Bernardo Silva

Médio, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 3 jogos (31 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 38 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Shoky

Citação de: MiMiMiccoli10 em 15 de Maio de 2026, 20:45
Citação de: Shoky em 15 de Maio de 2026, 20:40
Citação de: Dos_Anjos em 15 de Maio de 2026, 13:03Muito bem, demonstra carácter.

Os 65% quiseram foi os Rafas, portanto agora que não chorem pelos Bernardos.

É incomparável o que um deu ao Benfica e o que o outro deu. O Rafa é uma grande figura do Benfica, o Bernardo fez 3 jogos oficiais.
Estás a comparar alhos com bugalhos.

O Bernardo nunca poderia fazer carreira no Benfica no futebol moderno porque é Top Mundial e capitão do Manchester City. É o jogador mais utilizado na carreira do melhor treinador da história. O Bernardo tem 6 Premier Leagues (!!!!!) e 1 Champions. Querias que tivesse 4 tugões era?

Alhos com bugalhos.

A única coisa que dá para comparar é o Benfiquismo, dentro de campo não faz sentido comparar. Ao Bernardo nunca foi permitido fazer carreira no Benfica, seja pelo talento, seja pelo JorgeMendes/Vieira/RuiCosta.

A única coisa que podemos comparar é o Benfiquismo.

https://tribuna.expresso.pt/benfica/2020-10-26-Bernardo-Silva-o-socio-descontente-Os-benfiquistas-nao-merecem-os-esquemas-as-mentiras-e-tentativas-de-OPAs-ilegais

Bernardo não dá 100 Rafas Silvas. Dá 10000000000.

O que o Bernardo deu ao Benfica é muito mais do que o Rafa Silva alguma vez poderia sonhar.

O Bernardo deu 15 milhões ao Benfica.
Tanto como o Ivan Cavaleiro. Menos ainda, que esse ainda fez um golito e umas assistências.

O Bernardo é excelente mas é nas bancadas. Dentro do campo, é uma inexistência na nossa história. Se viesse hoje podia contrariar essa ideia. Não quis. Paciência.

Jack Teller

Oh Bernardo queres vir para o Benfica?
-Quero!

O que precisas para assinar?
-Um treinador, um projeto desportivo, um clube com ambição e com uma massa adepta exigente.

Volta daqui a 4 anos. Obrigado.

Esbutenado

Citação de: Shoky em 15 de Maio de 2026, 10:56Passou a carreira toda a alimentar esta novela. Ele, por opção própria. Ninguém o obrigou a oferecer-se ao Benfica. Dizia que queria cumprir esse sonho, não queria vir em fim de carreira, mas em condições de ajudar, bla bla bla.

É mais que natural que agora as pessoas se virem contra ele. Vai fazer 32 anos. É a última chance de cumprir com o que dizia. E o que diz ele? Nesta fase, para o Benfica é que não.

Então, obviamente que o Benfica só tem uma coisa a fazer, fechar-lhe definitivamente as portas. Daqui a 2 ou 3 anos, de andarilho, que vá jogar ao pau com os ursos.
E se acham que não volta por ser o Rui Costa, ainda são mais tapadinhos que eu pensava. Ele não voltaria com ninguém, a estrelinha. Ele vê o Benfica como algo inferior.

Ele não deve nada ao Benfica, mas o Benfica também não lhe deve nada. É livre de tomar as suas decisões profissionais, mas os Benfiquistas também são livres de dizer que ele é mais um como todos os outros. Seja muito feliz, mas longe daqui. Não o quero cá.

Desta vez estás errado, com Noronha Lopes a presidente o Bernardo já tinha assinado por nós, e sei do que falo. O Bernardo nunca viria para o Benfica com o banana a presidente, tão simples quanto isto.

Filipevermelho

Quando ninguém o quiser vai querer voltar.
Espero que nessa altura quem estiver a frente do clube lhe mostre o dedo do meio.

Boxtobox

Citação de: nwpt em 15 de Maio de 2026, 20:51
Citação de: Jeremy em 15 de Maio de 2026, 18:48Se fosse Benfiquista voltava agora e fazia 3-4 epocas de alto nivel.

