Rui Lopes (Hóquei em Patins)

Avançado, 54 anos,
Portugal
Estatísticas: 11 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (4), Taça CERS (1), Supertaça (2), Torneio de Abertura da APL (4)

Almareado

Grande goleador! Era o meu jogador preferido do dream team: Fernando Almeida, Vitor Fortunato, Paulo Almeida, Luis Ferreira e Rui Lopes

Bekambol

grande jogador sim senhor...muito bom...

Almareado

Já agora no Benfica jogava com o 6 ou com o 7?

O Luis Ferreira era o 5, o Paulo Almeida era o 4, o Vitor Fortunato era o 9, e acho que ele era o 6....

Alguém sabe?

Amigo das modalidades

Citação de: Almareado em 21 de Junho de 2013, 10:56

O Luis Ferreira era o 5, o Paulo Almeida era o 4, o Vitor Fortunato era o 9, e acho que ele era o 6....

Alguém sabe?

o Rui Lopes era o 7

Velazquez

Tinha um movimento caracteristico,não vi mais ninguem a fazer.Fazia um remate á meia-volta

Velazquez

Citação de: slbenfica_croft em 18 de Junho de 2013, 21:41
E não querendo entrar em grandes comparações, mas colocando por ordem de qualidade na minha opinião:

1. Rui Lopes (antes da lesão era um fenómeno)
2. Paulo Almeida
3. Vitor Fortunato
4. Luis Ferreira.

Não é desconsideração alguma pelo Engº e ENORME CAPITÃO, que vi jogar bastante e jogava que se fartava.

Estamos a falar de enormes jogadores, todos eles. Vale o que vale

Daquela geração portuguesa faltou o Pedro Alves ter vindo para o BENFICA. Estou plenamente convicto que teríamos dominado durante mais tempo. O Pedro Alves jogou até bem tarde e sempre em grande nível. Era o único fora os do BENFICA que tinha um nível muitissimo alto.

O Tó Neves era muito bom, mas não tão bom como o Rui Lopes por exemplo. O Paulo Alves e o Filipe Santos eram bons, mas bem abaixo do Vitor Fortunato ou do Almeida.

O Guilherme Silva era muito talentoso, mas o José Carlos foi um GR sempre em evolução, tornou-se fantástico e depois de ganhar o lugar na selecção ainda parecia melhor.
Os melhores portugueses eram o Paulo Almeida e o Pedro Alves

Na selecção era mais vezes esta a equipa titular

Guilherme Silva
P.Almeida
Paulo Alves
R.Lopes
Pedro Alves

Outras vezes era o Vitor Fortunato no lugar do Paulo Alves.Mas os unicos indiscutiveis eram o P.Almeida e o Pedro Alves.O P.Almeida era o lider,quem comandava e levava a equipa para a frente.Falou-se durante muitos anos que o Barcelona o queria.O Pedro Alves o génio

Amigo das modalidades

não se falou durante anos... lol. Era mesmo jogador deles.

o Paulo Almeida assinou mesmo pelo Barcelona, em 94 ou 95. Mas na altura já depois de ter assinado, eles optaram por ir buscar mais um argentino,e ficaram sem vagas para estrangeiros (o "comunitário" demorou um bocadinho a chegar ao hóquei). Dp o Paulo Almeida foi "sucessivamente" emprestado ao Benfica, até acabar o contrato com o Barcelona.

nao sei os detalhes da história, mas é algo muito parecido

Almareado

Citação de: Amigo das modalidades em 21 de Junho de 2013, 11:10

Alguém sabe?

o Rui Lopes era o 7
Mas era o 6 na selecção, certo?

Amigo das modalidades

Citação de: Almareado em 21 de Junho de 2013, 19:50
Citação de: Amigo das modalidades em 21 de Junho de 2013, 11:10

Alguém sabe?

o Rui Lopes era o 7
Mas era o 6 na selecção, certo?

pffff isso agr... nao me consigo recordar

Velazquez

Citação de: Amigo das modalidades em 21 de Junho de 2013, 15:33

o Paulo Almeida assinou mesmo pelo Barcelona, em 94 ou 95. Mas na altura já depois de ter assinado, eles optaram por ir buscar mais um argentino,e ficaram sem vagas para estrangeiros (o "comunitário" demorou um bocadinho a chegar ao hóquei). Dp o Paulo Almeida foi "sucessivamente" emprestado ao Benfica, até acabar o contrato com o Barcelona.

Acho que cheguei a ouvir falar disso mas não sei se foi confirmado.Não eram os irmãos Paez e o Gaby Cairo que já estavam no Barcelona nessa altura ou foi mais tarde?

Amigo das modalidades

Citação de: Velazquez em 21 de Junho de 2013, 21:19
Citação de: Amigo das modalidades em 21 de Junho de 2013, 15:33

Acho que cheguei a ouvir falar disso mas não sei se foi confirmado.Não eram os irmãos Paez e o Gaby Cairo que já estavam no Barcelona nessa altura ou foi mais tarde?

acho que o Negro eo Cairo já estavam, e foram buscar o David em 95. foi isso

pcssousa

Segundo o link:

http://www.record.xl.pt/Arquivo/interior.aspx?content_id=62559

Teria enquanto jogava 1,76 m e 76 kg...

