Fortunato Levy

Fortunato Levy

Nome completo
Fortunato Monteiro Levy
Posição
médio
Data de nascimento
21 Abril 1888
Data de morte
31 Dezembro 1969 (81 anos)
País
Portugal
Naturalidade
Praia, Cabo Verde
Periodo na equipa principal

1906-1907


Equipa Principal Jogos Minutos Cartões (A./V.) Golos
  1904/1905  
Amigáveis 6 1
  1905/1906  
Amigáveis 3 1
  1906/1907 6 540 0 / 0 0  
Campeonato de Lisboa 6 540 0 / 0 0
Amigáveis 0 0
Total Jogos Amigáveis 9 2
Total Jogos Oficiais 6 540 0 / 0 0
Na equipa principal

Primeiro jogo

Último jogo

CIF 0 - 1 SL Benfica

Dom, 3 Março, 1907

Campeonato de Lisboa

6ª Jornada
Campo da Quinta Nova (Carcavelos), Lisboa

Por administrador a Segunda, 6 Novembro 2023

Shoky



Nome Completo: FORTUNATO Monteiro LEVY
Posição: Médio
Nacionalidade: Português
Data de Nascimento: 21-04-1888
Data de Falecimento: ??-??-????
Número da Camisola: ?
Pé Preferido: Direito



Épocas ao serviço do Benfica: 1
Total de Jogos pelo Benfica: 6
Total de Golos pelo Benfica: 0*
Títulos pelo Benfica: 0


1906/1907
Jogos: 6
Golos: 0*


*Possivel falta de alguns golos, pois em certas épocas não é possivel identificar com certeza alguns marcadores de golos nos inicios do século XX.

Shoky


pcssousa

Mais à frente poderemos abordar de forma mais detalhada a personalidade de Fortunato Levy. De momento vale a pena referir que foi ainda o primeiro ciclista do Sport Lisboa, tendo-se estreado no dia 11 de Junho de 1906 numa prova de 1000 m na Palhavã, tendo sido segundo. Ainda no mesmo dia foi terceiro noutra prova, trazendo assim os dois primeiros troféus da história do Clube.
O ciclismo, secção de velocipedismo, foi assim a segunda modalidade da história do clube, seis meses antes do atletismo e a modalidade séria praticada de forma ininterrupta até 1991, embora após 1978 apenas nos escalões de formação e entre 42 e 46 apenas amadores. Desta forma somos, de entre todos os clubes do Mundo, o que mais anos tem de prática de modalidade, pois teremos ainda que somar as épocas de 99 e 2000 e a mais recente passagem pela modalidade.

A 5 de Abril de 1907, celebrar-se-ia o jantar de despedida de Levy, que rumaria a Cabo Verde, e Mora, que ia para a Argentina.
Foi o primeiro capitão em jogos oficiais, mas falta contabilizar os particulares... Lá iremos.


Obrigado, Shoky.

Torgeir Bryn


Shoky

Sim...1º capitão em jogos oficiais.
O0

Sousa, tens de passar pelos tópicos dos Rosa Rodrigues que estão nos ex-funcionários.

pcssousa

#5
Citação de: Shoky em 12 de Outubro de 2013, 14:41
Sim...1º capitão em jogos oficiais.
O0

Sousa, tens de passar pelos tópicos dos Rosa Rodrigues que estão nos ex-funcionários.
Claro que sim. Tenho contudo de ir pesquisar umas coisas pois tenho a ideia que pelo menos um deles, embora permanecendo no Sporting, terá voltado a alinhar, pontualmente, pelo nosso clube, mas tenho que confirmar. Vários voltaram e para ficar, como Henrique Costa, a quem mesmo a oferta de um relógio de ouro por parte deles, não evitou o seu retorno.


edit: bem me parecia... O Antonio "catatau" voltou mesmo a jogar de vermelho. Vou fazer mais umas pesquisas.

RedVC

#6
Sobre António Rosa Rodrigues, em Abril passado coloquei esta mensagem nos tópico "Outros tempos":

Citação de: RedVC em 26 de Abril de 2013, 20:54


Uma curiosidade histórica envolvendo António Rosa Rodrigues.

