LE 1/16F 2ª Mão: SL Benfica 3 - 0 PAOK FC, 27Fev. Qui. 20h00 *SIC*

SL Benfica 3 - 0 PAOK FC

Liga Europa

SL Benfica: Artur Moraes, Maxi Pereira, Luisão, Ezequiel Garay, Sílvio, Ruben Amorim, André Gomes, Eduardo Salvio (Lazar Marković [60m]), Nico Gaitán, Filip Djuricić (Rodrigo [79m]), Óscar Cardozo (Lima [60m])
Treinador: Jorge Jesus
PAOK FC: Glykos, Kitsiou, Insaurralde, Katsouranis, Lino, Maduro, Kace, Lazar, Lucas, Oliseh, Athanasiadis
Treinador: Huub Stevens
Golos: Nico Gaitán (70), Lima (78), Lazar Marković (79)

Barracuda

Foi uma vitória confortável. Fora a quase frangalhada do Artur, nunca estivemos realmente em perigo de sofrer um golo. Aliás, a coisa que mais estou a gostar no Benfica nestes últimos jogos é a solidez defensiva. Mesmo por exemplo no com o Guimarães, em que ganhámos 1-0, nunca houve aquela aflição nos 10 minutos finais em que o adversário acredita e a nossa equipa começa a ficar intranquila.

Seja como for, o que eu quero mesmo é ganhar no Restelo. Este ano temos mesmo de ser campeões, não podemos deitar tudo a perder novamente.

Jotenko

Citação de: VivaoBenfica em 27 de Fevereiro de 2014, 23:09
Citação de: Lisboa_e_Benfica em 27 de Fevereiro de 2014, 23:00
Citação de: poliban em 27 de Fevereiro de 2014, 22:55
Citação de: Lisboa_e_Benfica em 27 de Fevereiro de 2014, 22:47
Citação de: VivaoBenfica em 27 de Fevereiro de 2014, 22:44
JJ deixou recado às claques na Flash? Que se passou?

não vi, mas talvez por causa dos petardos. não se admirem se o jogo com os londrinos seja a porta fechada.

Não foi nada, elogiou os gregos e aqui chegou-se à conclusão que foi uma indireta à gente.
O normal.

eu que muitas vezes vou para a nossa claque NN, considero a fraca.

ainda na segunda não fui para lá porque estava esgotado, entao paguei mais 5euros e fui para o piso 1 por cima da claque.

a falta de atitude e vontade em cerca de 80% das pessoas que esgotaram aquilo para cantar está cada jogo mais ridiculo.

Enquanto naquele claque não houver ordem, liderança e organização não passa daquilo.

No Net.

O pessoal fala à mesma. O que queres fazer exactamente?

pica_foices

JackWhite

Citação de: Manel dos Anzois em 27 de Fevereiro de 2014, 23:39
Citação de: klik em 27 de Fevereiro de 2014, 23:36
O PAOK ao nível da organização defensiva deve ter feitos os melhores jogos deles da época contra nós...

Só que jogar sem esticar a manta,  em apenas 50 metros não dá para criar volume ofensivo.

Basta dizer que este ano em casa só perderam contra o Benfica.

Perderam também contra Schalke e Metalist, os dois adversários que apanharem pela frente nas pré-eliminatórias da Champions.

Alento

Citação de: JackWhite em 28 de Fevereiro de 2014, 12:02
Citação de: Manel dos Anzois em 27 de Fevereiro de 2014, 23:39
Citação de: klik em 27 de Fevereiro de 2014, 23:36
O PAOK ao nível da organização defensiva deve ter feitos os melhores jogos deles da época contra nós...

Só que jogar sem esticar a manta,  em apenas 50 metros não dá para criar volume ofensivo.

Basta dizer que este ano em casa só perderam contra o Benfica.

Perderam também contra Schalke e Metalist, os dois adversários que apanharem pela frente nas pré-eliminatórias da Champions.

Sintomático...

itsame

Citação de: Barracuda em 28 de Fevereiro de 2014, 10:51
Foi uma vitória confortável. Fora a quase frangalhada do Artur, nunca estivemos realmente em perigo de sofrer um golo. Aliás, a coisa que mais estou a gostar no Benfica nestes últimos jogos é a solidez defensiva. Mesmo por exemplo no com o Guimarães, em que ganhámos 1-0, nunca houve aquela aflição nos 10 minutos finais em que o adversário acredita e a nossa equipa começa a ficar intranquila.

