Bernardo Silva

Médio, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 3 jogos (31 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 38 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

MonstroDasCuecasRotas

Vi o Carvalhas 2 ou 3 vezes ao vivo, era o típico jogador que teria tudo para render a jogar num futebol tecnicista de equipa grande, com jogadores igualmente dotados tecnica e intelectualmente ao seu lado, e tudo para passar ao lado de uma grande carreira se fosse metido a jogar em equipas pequenas, com um futebol pequeno e relvados de merda. Devia ter passado directamente para a primeira equipa. O Bernardo de certa forma corre o mesmo risco, apesar de eu achar que se desenrascaría melhor porque tecnicamente é melhor jogador. E é um génio. O Carvalhas não era um génio.

Quanto ao tema dos top 3 e usando o critério do André Sousa, da relação com a bola, esquecendo cabeceamento, remate, cruzamento, etc, acho que há aqui muito romantismo da parte do outro André. Bergkamp era fabuloso, mas um top 3 onde não esteja Maradona, Zidane e/ou Ronaldinho e/ou Messi não é para se levar a sério.

O Bernardo, em minha opinião, tecnicamente não é um Messi, mas é facilmente um Iniesta.

Machibombo

jota_pt

andre_04_SLB

A relação com bola é uma coisa. Mas a técnica engloba as questões que referi. Quando analisámos atributos técnicos é isso. E adiciono outra que não referi por estarmos a falar de jogadores ofensivos: técnica de desarme.

Tudo isso são atributos técnicos.

Um jogador de futebol avalia-se em 4: Técnica, Táctica, Física e Psicológica.

Dentro de cada um dos itens há critérios intermináveis.

E o Bergkamp para mim era o top dos tops por ser fortíssimo em quase todos os critérios dos atributos técnicos.

Rikhart

Citação de: andre_04_SLB em 28 de Maio de 2014, 21:06
Citação de: Miguelito22 em 28 de Maio de 2014, 18:45
Não vejo onde é que o André Carvalhas foi ou é superior ao Bernardo.

O Rikhart é normal que seja "curtinho" e não percebe as coisas.

O que disse e volto a dizer: em termos técnicos, para mim, foi/é superior ao Bernardo.

Técnica = apenas uma valência para avaliar um jogador.

Repito: há enormes jogadores a nível técnico que no cômputo geral são banais ou fracos.

Acho que o português é fácil de entender. Ao Rikhart recomendo o dicionário.

Não posso deixar de reparar que te diriges aos demais com uma sobranceria impressionante, para alguém que diz coisas que qualquer pessoa vê que são anedóticas. É o curtinho, é o tenho pena de ti...

Mas continua, se assim és feliz.

andre_04_SLB

MonstrodasCuecas o Carvalhas a jogar em relvados de buracos, cogumelos e cenouras em pleno campo, espalhava classe. É um jogador muito dotado tecnicamente.

O que não falta são jogadores que enquadrados noutro contexto poderiam elevar em muito o seu rendimento. E isto sou eu a manter a minha linha de racionalidade e coerência: Sempre o achei um jogador que podia atingir um nível alto, não o conseguiu, mas a qualidade está lá, não fui eu e as outras pessoas que assistiam aos jogos na altura que inventaram como disse e bem o meu amigo pedroslb18.

andre_04_SLB

Machibombo

PésDeCoentrão

Citação de: Machibombo em 29 de Maio de 2014, 00:33
Não há como este... poucos conhecem!

http://www.youtube.com/watch?v=1gcL5rqMqnk

Eish, o mítico Mágico Gonzalez!!! Até o Maradona o chamava génio. Fez história em Cadiz. Mas era um tipo que gostava das coisas boas da vida...muita vez o tiveram que ir buscar pouco antes do jogo a uma boite ou a um tasco. Naqueles anos em Espanha terá sido dos jogadores mais fabulosos, mas nunca foi profissionalão, fazia o que fazia por puro prazer ao jogo.

Já não há jogadores destes.

PésDeCoentrão

Dieguito sobre el Magico Gonzalez

http://www.youtube.com/watch?v=25PjjFo4sfE

Doc. http://www.youtube.com/watch?v=Bf8R2JhdQRw

Desculpem o off-topic, mas o Magico merece.  :bow2:

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: andre_04_SLB em 29 de Maio de 2014, 00:45
A relação com bola é uma coisa. Mas a técnica engloba as questões que referi. Quando analisámos atributos técnicos é isso. E adiciono outra que não referi por estarmos a falar de jogadores ofensivos: técnica de desarme.

E o Bergkamp para mim era o top dos tops por ser fortíssimo em quase todos os critérios dos atributos técnicos.

Sim, claro, a técnica desdobra-se de forma interminável. Desarme, até o saber cair exige técnica, apesar de não haver aí relaçãocom a bola. O que eu disse é que seguindo o critério referido pelo André aqueles nomes eram incontornáveis. E nem sequer quis referir o home que fazia isto como quem estava a pensar noutra cena qualquer:

Se formos falar em técnica, pensando em tudo isso: recepção, passe, drible, remate, cruzamento, cabeceamento, etc, então aí ia ter que referir um nome que não ia agradar a muitos  :coolsmiley:

Mas pensar na técnica de uma forma tão geral seria uma discussão interminável. Pensar nela mais como o trato da bola quando ela está sob controlo é mais fácil. E mesmo assim, às vezes é-se muito bom numa coisa e nada de especial noutra. O Zidane por exemplo tinha um controlo de bola do outro mundo, mas não era capaz de conduzir uma bola em velocidade com esta precisão:

A técnica são tantas coisas que fica quase imposível dizer simplesmente quem "tem mais técnica".

Mas voltando ao assunto do tópico... Eu meto o Bernardo dentro daquele grupo de predestinados, sinceramente. Se não for um craque mundial jamais será por lacunas técnicas, isso parece-me indiscutível.

novais_acf

Citação de: andre_04_SLB em 29 de Maio de 2014, 00:45

o gajo que não andava de avião! ;D