2ª Liga 1ª J: CD Trofense 0 - 0 SL Benfica B, 10Ago. Sáb. 19h00 *Sport TV Live*

Carlitos Tevez

Fui ver o jogo ao estádio e só me deu sono, muito mal jogado pelas 2 equipas, parecia um jogo de pré época... só melhorou de interesse quando entraram o H.Costa e o Bernardo... muito bons  O0

Kyoto

Onze inicial:

                            Harramiz

Ivan Cavaleiro       R. Pinto          Rojas

                     Uros
                                 Lindelof

B. Gaspar       Jardel       Wei        Semedo

                              Varela

62': Huang Wei ------>
       Bernardo Silva <---

       Jorge Rojas ----->
       H. Costa     <-----


                          Harramiz

H. Costa          Bernardo Silva         Ivan Cavaleiro

                     R. Pinto
                                 Uros

B. Gaspar       Jardel       Lindelof      Semedo

                              Varela

86': Ivan Cavaleiro------>
       João Teixeira  <------


                              Harramiz

H. Costa                 B. Silva                R. Pinto

                       Uros
                                   J. Teixeira

B. Gaspar      Jardel      Lindelof        Semedo

                                Varela

                   

Android1974

Vale o que vale, mas o Rojas acabou por jogar (mal) mais minutos na ala esquerda que na direita... E também não vejo diferenças de posição, nem de participação no jogo, justificativas para meter o Uroš mais adiantado que o Lindelöf. Jogaram lado a lado.

andre_04_SLB

Esta equipa tem de ser isto, como base:

Varela; Nelsinho, Cardoso, Wei e Gianni; Lindelof, Ruben e Bernardo; Cancelo, Rojas e Harramiz.

klik

Citação de: andre_04_SLB em 11 de Agosto de 2013, 03:59
Esta equipa tem de ser isto, como base:

Varela; Nelsinho, Cardoso, Wei e Gianni; Lindelof, Ruben e Bernardo; Cancelo, Rojas e Harramiz.

é o 11 perfeito... para os jogadores que temos agora.

Mais tarde com o João Amorim e Rui Fonte podem trazer novas soluções.

2 laterais ofensivos que fazem sobe e desce com facilidade... 2 alas que procuram as diagonais nas costas da defesa adversário ( com um avançado centro como o Harramiz é um movimento essencial, para se causar mais desequilíbrios na defesa contraria.. )

uma cumplicidade interessante que se podia formar entre o Cancelo e o Nelson... a somar ao facto de deixar o Cancelo explodir no lugar onde o pode fazer mais facilmente por enquanto... ou seja mais a frente.

André tens gostado do Lindelof no corredor central?? pessoalmente tenho gostado bastante... claramente sobre uma zona lateral limita e de que maneira as suas principais qualidades... acho que com ainda mais confiança e elevando mais alguns índices temos aqui jogador para chegar a equipa A e dar um tipo de jogador que não temos desde a saída do Javi.

andre_04_SLB

klik, acima de tudo acho que é o melhor onze porque potencia os melhores jogadores da equipa, não necessariamente os que oferecem mais rendimento, porque sabemos os riscos que é enfrentar certas equipas com Bernardo e Ruben Pinto no meio-campo (pela falta de um elemento mais disponível para as tarefas defensivas e que tenha outras qualidades nessa fase do jogo), mas que potencia os que realmente podem um dia tornar-se jogadores de Benfica, todos juntos, e nos lugares em que podem lá chegar.

O Lindelof já o ano passado fez alguns jogos a 6 e ele tem muito mais a oferecer nesse lugar do que na lateral. Sempre o referi. No miolo explora a capacidade física e de choque, é muito bom em termos posicionais, acaba por ter um raio de acção alargado, preenche bem o seu espaço e acaba por ser um elemento difícil de transpor pela capacidade de desarme e de agressividade. Ainda me lembro quando, como normal, se veio aqui criticar pelos posicionamentos da pré-época, dizer-se que era inconcebível o Lindelof que é lateral ser 6 e o Nelsinho que é Médio ser lateral. Acho que neste sentido são duas adaptações felizes mas o sueco já vem do Norton.

Em relação à pergunta do Bernardo e do Futsal realmente não sei mas dá toda essa tendência. Tenho de perguntar ao miúdo.

Só tenho pena que o Norton não tenha continuado porque iríamos ver o Gonçalo Guedes e o Renato na equipa B, e a jogar. Chamaram-me maluco na altura, mas lendo a entrevista dele fica-se claramente com essa ideia.

