Hélder Cristóvão (Equipa B)

Treinador, 53 anos,
Portugal
Equipa B: 5 épocas, 214 jogos, 0 golos

cavpacores

Citação de: pec em 08 de Junho de 2015, 14:56
Por um lado entendo o argumento de que o JJ tem o direito de não deixar outros treinadores "copiar" o seu trabalho mas ao mesmo tempo.. o treinador da B aprender com os treinos dele acabaria por beneficiar o clube.



o clube

não o JASUS

Moikano

Citação de: abar85 em 08 de Junho de 2015, 14:53
Citação de: Moikano em 08 de Junho de 2015, 14:46
Citação de: Fernando Ferreira em 08 de Junho de 2015, 14:30
A sério, malta. Dá para pegar por onde quiserem (e há muito por onde pegar com o Jesus). Por não deixar o treinador da B assistir aos treinos? Nem por isso. É perfeitamente legítimo.
A estrutura devia obrigar o Judas a abrir o treino a quem a direccao bem entendesse

Também não exageremos, estamos contra uma imposição do JJ e não se devia responder com outra. As coisas devem ser discutidas e se houvesse fundamento, sim.
4M de razoes para ele obedecer a direccao, se o meu chefe quer analisar como trabalho pode mandar quem bem entender assistir e isso nao implica que eu o tenha de ajudar. Apenas disponibilizar o trabalho que produzo.

J_PN

Citação de: Slb23 em 08 de Junho de 2015, 15:35
Há uma coisa que me deixa mesmo feliz, a estrutura do Benfica neste momento é mesmo blindada.

Isto só saiu cá para fora depois do JJ sair do clube, é muito positivo.

Quanto ao JJ, é um filho da puta.

A estrutura é o Jesus é normal que estas coisas só se saibam após a sua saída  ^-^

André Sousa

Citação de: Theroux em 08 de Junho de 2015, 14:44
1. A B é uma equipa tão profissional quanto a A (joga igualmente num campeonato profissional, ao contrário dos escalões de formação) e o seu objectivo é precisamente preparar o melhor possível os jogadores para as exigências da equipa principal.

2. "trabalho, que é da sua autoria, criado por ele, baseado em muitos anos de experiências." Portanto se o treinador tivesse 35 anos já era diferente? Isto é completamente irrelevante e mostra que não estás a ser imparcial, de todo.

3. Qualquer outro treinador de qualquer outro escalão de qualquer outra equipa no Benfica tem exactamente o mesmo direito de proteger o trabalho que o treinador da equipa principal futebol, portanto no limite podemos ter um clube onde dezenas de equipas trabalham de forma completamente estanque, com 0 comunicação entre si.

4. O trabalho do Hélder, e isto é unânime, é preparar da melhor forma possível os jogadores para a equipa principal. Assistir ao treinos da equipa principal quando entenda que o deve fazer permite-lhe:

4.1 Ajustar a sua própria metodologia de treino à que é aplicada na equipa principal, por forma a esbater o impacto físico nos jogadores quando estes sobem.

4.2 Conhecer ao pormenor o que é exigido em cada posição, evitando assim entrar em contradição com as práticas da equipa principal.

4.3 Observar a resposta dos seus jogadores aos treinos da equipa principal, por forma a ter a perfeita noção das fragilidades exibidas a um nível mais alto.

E isto é só o básico.

1. A equipa A e a B são profissionais. Certo. Não é por isso que passam a ser equipas com objectivos semelhantes. Se me disserem que o Benfica vai ser campeão a jogar com cinco centrais e a bater bombo na frente, eu assino já. Se me disserem que a equipa B vai ganhar a Segunda Liga do mesmo modo, eu digo já que recuso essa hipótese. Ir pela profissionalização de ambas as equipas para querer provar o que quer que seja, é só desonesto.

2. Não. É preciso meter as coisas no seu contexto. É o próprio JJ a dizer que foi o próprio que criou os seus exercícios de treino suportados num determinado modelo de jogo. É natural que não queira que isso ande por aí ao sabor do vento.

3. Falso. Há uma hierarquia a respeitar, goste-se disso ou não. E goste-se disso ou não, o treinador da equipa A acabará sempre por cima dessa mesma hierarquia. Já imaginaste o Renato Paiva a chegar-se à beira do JJ e a dizer-lhe que não pode assistir ao treino dos juvenis? Pois. Ah e tal, mas o JJ também lhe fazia o mesmo. Sim, mas o JJ era o treinador da equipa A. 

4.1. O impacto físico não tem como principal foco de diferença o treino. Seguinte.

4.2. Entrar em contradição? Hein? Como é que isso acontece? O Hélder deve tentar evoluir os jogadores, não formatá-los para um determinado modelo de jogo. Como era se estivesse a formatar os jogadores para jogarem no modelo do JJ? Agora ficavam a apanhar bonés.

