos Campeões.

Este Chelsea fica a anos luz do Milão do Sacchi...

Por isso, do meu Benfica, não espero nada menos que uma vitória. E será merecida.

Idem

Lembro-me que foi aos 22 minutos da segunda parte aquele trágico golo..
Gravei em cassete de vídeo VHS esse jogo...

Meio_metro

Citação de: SonicYouth em 15 de Maio de 2013, 12:58
Citação de: Meio_metro em 15 de Maio de 2013, 12:56
Citação de: SonicYouth em 15 de Maio de 2013, 12:55
P.S.: No dia em que o Benfica ganhar a sua 3 taça das "orelhinhas" bonitas, meto férias e apanho a minha real 1ª bebedeira em 30 anos!...
eu meti dois dias para esta...
Esta (para mim) foi estragada por sábado...
Ainda não recuperei... Espero logo estar mais feliz.
eu meti férias logo a seguir a meia final... depois foi só porrada que levamos...

Andris

Segundo ABOLA, o nosso 11 provável é:
Artur
André Almeida - Luisão - Garay - Melgarejo
Matic - Enzo Pérez
Salvio - Gaitán - Ola John
Cardozo

Mas...

CitaçãoNa manga poderá estar sempre Aimar, um veterano de quem se espera sempre magia, ou mesmo André Gomes, jovem que a meio-campo sabe pensar o jogo. Mas o mais provável é que Jesus aposte na regularidade e... em Óscar Cardozo.

imperium

Boa sorte e que amenize o sentimento dos adeptos do Benfica que tanto merecem boas noticias. Já para mim este jogo é zero. Não vou ver nem sequer quero saber do resultado!

Chefe

Já me consegui empolgar. Criticarem o circo da SIC por causa deste jogo e não terem um espelho para se lembrarem do que aconteceu quando o fóculporto esteve nas finais em todos, TODOS, os canais portugueses.

IRRA!!!

Chefe

Citação de: sardao em 15 de Maio de 2013, 12:41
Já fiquei mais animado... graças a dois amigos portistas!

Há 10 anos atrás, estive com eles a ver a final e a torcer pelo Porto (sim, eu torci pelo Porto naquele dia!). E eles deixaram a promessa, que um dia iam ser eles a ver e a torcer comigo pelo Benfica na final. Entretanto passou-se muito tempo, cada um foi para seu lado e fomos perdendo o rasto...

E eis que acabo de receber uma mensagem deles a relembrar-me que essa promessa vai ser cumprida. Não será no mesmo sítio como tínhamos combinado inicialmente, estaremos até a milhares de kms uns dos outros, mas sei que estarão 2 portistas a torcer fervorosamente pelo Benfica  :slb2:
:rua:

helderrocha

Citação
António Raminhos

Conversa real hoje:
Amigo sportinguista- Hoje sou do Chelsea desde pequenino! Benfica na Europa é para perder!
Raminhos- Que pena!
Amigo sportinguista- Pena o quê?
Raminhos-Que para o ano não te possa fazer o mesmo.

Meio_metro

Citação de: imperium em 15 de Maio de 2013, 13:00
Boa sorte e que amenize o sentimento dos adeptos do Benfica que tanto merecem boas noticias. Já para mim este jogo é zero. Não vou ver nem sequer quero saber do resultado!
já não basta nos tirarem o campeonato que ainda te vão tir a prazer de ver uma final europeia? vamos ganhar e acho que nunca mais te vais perdoar de não ver....

Rei

Eu torci pelo Sporting na final perdida para os Russos... :disgust: :bah2:

x@ng@i


Meio_metro


imperium

Citação de: Meio_metro em 15 de Maio de 2013, 13:03
Citação de: imperium em 15 de Maio de 2013, 13:00
Boa sorte e que amenize o sentimento dos adeptos do Benfica que tanto merecem boas noticias. Já para mim este jogo é zero. Não vou ver nem sequer quero saber do resultado!
já não basta nos tirarem o campeonato que ainda te vão tir a prazer de ver uma final europeia? vamos ganhar e acho que nunca mais te vais perdoar de não ver....
O campeonato tirou-me tudo. Eu não quero ver o Benfica no futebol nunca mais. Eu quero esquecer que o Benfica participa nesta modalidade.