Seja como for, o que eu quero mesmo é ganhar no Restelo. Este ano temos mesmo de ser campeões, não podemos deitar tudo a perder novamente.
Não é bem assim, lembro-me por exemplo de uma jogada (canto, talvez), ainda com 0-0, em que um jogador cabeceia ao primeiro poste e outro chega meio segundo atrasado para encostar ao segundo poste. Tanto ontem como com o Guimarães as coisas podiam ter corrido mal. Em Guimarães tivemos um golo de génio. Ontem tivemos outro (mas sobretudo, não termos sofrido nenhum desses dois quase-golos foi o que nos valeu). Ainda assim, no jogo de ontem, se sofrêssemos acredito que ganhássemos na mesma, se começássemos a jogar à bola, como fizemos depois do golo do Gaitán.

Barracuda

Citação de: itsame em 28 de Fevereiro de 2014, 12:13Não é bem assim, lembro-me por exemplo de uma jogada (canto, talvez), ainda com 0-0, em que um jogador cabeceia ao primeiro poste e outro chega meio segundo atrasado para encostar ao segundo poste. Tanto ontem como com o Guimarães as coisas podiam ter corrido mal. Em Guimarães tivemos um golo de génio. Ontem tivemos outro (mas sobretudo, não termos sofrido nenhum desses dois quase-golos foi o que nos valeu). Ainda assim, no jogo de ontem, se sofrêssemos acredito que ganhássemos na mesma, se começássemos a jogar à bola, como fizemos depois do golo do Gaitán.

Sim, depois de escrever o meu post anterior revi o resumo do jogo e reparei nesse lance de canto de que já não me lembrava. De qualquer forma, acho que estamos mais sólidos na defesa, ao contrário por exemplo de um Chelsea que se chega aos 80 minutos a ganhar 1-0 começa a tremer por todos os lados. Estamos a sofrer muito poucos golos, e isso é fundamental para uma equipa que quer se campeã.

zema

Que gesto "muito feio" segundo a SIC e que o Stock fez pó treinador?

Isai@sReis

Far(away)

Citação de: Isai@sReis em 28 de Fevereiro de 2014, 13:46
Então o Stevens entrou com 14 e acabou com 10?

Acabou com onze que o Artur estava em campo. Na realidade estavam a jogar desde o início com 12.

JackWhite

Citação de: itsame em 28 de Fevereiro de 2014, 12:13
Citação de: Barracuda em 28 de Fevereiro de 2014, 10:51

Não é bem assim, lembro-me por exemplo de uma jogada (canto, talvez), ainda com 0-0, em que um jogador cabeceia ao primeiro poste e outro chega meio segundo atrasado para encostar ao segundo poste. Tanto ontem como com o Guimarães as coisas podiam ter corrido mal. Em Guimarães tivemos um golo de génio. Ontem tivemos outro (mas sobretudo, não termos sofrido nenhum desses dois quase-golos foi o que nos valeu). Ainda assim, no jogo de ontem, se sofrêssemos acredito que ganhássemos na mesma, se começássemos a jogar à bola, como fizemos depois do golo do Gaitán.

Foi a única jogada de perigo do PAOK no jogo todo.
Quantos lances de golo construíram em 2 jogos?

Isai@sReis

Citação de: Far(away) em 28 de Fevereiro de 2014, 13:47
Citação de: Isai@sReis em 28 de Fevereiro de 2014, 13:46Então o Stevens entrou com 14 e acabou com 10?
Acabou com onze que o Artur estava em campo. Na realidade estavam a jogar desde o início com 12.
Bem lembrado!
Citação de: MaiorQuePortugal em 28 de Fevereiro de 2014, 13:49
Muito bonito o aplauso ao Katso.  :bow2:
x2

MoreThanRed

Algumas notas soltas sobre o jogo de ontem:

Antes de mais, obrigado Katsouranis! Para mim, a jogada da sua expulsão é o momento-chave do jogo, pois até esse ponto eu só pensava que ainda íamos ter calafrios. Belo momento o aplauso dos adeptos quando este saía do campo, a propósito. Há que saber reconhecer quem nos representou com profissionalismo e dedicação.

Não gosto de queimar jogadores do Benfica, mas claramente Artur está noutro planeta. Ontem voltou a confirmar o porquê de não ter lugar no melhor 11 do Benfica. Creio que seria melhor que jogasse Paulo Lopes na LE, se JJ realmente pretende manter a rotação de GR nesta competição. É que nem sequer se trata "apenas" do quase-frango. Lembro-me, por exemplo, da insistência nos passes a queimar os companheiros da defesa, sobretudo Garay.

