Bruno Cortez

Defesa, 37 anos,
Brasil
Equipa Principal: 1 época (2013-2013), 7 jogos (586 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

joni10

Citação de: Workaluk em 10 de Julho de 2013, 10:19
Citação de: joni10 em 10 de Julho de 2013, 10:16
Citação de: Workaluk em 10 de Julho de 2013, 10:13
Citação de: Anti-Corruptos em 10 de Julho de 2013, 10:09
Tendo em conta que o Melgarejo nem ataca nem defende bem, se este souber atacar já é um upgrade.


Não ataca bem? É possivel, quando o treinador o "obriga" a jogar a LE e reclama para ele se posicionar na defesa, é normal que depois perca alguma qualidade no seu jogo ofensivo, se o Cardozo fosse obrigado a jogar a central, se calhar também não fazia ponta dum corno no ataque.
Eu também acho que não ataca bem. Até pode ser um razoável atacante mas um lateral esquerdo para atacar bem tem que ter algumas características que não vejo nele. Na época passada eram aos pontapés as vezes que ele era solicitado no ataque e cruzava as bolas para as couves ou nem cruzava. Outra vezes exigia-se que conseguisse fazer diferença no 1x1 e também não se orientava. Para mim, que esperava que fosse dos que atacam muito bem mas não defendem nada, foi uma enorme surpresa. Até acho que, depois dos primeiros jogos, passou a defender melhor que atacar (e isto não é um elogio à forma como defende)

E de quem é a culpa de ele jogar a LE?
Isso já é outra questão.
Estava a referir-me apenas ao desempenho do Melgarejo a LE.

BernardoS10

#211
Teve o seu ponto máximo em 2011 quando ainda jogava no Botafogo, melhor lateral do Brasileirão, ida à selecção brasileira, e especulou-se na altura que viesse para um clube europeu, mas acabou por ir para o São Paulo.
No São Paulo até teve um bom começo e durante 2012 foi quase sempre titular indiscutível, ultimamente depois de algumas exibições mais fracas perdeu a titularidade para o Carleto, e deixou de contar para o treinador Ney Franco, chegou a ser dado como transferível mas entretanto irão mudar de treinador, entrando provavelmente o nosso conhecido Autuori como novo treinador, ficando a sua situação no clube por analisar.
É um lateral muito ofensivo, de drible fácil (às vezes exagera no drible), e procura muitas vezes a tabela, chegando facilmente à linha para cruzar, e cruza bem, embora nem sempre defina bem as jogadas.
Às vezes é um "Maxi" na forma como aparece até em zonas de finalização, como se vê neste golo
http://www.youtube.com/watch?v=HsI6Gk0RhGk

Mas tem obviamente uma qualidade técnica que nem se compara com o Maxi.
Defensivamente tem bastantes limitações, é o lateral brasileiro típico de vocação ofensiva e que nunca jogou fora do Brasil, a defender não é nada sólido, principalmente tem o defeito enorme de ser lento a recuperar a sua posição.
Compreende-se se este for um alvo do Benfica, pelo que tem saído na imprensa procura-se um lateral esquerdo que desequilibre ofensivamente (Ex. Armero), portanto faz sentido o interesse no Bruno Cortês, e neste caso pode ser também uma boa oportunidade de negócio. Com Silvio e André Almeida como opções mais sólidas defensivamente, é provável que se pretenda como alternativa 2 laterais de vocação mais ofensiva (Maxi; Bruno Cortês), e o Melga talvez possa sair.


Benfiquista de Besteiros

Citação de: Workaluk em 10 de Julho de 2013, 10:19
Citação de: joni10 em 10 de Julho de 2013, 10:16
Citação de: Workaluk em 10 de Julho de 2013, 10:13
Citação de: Anti-Corruptos em 10 de Julho de 2013, 10:09
Tendo em conta que o Melgarejo nem ataca nem defende bem, se este souber atacar já é um upgrade.


Não ataca bem? É possivel, quando o treinador o "obriga" a jogar a LE e reclama para ele se posicionar na defesa, é normal que depois perca alguma qualidade no seu jogo ofensivo, se o Cardozo fosse obrigado a jogar a central, se calhar também não fazia ponta dum corno no ataque.
Eu também acho que não ataca bem. Até pode ser um razoável atacante mas um lateral esquerdo para atacar bem tem que ter algumas características que não vejo nele. Na época passada eram aos pontapés as vezes que ele era solicitado no ataque e cruzava as bolas para as couves ou nem cruzava. Outra vezes exigia-se que conseguisse fazer diferença no1x1 e também não se orientava. Para mim, que esperava que fosse dos que atacam muito bem mas não defendem nada, foi uma enorme surpresa. Até acho que, depois dos primeiros jogos, passou a defender melhor que atacar (e isto não é um elogio à forma como defende)

E de quem é a culpa de ele jogar a LE?
O Anti-Corruptos estava a referir-se ao Melgarejo como LE. Como LE ele é zero, incluindo a atacar. Drible péssimo, cruzamentos de merda, remates de merda, etc.

