Rui Lopes (Hóquei em Patins)

Pancho Lopes 67

Citação de: Tiago1982 em 16 de Abril de 2014, 13:04
Muito bom texto Pancho Lopes 67!

Só discordo ligeiramente de ti, porque coloco o Gaby Cairo ao mesmo nível do Rui Lopes antes da lesão (da qual também não tenho mais pormenores).

Não digo que não Tiago, alias todos grandes jogadores que eu mencionei lá em cima são jogadores da mesma classe, agora dentro dessa classe, existe uma pequena superioridade de uns perante outros, é aí que acho o Rui Lopes ligeiramente superior ao "Gaby" Cairo, outro "Grande Rato de área"

Rui SLB Pedro

Eu não vi o Rui Lopes jogar mas pelo que tenho visto no youtube era um jogador fora de série. Os seus golos atrás da baliza são célebres.

Pancho Lopes 67

Citação de: Rui SLB Pedro em 16 de Abril de 2014, 18:49
Os seus golos atrás da baliza são célebres.

Tal como os seus remates a meia volta, duas das suas imagens de marca... Era um matador fenomenal!

Pancho Lopes 67

#48
Só para terem noção do quanto matador o Rui Lopes era, aqui ficam os números dele na selecção em comparação com o Pedro Alves, Vítor Hugo e Tó Neves, os 4 melhores avançados portugueses do início da decáda de 90 até hoje...

Selecção Juvenis

Rui Lopes - 16 jogos - 54 golos (Média de golos=3,38)

Pedro Alves - 16 jogos - 39 golos (Média de golos=2,44)

Tó Neves - 7 jogos - 10 golos (Média de golos=1,43)

Vítor Hugo - Não foi internacional Juvenil

Selecção Júnior

Vítor Hugo - 29 jogos - 66 golos (Média de golos=2,28)

Rui Lopes - 34 jogos - 72 golos (Média de golos=2,12)

Pedro Alves - 34 jogos - 34 golos (Média de golos=1)

Tó Neves - 8 jogos - 5 golos (Média de golos=0,63)

Selecção Sénior

Rui Lopes - 100 jogos - 195 golos (Média de golos=1,95)

Vítor Hugo - 122 jogos - 195 golos (Média de golos=1,60)

Pedro Alves - 198 jogos - 292 golos (Média de golos=1,47)

Tó Neves - 172 jogos - 232 golos (Média de golos=1,35)

Totais

Rui Lopes - 150 jogos - 321 golos (Média de golos=2,14)

Vítor Hugo - 151 jogos - 261 golos (Média de golos=1,73)

Pedro Alves - 248 jogos - 365 golos (Média de golos=1,47)

Tó Neves - 187 jogos - 247 golos (Média de golos=1,32)


Pancho Lopes 67

Sem dúvida Faneca, uma verdadeira máquina assassina de fazer golos...

Citação de: pcssousa em 17 de Junho de 2013, 20:26O Vitor Hugo (já sei que a malta não gosta dele, mas eu digo já aqui que é uma excelente pessoa) que dizem ter sido o melhor do Mundo no seu tempo.

Era o melhor português dos anos 80 o Vítor Hugo sem dúvida, agora melhor do mundo não sei, o Pino Marzella e o Daniel Martinazzo (o único argentino que rivaliza com o Panchito) eram jogadores do outro mundo nessa altura....


pcssousa

O Vitor Hugo era enorme jogador. O típico jogador português, mestre no domínio da patinagem e com grande virtuosismo com a bola.

Além das grandes exibições pelo porto, recorda-me (por maus motivos) um Europeu em Barcelos, que foi uma vergonha completa. Perdemos a final com a Espanha, algo que creio inédito até ali em território nacional, e houve pancadaria por todo o lado, a começar nas bancadas.

Fez parte de excepcionais equipas do porto, que não precisavam de ajudas para vencer, junto com o Vitor Bruno e o Carlos Realista. Isto num clube que não tinha até então expressão no hóquei em patins. Zero títulos de campeão nacional.
Como as coisas mudam.


Quanto ao Rui Lopes, nas primeiras épocas de senior, teve ali uns anos em que não ia à selecção. Aliás, durante algum tempo estivemos sem jogadores do Benfica na selecção (por vezes ia o gr Chambel, outras nem isso) e a certa altura passámos a ter o Luis Ferreira, que já lá ia desde os tempos do Paço de Arcos.
Para mim, sem favor, o Rui Lopes foi a dada altura um dos melhores avançados do Mundo, se não o melhor.

