Época 2013/2014 - Todos os escalões

manjob

Citação de: andre_04_SLB em 06 de Abril de 2014, 20:11
Citação de: Nenad25 em 06 de Abril de 2014, 19:45
Interessante o tema que se discute por aqui. Sou um leigo na matéria, admito desde já.

No entanto futebol, seja ele de formação ou não, não é algo de tão complexo que impeça um qualquer "ignorante" como eu de dar a sua opinião. É futebol, é algo pelo qual todos nos interessamos desde miúdos, e acerca do qual todos temos uma opinião formada e sustentada.
Não se trata de um projecto científico da NASA. Se assim fosse, jogadores como Liedson ou Demba Ba nunca teriam atingido o patamar que atingiram.

Por mais ou menos siglas que se use todas as opiniões merecem ser ouvidas e respeitadas.

Posto isto, deixo apenas duas questões:

Que jogadores lançou o Porto nestes últimos 5 anos para os campeonatos profissionais? Suponho que o modelo de formação deles, sendo melhor agora, já o fosse no passado recente. No entanto, assim de repente, eu vejo David Simao, Diego Lopes, Miguel Rosa, Luis Martins, Roderick, Nelson Oliveira, Diogo Figueiras. Do Porto não me recordo de muitos. Pode ser por ignorância minha, admito perfeitamente.

Será possível que esse modelo de formação de que falam no Porto aconteça apenas por necessidade? Como foi dito, já aconteceu várias vezes jogadores dos júniores deles sejam convocados para a equipa B ou até A. Não poderá ser isto consequência da falta de opções que eles têm nestes plantéis, que os obriga a recorrer a jogadores de escalões inferiores? Não apenas da aposta na formação do jogador em si.

Isto não invalida que eu concorde que, por exemplo o Renato Sanches ou o Guzzo, já merecessem andar por outros palcos.

Carrega Benfica!

Boas. Todas as questões são pertinentes porque nos permitem pensar sobre as nossas próprias respostas.

Em relação ao Porto. Volto a referir que na minha opinião trabalham melhor que o Benfica. Sobretudo porque fazem formação e não é por questões de necessidade: são políticas, projectos, ideias, acções, tudo transversal e que são aplicadas na prática.

O Benfica o ano passado com a criação da equipa B teve a necessidade de subir alguns Juniores e na fase terminal da época baixaram todos para irem ganhar o Nacional de Juniores. O Porto este ano tem a mesma necessidade de subir os miúdos dos Juniores mas na mesma fase terminal deixa alguns Juniores no banco da B e outros a jogar para não haver um retrocesso no processo ao invés de virem ganhar o nacional de Juniores.

São mentalidades e acções de um projecto. Não andam a mascarar as coisas.

Depois, qualquer bom projecto tem os seus números e os seus sucessos a nível dos jogadores que vão saindo. Falaste em alguns nomes do Benfica, assim rapidamente o Porto nos últimos 5 anos lançou, com a mesma notoriedade dos citados por ti: André André, Abdoulaye, Ivo Pinto, Josué, André Claro, Diogo Viana, Caetano, Atsu ou Sérgio Oliveira.

A formação é um processo de longo prazo e as coisas demoram a acontecer. Acredito que a continuar assim o Porto continuará a estar à frente do Benfica no número de jogadores que lança para as divisões profissionais (e eu coloquei só 1ª Liga e equivalentes). É que mesmo nos anos anteriores meteram Hugo Almeida, Paulo Machado, Ivanildo, Hélder Barbosa, Zequinha, Steven Vitória, Candeias, Ukra, Rui Pedro ou Ventura.

Cumprimentos

Conclusão, nem um que sirva para o Porto.

paulomaia1972

Citação de: ChéSLB em 06 de Abril de 2014, 20:24
Tá visto que o porto trabalha muito bem a todos os níveis  :coolsmiley:...a chatice é que nos ultimos largos anos não sai um...um jogador de nível superior que se veja.
Tudo jogadores razoaveis...aliás as grandes vendas de jogadores do porto dos ultimos anos são todos da formação...dos outros e de alguma boa prospeção.
O mesmo se passa aqui!!!

andre_04_SLB

Tá visto que o porto trabalha muito bem a todos os níveis  :coolsmiley:...a chatice é que nos ultimos largos anos não sai um...um jogador de nível superior que se veja.
Tudo jogadores razoaveis...aliás as grandes vendas de jogadores do porto dos ultimos anos são todos da formação...dos outros e de alguma boa prospeção.

Pode não trabalhar muito bem mas trabalha formação coisa que o Benfica não faz. E nos próximos anos estamos cá para ver. O chato é que o Benfica também não lança um...um para amostra. Ou vais falar do André Gomes que teve 1 ano na formação do Benfica?

andre_04_SLB

Citação de: manjob em 06 de Abril de 2014, 20:30
Interessante o tema que se discute por aqui. Sou um leigo na matéria, admito desde já.