O teu primeiro comentário deu razão ao Anti-Corruptos, independentemente dele jogar a defesa, de jogar obrigado naquela posição, isso não invalida que ele ataca pessimamente mal.

A comparação com o Cardozo torna-se irrisória. Pouco me interessa se o Melgarejo extremo ou avançado ataque bem. O Melgarejo LE é ZERO, logo o Bruno Cortês é melhor.

Termino respondendo à tua pergunta de retórica, não, ele não ataca bem.

Bailey

bem se até no tópico do armero diziam que não servia... Eu já fico um bocado reticente com as avaliações daqui

Não conheço este mas tem boas credenciais. O Benfica e qualquer equipa grande em Portugal necessita de laterais que saibam atacar (o que é diferente de melgarejos a fingirem que são laterais).

Pelo que li foi dos melhores do Brasil em 2011 e 2012. E agora tem estado apagado/afastado. Isto foi sempre um dos perfis de jogadores que o Benfica tem investido nos últimos anos com casos de sucesso.

Portanto para já dou um claro benefício da dúvida.

Workaluk

Citação de: Red skin em 10 de Julho de 2013, 10:26
Citação de: Workaluk em 10 de Julho de 2013, 10:25
Citação de: Red skin em 10 de Julho de 2013, 10:24
Dependendo do preço poderá ser um bom negócio... sp é um upgrade

?????

Não tenho nada essa sensação, mas pronto.
N foi considerado o melhor lateral esquerdo do Brasileirão de 2011?

O Patric tambem era o titular da seleçao SUB-20 Brasil.

LFVL

Se o Cortez vier mesmo, já sabemos quem será a alternativa ao Matic, pois para DD temos Maxi e Silvio e para DE ficamos com Melga e Cortez... logo, o A. Almeida deve ser alternativa a MDC.


Red skin

Citação de: Workaluk em 10 de Julho de 2013, 10:33
Citação de: Red skin em 10 de Julho de 2013, 10:26
Citação de: Workaluk em 10 de Julho de 2013, 10:25
Citação de: Red skin em 10 de Julho de 2013, 10:24
Dependendo do preço poderá ser um bom negócio... sp é um upgrade

?????

Não tenho nada essa sensação, mas pronto.
N foi considerado o melhor lateral esquerdo do Brasileirão de 2011?

O Patric tambem era o titular da seleçao SUB-20 Brasil.
N o conheço para ser sincero-... mas uma coisa é ir às seleções jovens do Brasil... outra é ser considerado o melhor de qq coisa no Brasileirão... mas se vcs o dizem, quem sou eu para contrariar... q n venha!

Holmesreis

Acho que, a confirmar-se, é uma contratação parecida com a do Bruno César: um ex-titular de equipa grande brasileira, relegado para o banco, tornando-se assim mais acessível economicamente. O problema é que isso já não havia resultado com o Bruno César, como não havia resultado anteriormente com o Edcarlos. E quando vejo os corruptos a atacar grandes figuras do Brasileirão como o Bernard, envergonho-me um pouco desta nossa política condenada ao fracasso...

fmb

Acho estranhas tantas críticas ao Cortês por parte dos adeptos do São Paulo. Sempre que o vi, gostei muito. Sobretudo à 2 anos no Botafogo, era um super-lateral. Tenho medo que não se adapte, até porque vem tarde para a Europa, mas é um bom lateral e acho que poderia dar certo!!!

Elvecchio

Estou com vontade de eu mesmo escrever um comunicado a desmentir.

San Lucas

Citação de: rastilho em 10 de Julho de 2013, 10:17
Ofereço os meus 5 tostões de discussão.

Acompanhei o Cortês na altura em que se começou a destacar no Botafogo pouco antes da convocação para a Selecção. Vi praticamente todos os jogos da Taça SulAmericana'12 e fui vendo intermitentemente os jogos do São Paulo no Brasileirão'12.

O Cortês já no verão passado tinha sido muitas vezes comentado (neste Fórum) como alternativa ao nosso flanco esquerdo. A opinião que dei na altura (em que estava em grande) mantém se actual aos dias de hoje.

Tem as características físicas e técnicas para ser um óptimo lateral, mas ao mesmo tempo tem lacunas que o impossibilitam de potenciar esses atributos. Ofensivamente é muito forte no drible, tem uma boa velocidade e um arranque forte, mas peca muitas vezes na decisão, seja a centrar, rematar ou capacidade de decisão, particularmente porque opta demasiadas vezes por driblar quando seria mais aconselhável passar a bola.