Um verdadeiro Benfiquista abomina o abjeto Bosta e respetiva corja, tal como o Bernardo.

Ora aí está.

Hoje não porque já me resignei à morte do verdadeiro Benfica, mas já chorei e tive noites sem dormir à custa do Benfica. E eu no lugar do Bernardo também não vinha para o Benfica no contexto atual.

Special_Red

No Benfica o Bernardo não é mais q qq um da formação.

Pelos vistos está contente com isso. Por isso boa sorte no seu futuro clube.

Sequel

Eu bem dizia, mas a malta adora glorificar tudo o que faz juras de amor ao Benfica.

Não aprendem.

Sequel

Citação de: Shoky em 15 de Maio de 2026, 20:44
Citação de: Avante em 15 de Maio de 2026, 13:48
Citação de: rdr10 em 15 de Maio de 2026, 11:34
Citação de: melo7 em 15 de Maio de 2026, 11:28
Citação de: Shoky em 15 de Maio de 2026, 10:56Passou a carreira toda a alimentar esta novela. Ele, por opção própria. Ninguém o obrigou a oferecer-se ao Benfica. Dizia que queria cumprir esse sonho, não queria vir em fim de carreira, mas em condições de ajudar, bla bla bla.

É mais que natural que agora as pessoas se virem contra ele. Vai fazer 32 anos. É a última chance de cumprir com o que dizia. E o que diz ele? Nesta fase, para o Benfica é que não.

Então, obviamente que o Benfica só tem uma coisa a fazer, fechar-lhe definitivamente as portas. Daqui a 2 ou 3 anos, de andarilho, que vá jogar ao pau com os ursos.
E se acham que não volta por ser o Rui Costa, ainda são mais tapadinhos que eu pensava. Ele não voltaria com ninguém, a estrelinha. Ele vê o Benfica como algo inferior.

Ele não deve nada ao Benfica, mas o Benfica também não lhe deve nada. É livre de tomar as suas decisões profissionais, mas os Benfiquistas também são livres de dizer que ele é mais um como todos os outros. Seja muito feliz, mas longe daqui. Não o quero cá.
O primeiro parágrafo é muito importante de se sublinhar nestas histórias.

Por muito desacordo que tenhamos com esta Direção (ou outra), sobre isto não se pode atacar. O Benfica não tem culpa que os ex-jogadores andem a fazer declarações de amor e de intenções de voltar.

São os jogadores que por sua vontade fazem essas declarações. Por ingenuidade ou por interesse, são os próprios jogadores que se vinculam a uma decisão futura baseada no amor ao Clube. Ninguém lhes pediu.

É perfeitamente normal que, quando esse tempo chega (o final de carreira) e as circunstâncias assim o tornam possível (final de contrato) é normal que os adeptos perguntem "Então? Como é? Sempre voltas? É que passaste a vida a dizer que querias voltar".

E o que temos visto é que o dinheiro fala mais alto. Falou com o David Luiz, falou com o Semedo e estará a falar mais cedo com o Bernardo. É legítimo que os adeptos estejam desiludidos. Andaram a "adorar" o jogador e ele agora volta atrás.

Por isso é facil: nao falem do Benfica. Nos agradecemos.

Se ele é benfiquista porque raio não haveria de falar do Benfica?
Estamos a falar de um gajo que depois de jogos por outros clubes apanhava o avião e ia ver jogos do Benfica no norte de Portugal.

A malta é que confunde tudo, sempre lhe fizeram a perguntar de querer regressar, e ele nunca mudou a conversa "mais tarde, e se ainda estiver em condições". Aos 31 anos ele não quer vir para um clube que está literalmente no lodo, onde todo e qualquer jogador é tratado abaixo de merda para não terem que culpar o presidente, que nem a liga dos campeões vai disputar e ainda por cima não paga ao nível de cem clubes que vão fazer proposta.