pcssousa


Citação de: pevmac em 15 de Maio de 2013, 11:51
Tenho presente na memória aquela final a duas mãos com os belgas...era um catraio!
Vi a preto e branco, na companhia da minha falecida Avó (que saudades de ter o jantar sevido por ela, e eu fixamente vidrado na tv!!! "Come filho...olha que eles assim não marcam!") as finais com PSV e Milan! Doeu...ainda hoje dói! Mas a alma aconchegou esse sentimento de frustração, e transformou-o num desejo permanente de glória!
Li e reli, vi e absorvi, ouvi e sonhei com as décadas de ouro da nossa história! Eu queria tanto ter estado presente nesses tempos áureos...mas o meu tempo era outro...
O meu tempo fez-se de muitos amargos de boca, de murros nos estômago, de uma autêntica descia aos infernos...
No percurso da minha vida, relembro encontros épicos que me deixaram a sonhar...em Londres com o Arsenal, em Leverkusen, os 3-6 em Alvalade, as eliminatórias equilibradas com Parma e Juve...
Os estudos superiores levaram-me para Lisboa, capital de muita fé benfiquista! Ainda nem me tinha matriculado na universidade, e já estava a subir a escadaria da Catedral, olhos arregalados perante a Majestosa Águia, no intuíto de me tornar sócio do Maior!
Foram jogos e jogos na antiga Luz, mas a fé inabalável parecia querer desvanecer em todos os Benfiquistas! O Clube mergulhava em águas turvas, qual barco sem rumo destinado à correnteza de um negro mar imerso em cerrado nevoeiro...
os últimos tempos têm servido para que aquela Chama Imensa venha ganhando alguma força, iluminando o espírito de cada um de nós, polvilhado de esperança o futuro que nos espera...
Mas os murros no estômago teimam em aparecer...as descidas repentinas do céu ao inferno parecem uma qualquer carreira da Carris, com paragens definidas, após longas esperas e cansativas viagens...
Passados 23 anos, continuo vivo para ver a minha Paixão em nova Final Europeia!
Meus amigos...é uma BENÇÃO! É para DISFRUTAR! É PARA SONHAR!!!
Se se passarem mais 23 anos, eu estarei a entrar nos 60...nem sei se cá andarei!
Eu hoje não quero pensar nas frustações! Mas também não posso apagá-las...
Hoje é um dia especial...único, como tantos outros que edificaram a nossa história!
E como tal, é um dia para aproveitar! O que eu desejo? Não...não é só a vitória do Benfica!
É que todos vós, tal como eu, sintam ORGULHO por estarmos hoje onde ESTAMOS!
Sintam-se VAIDOSOS! Saltitem como PAPOILAS! Escutem o som que já se consegue ouvir, ao ritmo palpitante dos batimentos cardíacos...
"BENFICA!!! BENFICA!!! BENFICA!!!..."

Sabes, partilho também muitos desses momentos... a 2ª mão da final contra o Anderlecht que estava para não dar na Tv e só deu por influência do Presidente da República Ramalho Eanes (só que tive a felicidade de a ver a cores), a alegria do golo do Shéu e a desilusão com o golo do Lozano... o meu primeiro jogo na Luz, a mítica meia-final contra Steaua e depois a tristeza dos penalties de Estugarda... Eusébio a subir ao relvado na meia-final com o Marselha e o estádio em polvorosa, todo a tremer. E depois a mágoa da final perdida em Viena...
Os míticos jogos europeus em Highbury, em Leverkusen, em Liverpool... tantas e tantas memórias, tantos sonhos com as nossas equipas do passado que hoje poderão ver vingadas as suas derrotas.

Mais uma vez evoco os nomes dos grandes homens presentes na final de Amesterdão há 51 anos e que já não se encontram entre nós:
- Alberto da Costa Pereira, que seja mais um par de mãos invisíveis ajudando a nossa baliza a manter-se inviolável
- Domiciano Cavém, que ajude Melgarejo na árdua tarefa de fechar o corredor esquerdo e que faça umas dobras sem ninguém ver
- Germano Figueiredo, que a sua inacreditável capacidade de desarme e sair a jogar com a bola controlada inspirem luisão e Garay
- José Águas, que ajude a desviar umas bolas para dentro da baliza adversária sem que ninguém note muito e que no final erga a meias com Luisão a Taça e finalmente possa descansar pois ergueu uma Taça em Amesterdão!
- Béla Guttmann, que aconselhe Jorge Jesus a dizer aos jogadores o mesmo que disse aos seus há 51 anos atrás: eles são só 11 e vamos ganhar!



Glória ao SPORT LISBOA E BENFICA!