No entanto futebol, seja ele de formação ou não, não é algo de tão complexo que impeça um qualquer "ignorante" como eu de dar a sua opinião. É futebol, é algo pelo qual todos nos interessamos desde miúdos, e acerca do qual todos temos uma opinião formada e sustentada.
Não se trata de um projecto científico da NASA. Se assim fosse, jogadores como Liedson ou Demba Ba nunca teriam atingido o patamar que atingiram.

Por mais ou menos siglas que se use todas as opiniões merecem ser ouvidas e respeitadas.

Que jogadores lançou o Porto nestes últimos 5 anos para os campeonatos profissionais? Suponho que o modelo de formação deles, sendo melhor agora, já o fosse no passado recente. No entanto, assim de repente, eu vejo David Simao, Diego Lopes, Miguel Rosa, Luis Martins, Roderick, Nelson Oliveira, Diogo Figueiras. Do Porto não me recordo de muitos. Pode ser por ignorância minha, admito perfeitamente.

Será possível que esse modelo de formação de que falam no Porto aconteça apenas por necessidade? Como foi dito, já aconteceu várias vezes jogadores dos júniores deles sejam convocados para a equipa B ou até A. Não poderá ser isto consequência da falta de opções que eles têm nestes plantéis, que os obriga a recorrer a jogadores de escalões inferiores? Não apenas da aposta na formação do jogador em si.

Isto não invalida que eu concorde que, por exemplo o Renato Sanches ou o Guzzo, já merecessem andar por outros palcos.

Carrega Benfica!

Boas. Todas as questões são pertinentes porque nos permitem pensar sobre as nossas próprias respostas.

Em relação ao Porto. Volto a referir que na minha opinião trabalham melhor que o Benfica. Sobretudo porque fazem formação e não é por questões de necessidade: são políticas, projectos, ideias, acções, tudo transversal e que são aplicadas na prática.

O Benfica o ano passado com a criação da equipa B teve a necessidade de subir alguns Juniores e na fase terminal da época baixaram todos para irem ganhar o Nacional de Juniores. O Porto este ano tem a mesma necessidade de subir os miúdos dos Juniores mas na mesma fase terminal deixa alguns Juniores no banco da B e outros a jogar para não haver um retrocesso no processo ao invés de virem ganhar o nacional de Juniores.

Depois, qualquer bom projecto tem os seus números e os seus sucessos a nível dos jogadores que vão saindo. Falaste em alguns nomes do Benfica, assim rapidamente o Porto nos últimos 5 anos lançou, com a mesma notoriedade dos citados por ti: André André, Abdoulaye, Ivo Pinto, Josué, André Claro, Diogo Viana, Caetano, Atsu ou Sérgio Oliveira.

A formação é um processo de longo prazo e as coisas demoram a acontecer. Acredito que a continuar assim o Porto continuará a estar à frente do Benfica no número de jogadores que lança para as divisões profissionais (e eu coloquei só 1ª Liga e equivalentes). É que mesmo nos anos anteriores meteram Hugo Almeida, Paulo Machado, Ivanildo, Hélder Barbosa, Zequinha, Steven Vitória, Candeias, Ukra, Rui Pedro ou Ventura.

Cumprimentos

Conclusão dos nomes que ele citou que o Benfica lançou: nenhum serve para o Benfica.

E voltamos à questão que estávamos a falar: formar não é só para a equipa principal. É para o futebol profissional em geral. E o Porto forma mais e melhor.

jmodglorioso

André André, Diogo Viana, Zequinha, Ivo Pinto, Steven Vitória foi tudo em fase de especialização. E concordo em muito o que dizes sobre a formação do Benfica. Abraço O0

andre_04_SLB

Citação de: jmodglorioso em 06 de Abril de 2014, 20:33
André André, Diogo Viana, Zequinha, Ivo Pinto, Steven Vitória foi tudo em fase de especialização. E concordo em muito o que dizes sobre a formação do Benfica. Abraço O0

Sim. E o Benfica, mesmo nessa fase, quantos meteu?

jmodglorioso

Citação de: andre_04_SLB em 06 de Abril de 2014, 20:35
Citação de: jmodglorioso em 06 de Abril de 2014, 20:33

Sim. E o Benfica, mesmo nessa fase, quantos meteu?
Não muitos por isso é que disse que concordava contigo!! Os jogadores nessa fase que me lembre foi o Sami, José Sá, Danilo, o Miguel Lopes, o gr brasileiro que veio emprestado do Cruzeiro e não me lembro de muitos mais. Os que têm lançado por acaso têm passado por todas as fases da formação. Abraço

andre_04_SLB

E para continuar sobre este assunto, o que se deve pensar é: Como é que o Porto, que não tem há muito tempo um jogador da sua formação a ser figura da equipa principal, que não tem por tradição essa aposta, que não tem os mesmos meios que Benfica e Sporting (vir buscar jogadores ao Centro/Sul com regularidade), tem menos orçamento, menos recursos, menos investimento, consegue nos últimos 10 anos meter mais e melhores jogadores nas ligas profissionais que o Benfica? Como é que isto pode acontecer?

