Decifrando imagens do passado

RedVC

#210
"Auto-citação" com bons motivos.

Alberto Miguéns publicou mais um excelente artigo com novas e interessantes informações biográficas do grande Marcolino Bragança.

Aqui:

http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2015/07/se-nao-fosses-tu-marcolino.html




Citação de: RedVC em 18 de Outubro de 2014, 14:39
-11-
Uma homenagem em terras africanas.

Maio de 1969. O Benfica desloca-se a Luanda para os oitavos de final da Taça de Portugal. Dois jogos contra o ASA, dia 11 vitória por 4-0, dia 15 vitória por 3-2.

...

Mas o para além da competição nacional o ponto de maior interesse foi de natureza social e de homenagem. Com efeito, aproveitando essa deslocação o Presidente Dr. Borges Coutinho e a comitiva visitam uma velha glória do Sport Lisboa e Benfica.

Um homem de contribuição fugaz mas decisiva para a história do Sport Lisboa mais tarde Sport Lisboa e Benfica.

Marcolino Leopoldino Neto de Bragança Pinto de Meireles.



Para a nação Benfiquista simplesmente Marcolino de Bragança.

Aqui está o registo desse momento cheio de significado histórico e de merecido reconhecimento. Uma notável concentração de glórias Benfiquistas:



Fonte: blog http://milita.free.fr/4-SPANISH/benfica-SPANISH.htm

Legenda:
1 - Marcolino Bragança
2 - Eusébio
3 - Praia
4 - Adolfo
5 - Nina (filha Marcolino Bragança)
6 - Milita (filha Marcolino Bragança)
7 - Humberto Coelho
8 - Simões
9 - José Henriques
10 - ?
11 - Raúl
12 - Jaime Graça
13 - Coluna
14 - Dr. Borges Coutinho
15 - Zeca
16 - Adolfo Vieira de Brito
17 - ?
18 - Otto Glória
19 - José Augusto
20 - ?



(alguém consegue identificar os outros?)


Marcolino fez os seus estudos liceais em Lisboa tendo depois regressado a Angola. Foi fazendeiro perto da povoação de Beça Monteiro, zona do Ambrizete.


Beça Monteiro



Ambrizete

Honra à sua memória.



Adenda: recentemente li uma entrevista de sua filha Milita. Nela disse que o seu pai era natural de São Tomé. Foi viver para Angola porque casou com uma Angolana, natural do Golungo Alto (Malanje).

faneca_slb4ever


RedVC

#212
-59-
Alguém tinha de pagar!


Uma imagem improvável. Um jogador de futebol com um boneco.

Mas o jogador não foi um jogador qualquer nem o boneco estava ali por um motivo fútil.

Supertições, crendices, escapes, desculpas, motivações, todo o tipo de sentimentos que através das décadas são comuns aos jogadores de futebol. E assim é neste caso. Mas lá iremos.


Francisco Agostinho Viera, nasceu em 28 de Agosto de 1897 na Rua 4 de Infantaria, Campo de Ourique, Lisboa. Um dos locais seminais e de prestigiosa tradição do pioneirismo futebolístico Português.


Rua 4 Infantaria, 1955

No mundo do futebol ficou conhecido por Chiquinho. Foi um excelente guarda-redes do Sport Lisboa e Benfica e da selecção nacional Portuguesa. Foi também e até ao aparecimento do mítico Costa Pereira, talvez o mais popular dos guardiões Benfiquistas.


Em 1925, dele dizia Cândido de Oliveira: ...é um guarda-redes que sai sempre vitorioso da severa análise dos técnicos e que sabe como poucos, pelas suas excelentes qualidades de jogador, dominar, assombrando, as grandes multidões sempre tão apaixonadas e caprichosas.

Chiquinho começou a praticar o futebol nas Oficinas de S. José, internato de Lisboa onde foi educado.


Oficinas de S. José na Praça S. João Bosco no Alto dos Prazeres em Lisboa, em fotos de 1953.
Mais informação, aqui: http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2014_10_01_archive.html


Oficialmente, o Benfica foi o único clube que representou. E começou não na posição de guarda-redes mas antes como defesa à esquerda.


A 3.ª categoria Campeã Regional em 1909/1910.
Fonte: Em Defesa do Benfica. Chiquinho é o jogador no primeiro plano mais à direita. Está ao lado do... guarda redes Augusto Jorge!

