A minha opinião sobre JJ

benfiquista1984

Apesar de já existir um tópico sobre Jorge Jesus, resolvi criar 1 para o meu post visto que o que pretendo falar é muito extenso.

Boa noite, depois das emoções vividas do clássico e da final em Amesterdão, decidi expor o meu ponto de vista acerca dos últimos 4 anos de Jorge Jesus no comando do Benfica. Trata-se apenas de uma opinião que pode ser tão válida como qualquer outra.

   O Benfica nos últimos 4 anos tem vindo a desenvolver um trabalho superior em relação a anos transactos, no entanto julgo que muito mais se poderia ter alcançado durante estes anos. Várias vezes ficámos no "quase", "quase isto", "quase aquilo", não sei se me estão a entender...

Quais as razões que levaram que em 4 anos com tanto investimento monetário se ganhasse tão pouco?
   Bem as razões podem ser as mais variadas: mau planeamento da equipa no inicio da época, péssimas  arbitragens, bastante azar.

Estas razões valem à volta de 50 % do insucesso do Benfica, os outros 50 % são da inteira responsabilidade de Jorge Jesus, muitos de vós provavelmente pensarão, este "gajo" está a ser injusto, o Benfica só está no topo em todas as frentes graças ao treinador, eu reconheço que sim.
   Então estou a criar aqui algo de ambíguo ou antagónico, será que é possível que alguém possa ser ao mesmo tempo a "cura e a doença"?

   Eu penso que sim, o Jorge Jesus tem aspectos positivos, mas também aspectos negativos que acabam muitas vezes por anular o que o treinador faz de bom.
Julgo que após 4 anos esta é a melhor altura para fazermos um "raio-X" ao nosso treinador:

Então o que é que o treinador do Benfica tem que faz chegar tão longe?

   Na minha opinião, é o melhor do mundo a trabalhar os seus jogadores em termos tácticos, é incansável a dar indicações tendo em vista a perfeição táctica, isto no futebol moderno é essencial!
   Os jogadores do Benfica sabem sempre que terrenos pisar, e quando não sabem levam prontamente reprimenda, mesmo aqueles que revelam alguma relutância em fazer o que o treinador pede, são a seu tempo vencidos pela repetição incansável de Jorge Jesus.

   Outro aspecto positivo, é um aspecto que para muitos é motivo de risota, a maneira do treinador comunicar para com os seus atletas parece-me ser muito boa, fala uma língua simples (sem recorrer a Manuel machades), em que os jogadores interiorizam tudo.
   Não podemos confundir a comunicação efectuada nas conferências de imprensa e a comunicação que ele faz com os seus jogadores, são maneiras de comunicar completamente diferentes.
   Na verdade, em termos de comunicação a imprensa, não julgo que seja mau é apenas mediano, mas também o futebol não precisa assim de tantos "mind games", o que precisa é de ser jogado no relvado.
   Um aparte, um dos piores treinadores que vi no Benfica nos últimos 10 anos foi o senhor Quique Flores, era um mestre nas conferências de imprensa e um desastre na arte de treinar.

   Em termos de matéria disciplinar, observa-se que o treinador do Benfica tem mão nos seus jogadores. De facto conseguir manter na ordem jogadores como Cardozo, Enzo Perez, Carlos Martins não é para todos...
   E se olharmos com atenção para o trajecto de Jorge Jesus, não se vê grandes atritos entre jogadores e treinador, sim por vezes (principalmente jogadores que saíram do Benfica) vê-se uma boca ou outra mas nada de por ai além.
Nota-se que em termos gerais os jogadores gostam do treinador ,respeitam-no e um ponto muito importante – não o esquecem.


   Algo ligado ao respeito que os jogadores nutrem pelo treinador, é a sua personalidade, que parece-me ser bastante temperamental. Não quero entrar muito por este aspecto porque seria necessário conviver com a pessoa em causa, portanto tudo isto é pura especulação.
   Como já disse acima dá a ideia de ser temperamental mas muito directo com os jogadores, é bem possível que diga aquilo que pensa sem muitos rodeios. Coloco-me na posição de jogador de futebol e posso dizer que seria a melhor coisa que me poderiam fazer, nunca gostei de joguinhos...
Nota-se que é alguém muito determinado.