Penso ter sido em 21 de Novembro de 1909 que o Sport Lisboa e Benfica defrontou o CIF, na altura o seu grande rival, obtendo uma vitória por 2-0. Neste jogo surpreendentemente António Rosa Rodrigues, um dos irmãos Catatau e um dos fundadores do Sport Lisboa, jogou pelo... Benfica. Nesse época desportiva ARR jogaria ainda  por mais uma vez (desconheço contra quem) pelo nosso clube. Surpreendentemente digo eu porque desde 1907 até 1916, ARR integrou os quadros do SCP. De facto, em 1907 ARR tinha juntamente com mais sete colegas saído do Sport Lisboa para o SCP.  Cândido Rosa Rodrigues, seu irmão tinha sido outro dos dissidentes mas nunca voltou (jogou até à época 1913-1914). Assim, apesar de uma rivalidade crescente, como eram diferentes esses tempos...

Mas ainda assim como explicar isto? O jogador pertencia aos quadros do SCP e jogou pelo Benfica?

Num site do SCP percebi que em 1909 ARR terá perdido a titularidade para Francisco Stromp e por isso deduz-se estaria interessado em jogar. Cosme Damião terá aceite esta situação (pela qualidade de ARR, pela amizade, ambas?) e assim ARR jogou duas outras vezes pelo SLB, neste caso contra o CIF (o grande rival tanto do SCP como do nosso clube) e contra o Gilman. Mais tarde recuperaria a titularidade no SCP e seria dos dissidentes aquele que mais tempo se manteve no clube dos viscondes.

Das duas fotografias que disponho do jogo com o CIF nota-se que a camisola de ARR é a do tempo dos fundadores 1904-1905 e a dos outros jogadores (neste caso Carlos Homem de Figueiredo) é de um formato bem diferente.

Se neste caso o regresso foi episódico, outro dos dissidentes, Henrique Costa regressaria logo após uma época ao Benfica onde se manteria até perto do final da década de 10, altura em que juntamente com Artur José Pereira viria a fundar o Clube de Futebol Os Belenenses. Henrique Costa foi o nosso principal defesa na primeira década de vida do nosso clube.


Em adição a esta mensagem ocorre-me agora de que este episódio é a demonstração para os cépticos que o Sport Lisboa e Benfica foi realmente o sucessor do Sport Lisboa (e claro do Grupo Sport Benfica). Note-se que António Catatau saiu do clube enquanto se chamava Sport Lisboa e regressa para jogar pelo Sport Lisboa e Benfica usando... a mesma camisola. A mesma! Atente-se em como ela é a camisola dos fundadores, a camisola das primeiras fotografias da nossa primeira categoria e de formato completamente diferente à envergada pelos restantes colegas de jogo. Só não vê quem não quer ver. Só vê diferente quem tem preconceito e é mal intencionado. Infelizmente entre burros e mal intencionados existe muita gente que não quer ver.

Quanto a Fortunato Levy, sabe-se que era de ascendência judaica e que a sua família era originária de Cabo Verde, país para onde regressou. Na base de dados do site zero-zero Fortunato aparece como tendo nascido na cidade da Praia em 21 de Abril de 1888 ou seja a confirmar-se esta data então em 1904 teria 16 anos. Pelas fotos parece-me que já seria mais velho do que isso mas não sei...

Uma das coisas que me admirou logo que comecei a saber um pouco mais da história dos primeiros anos do nosso clube é do facto de tão poucos dos fundadores terem sido membros da primeira equipa. Fortunato Levy não foi fundador mas foi um dos indiscutíveis da primeira equipa da primeira categoria do Sport Lisboa. Mas houve outros. A maioria foram homens já com alguma idade, velhos membros da gloriosa equipa da Casa Pia que derrotou os ingleses em 1889. Foram eles: Januário Barreto (que ao certo não sei se chegou a calçar as botas pelo Sport Lisboa e que foi o primeiro presidente eleito do Sport Lisboa), Silvestre da Silva, António do Couto, Emílio de Carvalho, José Neto, José da Cruz Viegas, Francisco dos Santos e Pedro Guedes (estes dois últimos não sei ao certo se chegaram mesmo a jogar pelo Sport Lisboa mas o primeiro jogou na... Lazio de Roma). No caso de outros tais como Daniel dos Santos Queirós, David da Fonseca e João Persónio não encontrei referências atestando que pertenceram a essa célebre equipa da Casa Pia mas foram também originários daquela instituição.


