Época 2014/2015

Amigo das modalidades

então quem foi o campeão nacional de futebol em portugal o ano passado? o Benfica ou o Moreirense?

benficaslb1

Citação de: Amigo das modalidades em 12 de Maio de 2015, 12:50
então quem foi o campeão nacional de futebol em portugal o ano passado? o Benfica ou o Moreirense?

Os dois. Eu vi muitas vezes nos jornais dizerem

Porto sagrou-se campeão nacional da 1º divisão e tipo Estoril campeão nacional da segunda divisão

Desde que começaram a chamar-se ligas Sagres e tal é que se deixou de referir assim aos vencedores.

Amigo das modalidades

lá está, campeão nacional da 2ªdivisão... quando tiras a 2ªparte, estás sempre a referir-te ao divisão superior. mas é uma "regra" de senso-comum, por isso cada um interpreta como quiser.

benficaslb1

Citação de: Amigo das modalidades em 12 de Maio de 2015, 12:57
lá está, campeão nacional da 2ªdivisão... quando tiras a 2ªparte, estás sempre a referir-te ao divisão superior. mas é uma "regra" de senso-comum, por isso cada um interpreta como quiser.

Mas eu não disse o contrário.

Eu defendo é que lá por ser a taça menos importante não deixa de ser um titulo europeu.

Para mim os lagartos foram campeões europeus da taca cers, não é comum dizer isto assim mas não esta errado.

Thorondor

Citação de: benficaslb1 em 12 de Maio de 2015, 12:59

Eu defendo é que lá por ser a taça menos importante não deixa de ser um titulo europeu.

Para mim os lagartos foram campeões europeus da taca cers, não é comum dizer isto assim mas não esta errado.

A taça Cers não envolve campeões nacionais logo o vencedor não é campeão mas sim vencedor de taça. Os lags serão assim vencedores da taça cers de hóquei em patins.

_JonasThern_

Citação de: Thorondor em 12 de Maio de 2015, 13:47

A taça Cers não envolve campeões nacionais logo o vencedor não é campeão mas sim vencedor de taça. Os lags serão assim vencedores da taça cers de hóquei em patins.

Exactamente. Como no futebol há o vencedor da Liga Europa e o Campeão europeu. Campeão da Liga Europa não existe. Muito menos adjectivar de campeão europeu quem a conquista.

iKatz

Campeao europeu, é campeao da europa. E só existe 1 , que é o melhor, o vencedor da liga dos campeoes. É o melhor clube do ano europeu.

resto é treta

Jack Bauer

Nem acredito que se está a discutir isto...

Slipknot_BMC

dcp o português..... k merda de conversa , ainda por cima dar importância aos Lags que não merecem nada.

IPASLB

Citação de: benficaslb1 em 12 de Maio de 2015, 03:34
Citação de: MrJohnny em 12 de Maio de 2015, 03:22
Então os vencedores do Mundial "B" de Hóquei em Patins são designados de Campeões do Mundo?

Eu percebo o que queres dizer, mas a nomenclatura sem ser devidamente acompanhada pelo resto da informação é um engodo.

Claro que tem que ser especificado, mas não esta errado, são efectivamente campeões europeus, depois o valor da prova já é outra conversa.

Sim, campeões do mundo em equipas B
Não concordo em nada contigo, embora respeite a tua opinião, campeão europeu é só um, o que ganha o título europeu da principal competição europeia, o SLB, talvez por desconhecimento, também o fez e mal em relação à vitória na SPL EPF Milenium series de Paintball.

BlankFile

O sporting foi o vencedor da Taça CERS. Não é o Campeão Europeu actual, que é apenas um e chama-se Barcelona.

Isto que os lagartos fazem é enganar os papalvos, para se sentirem mais importantes. Não é inocente.

benficaslb1

Citação de: Thorondor em 12 de Maio de 2015, 13:47

a única pessoa com quem concordo, efectivamente tens toda a razão.

Shoky

Sempre se disse, Campeão Europeu para o vencedor da LC.
Vencedor da Liga Europa para o respectivo.

O mesmo para campeão nacional quando se vence o Campeonato e Vencedor da Taça de Portugal/Taça da Liga/Supertaça.

O que me ri quando o Hulk disse uma vez que "estavam a provar porque eram o Campeão da Supertaça". ;D

manjob

cam·pe·ão
(germânico ocidental kampjo, de kamp, campo de batalha)
adjectivo e substantivo masculino
1. Que ou quem é vencedor de certame ou prova de desporto (ex.: clube campeão; ela foi a campeã do torneio).
substantivo masculino
2. Cavaleiro que, com as armas, defendia alguém ou alguma coisa.
3. Combatente, concorrente.
4. [Brasil]  Cavalo de campear, lidador, cavalo de vaqueiro.
5. [Figurado]  Defensor acérrimo.

"campeão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/campe%C3%A3o [consultado em 12-05-2015].

Fearless

QUERO FOTO DESSE RODAPÉ.  :rir: :rir: :rir: :rir: :rir: :rir: