LE MF 2ª Mão: Juventus FC 0 - 0 SL Benfica, 01Maio. Qui. 20h00 *SIC*

Juventus FC 0 - 0 SL Benfica

Liga Europa


Juventus FC: Buffon, Cáceres, Bonucci, Chiellini, Lichtsteiner, Asamoah, Pirlo, Pogba, Vidal, Tévez, Llorente
Treinador: Antonio Conte
SL Benfica: Jan Oblak, Maxi Pereira, Luisão, Ezequiel Garay, Guilherme Siqueira, Rúben Amorim, Enzo Pérez, Lazar Marković (Miralem Sulejmani [86m]), Nico Gaitán (Eduardo Salvio [76m]), Rodrigo (André Almeida [69m]), Lima
Treinador: Jorge Jesus

Ettelbreck

Citação de: PésDeCoentrão em 27 de Abril de 2014, 02:43
Citação de: Ettelbreck em 27 de Abril de 2014, 02:37
Citação de: PésDeCoentrão em 27 de Abril de 2014, 02:17
Citação de: Ettelbreck em 27 de Abril de 2014, 02:15
Antigamente Turim tinha mais adeptos do Torino que da Juve, hoje não sei. Há uma carrada de anos, os adeptos da Juve em Turim eram maioritariamente pessoas pobres que vinham do sul de Italia para trabalhar na industria da cidade. E com o crescimento do clube a sua massa adepta foi-se espalhando. Eu conheço alguns italianos, maioria é do sul de Italia e são quase todos juventinos.

Diz-se até que a Juventus tem mais adeptos no sul que propriamente no sul...

Sério ? Pensei que o sul fosse do Napoli. Esse é um dado significativo.

O pessoal tem sempre aquela ideia de que em Italia as pessoas são adeptas dos clubes das suas cidades/regiões, as isso não é sempre assim. Isso acontece quando essas cidades/regiões tem clubes de dimensão significativa.

Segundo algumas conversas que tive com italianos amigos meus, em Italia, quando as cidades têm clubes pequenos sem grande expressão, apesar de as pessoas serem adeptas desses clubes acabem sempre (ou quase) por apoiar um dos 'grandes'. O mesmo acontece de certa forma em Portugal, eu também sou do meu grande Murça Sport Clube... ;D Só que ca só Lisboa e Porto são realmente cidades grandes capazes de ter clubes de grande dimensão e assim reduz-se o numero de clubes capazes de conquistar adeptos em todo o país.

A Juventus é o clube do povo em Italia e basta pesquisar um pouco na net ou falar com italianos para se ficar a saber disso.

Já fui ler um bocadinho e descobri que vinha muita gente para Turim trabalhar para o grupo FIAT e que depois iam "espalhando a palavra".

Eu tinha um bocado a sensação (isto muito por causa do 'Maradona' do Kusturica) que a malta do Sul detestava os do Norte, e que o Napoli seria um bastião na área. Mas o Maradona surge nos anos 80, já os outros eram clubes mundiais.

E depois a condenação da Juve é mais recente, logo está mais presente a associação à corrupção. Mas como disse o Zegna, o Milan também lá caiu.

Sim, essencialmente eram trabalhadores da FIAT. Apesar de ter sido fundado por alunos e antigos alunos de um liceu qualquer (curiosamente como o Benfica, foi fundado por alunos da Casa Pia), depressa o Agnelli tomou posse do clube, mas a sua base de apoio é e sempre foi fortemente popular.

Quantos não são os nortenhas aqui em Portugal que falam mal de Lisboa e são grandes benfiquistas?! O norte em Portugal é vermelho e o sul em Italia é preto e branco.  ;D

Sobre a corrupção, Italia é o país da Mafia, é normal esta estar presente em tudo e mais alguma coisa, até no futebol.

Janecas

Em Itália podem ser todos uns mafiosos do caralho, mas também são castigados ao contrário do Tugão.

PésDeCoentrão

Citação de: Ermenegildo Zegna em 27 de Abril de 2014, 02:53
Clube mais odiado pelos Juventinos -> 59% Inter 29% Milan

Clube mais odiado pelo Inter, Milan, Roma e Napoli-> Juventus, respectivamente 83%,64%,41% e 80%

Até os da Roma detestam mais a Juventus do que a Lazio.

Outra novidade para mim. Mas lá está, a Lazio deve ser o Sporting deles e a Juventus o Porto.

Ermenegildo Zegna

Orientação política dos adeptos em Itália por clube:

Juventus-centro
Milan e Inter-moderadamente de direita
Roma e Napoli- centro-esquerda
Fiorentina-extrema esquerda

Janecas

Citação de: Ermenegildo Zegna em 27 de Abril de 2014, 02:58
Orientação política dos adeptos em Itália por clube:

Juventus-centro
Milan e Inter-moderadamente de direita
Roma e Napoli- centro-esquerda
Fiorentina-extrema esquerda

E aqui em Portugal?