Curiosamente na hora do abandono, em 1926 referia que mesmo não "desgostando" do lugar de guarda redes, preferiria ter feito uma carreira a avançado centro ou a médio. Coisas do futebol...

No nosso clube começou a jogar na primeira equipa em 1918/1919, o que denota a sua persistência pois iniciou-se pelo menos 9 anos antes nas nossas categorias inferiores.

Em 1926, dá uma entrevista em que explica as razões do abandono do futebol. Razões económicas, como se percebe as suas palavras:  "Não posso deixar de me afastar. A necessidade da vida pede mais do que a nossa vontade".

Como eram diferentes esses tempos. Tempo do amadorismo e do amor à camisola. Francisco Viera era operário e lavrador. Ao fim de semana era jogador. A vida, a dura subsistência não lhe permitia continuar. Impunham-se as obrigações familiares. E assim por Porto de Mós, local onde residia, limitava-se a fazer um pouco de ginástica sueca. Sem ócios, apenas com duro trabalho. Relembrando os tempos de glória.

Para trás ficavam tempos de glória com as suas participações internacionais. Entre outras:

Espanha-Portugal 3-0. Particular. Sevilha em 16 de Dezembro de 1923

Foto: Vaz Velho. Chiquinho entre os seus colegas. O primeiro jogador à esquerda é o velho "Alberto Rio. Um ex-Benfiquista e fundador do CFB. Entre outros, nota-se também a presença de António Pinho.


Portugal-Itália 1-0. Particular, Lisboa 18 de Junho de 1925.
Foto: Vaz Velho. Chiquinho numa demonstração do seu estilo


Na hora do abandono comparavam-no para aos melhores até aquele tempo. Eduardo Luiz Pinto Basto e Picão Caldeira. Ficaram célebres e os seus mergulhos com estilo e mestria




Como Alberto Miguéns nos mostrou alguns dias atrás, até Mestre Almada Negreiros se deixou impressionar e por isso o imortalizou num desenho mostrando esse estilo e generosidade. Aqui: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2015/07/benficar-todos-os-dias.html.

Na hora da despedida, quando lhe perguntaram, Chiquinho apontou António Roquette do Casa Pia Atlético Clube como o mais completo e mais promissor guarda redes para lhe suceder. Assim seria.

Mas voltando à fotografia do início. Foi justamente Alberto Miguéns que me explicou a a história deste boneco. Uma história deliciosa! Tratava-se de uma mascote. Mas uma mascote muito peculiar e que ficou famosa. Chiquinho levava-a para os jogos para dar sorte mas ao mesmo tempo levava uma vara pau de marmeleiro. E colocava as duas encostadas às redes da baliza. E assim, cada vez que sofria um golo fazia "sofrer" a mascote à varada para que aprendesse e não voltasse a dar azar!

E reparem nesta capa de "O Domingo Ilustrado":


O grande Ricardo Zamora, mítico guarda redes do Real Madrid e da selecção espanhola  também tinha a sua mascote!


E como se pode ler aqui: http://www.alvarezgomez.com/blog/ricardo-zamora-el-mejor-portero-del-mundo/:

Así era Ricardo Zamora, el mejor. Y en su maletín, siempre, como una fiel mascota, una muñeca de trapo y  un frasco de colonia "Alvarez Gómez"
Um boneco de trapos e um frasco de água de colónia! Resta saber se também levava o pau de marmeleiro...



Era assim. Chiquinho comparava-se entre os grandes. À BENFICA. Sempre com espírito de vitória. Alguém tinha de pagar!



Reed

Certamente uma das superstições mais engraçadas da história do futebol! Mais uma bela história Red. Muito obrigado pela partilha :amigo:

RedVC

Obrigado Reed  O0

Sabes Reed, a quantidade de histórias que andam por aí das figuras e factos do nosso Benfica são imensas. Levanta-se "uma pedra" e aparecem uma série de curiosidades, por vezes hilariantes, outras trágicas. Muitas e boas histórias atendendo à extraordinária qualidade e quantidade das nossa figuras.

Eu estou muito, cada vez mais centrado em descobrir coisas. Dá uma satisfação danada. Há coisas na incubadora mas nunca sei ao certo se alguma vez irão acabar aqui. Não há muito tempo e por vezes até tenho de me controlar. O que é giro é que há histórias que estão paradas e depois com uma nova fotografia ou com um recorte de jornal acabam por explodir. Depois é uma questão de montar e sai num ápice.