4.3. Sim, porque o JJ precisava de mandar os jogadores treinar para outro lado, para ter perfeita noção das fragilidades que eles exibiam a um nível mais alto. Erm.

De facto, muito básico.

André Sousa

Citação de: Gnr. Keenan em 08 de Junho de 2015, 15:43
A mim só me lembra a partilha de apontamentos entre colegas curso.
Se quem os faz tem o direito de não deixar alguém os ver ? Claro que sim. Não deixa é de ser nojento.

A sociedade só evolui com partilha de conhecimento...isto é válido no desporto, na ciência, na economia, etc, etc. O próprio Jesus só chegou onde chegou porque teve de onde beber ensinamentos e depois moldá-los à sua imagem.

Uma coisa são apontamentos. Tudo bem.

Agora acho que não vais deixar que o teu colega de curso veja e copie o teu projecto de curso.

Gnr. Keenan

#1535
Citação de: André Sousa em 08 de Junho de 2015, 17:18
Citação de: Gnr. Keenan em 08 de Junho de 2015, 15:43
A mim só me lembra a partilha de apontamentos entre colegas curso.
Se quem os faz tem o direito de não deixar alguém os ver ? Claro que sim. Não deixa é de ser nojento.

A sociedade só evolui com partilha de conhecimento...isto é válido no desporto, na ciência, na economia, etc, etc. O próprio Jesus só chegou onde chegou porque teve de onde beber ensinamentos e depois moldá-los à sua imagem.

Uma coisa são apontamentos. Tudo bem.

Agora acho que não vais deixar que o teu colega de curso veja e copie o teu projecto de curso.

Pá, se fosse por aí o Jesus nunca poderia ter estagiado com o Cruyff.
O Hélder até poderia ver, mas será que compreenderia o contexto dos exercícios, ou no limite, os conseguiria replicar ?
Duvido, mas é uma discussão estéril. Concordo que tem direito de limitar o acesso, mas isso trás um traço de carácter atrelado, pelo menos para mim.

Se lhe queres chamar projecto é na boa. Não é à toa que todos os projectos se baseiam em algo já feito, procurando, por outro lado, trazer algo novo ou um cunho pessoal.
A mim a partilha de conhecimento não me faz espécie.

André Sousa

Não podia porquê? Aquilo que ele não podia fazer era levar a mal alguém negar-lhe o acesso a tais metodologias.

Isso nunca se sabe. E, em caso de dúvida, mais vale não permitir.

Eu não acho. Acho que é algo perfeitamente normal, e um lado sobre o qual ele já tinha falado anteriormente. O grupo é dele e ele não gosta que vejam o que se faz no seio do mesmo. Acho perfeitamente compreensível.

Mas pronto, o tema JJ, de agora em diante, será um tema (ainda mais) sensível.

LuigiSLB83

Citação de: André Sousa em 08 de Junho de 2015, 17:33
Não podia porquê? Aquilo que ele não podia fazer era levar a mal alguém negar-lhe o acesso a tais metodologias.

Isso nunca se sabe. E, em caso de dúvida, mais vale não permitir.

Eu não acho. Acho que é algo perfeitamente normal, e um lado sobre o qual ele já tinha falado anteriormente. O grupo é dele e ele não gosta que vejam o que se faz no seio do mesmo. Acho perfeitamente compreensível.

Mas pronto, o tema JJ, de agora em diante, será um tema (ainda mais) sensível.

Tu ainda não deste um motivo válido para ele o fazer. O "ele não gosta" ou o "ele está no seu direito" não são motivos nenhuns, nem demonstram que objectivos se deixam de cumprir, com a presença de um treinador da equipa B num ou outro treino da equipa A.

caocomasas

O Jesus era um funcionário do Benfica, a trabalhar nas instalações do Benfica, com outros funcionários e activos do Benfica. Por última hipotese, o trabalho produzido por Jesus nesses treinos é do Benfica.

Se fosse benefico para o Benfica o Helder ver os treinos, o Jesus tinha era de aceitar e acabou.

Se ele acha que é um mestre e que tem algo que mais ninguém tem, escreve um livro com os seus metodos ou vende os seus metodos a outros treinadores.

Se quer ser treinador, pago para tal, tem é que se deixar de merdas.

André Sousa

Citação de: LuigiSLB83 em 08 de Junho de 2015, 17:38
Tu ainda não deste um motivo válido para ele o fazer. O "ele não gosta" ou o "ele está no seu direito" não são motivos nenhuns, nem demonstram que objectivos se deixam de cumprir, com a presença de um treinador da equipa B num ou outro treino da equipa A.

A validade não é determinada por aquilo que cada um quer.

Ele não gosta. Ele é que mandava naquele grupo de trabalho. A partir daí, é discutir o que não tem grande discussão.

Também não há grande justificação para ele negar a minha observação, e ele fá-lo-ia.