Depois dito isto, onde é que Jorge Jesus falha?

   A primeira questão tem haver com aquilo que disse acima, a sua determinação é boa, até certo ponto!
   Havia uma pessoa que eu conhecia que dizia que quando a teimosia passa aquilo que é aceitável transformasse em burrice.
   Se observar-mos, foi a sua persistência e determinação que criaram magníficos jogadores de futebol: Di maria (que muita gente anunciava o seu regresso à argentina), fabio coentrão (perdido em empréstimos), o cardozo neste momento é muito mais jogador do que na altura que Jorge Jesus chega ao Benfica, ele estava sempre relegado no Banco (se bem me recordo a sua utilização foi preterida em relação ao suazo).
Javi Garcia também foi seu produto, hoje em dia temos o Enzo transformado em médio, por ai adiante...
   Só que isto não têm sido só rosas. Neste capitulo temos o pior de Jorge Jesus e que nos custou muito sofrimento de bancada:
A utilização de jogadores que toda a gente, observa que não têm capacidade mínima para jogar no Benfica. Todos os anos o treinador do Benfica tem um jogador, que eu lhe chamo o jogador fetiche:

   O primeiro foi a utilização de Roberto como guarda-redes, mesmo que ele fosse bom jogador, via-se à distância que estava emocionalmente perturbado, a sistemática perda de pontos devido aos "patos" escandalosos que levava deixava-o cada vez mais intranquilo, digamos que era como um efeito domino. Jorge Jesus em vez de meter um ponto final na situação constrangedora, achou que aquilo iria mudar, a sua determinação foi tão longe que o Benfica perdeu mais de uma dezena de pontos (à volta disso) por culpa de um guarda-redes que não estava capaz de jogar nem numa terceira divisão. Eu tenho quase a certeza que com um Guarda-rede minimamente capaz (era preferível um júnior) teríamos lutado pelo título nesse ano.

   O segundo caso alarmante, a utilização Emerson. Se o primeiro caso ainda poderiamos referir que Jorge Jesus estaria obrigado de certa maneira a usar o Roberto, porque o seu preço (10 milhões de euros, julgo eu) assim o exigia. Neste caso foi um jogador barato. Eu que não sou nenhum expert na matéria mas vi logo nos 3 primeiros jogos que era 1 jogador muito fraco. Lembro-me que em cada 10 passes que efectuava, falhava 6. Não sabia colocar-se no terreno, tinha estampa física mas não sabia como usá-la, não era rápido.... Enfim não servia para nada.
Aquele lado esquerdo era uma auto-estrada.
Auto-estrada essa que serviu para o Porto ser campeão.

   O terceiro caso e o mais recente fetiche de Jesus, chama-se Roderick Miranda, não vou falar nas qualidades do jovem por respeito. Formou-se no Benfica e isso merece a minha consideração.
Fico-me por isto: alguém tem de lhe dizer que se enganou na profissão, enquanto ainda é tempo.

Poderia falar na utilização errada de outros jogadores mas abstenho-me de o fazer porque estes são aqueles que mais prejudicaram o Benfica.


   
   Ligado à falta de qualidade de alguns jogadores está a falta de olho que o nosso treinador tem, de facto seria um péssimo olheiro (pelo menos no Benfica), a grande parte dos jogadores que ele recomendou para contratação são de péssima qualidade, alguns exemplos são: Kardec, Felippe menezes etc.
Alguns acertou é certo, ao que parece foi ele que deu o aval na contratação de Matic. Mas foram mais os erros que os acertos...

E se aliar-mos o excesso de determinação (teimosia) a erros estratégicos?

Este é o ponto onde Jorge Jesus pensa ser mais forte mas não é!
Quer dizer, ele em grande parte dos jogos estrategicamente até se safa: Monta a equipa inicial bem, faz as substituições de forma eficaz...
   Dá-me a sensação que a pressão de jogos de grande envergadura ou de importância vital lhe faz perder a lucidez.
O que eu quero dizer é que nos momento críticos Jesus falha!