O bloco defensivo esteve, no geral, bem. Em uma ou outra jogada Maxi foi apanhado em contrapé e só não tivemos dissabores porque alguém fazia a dobra ou o jogador do PAOK não aproveitava para criar logo ali o desequilíbrio. Confesso que num ou noutro momento me irritou a insistência em trocarem a bola na defesa enquanto os jogadores do PAOK iam apertando cada vez mais em cima. Houve alturas em que se correram riscos, a meu ver, desnecessários naquela zona do terreno.

Voltámos a ver o Benfica dar 45 minutos de avanço por conta de um meio-campo sem capacidade para equilibrar o "combate". Amorim não faz o mesmo tipo de equilíbrio de Fejsa, apesar de dar outro tipo de sentido ofensivo à equipa quando recuperamos a bola. André Gomes, com excepção do passe para a desmarcação de Lima que resulta na expulsão de Katsouranis, não me convenceu nadinha. Pode ter muita capacidade técnica, mas parece sempre que está a jogar num "Solteiros-Casados" do bairro dele. Lembro-me do que se disse por aqui de Ola John pela falta de intensidade. Se André Gomes não fosse português e da formação, provavelmente leríamos coisas parecidas sobre ele.

Gaitan esteve mais uma vez em bom nível, ainda que não tivesse feito um jogo genial. Mas ainda assim, aquele golo é de jogador com capacidades invulgares e com cabeça fria. Lembro-me de pensar na altura "ainda bem que Cardozo já saiu, senão este livre tinha sido marcado muito provavelmente por ele, em força".

Que bom que é ver Salvio de volta! Mesmo se, claramente, ainda não está na sua melhor forma. Longe disso, aliás, basta pensar que não me recordo de o ter visto fazer uma única daquelas arrancadas para cima dos defesas ou, pelo menos, com a confiança que tinha. Aguardemos, pois seguramente que irá melhorar com os minutos de jogo e espero que ainda esta época tenhamos possibilidade de voltar a ver o melhor Salvio.

Djuricic, não deslumbrando, deve ter feito ontem uma das melhores exibições que lhe vi desde que chegou ao Benfica. Esperemos que seja para continuar a evoluir - mas creio que, sobretudo com o regresso de Salvio, venha a perder espaço, pois Markovic poderá vir a derivar mais para o centro.

Cardozo, sendo um dos meus jogadores preferidos do plantel, também não está bem. Penso que sobretudo por conta das lesões. Mas ainda assim, deu um ar da sua graça naquele livre e mostrou que continua a ser perigoso, como nós tão bem sabemos. Curiosamente, ontem foi uma daquelas noites em que deu para perceber a diferença do modo de jogo da equipa com e sem Cardozo. Com ele, a equipa torna-se menos móvel. Ganha outras coisas, pelo simples facto de ter uma presença física forte na área, um matador clássico. Mas perde mobilidade. Há que avaliar em quais jogos isso será uma vantagem para a equipa e quais os jogos em que será melhor apostar na mobilidade de Lima e Rodrigo.

Lima voltou a demonstrar que deveria ser o nosso primeiro marcador de penaltys. Tranquilo, sem tirar os olhos do GR, a chutar para o lado oposto, bem colocado e com força. Tudo como mandam os livros.

Markovic, no meu entender, não fez uma daquelas exibições "de encher o olho", mas mal teve uma oportunidade, mostrou toda a sua qualidade. Não, ele não tentou repetir o golo contra o Guimarães. É claríssimo na repetição, pela forma como mete o pé à bola, que ele quis colocar a bola no poste oposto.

Rodrigo, enfim, quase não teve tempo de aquecer, mas ainda assim quis fazer o gosto ao pé.

Balanço final? Este PAOK era, claramente, inferior. Podia ter-nos causado maiores problemas, em parte por culpa do próprio Benfica, que facilitou um pouco, sobretudo na 1ª parte. Mas a partir do momento que se vê a jogar com 10 e leva um golo de antologia, desmoronou-se por completo. Isto podia até ter acabado em goleada. Mas, por mim, ainda bem que não acabou, para evitar excessos de confiança.

Uma palavra final para a SIC - é, muito provavelmente, a pior TV para se assistir futebol, chega a ser irritante; "gostei" particularmente da explicação do Nuno Luz sobre as regras que distinguem uma falta fora da área de um penalty, sobretudo tendo em conta que conseguiu, como sempre, embrulhar-se todo, não fazer qualquer sentido e ainda dizer idiotices que não correspondem à verdade nessa explicação (e já agora, gostava de saber em que é que passar uma eliminatória contra um dos últimos classificados da Bundesliga com 2-2 e 3-3 é um "resultado excelente", como ouvi ontem dos comentadores - mas isso é outra conversa, não quero poluir este tópico).

Venha o Tottas!  :slb2:

(Perdoem o testamento, era para ser uma coisa bem mais curta...)