Ermenegildo Zegna

Citação de: PésDeCoentrão em 27 de Abril de 2014, 02:58
Citação de: Ermenegildo Zegna em 27 de Abril de 2014, 02:53
Clube mais odiado pelos Juventinos -> 59% Inter 29% Milan

Clube mais odiado pelo Inter, Milan, Roma e Napoli-> Juventus, respectivamente 83%,64%,41% e 80%

Até os da Roma detestam mais a Juventus do que a Lazio.

Outra novidade para mim. Mas lá está, a Lazio deve ser o Sporting deles e a Juventus o Porto.

41% dos adeptos da Roma disseram que o mais odiado era a Juventus e 29% escolheram a Lazio. 30% votaram outra equipa.

A Roma é um insecto ao pé da Juventus. E mesmo assim, fazem-lhes confusão.

Ettelbreck

A Fiorentina, clube irmão do Zbording, tem a maioria dos seus adeptos de extrema esquerda?! Exemplo mais claro de que os opostos se atraem não deve haver...  :2funny: :2funny: :2funny:

Ermenegildo Zegna

Citação de: Janecas em 27 de Abril de 2014, 02:59
Citação de: Ermenegildo Zegna em 27 de Abril de 2014, 02:58
Orientação política dos adeptos em Itália por clube:

Juventus-centro
Milan e Inter-moderadamente de direita
Roma e Napoli- centro-esquerda
Fiorentina-extrema esquerda

E aqui em Portugal?

Não sei se há estudos sobre isso. Estou a ver um sobre o Calcio.

Janecas

Citação de: Ermenegildo Zegna em 27 de Abril de 2014, 03:00
Citação de: Janecas em 27 de Abril de 2014, 02:59
Citação de: Ermenegildo Zegna em 27 de Abril de 2014, 02:58
Orientação política dos adeptos em Itália por clube:

Juventus-centro
Milan e Inter-moderadamente de direita
Roma e Napoli- centro-esquerda
Fiorentina-extrema esquerda

E aqui em Portugal?

Não sei se há estudos sobre isso. Estou a ver um sobre o Calcio.

Somos tantos que abrangimos todos os partidos  ;D

Ermenegildo Zegna

Citação de: Ettelbreck em 27 de Abril de 2014, 03:00
A Fiorentina, clube irmão do Zbording, tem a maioria dos seus adeptos de extrema esquerda?! Exemplo mais claro de que os opostos se atraem não deve haver...  :2funny: :2funny: :2funny:


young:mountain

Citação de: Ermenegildo Zegna em 27 de Abril de 2014, 03:00
Citação de: Janecas em 27 de Abril de 2014, 02:59
Citação de: Ermenegildo Zegna em 27 de Abril de 2014, 02:58
Orientação política dos adeptos em Itália por clube:

Juventus-centro
Milan e Inter-moderadamente de direita
Roma e Napoli- centro-esquerda
Fiorentina-extrema esquerda

E aqui em Portugal?

Não sei se há estudos sobre isso. Estou a ver um sobre o Calcio.
Lázio - extrema direita
Livorno - extrema esquerda

Ermenegildo Zegna

Citação de: Janecas em 27 de Abril de 2014, 03:02
Citação de: Ermenegildo Zegna em 27 de Abril de 2014, 03:00
Citação de: Janecas em 27 de Abril de 2014, 02:59
Citação de: Ermenegildo Zegna em 27 de Abril de 2014, 02:58
Orientação política dos adeptos em Itália por clube:

Juventus-centro
Milan e Inter-moderadamente de direita
Roma e Napoli- centro-esquerda
Fiorentina-extrema esquerda

E aqui em Portugal?

Não sei se há estudos sobre isso. Estou a ver um sobre o Calcio.

Somos tantos que abrangimos todos os partidos  ;D

Provávelmente dá o mesmo resultado que dá na Juventus. São clubes tão abrangentes que tocam no centro do espectro político.

PésDeCoentrão

Citação de: Ermenegildo Zegna em 27 de Abril de 2014, 02:58
Orientação política dos adeptos em Itália por clube:

Juventus-centro
Milan e Inter-moderadamente de direita
Roma e Napoli- centro-esquerda
Fiorentina-extrema esquerda

Moderadamente de direita ?

O Milan penso ser mais de direita que o Inter (ou já foi). Li agora que o Inter se forma duma cisão do Milan, porque - segundo os gajos que fundaram o Inter - jogavam demasiados italianos no Milan, e eles queriam abrir portas a outros (internazionale).

M30

A Juve tem tantos adeptos mas ir á bola não é com eles.. Por isso é que reduziram o estádio para 40 mil..

PésDeCoentrão

Na Itália, que foi um país fascista (aliás, a denominação não vem precisamente de Itália ??) não acredito que esteja tudo ali encostado ao centro.

A verdade é que hoje não é nada positivo ser-se conotado com a extrema direita, mas a SS lazio não o esconde...o Di Canio...

O Berlusconi, politicamente, não vem da maçonaria e da direita ?