Abraço

André Sousa

Acabo por concordar em relação ao Lindelof, mas continua a ser um jogador com limitações. Como era o Javi, que o klik falou para trás. Em relação ao Nelsinho já me parece um erro. Fazendo um paralelismo, da mesma forma que se fez com o Lindelof, era o mesmo que colocar o Ramires como lateral por ser um jogador forte em transição, com um pique e uma aceleração fora do normal. E, tendo em conta que houve por aí quem tenha dito que o miúdo era usado no centro do terreno no treino, só me faz pensar que está a jogar a lateral pelo número elevado de médios que temos e pela ausência do Cancelo.

Não te fies nisso, André. O Norton também falou no Bernardo em Janeiro e ele não pôs lá os pés. E tínhamos falta de jogadores para o meio campo, que foi isso que potenciou a chegada do Guzzo à equipa B, juntamente com outros factores, deduzo eu, quando nem titular dos juniores era.

André Sousa


klik

Citação de: andre_04_SLB em 11 de Agosto de 2013, 05:30
klik, acima de tudo acho que é o melhor onze porque potencia os melhores jogadores da equipa, não necessariamente os que oferecem mais rendimento, porque sabemos os riscos que é enfrentar certas equipas com Bernardo e Ruben Pinto no meio-campo (pela falta de um elemento mais disponível para as tarefas defensivas e que tenha outras qualidades nessa fase do jogo), mas que potencia os que realmente podem um dia tornar-se jogadores de Benfica, todos juntos, e nos lugares em que podem lá chegar.

O Lindelof já o ano passado fez alguns jogos a 6 e ele tem muito mais a oferecer nesse lugar do que na lateral. Sempre o referi. No miolo explora a capacidade física e de choque, é muito bom em termos posicionais, acaba por ter um raio de acção alargado, preenche bem o seu espaço e acaba por ser um elemento difícil de transpor pela capacidade de desarme e de agressividade. Ainda me lembro quando, como normal, se veio aqui criticar pelos posicionamentos da pré-época, dizer-se que era inconcebível o Lindelof que é lateral ser 6 e o Nelsinho que é Médio ser lateral. Acho que neste sentido são duas adaptações felizes mas o sueco já vem do Norton.

Em relação à pergunta do Bernardo e do Futsal realmente não sei mas dá toda essa tendência. Tenho de perguntar ao miúdo.

Só tenho pena que o Norton não tenha continuado porque iríamos ver o Gonçalo Guedes e o Renato na equipa B, e a jogar. Chamaram-me maluco na altura, mas lendo a entrevista dele fica-se claramente com essa ideia.

Abraço

Tendo o Lindelof e não o Uros a #6, pode equilibrar um pouco mais, até pq como disseste ele é difícil de passar, alias já tinha referido que dá ideia que os próprios jogadores acabam por se inibir quando se chegam ao pé dele a partir de certa altura, pelo facto de ser um adversário difícil de transpor..

Por outro lado, desde muito cedo obrigar o Rúben e Bernardo a defender acaba por ser um ponto positivo. Se no conjunto pode haver alguns pontos negativos e positivos( como por exemplo , manter mais a bola, controlar mais, tb é uma forma de se defender... ) , a longo termo é o melhor para as qualidade individuais evoluírem, principalmente os pontos mais fracos...

andre_04_SLB

Eu não descarto a utilização do Nelsinho a 8, inclusivé, onde pela capacidade que tem em progressão e agressividade que demonstra, possa surpreender. Parece-me é que tem mais hipóteses de ser jogador de Benfica a lateral do que no meio, até porque aqui privilegia-se muito um médio de passe e recepção, e menos um jogador de transição de sectores. Acho que é um dos mitos do futebol: jogador rápido é para o corredor lateral.

O Norton ia apostar neles, até porque já os andava a levar a jogos de preparação pelos B. A questão do Bernardo parece-me que foi política mas ele andava a lutar contra isso.

Em relação ao Uros, acho que tem qualquer coisa. Não sei se vai ser jogador para a equipa principal, mas há ali talento. Neste momento, contudo, parece-me que o Lindelof mais facilmente integra esse projecto de posição 6 na equipa A do que ele.

andre_04_SLB

Citação de: klik em 11 de Agosto de 2013, 05:44
Por outro lado, desde muito cedo obrigar o Rúben e Bernardo a defender acaba por ser um ponto positivo. Se no conjunto pode haver alguns pontos negativos e positivos( como por exemplo , manter mais a bola, controlar mais, tb é uma forma de se defender... ) , a longo termo é o melhor para as qualidade individuais evoluírem, principalmente os pontos mais fracos...