O pior disto é que há muita coisa que não se sabe porque está guardada. Seja porque ainda não está disponível ou catalogada online seja porque jornais não disponibilizam os seus arquivos.

Uma peça após outra. Estou certo que mais material aparecerá.

Quanto às superstições, concordo. Esta do Chiquinho era deliciosa. Hoje chamavam-lhe maluco. Lembro-me por exemplo do nosso grande Manuel Bento que pelo que se diz guardava algo na suas luvas. E fez questão em fazer segredo...

bicadas.come

Grande Serviço ao Benfiquismo RedVCS "esse" de Super

faneca_slb4ever

Citação de: Reed em 19 de Julho de 2015, 21:11
Certamente uma das superstições mais engraçadas da história do futebol! Mais uma bela história Red. Muito obrigado pela partilha :amigo:

Muito engraçado. Gostei muito de conhecer mais uma história bonita.

RedVC

Citação de: bicadas.come em 19 de Julho de 2015, 22:53
Grande Serviço ao Benfiquismo RedVCS "esse" de Super

Obrigado bicadas.come e faneca.slb4ever O0

O retorno que recebo dos Benfiquistas como eu daquilo que escrevo é muito recompensador.

O Benfiquismo é feito do que se contribui no presente, do que se pensa e planeia para o futuro e do que se respeita e honra relativamente ao passado. Para isso é preciso conhece-lo. Quanto mais o conheço mais amo o Benfica.

faneca_slb4ever

Citação de: RedVC em 20 de Julho de 2015, 00:03
Citação de: bicadas.come em 19 de Julho de 2015, 22:53
Grande Serviço ao Benfiquismo RedVCS "esse" de Super

Obrigado bicadas.come  O0

O retorno que recebo dos Benfiquistas como eu daquilo que escrevo é muito recompensador.

O Benfiquismo é feito do que se contribui no presente, do que se pensa e planeia para o futuro e do que se respeita e honra relativamente ao passado. Para isso é preciso conhece-lo. Quanto mais o conheço mais amo o Benfica.

Nem mais.

Reed

Citação de: RedVC em 20 de Julho de 2015, 00:03
Citação de: bicadas.come em 19 de Julho de 2015, 22:53
Grande Serviço ao Benfiquismo RedVCS "esse" de Super

Obrigado bicadas.come e faneca.slb4ever O0

O retorno que recebo dos Benfiquistas como eu daquilo que escrevo é muito recompensador.

O Benfiquismo é feito do que se contribui no presente, do que se pensa e planeia para o futuro e do que se respeita e honra relativamente ao passado. Para isso é preciso conhece-lo. Quanto mais o conheço mais amo o Benfica.

Não diria melhor  :).

Theroux

http://www.publico.pt/local/noticia/uma-casa-airosa-para-tres-homens-de-matosinhos-que-nao-tinham-casa-1702417

O senhor mais à esquerda chamasse Augusto Fernandes e no artigo dizem que jogou com o Shéu. Alguém sabe que carreira teve no clube?

RedVC

Não conheço.

Não consta da base de dados dos jogadores que jogaram na primeira equipa.

Nas equipas de juniores onde jogou Shéu evoluíram outros jovens de grande potencial: Alves, António Bastos Lopes, Fidalgo, Jordãoe outros mais obscuros como Franque, Eurico Caires, Queiroz, Sarmento, Rachão, Baptista, entre outros. Não consta nenhum Augusto Fernandes. Terá jogado com Shéu nos juvenis. Há muitos jogadores com passagem fugaz nas camadas jovens do Benfica.

Aqui estão algumas fotos que encontrei de equipas jovens desses períodos. Não consta.



Citação de: zappendrix em 11 de Fevereiro de 2015, 11:09

Grande equipa de júniores do Benfica com António Fidalgo, António Bastos Lopes, João Alves, Vital, Shéu, Norton de Matos...


É difícil mas talvez alguém possa ajudar.

faneca_slb4ever


Microwaves

Que tópico delicioso...que bom estar de férias e ter tempo para andar perdido pelo fórum

RedVC

Citação de: Microwaves em 21 de Julho de 2015, 22:38
Que tópico delicioso...que bom estar de férias e ter tempo para andar perdido pelo fórum

A inveja é verde por isso resta-me desejar umas óptimas férias.
Obrigado pelo elogio ao tópico. Boas leituras. Estas e outras.