Rui Lopes (Hóquei em Patins)

Avançado, 54 anos,
Portugal
Estatísticas: 11 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (4), Taça CERS (1), Supertaça (2), Torneio de Abertura da APL (4)

slbenfica_croft

Citação de: Pancho Lopes 67 em 25 de Fevereiro de 2015, 20:15
Citação de: slbenfica_croft em 25 de Fevereiro de 2015, 19:49
Um fenómeno. Enorme jogador.

Muito desvalorizado e injustamente.

As lesões impediram que se mantivesse no topo mais tempo.

Grande Rui. Muitas saudades.

Sabes quando ocorreu a sua lesão grave???
ainda no BENFICA se bem me recordo. Talvez 95. Depois acho que ainda teve alguns problemas (recaídas talvez) no liceo.

Quando regressou, para além de problemas físicos apanhou um BENFICA a desfazer-se em bocados.

Foi um FENÓMENO. Era tremendo.

Pancho Lopes 67

Citação de: slbenfica_croft em 25 de Fevereiro de 2015, 19:49
Um fenómeno. Enorme jogador.

Muito desvalorizado e injustamente.

As lesões impediram que se mantivesse no topo mais tempo.

Grande Rui. Muitas saudades.

Sem dúvida, é bom saber que existem gajos como tu que o recordam, porque a maioria das pessoas já mal fala do Rui Lopes, e muitos quando eu digo que era o melhor jogador daquela grande geração portuguesa dos anos 90, ficam a olhar para mim a pensar "Quem foi esse gajo???", inclusive benfiquistas que não fazem ideia quem ele foi, muito triste.

Era um fenómeno mesmo, ao nível do Panchito mas com um outro estilo...

pirolito1

Quando eu comecei a ver hóquei ele era o melhor. No Euro 94 marcou uma brutalidade de golos (mesmo não contando o jogo contra a Rússia).

Pancho Lopes 67

Citação de: pirolito1 em 25 de Fevereiro de 2015, 22:10
Quando eu comecei a ver hóquei ele era o melhor. No Euro 94 marcou uma brutalidade de golos (mesmo não contando o jogo contra a Rússia).

34, foi o melhor marcador da competição, tal como já tinha sido no Mundial de 93 com 24, um a mais que o Francesco Amato, chegaram a final com ambos 23, mas o Rui Lopes marcou um na final e o Amato não...

GTtdi_SLB

e aquele golo à meia volta contra uns italianos azuis onde pontificava os irmãos marioni? foram 5-0!!

Pancho Lopes 67

Citação de: GTtdi_SLB em 26 de Fevereiro de 2015, 11:12
e aquele golo à meia volta contra uns italianos azuis onde pontificava os irmãos marioni? foram 5-0!!

Aquele? Aqueles porque ele fartava-se de fazer isso lool....Hockey Novara

Até em 2003 quando foi campeão da 2ªdivisão a jogar pela AD Oeiras, ainda marcava golos desses já quando as lesões tinham levado a melhor sobre ele...

faneca_slb4ever

Magia pura :)

pirolito1

Esses italianos azuis, que deixaram de existir na década passada - é triste -, eram o maior clube da história do hóquei italiano e um dos maiores da Europa.

Ainda fui à Luz ver um grande jogo contra eles na época do Panchito. 3-0

Pancho Lopes 67

Citação de: pirolito1 em 26 de Fevereiro de 2015, 12:07Esses italianos azuis, que deixaram de existir na década passada - é triste -, eram o maior clube da história do hóquei italiano e um dos maiores da Europa.

Ainda fui à Luz ver um grande jogo contra eles na época do Panchito. 3-0

Ya, por isso é que o Hóquei em Itália está de pantanas, os Bertolucci, Mariotti e Michielon quase na casa dos 40 ainda eram dos melhores jogadores, e últimanente temos tido sempre equipas novas a aparecer para dominar o campeonato como o Bassano, Follonica, Forte dei Marmi, Prato, Valdagno, Viareggio nos últimos 12 anos...

Fiquei bastante surpreendido com o triunfo da Itália no Europeu em 2014, o Massimo Tataranni era praticamente o único grande jogador da geração que veio na decáda de 2000... Espero que esta nova geração italiana seja boa como o título em 2014 fez parecer, e que o Massimo Mariotti continue o bom trabalho como treinador, porque se Portugal não ganha nada, que ganhe a Itália que eu já não posso ver a Espanha a frente...

Pancho Lopes 67

Pcssousa em relação ao Chambel, curiosamente ele não foi directo para o Sporting, esteve no Turquel em 1988-89 depois de sair do Benfica em 1988, e só em 1989-90 ingressou no Sporting, não tenho dúvida que isto tinha a ver com a cláusula no contrato em que eles não podiam ir directos de um "Grande" para outro. Digo isto porque o Vítor Rosado em 1981-82 saiu do Sporting e teve de ir jogar um ano para o Paço d'arcos antes de ingressar no Benfica em 1983-84. E algo que alimenta a minha teoria foram as saídas do Fanã e Leste do Benfica na mesma altura do Chambel, que antes de irem para o Sporting em 1989-90 tal como o Chambel, jogaram em Itália uma temporada.

Citação de: pcssousa em 23 de Fevereiro de 2015, 12:13
Duas razões: Foi ganhar ligeiramente mais e viu partir pessoas com quem se relacionava melhor.

Eram as saídas do Fanã e o Leste as pessoas que referias quando disseste que o Chambel viu pessoas com quem se relacionava partir?

Joaquim Ferreira Bogalho

Gostava muito de ver jogar o Rui Lopes e, também ele, era o meu preferido daquela equipa maravilhosa, ainda que, considerasse não ser o mais talentoso...José Carlos, Vítor Fortunato, Paulo Almeida, Luís Ferreira e Rui Lopes.

Pancho Lopes 67

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 10 de Março de 2015, 19:16
Gostava muito de ver jogar o Rui Lopes e, também ele, era o meu preferido daquela equipa maravilhosa, ainda que, considerasse não ser o mais talentoso...José Carlos, Vítor Fortunato, Paulo Almeida, Luís Ferreira e Rui Lopes.

Pequena correcção, na altura gloriosa do Rui Lopes no Benfica o guarda-redes era o careca Fernando Almeida. O Zé Carlos venceu dois campeonatos no Benfica quando Rui Lopes estava no HC Liceo em Espanha, apenas apanhou o Rui Lopes no Benfica na sua primeira época falhada de Benfica em 1989-90 e 1998-99 quando o Rui Lopes voltou de Espanha, se bem que são ambos das escolas do Paço d'arcos com 1 ano de diferença, penso que jogaram juntos e até foram campeões de Iniciados nos anos 80.

Pancho Lopes 67

Um souvenir acerca do Rui Lopes que encontrei neste link http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2014/06/o-hoquei-em-patins-do-fcp-visto-do-lado.html

15ªjornada da temporada 1994-95, no dia 10 de Dezembro de 1994
Benfica 10-5 Porto - 7 golos do Rui Lopes

Penso que na mesma temporada, ou então no campeonato do ano a seguir fomos as Antas mandar 7-0 ao Porto.

Moikano

Rui SLB Pedro

Foi um craque. O Benfica nesta altura tinha um 5 inicial fantástico.