De pé, esquerda para a direita: João Cambraia, António do Couto, Emílio de Carvalho, 
Raul Carapine, Silvestre da Silva, Januário Barreto, José Neto, Francisco dos Santos
Sentados, esquerda para a direita: João Pedro, Pedro Guedes (seria o capitão pois tem a bola), Bruno do Carmo.


Outros vieram de outros clubes tais como Henrique Costa (não me lembro de qual clube mas sei que era tb da zona de Belém), Manuel Mora e Albano dos Santos (ambos vieram do Campo de Ourique se não estou em erro). Existe ainda Marcial da Costa que depois de 1907 parece ter-se eclipsado mas que não foi um dos 8 que foi para o SCP.

Ou seja, resumindo é muito curioso de que de entre os 24 fundadores apenas os irmãos Rosa Rodrigues (António e Candido) e Carlos França foram habituais escolhas para a primeira equipa. Qual terá sido o factor de atração para que tantos outros rapidamente tenham aderido ao novo clube? A ideia que dá é que a fundação do Sport Lisboa foi mesmo algo quase espontâneo. Foram fundadores 24 pessoas mas logo nos primeiros tempos muitos mais integraram os quadros de sócios e jogadores.

A nossa história inicial é mesmo muito interessante e presumo que ainda deverá haver informação a descobrir.

Shoky

Fantástico RedVC. Obrigado. O0

pcssousa

Segundo Cosme, em entrevista ao jornal A Bola em 1941, " O Sport Lisboa tinha uma primeira categoria com jogadores de elevada posição social. O Januário Barreto estava médico. O Couto, arquitecto. Franscisco Santos, que regressara de Paris e José Neto, eram escultores. Pedro Guedes começava a firmar o seu nome como pintor. O Silvestre José da Silva era professor na Casa Pia. Daniel Queiroz dos Santos estava bem empregado. Emílio de Carvalho criara fama como gravador. Os dois Rosa Rodrigues (António e Candido) estavam bem relacionados. Alguns já não estavam nos vinte anos... Não lhes agradava, por isso, andar com equipamentos e balneários ao ar livre, sem comodidade nenhuma. Já não tinham idade, nem posição social para rapaziadas."

A partir disto deu-se a dissidência para o Sporting, que tinha campo próprio e banho de agua quente.

RedVC

#9
Uns anos mais tarde seguiriam também Artur José Pereira e depois Alberto Rio.
Banhos e dinheiro à mistura, esse clube verde nasceu logo torto e partir daí é o que se tem visto.

pcssousa

#10
Esta é uma lista dos primeiros jogos do Sport Lisboa, ainda antes do 1º jogo oficial. A totalidade dos anos que, para já, consegui recolher:

01-01-1905 SL 1 - 0 Campo de Ourique (Salésias) - 1º jogo formal (1)
19-02-1905 SL 3 - 0 Grupo Gilman (Ingleses de Sacavém) (Salésias)  (2)
26-02-1905 SL 1 - 0 Campo de Ourique (Salésias) (3)
04-03-1905 SL - Campo de Ourique (Resultado Desconhecido)
05-03-1905 SL - Grupo Português Carcavelos (Resultado Desconhecido) (Salésias)
12-03-1905 SL 2 - 0 Grupo Gilman (Ingleses de Sacavém) (Campo da Chaneca)
23-04-1905 SL - Grupo Futebol da Estefânia (Resultado Desconhecido)
28-01-1906 SL - Internacional (Resultado Desconhecido)
16-02-1906 Carcavelos 7 - 0 SL (Carcavelos - Troféu Bronze Viúva Alexandre Sena) (4)
17-02-1906 Lisbon Cricket Club 1 - 0 SL (Carcavelos - Troféu Bronze Viúva Alexandre Sena - SL eliminado) (5)
29-09-1906 Misto SL e outros clubes (equipados à SL) 4 - 0 1º Grupo de Soldados Ingleses.