André Sousa

Citação de: caocomasas em 08 de Junho de 2015, 17:38
O Jesus era um funcionário do Benfica, a trabalhar nas instalações do Benfica, com outros funcionários e activos do Benfica. Por última hipotese, o trabalho produzido por Jesus nesses treinos é do Benfica.

Se fosse benefico para o Benfica o Helder ver os treinos, o Jesus tinha era de aceitar e acabou.

Se ele acha que é um mestre e que tem algo que mais ninguém tem, escreve um livro com os seus metodos ou vende os seus metodos a outros treinadores.

Se quer ser treinador, pago para tal, tem é que se deixar de merdas.

O trabalho produzido pelo JJ é dele mesmo. Em prol do clube.

Se alguém queria que houvesse essa tal conexão entre treinadores, tinha de haver alguém de cima para lhe comunicar. O JJ depois logo decidia se aceitava ou se se colocava ao fresco.

LuigiSLB83

Citação de: André Sousa em 08 de Junho de 2015, 17:40
Citação de: LuigiSLB83 em 08 de Junho de 2015, 17:38
Tu ainda não deste um motivo válido para ele o fazer. O "ele não gosta" ou o "ele está no seu direito" não são motivos nenhuns, nem demonstram que objectivos se deixam de cumprir, com a presença de um treinador da equipa B num ou outro treino da equipa A.

A validade não é determinada por aquilo que cada um quer.

Ele não gosta. Ele é que mandava naquele grupo de trabalho. A partir daí, é discutir o que não tem grande discussão.

Também não há grande justificação para ele negar a minha observação, e ele fá-lo-ia.

Pensei que estávamos a discutir isto, para tentar perceber que argumentos poderiam ser usados para que isto tivesse acontecido. Quando nos ficamos apenas pelo "ele é que manda, ele é que sabe", então todas as discussões são estéreis.

André Sousa

Mas não é fácil de perceber qual a razão para o JJ não permitir que vissem os treinos da equipa? Ele não quer que vejam porque aquilo que ali está é criado por ele. Não quer que possam replicar aquilo que ele faz. Porra, o próprio já falou disso e já disse que nos treinos dele só está presente o seu grupo de trabalho, vide a sua equipa técnica + os jogadores que compõem o treino.

O treino é dele, é orientado por ele. Ele não gosta, nem quer, que vejam os seus treinos. Estéril é discutir a validade destes argumentos, quando partem de ideias pessoais.

nfgl

Citação de: André Sousa em 08 de Junho de 2015, 17:33
Não podia porquê? Aquilo que ele não podia fazer era levar a mal alguém negar-lhe o acesso a tais metodologias.

Isso nunca se sabe. E, em caso de dúvida, mais vale não permitir.

Eu não acho. Acho que é algo perfeitamente normal, e um lado sobre o qual ele já tinha falado anteriormente. O grupo é dele e ele não gosta que vejam o que se faz no seio do mesmo. Acho perfeitamente compreensível.

Mas pronto, o tema JJ, de agora em diante, será um tema (ainda mais) sensível.

André, isto não é sequer um tema relacionado com o Jesus, mas se tu fazes algo ao abrigo de um entidade patronal, a propriedade intelectual desse algo está bem definida.

Theroux

#1544
André Sousa,

Tudo o que dizes é completamente vazio de conteúdo porque te recusas a reconhecer que esta atitude prejudica o Sport Lisboa e Benfica. Pouco, muito, um bocadinho, é irrelevante.

Prejudica, não só porque proíbe outro funcionário de aceder a informação relevante para exercer o seu trabalho mas também porque é sintomática que o treinador não tinha o mínimo interesse em acelerar a integração de jogadores da formação através através da partilha de conhecimento com o treinador da equipa B.

Em cima disto julgar a mesma atitude de forma diferente porque o assalariado X tem 60 anos e o Y 35 não passa de fanboyismo agudo.

Ao adoptar essa postura estás explicitamente a colocar os interesses de um funcionário acima dos interesses do clube, sendo que neste caso defendes uma decisão que demonstra total desprezo pelos interesses desportivos que o treinador principal é pago para defender até ao limite das suas capacidades.

A partir daqui podes falar em desonestidade à vontade, podes dizer que os seus treinos fazem os do Guardiola parecer atletismo e que o Hélder é um espião industrial que vai vender os seus segredos aos chineses, enfim, podes dizer o que te apetecer que isso não apaga a realidade.

Mas ainda vou tentar colocar isto de forma mais básica para ver se bate:

Qualquer empregado de qualquer empresa do mundo está lá para servir o empregador. Pelo seu trabalho, pelo seu conhecimento, pela sua experiência recebe um ordenado.

Neste caso o empregador é o Sport Lisboa e Benfica e ao retirar recursos injustificadamente a outro funcionário do clube está a prejudicá-lo de forma propositada e, por arrasto, a prejudicar directamente a entidade que representa.