Época 2013/2014 - Todos os escalões

brankinho_gaspar

Realmente, acho que já não há utilidade nenhuma para Cancelo, Bernardo etc na B.

Esses dois já deviam estar na A.

E os Fábios Cardosos, Teixeiras, já deviam estar a jogar na 1ª liga, ou no estrangeiro. A 2ª liga é boa para a transição, mas durante um curto espaço de tempo. Depois é preciso outro nível, caso se queira jogadores de qualidade e não os Pedro Correias e Romeus Ribeiros da vida.

brankinho_gaspar

Citação de: André Sousa em 19 de Abril de 2014, 02:17
Mas eu sobre o Benfica não duvido. Já o tinham feito quando repescaram o Diego para fazer a fase final de juvenis, numa equipa onde o Rony pouco tinha jogado para jogarem os portentos do Marcelo Lopes e do Flávio Luz. Estávamos arredados do título de juniores (geração de 92, com o mágico Rodrigo Cabeça e companhia) e o Diego deixou de jogar pelos juniores para faer os seis jogos da fase final. Já falei disso aqui várias vezes, e foi uma medida que espelha o pensamento de quem tem responsabilidades na formação.

Eu tenho é algumas dúvidas que isto no Porto vá ser uma prática habitual. Sou céptico em relação a isso, porque no ano passado não o fizeram e tinham mão de obra para o fazer.
Acho que vão ser obrigados a isso, à la Sporting.

andre_04_SLB

Eu aí penso diferente de ti por um motivo simples. O Porto tinha muita gente nos quadros e tirando o Frederic Maciel não deu minutos a mais nenhum Junior. Este ano reestruturou e fez uma aposta concreta na formação. Fez diferente. O Benfica deu minutos aos Juniores e na fase decisiva tirou-os a todos da B. O Porto este ano faz precisamente o oposto. Por isso a notória diferença que encontro nisto entre os dois.

André Sousa

Isso já está relacionado com o futebol sénior. E tenho sérias dúvidas que o Porto vá sofrer a hecatombe que tantos vaticinam.

Oxalá esteja errado, porque o Benfica ficaria muito mais perto da hegemonia do futebol em Portugal.

andre_04_SLB

Citação de: brankinho_gaspar em 19 de Abril de 2014, 02:22
Mas eu sobre o Benfica não duvido. Já o tinham feito quando repescaram o Diego para fazer a fase final de juvenis, numa equipa onde o Rony pouco tinha jogado para jogarem os portentos do Marcelo Lopes e do Flávio Luz. Estávamos arredados do título de juniores (geração de 92, com o mágico Rodrigo Cabeça e companhia) e o Diego deixou de jogar pelos juniores para faer os seis jogos da fase final. Já falei disso aqui várias vezes, e foi uma medida que espelha o pensamento de quem tem responsabilidades na formação.

Eu tenho é algumas dúvidas que isto no Porto vá ser uma prática habitual. Sou céptico em relação a isso, porque no ano passado não o fizeram e tinham mão de obra para o fazer.

Sporting? O Porto este ano fez muito mais que o Sporting nesse aspecto.

André Sousa

Mas vendo bem as coisas, o Porto também não fez nada por aí além, tendo em conta que o Herrera e o Carlos Eduardo andaram a jogar pela B, juntamente com o Kelvin e o Ricardo.

Aliás, o planeamento da equipa B do Porto desta época faz lembrar o Benfica no ano passado. Vários jogadores sem potencial, ou sem grande razão para estarem a disputar uma segunda divisão, com uns dois ou três jovens com potencial.

Ou então isto parte de uma ideologia de fazer crescer os jovens ao lado de jogadores já feitos, o que, como disse lá atrás, discordo. Mas parece-me mais fruto do acaso.

Onde marcaram a diferença foi mesmo em não ter descido o Ivo e o Tomás para a fase final de juniores, apesar de o terem feito para a Youth League.

brankinho_gaspar

Já agora, off topic.

Quem acham que poderia ser interessante para o Benfica desta vaga de jogadores jovens que têm aparecido? (Horta, Pardo, Vezo, Ruben Ferreira etc)

brankinho_gaspar

Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 02:24
Citação de: brankinho_gaspar em 19 de Abril de 2014, 02:22

Sporting? O Porto este ano fez muito mais que o Sporting nesse aspecto.
Estou a falar no sentido em que vão ser obrigados a apostar na formação, por não haver pilim para contratar jogadores.