(1) Alinharam pelo Grupo Sport Lisboa: Manuel Mora, António Rosa Rodrigues, Silvestre da Silva (cap), Cândido Rosa Rodrigues, José Rosa Rodrigues, Carlos França, José da Cruz Viegas, Fortunato Levy, Albano dos Santos, António do Couto e Emí­lio de Carvalho

(2) Alinharam pelo Grupo Sport Lisboa: Manuel Mora, António Rosa Rodrigues, Silvestre da Silva (cap), Cândido Rosa Rodrigues, José Rosa Rodrigues, Carlos França, José da Cruz Viegas, Fortunato Levy, Albano dos Santos, António do Couto e Emí­lio de Carvalho

Golos: Fortunato Levy, António do Couto e Cândido Rosa Rodrigues

(3) Alinharam pelo Grupo Sport Lisboa: Manuel Mora, António Rosa Rodrigues, Silvestre da Silva (cap), Cândido Rosa Rodrigues, José Rosa Rodrigues, Carlos França, José da Cruz Viegas, Fortunato Levy, Albano dos Santos, António do Couto e Emílio de Carvalho

(4) Alinharam pelo Grupo Sport Lisboa: Manuel Mora, António Rosa Rodrigues, Silvestre da Silva (cap), Cândido Rosa Rodrigues, Daniel Queiroz dos Santos, Carlos França, Júlio Cosme Damião, Fortunato Levy, Albano dos Santos, António do Couto e Emílio de Carvalho

(5) Alinharam pelo Grupo Sport Lisboa: Manuel Mora, António Rosa Rodrigues, Silvestre da Silva (cap), Cândido Rosa Rodrigues, Daniel Queiroz dos Santos, Carlos França, Júlio Cosme Damião, Fortunato Levy, Albano dos Santos, António do Couto e Emí­lio de Carvalho


Peço desculpa por faltarem dados, mas é o melhor que se pode arranjar.

RedVC

Excelente informação pcssousa. Muito obrigado.
Eu tenho uma dúvida de detalhe relativa a José França. Não será Carlos França? Teria os dois nomes?
Os irmãos Manuel e Carlos (José) França encontravam-se entre os 24 fundadores. Pelo que sei Manuel morreu muito novo e por isso é um dos poucos dos fundadores de quem não temos qualquer fotografia. O seu irmão Carlos (José) seria nosso jogador penso até 1909. Apresentava um característico bigode e penso que foi avançado.

Shoky

Citação de: RedVC em 12 de Outubro de 2013, 17:20
Excelente informação pcssousa. Muito obrigado.
Eu tenho uma dúvida de detalhe relativa a José França. Não será Carlos França? Teria os dois nomes?
Os irmãos Manuel e Carlos (José) França encontravam-se entre os 24 fundadores. Pelo que sei Manuel morreu muito novo e por isso é um dos poucos dos fundadores de quem não temos qualquer fotografia. O seu irmão Carlos (José) seria nosso jogador penso até 1909. Apresentava um característico bigode e penso que foi avançado.

Carlos França:
http://serbenfiquista.com/jogador/carlos-fran%C3%A7a

pcssousa

#13
É Carlos, é. Não sei por alma de quê o que tinha em texto acerca do assunto desformatou e depois tive que estar a refazer umas coisas de cabeça e deu no que deu nas duas últimas constituições.

Realço que os dados dos primórdios são escassos, há jornais que noticiam que os jogos ocorreram mas por vezes nem o resultado dizem.


Já agora só uma coisinha, quando Luis Filipe Vieira diz que "os doutores já fizeram muito mal ao Benfica", podia tentar saber quem foi o 1º presidente. Já nem lhe peço que vá ver quem foi Borges Coutinho senão demitia-se se comparasse o sucesso desportivo do Benfica durante as suas presidências e as do Marquês.
As minhas desculpas por conspurcar este espaço.

RedVC

Citação de: pcssousa em 12 de Outubro de 2013, 17:28
É Carlos, é. Não sei por alma de quê o que tinha em texto acerca do assunto desformatou e depois tive que estar a refazer umas coisas de cabeça e deu no que deu nas duas últimas constituições.

Realço que os dados dos primórdios são escassos, há jornais que noticiam que os jogos ocorreram mas por vezes nem o resultado dizem.


Já agora só uma coisinha, quando Luis Filipe Vieira diz que "os doutores já fizeram muito mal ao Benfica", podia tentar saber quem foi o 1º presidente. Já nem lhe peço que vá ver quem foi Borges Coutinho senão demitia-se se comparasse o sucesso desportivo do Benfica durante as suas presidências e as do Marquês.
As minhas desculpas por conspurcar este espaço.

Completamente de acordo.