Mas não, prefere-se dizer que eles não lançam ninguém, que o Benfica ganha campeonatos de formação, que está a evoluir muito porque está a investir 10 vezes mais que os outros, e portanto estamos no bom caminho. E os erros de formação acontecem ano após ano e os jogadores com margem vão morrendo um pouco mais ano após ano.

A culpa é dos árbitros?

manjob

Citação de: andre_04_SLB em 06 de Abril de 2014, 20:33
Citação de: manjob em 06 de Abril de 2014, 20:30

Carrega Benfica!

Cumprimentos

Conclusão dos nomes que ele citou que o Benfica lançou: nenhum serve para o Benfica.

E voltamos à questão que estávamos a falar: formar não é só para a equipa principal. É para o futebol profissional em geral. E o Porto forma mais e melhor.

Mas é com esses exemplos que tu afirmas que quem melhor faz formação em Portugal é o Porto?
O expoente máximo da formação em Portugal o que de melhor fez nos últimos anos foi lançar esses jogadores?

andre_04_SLB

Não. O que afirmo é que EXEMPLO é o Porto pelo que fez este ano a nível de formação com jogadores como o Ivo e o Tomás por exemplo.

Não exemplo é o que faz o Benfica a jogadores como o Guzzo ou o Renato Sanches.

Exemplo a nível de lançar jogadores é o Porto porque com o Sporting nem podemos competir a esse nível. Sim lançar jogadores. Nos últimos 10 anos lançaram mais e melhor que o Benfica para as divisões profissionais.

E sim, nos últimos 5 anos também lançaram mais que o Benfica.

E sim, nos próximos 5, também acredito que continuarão a ter jogadores melhor preparados porque o que eles fazem é, adivinhe-se, formação. Não andam a investir 10 vezes mais que os outros para ganhar campeonatos de iniciados, juvenis e juniores e depois os jogadores morrerem em detrimento do colectivo.

gaucho

Citação de: Manpaz1904 em 06 de Abril de 2014, 19:26
Citação de: gaucho em 06 de Abril de 2014, 19:13
Estamos mesmo mal na formação:
Equipas B:
Farense 1 - 0 Porto (5 estrageiros)
Feirense 1 - 2 Sporting (4/5 estrangeiros)
Oliveirense 1 - 2 Benfica (2 estrangeiros)
Realmente estamos mesmo mal, mesmo muito mal.
Mas não percebo nada, apenas limito-me a constatar numeros.
Para um comentário tão sem lógica, concordo contigo.
Limitaste-te a escolher uma jornada que dá jeito. Ao contrário também se arranja.
Eu não entendo nada de nada, provavelmente, e só muito provavelmente, não entendo nada de nada.
Não sou um expert da formação, só trabalho em ..........., e não concordo "totalmente" com os ultimos comentarios dos gurus aqui da casa.
Não vou fazer mais comentarios sobre este tema.

paulomaia1972

Citação de: gaucho em 06 de Abril de 2014, 21:32
Citação de: Manpaz1904 em 06 de Abril de 2014, 19:26
Citação de: gaucho em 06 de Abril de 2014, 19:13
Estamos mesmo mal na formação:
Equipas B:
Farense 1 - 0 Porto (5 estrageiros)
Feirense 1 - 2 Sporting (4/5 estrangeiros)
Oliveirense 1 - 2 Benfica (2 estrangeiros)
Realmente estamos mesmo mal, mesmo muito mal.
Mas não percebo nada, apenas limito-me a constatar numeros.
Para um comentário tão sem lógica, concordo contigo.
Limitaste-te a escolher uma jornada que dá jeito. Ao contrário também se arranja.
Eu não entendo nada de nada, provavelmente, e só muito provavelmente, não entendo nada de nada.
Não sou um expert da formação, só trabalho em ..........., e não concordo "totalmente" com os ultimos comentarios dos gurus aqui da casa.
Não vou fazer mais comentarios sobre este tema.
Mas o espaço é livre e deves expor e fundamentar a tua opinião.