É sem dúvida por isso que eu acho que compensa o risco de jogarem os 2 lado a lado neste momento. Acho aliás que uma equipa B não tem de ter um modelo transversal aos A. Isso é um mito que se criou. Tem de se fazer uma avaliação do talento individual e perspectivável para dar o salto. Em função disso os jogadores mais talentosos devem ser integrados ao mesmo tempo. Dou um exemplo. Se a equipa A do Benfica fosse uma B, Markovic e Djuricic tinham de jogar os 2 pelo corredor central, desse o sistema as voltas que desse. O Benfica tem de potenciar o individuo e não o colectivo ou os resultados. Prova disso é que a cada 80 jogadores que entram na equipa B em competição oficial, apenas uma média de 3/4 jogarão algum dia na equipa principal.

André Sousa

Exactamente por isso. Tem características que podem fazer com que se fixe como lateral, apesar de me parecer que lhe falta alguma escola, principalmente quando sobe ao ataque. Consegue privilegiar a bola, mas, por outro lado, consegue ser um jogador a modos que formatado para a ideia peregrina daquilo que deve ser um lateral a nível ofensivo. Procurar a linha de fundo e cruzar. E ele não cruza muito bem. Por outro lado, toda aquela disponibilidade física e aceleração/agressividade nos primeiros metros são argumentos interessantes para ter no centro do terreno, conjugados com outros atributos que ele me parece ter.

Duvido bastante, principalmente em relação ao Renato. Primeiro por ainda ser juvenil, o que leva logo a um certo desprezo, e depois porque o plantel desta época é bastante extenso, principalmente para a zona central. Se no ano passado se impunha que se apostassem nos juniores, porque havia falta de jogadores de qualidade na B, esta época prevê-se vida difícil para eles, no que concerne a subidas à B. E com a Champions sub-19 mais complicado deve ficar.

O Lindelof seria um regressar às origens, vide Javi. Um médio mais agressivo, de processos simples. O Uros seria tentar uma cópia do irmão. Mas não sei. Também duvida do Matic, mas o salto que deu ao nível da intensidade e agressividade no momento defensivo, foi preponderante. O resto é qualidade técnica, que já a tinha, e compreensão do jogo, onde evoluiu também, mas nada que me tenha surpreendido por aí além. O mais complicado, enquanto a mim, foi mesmo alterar a sua disponibilidade para o jogo e a rapidez com que o faz actualmente. Se o Uros o conseguir, maravilha. Se não o conseguir, vejo ali matéria para ser trabalhada para jogar ligeiramente mais à frente.

klik

Citação de: andre_04_SLB em 11 de Agosto de 2013, 05:45
Eu não descarto a utilização do Nelsinho a 8, inclusivé, onde pela capacidade que tem em progressão e agressividade que demonstra, possa surpreender. Parece-me é que tem mais hipóteses de ser jogador de Benfica a lateral do que no meio, até porque aqui privilegia-se muito um médio de passe e recepção, e menos um jogador de transição de sectores. Acho que é um dos mitos do futebol: jogador rápido é para o corredor lateral.

O Norton ia apostar neles, até porque já os andava a levar a jogos de preparação pelos B. A questão do Bernardo parece-me que foi política mas ele andava a lutar contra isso.

Em relação ao Uros, acho que tem qualquer coisa. Não sei se vai ser jogador para a equipa principal, mas há ali talento. Neste momento, contudo, parece-me que o Lindelof mais facilmente integra esse projecto de posição 6 na equipa A do que ele.

O Jogador elástico, normalmente é o tipo de jogador com mais probabilidade de sucesso sobre o flanco... Se pensar-mos o Ramires teve sucesso no Benfica mas tb jogou praticamente sempre sobre um flanco ou interior. Para além que o Ramires tem algum perfume técnico... é um jogador que se for preciso faz o ultimo passe, dai que jogando no meio não lhe causa perder a qualidade.

O Nelson possivelmente no meio, será mais testado a alguns défices que possa ter... estará menos protegido.. não conheço.. nunca o vi jogar ai.

darkwolf

Positivo

Lindelof
Bernardo
2ªparte após as substituições

Negativo
falhamos muitos golos

SLBRulez

Para 1º jogo não foi mau, curioso para ver com o Cancelo e Bernardo a titulares, apesar de o Semedo estar muito bem o que vai ser um problema a resolver.

Não gostei do Rojas e do Bruno Gaspar.