Confere que voltou ao Bnfica quando saiu do Liceo. Segundo o mesmo:

"Regressei ao Benfica numa má altura. Havia salários em atraso, dei algumas entrevistas que não caíram bem, acabei por deixar de ser convocado para a selecção. Mas não me importo. Já ganhei praticamente tudo, fui aos Jogos Olímpicos e há que dar lugar aos mais novos".

Kal-El

quando penso que sei mto sobre o meu BENFICA sou "confrontado" com este tipo de tópicos de jogadores do passado, que me faz perceber que a história do meu Clube é tão Gigante que vou levar uma vida para a conhecer :)

Pancho Lopes 67

Rui Lopes o meu grande Ídolo e a razão porque comecei a gostar de Hóquei Patins, entre 1993-1997 quando estava a 100% era provavelmente o Melhor Jogador do Mundo. O Rui Lopes para mim foi o Ronaldo "Fenómeno" do Hóquei Patins, não teve a melhor carreira em termos de longevidade, mas quem o viu quando estava no seu melhor sabe que viu um Super Dotado, um pouco como Ronaldo nos tempos do Barcelona e Inter Milão, até a lesão grave no joelho. O Rui Lopes é o único que meto no topo da montanha, juntamente com o "Panchito", e vi muitos grandes jogadores, Enrico Mariotti, Francesco Amato, "Gaby" Cairo, Mirko Bertolucci, "Negro" Paez, Paulo Almeida, Pedro Alves, Pedro Gil, Santi Carda, Tó Neves, Vítor Hugo etc... Mas o Rui Lopes era muito especial, o que o "Panchito" tinham em técnica e finta, o Rui Lopes tinha em veia goleadora e capacidade de decidir jogos ou de aparecer quando a equipa mais precisava dele. A sua geração sentiu muito o seu desaparecimento, o Rui Lopes foi Campeão do Mundo em 1993 e Campeão da Europa em 1992, 1994 e 1996, e vejamos os factos, Portugal mesmo sem ele foi Campeão do Mundo em 1991 e Campeão da Europa em 1998 (não conto com 2003 porque apesar de estar lá o Guilherme Silva, o Pedro Alves e o Paulo Almeida, essa equipa era uma mistura de gerações), mas em 1991 fomos Campeões do Mundo em casa sem jogar com Argentina, Espanha e Itália, e em 1998 fomos campeões da Europa em casa precisando dos penaltis e uma exibição heroica do Zé Carlos para vencer a Espanha que teve a vencer grande parte do jogo. Depois do triunfo em 1998 essa geração nunca mais se encontrou e muito foi devido a falta do Rui Lopes, a dupla Pedro Alves-Tó Neves era boa mas Pedro Alves-Rui Lopes era o Chana-Livramento daquela altura.

E aos que estavam a comparar o Rui Lopes ao Filipe Gaidão, com todo o respeito ao Filipe Gaidão ele não pertence na mesma classe do Rui Lopes, ambos goleadores mas o Rui Lopes superiorizava-se por um número de razões, como qualquer avançado matador, ambos defensivamente não era aquilo que melhor faziam mas o Rui Lopes era muito superior ao Gaidão nesse aspecto pq era bastante mais esforçado nesse sentido do jogo, outra razão era o facto do Rui Lopes ser bem mais criativo que o Gaidão em termos de técnica e finta, apesar do Gaidão ser bastante dotado também neste sentido, o Rui Lopes não tinha o luxo de ter o "Panchito" a servi-lo daí ter que puxar muito mais pela sua individualidade, e a razão final o Rui Lopes era mais decisivo que o Gaidão. O Gaidão foi bom mas não ao nível do Rui Lopes, e acreditem que o vi jogar muito bem antes do tempos do Benfica, vi o Gaidão jogar desde os juvenis no Paço d'Arcos e ser campeão de Juniores em 1996-97 com o Sapo e o Rodrigo Sousa, membros fundamentais que contribuíram para conquista da Taça CERS do Paço d'arcos em 1999-00 frente ao CP Voltregà, o mesmo CP Voltregà que venceria o FC Porto na final da mesma prova, 2 anos depois, onde contavam na baliza com o nosso actual guarda-redes Guillem Trabal.

Farto-me de dizer aos meus amigos que gostam de Hóquei isto "falam da pressão de vestir o 7 do Man Utd devido a George Best, Éric Cantona, David Beckham e Cristiano Ronaldo??? Vestir o 7 do Benfica no Hóquei é 1000 vzs mais mítico, Rui Lopes e "Panchito", 2 jogadores que quando estavam no seu melhor para mim são top 10 de Sempre deste Desporto".

P.S.- Almareado, o Rui Lopes era o 6 na Selecção pq o Paulo Alves era o 7.

Em relação a sua lesão podem falar-m mais disso? Não sei quando ocorreu, vi alguém falar que tenha sido em 1994 mas não acredito pois o Rui Lopes em 1995 era fenomenal ainda, 83 golos para o campeonato, e foi para Espanha pouco depois disso, ouvi falar que a sua 1ºtemporada lá foi boa mas quando voltou ao Benfica em 1998-99 já não era o mesmo.

Tiago1982

Muito bom texto Pancho Lopes 67!

Só discordo ligeiramente de ti, porque coloco o Gaby Cairo ao mesmo nível do Rui Lopes antes da lesão (da qual também não tenho mais pormenores).