André Sousa

Em relação ao Porto também não é bem assim. Têm aspectos onde estão mais à frente, principalmente nas equipas de primeiro ano que metem a competir no campeonato nacional, mas o Benfica, no ano passado, também foi campeão nacional de juvenis com quatro jogadores de primeiro ano. No ano passado, também tivemos Cancelo, Hélder Costa, Fábio Cardoso, Varela, João Nunes e Guzzo na equipa B. O Romário e o Guedes eram juvenis de primeiro ano e fizeram essa temporada nos juvenis A. O Diego era juvenil e jogou a época inteira nos juniores.

Há exemplos para cada um dos lados. Se o Benfica quer ganhar títulos porque tem A, B e C, que raio quer o Porto fazer quando junta Moreto, Idrissa, Madiu Bari, Generoso e Madi Queta? E ainda queriam adicionar o José Gomes.

Não há grandes diferenças entre os três, mesmo concedendo que o Porto está à frente em dois aspectos importantes. No trato que dão aos jogadores de primeiro ano, e na filosofia de jogo que é quase transversal a todos os escalões, que defende um futebol mais técnico e pensado.

Além disso, está tudo bastante dependente da qualidade individual.

Para alguém se superiorizar, era preciso romper com uma data de ideias que são dadas como verdades absolutas. Mas isso é complicado.

Velazquez

Citação de: andre_04_SLB em 06 de Abril de 2014, 20:32

Pode não trabalhar muito bem mas trabalha formação coisa que o Benfica não faz. E nos próximos anos estamos cá para ver. O chato é que o Benfica também não lança um...um para amostra. Ou vais falar do André Gomes que teve 1 ano na formação do Benfica?
Então e o Diogo Viana,Atsu,Abdoulaye quantos anos tiveram no Porto?E o Caetano e o André André tambem foram lançados por eles?Então o Horta foi tambem lançado pelo Benfica

É claro que eu concordo que vários jogadores deviam estar a jogar em escalões acima dos seus,já disse isso várias vezes,queria muito ver isso,acho isso bastante importante.Mas tambem não é por agora terem 2 juniores na B que mostra que estão muito melhores.Tambem é verdade que aqui parece que estão mais preocupados com os titulos
Veremos se na proxima época sobem pelo menos o Romario e o Gonçalo á B

andre_04_SLB

Esse mito dos "jogadores de primeiro ano" quanto a mim não passa de um mito, apenas. Sempre aconteceu em todos os clubes e sempre acontecerá os jogadores mais novos em maior destaque integrarem o escalão seguinte. Não me parece novidade nem é por isso que o Porto está à frente.

Quanto à questão de os meterem a todos no Nacional, é logo 5-0 que dão ao Benfica e ao Sporting.

O Benfica teve todos esses jogadores na equipa B, ainda Juniores, e por isso mesmo é que não há política de formação. Porque quando precisavam do estímulo seguinte e do nível de objectivo acima voltaram abaixo para ganharem nos Juniores. É inacreditável um clube dizer que faz boa formação e ter o Guzzo enquanto jogador de 1º ano a competir na equipa B e quando é de 2º ano passar o ano inteiro nos Juniores. É brincar, apenas, à formação. E isso foi apenas circunstancial porque era o 1º ano das equipas B e eram precisos jogadores (novidade). Como não continuou, essa aposta, não é política nenhuma.

Depois em relação ao Diego e ao Romário é como a história do Sancidino a jogar no escalão seguinte. Pudera. No deles dá muito nas vistas.

Quanto à questão dos catanados do Porto. Moreto e Idrissa foi graças às guerras administrativas dos dois clubes e deu para dar a bicada. O Benfica teve problemas com os empresários e o Porto também quis dar um ar da sua graça como já fez há muitos anos com outros. Questões de guerrilhas e não de apostas.

Nunca vi o Porto, ou o Sporting, fazer o que o Benfica está a fazer este ano. É que nos Iniciados A são pelo menos 7, 7, sim por extenso, sete, que já não deviam estar ali. Se não ganharem o campeonato só com vitórias é motivo de reflexão.

Depois o Porto está a trabalhar formação e isso fica visível este ano com os exemplos do Ivo e do Tomás como não me canso de repetir. E não só.

E concordo contigo num ponto fundamental: a qualidade individual. Sem isso os clubes grandes não ganhavam nada. Porque são os que pior trabalham. É muito discutível, eu sei, mas eu dou o exemplo do Porto: raio de acção muito mais curto que o Benfica, normalmente contrata e só tem palavra na zona norte, sobretudo, o Benfica pelo país todo, investe 10 vezes mais, e ainda assim é tudo muito equilibrado.

Agora imagine-se os recursos de Braga, Guimarães, Leiria, Setúbal, e outros, e ainda assim batem o pé com regularidade ao Benfica, Sporting e Porto e quando não o fazem é porque há alguém com rendimento muito acima da média que resolve.

Algo está mal, mas o mal começa na nossa própria casa.