A defender, num 1x1 até é forte porque sabe usar bem o corpo, mas tem o péssimo defeito de muitas vezes demorar a recuar e descurar demasiadas vezes as obrigações defensivas.

Em relação à possibilidade de integrar o nosso plantel, fico um pouco dividido. Não seria nunca a minha aposta, porque existe um grau de incerteza elevado em relação ao que pode render cá. Mas também é verdade que no Benfica existem boas rotinas defensivas e uma organização colectiva que facilita alguns processos defensivos, e permitem que jogadores como o Emerson e mesmo o Melgarejo passem pelos 'pingos da chuva' durante bastante tempo. O que pode potenciar o Bruno Cortês para um nível que nunca teve no Brasil, onde as exigências tácticas são bem primárias (têm vindo a melhorar). Essa evolução não é algo que se controla, depende integralmente do jogador e da capacidade que tenha para assimilar a informação que lhe é transmitida. Pelo que sei, é um bom profissional e esforçado, tem 26 anos, está próximo de atingir o pico de desenvolvimento físico. É claramente uma aposta de risco....

Um pequeno apontamento: O nome dele é Bruno Cortês e não Bruno Cortez.

Belo post!  O0

Vibe

Citação de: Workaluk em 10 de Julho de 2013, 10:33
Citação de: Red skin em 10 de Julho de 2013, 10:26
Citação de: Workaluk em 10 de Julho de 2013, 10:25
Citação de: Red skin em 10 de Julho de 2013, 10:24
Dependendo do preço poderá ser um bom negócio... sp é um upgrade

?????

Não tenho nada essa sensação, mas pronto.
N foi considerado o melhor lateral esquerdo do Brasileirão de 2011?

O Patric tambem era o titular da seleçao SUB-20 Brasil.

;D

Workaluk

Citação de: Benfiquista de Besteiros em 10 de Julho de 2013, 10:32
Citação de: Workaluk em 10 de Julho de 2013, 10:19
Citação de: joni10 em 10 de Julho de 2013, 10:16
Citação de: Workaluk em 10 de Julho de 2013, 10:13
Citação de: Anti-Corruptos em 10 de Julho de 2013, 10:09
Tendo em conta que o Melgarejo nem ataca nem defende bem, se este souber atacar já é um upgrade.


Não ataca bem? É possivel, quando o treinador o "obriga" a jogar a LE e reclama para ele se posicionar na defesa, é normal que depois perca alguma qualidade no seu jogo ofensivo, se o Cardozo fosse obrigado a jogar a central, se calhar também não fazia ponta dum corno no ataque.
Eu também acho que não ataca bem. Até pode ser um razoável atacante mas um lateral esquerdo para atacar bem tem que ter algumas características que não vejo nele. Na época passada eram aos pontapés as vezes que ele era solicitado no ataque e cruzava as bolas para as couves ou nem cruzava. Outra vezes exigia-se que conseguisse fazer diferença no1x1 e também não se orientava. Para mim, que esperava que fosse dos que atacam muito bem mas não defendem nada, foi uma enorme surpresa. Até acho que, depois dos primeiros jogos, passou a defender melhor que atacar (e isto não é um elogio à forma como defende)

E de quem é a culpa de ele jogar a LE?
O Anti-Corruptos estava a referir-se ao Melgarejo como LE. Como LE ele é zero, incluindo a atacar. Drible péssimo, cruzamentos de merda, remates de merda, etc.

O teu primeiro comentário deu razão ao Anti-Corruptos, independentemente dele jogar a defesa, de jogar obrigado naquela posição, isso não invalida que ele ataca pessimamente mal.

A comparação com o Cardozo torna-se irrisória. Pouco me interessa se o Melgarejo extremo ou avançado ataque bem. O Melgarejo LE é ZERO, logo o Bruno Cortês é melhor.

Termino respondendo à tua pergunta de retórica, não, ele não ataca bem.

Eu tambem não disse que ele atacava bem, mas a razão para ele atacar mal, não é do jogador, é de quem o forçou a jogar na posição...

Melgarejo zero? Isso é a tua opinião, não o acho um LE para o Benfica, pelo menos por enquanto, mas não o acho zero, defende de forma atabalhoada e ataca de forma intermitente porque quem o potenciou, esqueceu-se de o continuar a fazer ao longo do ano, tentando corrigir os erros, simplesmente pô-lo a jogar e agora desenrasca-te...

Portanto dizeres que um é zero e outro é um upgrade quando todas as opiniões de quem realmente o conhece, dizem exatamente o contrário... enfim.

J.P.

Não conheço o jogador. Mas lembro-me dos últimos laterais brasileiros que tivemos (Patric... Emerson...) e só me ocorre uma palavra: MEDO.