Já foram bastantes e que custaram pontos e eliminatórias. Os erros estratégicos que mais me custaram foi a utilização de David luiz a lateral esquerdo com o Porto e com o Liverpool.
   Obviamente que tenho de referir estes mais recentes, que foi a utilização de Carlos Martins e Aimar no jogo com o Estoril.  Há muito que deveria se ter tido uma conversa com o Carlos e explicar-lhe que não tem mais condições para jogar no Benfica. Neste caso poderia-se subir o Miguel Rosa que não é extraordinário mas é jovem e acima da média. O mesmo se aplica a Aimar.
Podem não acreditar mas no momento que vi o Carlos entrar no Benfica pensei logo no pior.

   O erros estratégicos iniciais não se aplicaram ao jogo de ontem com o Porto. Ao contrário da maior parte das pessoas considero que no jogo de ontem Jesus pensou muito bem a mecânica que deveria aplicar, digo que a maneira de jogar do Benfica foi das mais inteligentes que já vi e que ninguém no seu perfeito juízo iria jogar aberto sabendo que o meio campo do Porto é fortíssimo.
Não existiram erros estratégicos, mas apareceu o jogador fetiche deste ano que naquela jogada do Kelvin poderia ter feito muito melhor. Mas enfim não se pode culpar quem não tem culpa.
Não é o Roderick quem escolhe quem entra, ele simplesmente entra e faz aquilo que sabe, ponto final.
Diga-se de passagem que o Aimar também não foi fazer nada no jogo.

Há pessoas que me dizem: "então e tu punhas quem a jogar?"; "O Jesus não tem mais ninguém"·

   A minha resposta é que num clube com a dimensão do Benfica, com equipa B e camadas jovens, há sempre opções. Sempre!
Vejam o exemplo de Mourinho, não joga Pepe, lança Varane.
Se o Benfica não tem ninguém na equipa B capaz, que vá aos juniores, não me venham com a treta de queimar etapas, que isso não cola, vejam as equipas holandesas não têm problemas com isso. Além do mais o plantel do Benfica tem jogadores experientes que podem apoiar qualquer jovem que apareça.

Já agora onde anda André Gomes!?

   Por fim o último problema de Jesus, que admito seja pouco consensual, varia de pessoa para pessoa. A táctica usada para se ganhar jogos é em minha opinião importantíssima.
   Continuo com a opinião que um sistema tão aberto de jogo é demasiado perigoso, é como viver constantemente no limbo, sem contar que os jogadores de meio-campo são submetidos a uma carga de esforço quase "paranormal". Fico perplexo como é que Matic e Enzo não estão em sub-esforço.
Quer dizer se calhar até estão...
Este problema levar-nos-ia a um outro problema a gestão de esforço efectuado por Jesus. Fica para outra altura, porque ai também tinha muito por onde pegar.

Posto isto, vê-se que as próximas temporadas serão ricas no lado bom e no pior de Jesus.
A incógnita no inicio de cada época é simples: qual dos dois lado penderá mais para este ano?

Não menciono nada referente a Amesterdão porque penso que neste caso Jorge Jesus fez tudo o que podia, aqui foi mesmo falta de sorte. :disgust:

Resta-me apenas observar 1 pseudo-treinador ganhar outro campeonato sem saber ler e escrever.


E pluribus unum.

miki_moto

post mais largo q já vi no SB

brankinho_gaspar

Para falar do JJ existe tópico.

sardao

Com todo o respeito, não vejo em que é que o teu texto justifica a abertura de um tópico. É apenas a tua opinião sobre o JJ e um balanço ao trabalho dele no Benfica. Cabe perfeitamente no tópico dele. O fórum tem uma boa organização mas a abertura de  tópicos por tudo e por nada não o favorece.

PabloAim@r

Se cada um passasse a ter um tópico para dar a sua opinião, isto havia de ser bonito, havia! ;D

Viciado no Benfica

Por maior que seja o post faz mais sentido inclui-lo num tópico existente