O Bernardo não deixa de ser Benfiquista por não vir, eu também não viria nestas condições sendo o Bernardo, e obviamente que falo do Rui Costa, que transformou o Benfica num clube absolutamente mediocre.

O vieirismo (e a sociedade moderna, diga-se) não só transformou o clube, como transformou os seus adeptos.

Basta ir ler a diarreia mental nas redes sociais sobre o possível regresso do Bernardo Silva nos últimos cinco ou seis anos para perceber que há um conjunto de circunstâncias que faz com que o Bernardo não queira vir agora, e não apenas a questão financeira.

Os mais tapadinhos vão pensar que o Bernardo é só um peseteiro...

O Bernardo é inteligente o suficiente para perceber que tem tudo a perder se voltar a este Benfica neste momento; e se não for, tem agentes e conselheiros que o avisam.

O que o Shoky está a dizer é que temos de tentar perceber esses adeptos tapadinhos, que geralmente são os mesmos que levam o clube ao abismo? Fuck that.

Ainda hei de perceber o que é que o Bernardo disse de mal.

O Bernardo é uma desilusão épica. Uma carreira inteira a dizer que queria voltar ao Benfica aos 30 ou 31. Ainda com algo para dar.

E o que nos deu ele? Um não redondo nessas condições. Foi ele a fazer as juras de amor, não eu.

E a culpa é do Rui Costa? Tretas e mais tretas. Se fosse, ele posicionava-se e nunca o fez. Deixou o Noronha Lopes morrer à sede nas últimas eleições. Conscientemente. E agora voltou a não tocar no nome do presidente.

Desilusão épica. Mas, se calhar, ainda bem. Dispenso mais D. Sebastiões. O primeiro já deu merda da grossa.

Quando o Bernardo quiser voltar, por mim era fechar a porta mesmo na cara.

Isto, palavra por palavra.

komytis

matadu

Também acho que, se não vem por causa da direção, não teria mal nenhum dizê-lo em público.

Deu me a entender que não vem porque acha que ainda tem mais para dar naquele nível. O que é verdade. Mas contraria aquilo que tem vindo a dizer ao longo da carreira.

cristiano_1904

Citação de: rdr10 em 15 de Maio de 2026, 15:03
Citação de: cristiano_1904 em 15 de Maio de 2026, 13:01
Citação de: rdr10 em 15 de Maio de 2026, 12:52
Citação de: cristiano_1904 em 15 de Maio de 2026, 12:24
Citação de: rdr10 em 15 de Maio de 2026, 12:20
Citação de: cristiano_1904 em 15 de Maio de 2026, 12:03
Citação de: rdr10 em 15 de Maio de 2026, 11:55
Citação de: cristiano_1904 em 15 de Maio de 2026, 11:54
Citação de: joaonunes em 15 de Maio de 2026, 10:54
Citação de: cristiano_1904 em 15 de Maio de 2026, 10:50
Citação de: joaonunes em 15 de Maio de 2026, 10:43
Citação de: Croissant em 15 de Maio de 2026, 10:35
Citação de: skydevil em 15 de Maio de 2026, 10:30
Citação de: Croissant em 15 de Maio de 2026, 10:26Lógica de muita malta:
Ah e tal vou rejeitar um ordenado de 150K€ anuais em França e continuar a receber 35K anuais em Portugal porque assim mantenho a minha lealdade a Portugal.

E não há nenhum problema em escolher França, agora torna-se desnecessário fazer juras de amor aos portugueses e que vai voltar aos 32 anos para ainda ser útil.

No nivel da nossa liga e se ele não tiver nenhuma lesão que o limite, ia ser um jogador muito acima da média até aos 37 anos, tranquilamente.
Basta ver os veteranos que foram bons jogadores em toda a carreira que têm cá jogado, muitos deles quase aos 40 ainda dão cartas.

Se estamos a falar de Otamendis, Pepes e Thiagos Silvas são defesas centrais, GRs também são exceção e PL também é uma posição muito específica.

Há alguns médios que conseguem prolongar a sua carreira a um nível alto (Modric p.e.) mas não são todos.
Talvez consigo porque nunca teve o perfil de jogador físico e não tem grande histórico de lesões.

