Romário Baldé (Equipa B)

Avançado, 28 anos,
Guiné-Bissau
Equipa B: 2 épocas, 30 jogos, 1 golo

zefo

Não tem lugar num clube de topo

Ruud

Esteve em segundo plano com Paneira, ganhou destaque com Rui Bento, só que não conseguiu o mesmo com Petit. Registou dois golos em 26 jogos e acabou por ser um pouco vítima do grande crescimento de Nathan Júnior e de Wagner. Se o início foi promissor, a análise geral é de que não foi uma época totalmente positiva para o avançado, que, ainda assim, continua a contar para as seleções jovens.

by zerozero

Il Matador

BlankFile

É para manter emprestado por mais uma temporada num clube de Primeira Liga, para jogar com regularidade e evoluir.

Cob92

Grande Balde.Era fazer o mesmo com o Sancidino para deixa-los evoluir no campeonato e depois voltar.

ala esquerda

Setubal era um bom clube para ele!??!?!?

André Sousa

Citação de: Prometheus em 04 de Junho de 2016, 13:57
Discordo, dava nas vistas por causa da sua capacidade técnica.

Estamos a falar do Romário Baldé, não do baixinho.

Só mesmo quem não percebe um chavo de futebol de formação é que poderia dizer uma coisa dessas.

tacuaracardozo

Citação de: André Sousa em 12 de Junho de 2016, 21:30

Só mesmo quem não percebe um chavo de futebol de formação é que poderia dizer uma coisa dessas.

Só quem não percebe um chavo de comentários é que pode comentar a dizer que alguém não percebe um chavo. :)

BTW, também na minha opinião o Romário não se destacava só pelo físico. Era um jogador tecnicamente dotado e muito rápido, e ainda é, embora agora não marque a tanto a diferença em relação aos outros, porque não são os juvenis(foi nesse escalão que ele se destacou mais para mim, e não era fisicamente assim tão superior aos outros nessa fase). É evidente que era um factor importante, ser fisicamente desenvolvido, mas nunca foi, nem é agora, nenhum tosco, longe disso. Falta-lhe é objectividade.

Cob92

BlankFile

Citação de: Cob92 em 12 de Junho de 2016, 22:36
fazer pré-epoca

Para quê? Não tem capacidade para o Benfica ainda. E vamos ver se algum dia lá chegará.

É para ser emprestado a uma equipa do Tugão novamente.

Thorondor

Thorondor

Citação de: André Sousa em 12 de Junho de 2016, 21:30

Óbvio.

André Sousa

Citação de: tacuaracardozo em 12 de Junho de 2016, 22:34
Só quem não percebe um chavo de comentários é que pode comentar a dizer que alguém não percebe um chavo. :)

BTW, também na minha opinião o Romário não se destacava só pelo físico. Era um jogador tecnicamente dotado e muito rápido, e ainda é, embora agora não marque a tanto a diferença em relação aos outros, porque não são os juvenis(foi nesse escalão que ele se destacou mais para mim, e não era fisicamente assim tão superior aos outros nessa fase). É evidente que era um factor importante, ser fisicamente desenvolvido, mas nunca foi, nem é agora, nenhum tosco, longe disso. Falta-lhe é objectividade.

Como não sei o que é perceber ou não perceber de comentários, vou dizer que sim.

Um jogador com claras deficiências ao nível do primeiro toque, que em espaços curtos denotava dificuldades para executar... tecnicamente dotado. :rir:

O escalão onde ele mais se destacou até foi no seu primeiro ano de júnior, onde teve prestações muito acima da média, mesmo em contextos mais exigentes, vide Youth League. Nos juvenis começou meio tremido e acabou bem, um pouco também como todo a equipa, depois da renovação que o Renato Paiva fez no 11 base.

E sim, o Romário sempre foi, em larga escala, fisicamente superior à maioria dos seus adversários. Basta relembrar o jogo contra o Anderlecht, para a Youth League, e ver a diferença que fez.