Não faço ideia como ambos os clubes formam os seus jogadores, nem as ideias que tentam incutir.

Theroux

O porto contratou propositadamente para B um tipo que hoje tem 37 anos. Não foi uma contratação falhada, foi mesmo apenas e só para jogar na B.

Admito que exista uma explicação válida para isto, mas eu desconheço, portanto até essa explicação aparecer é simplesmente rídiculo e bastante revelador.

andre_04_SLB

Citação de: André Sousa em 19 de Abril de 2014, 02:30
Mas vendo bem as coisas, o Porto também não fez nada por aí além, tendo em conta que o Herrera e o Carlos Eduardo andaram a jogar pela B, juntamente com o Kelvin e o Ricardo.

Aliás, o planeamento da equipa B do Porto desta época faz lembrar o Benfica no ano passado. Vários jogadores sem potencial, ou sem grande razão para estarem a disputar uma segunda divisão, com uns dois ou três jovens com potencial.

Ou então isto parte de uma ideologia de fazer crescer os jovens ao lado de jogadores já feitos, o que, como disse lá atrás, discordo. Mas parece-me mais fruto do acaso.

Onde marcaram a diferença foi mesmo em não ter descido o Ivo e o Tomás para a fase final de juniores, apesar de o terem feito para a Youth League.

Mas a equipa B também deve servir para isso. Depende das ideias dos clubes.

Aqui o importante é discutirmos em relação à formação e às oportunidades dadas a Juniores de estarem num patamar competitivo superior.

E isso o Porto mostrou que não é obra do acaso a aposta no Rafa, André Silva, Ivo e Tomás. O Rafa e o André começaram a época nos Juniores e agora baixaram, normal. Os outros 2 não. E aí o Porto ganhou muitos pontos.

andre_04_SLB

Citação de: Theroux em 19 de Abril de 2014, 02:33
O porto contratou propositadamente para B um tipo que hoje tem 37 anos. Não foi uma contratação falhada, foi mesmo apenas e só para jogar na B.

Admito que existe uma explicação válida para isto, mas eu desconheço.

Uma das possíveis explicações é o de ter um líder nato do grupo, um jogador que possa permitir a evolução dos colegas mais jovens e servir como um modelo comportamental para eles. Não está a tapar ninguém jovem em que eles acreditam.

O Barcelona, por exemplo, tem jogadores com mais de 23 anos a jogar. O que importa não são os que têm muita idade. São os que ainda são Juniores e já andam a bater nos adultos. Coisa que o Benfica desconhece.

André Sousa

Desses? Nenhum. Tendo em conta a matéria prima que temos ligada contratualmente...

O Horta é o que me deixa mais céptico, mas acho que há muito frenesim por ser um sénior de primeiro ano a dar cartas na primeira liga. É rara a vez em que isso não acontece. Ser titular do Vitória não é garantia de potencial para chegar a um clube com as aspirações do Benfica. Faz lembrar o que se diz quando há um jogador de um clube de menor nomeada que vai prestar provas a um colosso "os três grandes a dormir", "como é que ninguém o viu e chega aqui o (inserir nome do clube) e o leva", blablabla.

Gostava de ter tido aqui o Rúben Alves, mesmo não tendo visto muito dele.

Já agora, falando sobre ele... Pá, isto também é um caso de retrocesso, tendo em conta que ele já tinha uma época sénior feita pelo Boavista e esta época só calçou nos juniores.

brankinho_gaspar

Não estava a falar desses em concreto, estava só a dar exemplos. Estava a perguntar-vos se viram alguém que achem que pode dar esse salto.

O Rafa do Braga, por exemplo. Acho-o bom jogador, mas não sei como ia caber nos nossos quadros.

delduin

O único gajo do Setúbal que eu gostava de ter chama-se João Mário. Que máquina.

O Pardo vai fazer 24 anos, é um Hulk dos pobres em potencial (o Michel também era). O Ruben do Marítimo além de ser um tosco a defender é burro e temperamental. O Vezo não conheço. O Horta é benfiquista mas nós temos um Cavaleiro como 5º extremo que é superior a ele.

Dois gajos que gosto assim mais dessa idade são o Rafa e o Paulo Oliveira.

andre_04_SLB

O Ruben Alves foi titular 12 vezes na 2ª B. É algo diferente. E o Porto aposta mais  no Ivo do que nele, para o mesmo lugar. Portanto parece-me normal um estar na 2ª Liga e o outro nos Juniores.