Posto isto, são jogadores profissionais e são muito raros os jogadores que vão para o clube de coração ainda no seu auge.

Principalmente agora que as diferenças salariais são absurdas.

Se fosse comigo com esta direção não metia lá um pé sequer.

Não é fisico? O Bernardo é o sempre um dos jogadores que mais quilómetros faz por jogo nas competições em que participa.

É lento (não tem velocidade de ponta) mas corre sempre grandes distâncias.
Isso vale para qualquer médio e não importa tanto distância percorrida mas sim os picos.

Compara por exemplo um Nuno Mendes e um Vitinha, qual achas que desgasta mais o corpo num jogo?

Nos meus tempos de futebolista também jogava a médio, estava longe de ser o que tinha mais velocidade ou resistência e era dos que naturalmente percorria maior distância.

Entre Vitinha e Nuno Mendes tenho zero dúvidas que o desgaste é muito maior no Nuno Mendes, acho que deste um mau exemplo já que o Nuno Mendes no PSG faz um pouco de tudo, tanto jogo exterior como interior, e aparece constantemente em zonas de finalização.
Não, um lateral faz naturalmente mais picos que um médio. Só se não atacar.

Obviamente que há médios que têm mais perfil "físico", os chamados box to box mas não são todos os médios que andam sempre em transporte rápido da bola.

Um Enzo terá mais desgaste que o Bernardo, são perfis diferentes.

Sim, o Nuno Mendes tem mais desgaste que o Vitinha, foi o que eu disse.
Eu dei como exemplo, mas o que não falta são laterais que se desgastam mais que médios. Era esse o ponto camarada.

A questão aqui é que inicialmente estavam a falar que um médio podia "durar menos" porque percorre mais distância, o que em si não quer dizer muito.

Não percebo qual é a tua dúvida.

O Bernardo foi durante bastante tempo um dos médios com mais capacidade fisica da Europa, ainda me recordo do famoso jogo contra o Liverpool que ele bate o recorde de kms corridos e aos 90 minutos andava a fazer sprints para fazer carrinhos.
Sim, como o kros que também tem um recorde de distância percorrida.

Não quer dizer é que sejam extraordinários fisicamente.

Têm que ser Cristiano.

A malta é que acha que "fisicamente" é falar de Adama Traore.

O desporto e principalmente o futebol profissional não funcionam assim, Bernardo mesmo em termos da falta de lesões é incrível.
Estamos a comparar jogadores profissionais, é óbvio que são bons fisicamente mas há uns melhores que outros.

Mais vale correr 12km como médio, do que 10km como lateral ou até extremo. Fazes mais picos e isso é que te lixa todo.

Joguei uns tempos a lateral e era péssimo para mim. A médio era sempre tranquilo.

Espártaco

Nem de propósito.

Estava aqui a arrumar umas coisas e deparei-me com isto.

Expresso de 7 de Janeiro de 2022.

Palavras leva-as o...

butch vig

Citação de: Esbutenado em 15 de Maio de 2026, 21:07

Desta vez estás errado, com Noronha Lopes a presidente o Bernardo já tinha assinado por nós, e sei do que falo. O Bernardo nunca viria para o Benfica com o banana a presidente, tão simples quanto isto.

Se com o Noronha já tinha assinado, pk é que nas eleições nunca demonstrou publicamente o apoio a Noronha?

Se queria tanto vir com o Noronha a presidente, para mim era lógico demonstrar apoio.

Corcunda

Citação de: Espártaco em 15 de Maio de 2026, 22:25Nem de propósito.

Estava aqui a arrumar umas coisas e deparei-me com isto.

Expresso de 7 de Janeiro de 2022.

Palavras leva-as o...

Só cai nestas esparrelas quem quer.

Isso é tudo uma encenação, mais nada.

Faroleiro

Se o que disseste é verdade, então não precisas de aparecer para jogar no Benfica quando estiveres acabado.

Vai lá para a turcalhada ou barcelonada...