Mostrou bons pormenores nessa primeira época de júnior, que até deram alguma esperança para o nível sénior, mas não deu continuidade.

Se quiseres ver o que é um jogador tecnicamente dotado e com uma capacidade física, vide velocidade, muito acima da média, tens o Umaro, que com idade sub-15 faz a diferença nos sub-17. O Romário, sendo sub-16 e jogando pelos sub-17, na altura com o Guedes, não mostrava metade deste. E tens o Sancidino, que também é muito mais evoluído a nível técnico que o Romário.

O que não faltam são jogadores muito mais evoluídos a nível técnico que o Romário que nesse aspecto é pouco mais que medíocre.

tacuaracardozo

Citação de: André Sousa em 12 de Junho de 2016, 22:57

Como não sei o que é perceber ou não perceber de comentários, vou dizer que sim.

Um jogador com claras deficiências ao nível do primeiro toque, que em espaços curtos denotava dificuldades para executar... tecnicamente dotado. :rir:

O escalão onde ele mais se destacou até foi no seu primeiro ano de júnior, onde teve prestações muito acima da média, mesmo em contextos mais exigentes, vide Youth League. Nos juvenis começou meio tremido e acabou bem, um pouco também como todo a equipa, depois da renovação que o Renato Paiva fez no 11 base.

E sim, o Romário sempre foi, em larga escala, fisicamente superior à maioria dos seus adversários. Basta relembrar o jogo contra o Anderlecht, para a Youth League, e ver a diferença que fez.

Mostrou bons pormenores nessa primeira época de júnior, que até deram alguma esperança para o nível sénior, mas não deu continuidade.

Se quiseres ver o que é um jogador tecnicamente dotado e com uma capacidade física, vide velocidade, muito acima da média, tens o Umaro, que com idade sub-15 faz a diferença nos sub-17. O Romário, sendo sub-16 e jogando pelos sub-17, na altura com o Guedes, não mostrava metade deste. E tens o Sancidino, que também é muito mais evoluído a nível técnico que o Romário.

O que não faltam são jogadores muito mais evoluídos a nível técnico que o Romário que nesse aspecto é pouco mais que medíocre.

Não estamos de acordo, e o 1o toque é talvez o mais importante sim, concordo, mas não é só nisso que eu distingo capacidade técnica ou não.

E o Romário tinha bom toque de bola. Além disso, continuo na minha, quando se exibiu a melhor nível, foi no ultimo ano de Juvenil, onde acompanhava o Guedes(que também não é nenhum prodígio no 1o toque,diga-se, e não deixa de ser bom tecnicamente) como um dos jogadores mais importantes da equipa.

Não tenho, infelizmente, oportunidade nem tempo de acompanhar os escalões de formação como gostaria, mas lembro me de alguns jogos que fui vendo, e ate tenho ideia de o Romário ser capitão nesse 2o ano de Juvenil. Nos jogos que vi dos juniores da youth league, para ser sincero, nem gostei muito, demasiado brinca na areia, pelo que para mim foi ai que começou a sua curva descendente e que deixei de acreditar que fosse dar um grande jogador.

Não estou muito interessado em ter sequer uma discussão sobre as capacidades ou não do Romário, pouco me interessa, mas apesar de não partilhar inteiramente a opinião do user de que se destacava só pela técnica, aho que tem mais razao ele no que disse, do que tu em dizer que ele não percebe um chavo de formação, so por ser essa a opinião, e foi isso que manifestei.

Thorondor

Citação de: André Sousa em 12 de Junho de 2016, 22:57

Faz-me confusão a aposta dos clubes (os porcos e lagartos tb o fazem) neste tipo de jogadores que vão fazendo a diferença pelo fisico mas que toda a gente vê que chegando a seniores serão curtos. De resto concordo com tudo o que dizes e acrescento que até o Hildeberto que acho muito limitado é mais dotado tecnicamente que o Romário. O Dino merecia umas chapadas para acordar para a vida. Ainda ia bem a tempo.