Pancho Lopes 67

Citação de: pcssousa em 23 de Fevereiro de 2015, 11:31
O Vitor Hugo era enorme jogador. O típico jogador português, mestre no domínio da patinagem e com grande virtuosismo com a bola.

Fez parte de excepcionais equipas do porto, que não precisavam de ajudas para vencer, junto com o Vitor Bruno e o Carlos Realista. Isto num clube que não tinha até então expressão no hóquei em patins. Zero títulos de campeão nacional.
Como as coisas mudam.

Mudam porque um Sr chamado Pinto da Costa, apesar de corrupto, tem o mérito de ter investido no Hóquei e acreditar no sucesso da secção...

Mas sim o Porto tinha grandes equipas nessa altura, com Frankelim Pais, Carlos Realista, Fanã, António Alves, Vítor Hugo, Tó Neves, Vítor Bruno, Diego Allende, Alejandro Rodriguez, Domingos Carvalho...Já o Benfica assim que começou o domínio portista, poucos jogadores de qualidade por cá passaram até a fantástica equipa dos anos 90 começar a formar-se....António Chambel, Fanã, José Leste e Vítor Rosado são dos poucos que cá passaram com qualidade....

Porque o desinvestimento no hóquei nesta altura???

Sei que o Figueiredo levou metade da nossa equipa campeã para o Dramatico de Cascais...

pcssousa

A certa altura houve uma crise financeira que levou a que os orçamentos das modalidades fossem reduzidos para metade. O hóquei também sofreu com isso... Ainda fomos a uma final europeia nessa época mas a equipa era demasiado fraca.

Só melhorámos quando o Dantas chegou com o Luis Ferreira e o juntou ao Rui Lopes, Jorge Conceição e uns quantos que já por cá estavam.


Pancho Lopes 67

#54
E o Chambel porque foi para o Sporting no final dos anos 80? Precisamente quando a equipa dos anos 90 tava formar-se??? Fernando Almeida fez épocas decentes, mas o Chambel para mim era um guarda-redes superior....

pcssousa

Duas razões: Foi ganhar ligeiramente mais e viu partir pessoas com quem se relacionava melhor.

faneca_slb4ever

Citação de: Pancho Lopes 67 em 23 de Fevereiro de 2015, 12:11
E o Chambel porque foi para o Sporting no final dos anos 80? Precisamente quando a equipa dos anos 80 tava formar-se??? Fernando Almeida fez épocas decentes, mas o Chambel para mim era um guarda-redes superior....

Melhor proposta a nível financeiro.

Pancho Lopes 67

#57
Uma pena, secalhar com o Chambel teriamos sido campeões da Europa como tanto merecíamos....em 1995 perdemos para o Folguera, mas em 1993 não percebo como fomos tão dominados na final, em termos de jogadores é provavelmente a melhor equipa do Benfica, Fernando Almeida, Vítor Fortunato, Paulo Almeida, Luís Ferreira, Tó Neves, Rui Lopes, Tó Rocha e Pedro Trindade, tudo internacionais portugueses de qualidade...

pirolito1

Citação de: Pancho Lopes 67 em 23 de Fevereiro de 2015, 12:22
Uma pena, secalhar com o Chambel teriamos sido campeões da Europa como tanto merecíamos....em 1995 perdemos para o Folguera, mas em 1993 não percebo como fomos tão dominados na final, em termos de jogadores é provavelmente a melhor equipa do Benfica, Fernando Almeida, Vítor Fortunato, Paulo Almeida, Luís Ferreira, Tó Neves, Rui Lopes e Pedro Trindade, tudo internacionais portugueses de elevadíssima qualidade (a excepção do Fernando Almeida que era apenas bom)....
Essa final contra o Igualada em 1995 custou-me muito. Eliminámos epicamente o Barcelona, depois o Novara e (segundo a minha visão jovem e inocente da altura) dominámos e fomos roubados na final.

darkwolf

Citação de: Pancho Lopes 67 em 23 de Fevereiro de 2015, 12:22
Uma pena, secalhar com o Chambel teriamos sido campeões da Europa como tanto merecíamos....em 1995 perdemos para o Folguera, mas em 1993 não percebo como fomos tão dominados na final, em termos de jogadores é provavelmente a melhor equipa do Benfica, Fernando Almeida, Vítor Fortunato, Paulo Almeida, Luís Ferreira, Tó Neves, Rui Lopes e Pedro Trindade, tudo internacionais portugueses de elevadíssima qualidade (a excepção do Fernando Almeida que era apenas bom)....

não esquecer o Ramalho. O Benfica-Porko fervia quando ele e o Tó Neves se encontravam.