Formação (2014-2015)

Dandy

Para quando uma formação capaz de formatar atletas com elevado nível internacional e não somente os-melhores-da-nossa-aldeia?

Única forma de retirar o basquetebol português do marasmo.

Se fomos capazes de montar uma estrutura formadora de alguns dos melhores futebolistas a nível europeu nos respectivos escalões... há que criar as mesmas condições físicas e humanas para replicar o nível de excelência nas outras modalidades.

Dandy

Citação de: xungaria em 02 de Novembro de 2014, 22:47
Citação de: Theroux em 02 de Novembro de 2014, 21:30
A equipa B já está perfeitamente adaptada ao nível da Proliga, o que é um feito digno de registo tendo em conta a idade média. Grande trabalho.

Como é que o Aljaz Slutej veio cá parar (não tem custos?) e qual o seu nível em comparação com os colegas?

Vi hoje o jogo... o miudo parece me ainda muito timido no seu jogo... nota se que joga a medo e ainda está um bocado por fora do que é a equipa
Do jogo de hoje... o Gameiro fez a diferença toda. E temos lá outro poste sérvio que tb fez um jogo interesante... um tal de Stankovic, jogo interessante tb do Sérgio Silva

O Stankovic ainda só tem 17 anos.

Dandy

A não ser que nos tenhamos de render à redutora e desencantadora conclusão de que a excelência no basquetebol vem determinada, de forma incontornável, pela informação genética e pela informação genética somente.

Por outras palavras... o que é que os sérvios, os croatas, os lituanos e os eslovenos fazem (com as suas crianças e com os seus adolescentes) que o Benfica não possa, igualmente, replicar?

Tenham em atenção que escolhi, propositadamente, países com uma população inferior à portuguesa.

izlek

Dandy tem a ver com a base de recrutamento nesses países o basket e' o desporto rei, na tugolândia 80% dos jovens jogam futebol e' difícil encontrares muito talento se juntares a isso a falta de condições materiais tens as explicações que procuras.

Theroux

O Nogic no facebook resumiu bem a situação. O Benfica não pode fazer tudo sozinho.

Não acredito em fatalismos, mas é um grande desafio formar atletas de nível europeu num contexto desportivo tão pobre. Acredito que o caminho mais correcto é o que está a ser seguido, nomeadamente através da cooperação com as Casas alargando assim a base de recrutamento. Mas isto é um processo que demora largos anos a consolidar-se, por mais boa vontade e competência que exista.

Uma área que acho que podia ser mais explorada é o mercado angolano. Estamos a falar de um país que é 16º do mundo (10º no mundial de 2006) enquanto nós somos 50º (o pais onde nasceu o Lisboa é 54º) e onde teriamos algumas facilidades no recrutamento em idades jovens devido aos nossos laços históricos.

Porque não, por exemplo, abrir lá uma escola ou um clube satélite? Ou ir lá fazer um torneio com a equipa B todos os anos, ou oferecer um estágio a selecções jovens deles para os observar. Parece evidente que eles têm jogadores com muito mais potencial que os nossos e que certamente adoravam tentar a sua sorte na Europa. O que daria um dos maiores talentos deles se chegasse cá com 16/17/18 anos? Parece-me ser uma mina à espera de ser explorada.

Dandy

Citação de: izlek em 07 de Novembro de 2014, 21:10
Dandy tem a ver com a base de recrutamento nesses países o basket e' o desporto rei, na tugolândia 80% dos jovens jogam futebol e' difícil encontrares muito talento se juntares a isso a falta de condições materiais tens as explicações que procuras.

Não pode ser apenas isso... caso contrário a China seria campeã do mundo em tudo.

Temos 5 vezes a população da Eslovénia.

Temos mais do dobro da população da Croácia.

Temos mais do triplo da população da Lituânia.

Não pode ser apenas uma questão do espectro da base de recrutamento.

Eu não espero que Portugal consiga formar excelentes postes... se não aparecerem jovens altos e grandes.

Mas não há razões para não sermos capazes de formar extremos e bases de nível internacional.

No entanto... não os formamos de forma consistente.

izlek

Citação de: Theroux em 07 de Novembro de 2014, 21:25
Porque não, por exemplo, abrir lá uma escola ou um clube satélite? Ou ir lá fazer um torneio com a equipa B todos os anos, ou oferecer um estágio a selecções jovens deles para os observar. Parece evidente que eles têm jogadores com muito mais potencial que os nossos e que certamente adoravam tentar a sua sorte na Europa. O que daria um dos maiores talentos deles se chegasse cá com 16/17/18 anos? Parece-me ser uma mina à espera de ser explorada.

O Lisboa respondeu a essa pergunta na ultima entrevista que deu à BTV, simplesmente o Benfica não tem capacidade financeira para ir buscar jogadores Angola.

Theroux

Citação de: izlek em 07 de Novembro de 2014, 21:32

O Lisboa respondeu a essa pergunta na ultima entrevista que deu à BTV, simplesmente o Benfica não tem capacidade financeira para ir buscar jogadores Angola.

Séniores? Mas eles ganham assim tão bem no Interclube, Petro de Luanda ou Primeiro de Agosto? E com 16 ou 17 anos? Fomos buscar dois estrangeiros a países europeus, para isso houve recursos. Sei que o dinheiro não abunda, mas parece-me ser mais uma questão de política dos dirigentes.

izlek

estou-te a reportar o que o Lisboa disse na entrevista :P

faneca_slb4ever

Citação de: Theroux em 07 de Novembro de 2014, 21:42
Citação de: izlek em 07 de Novembro de 2014, 21:32

Séniores? Mas eles ganham assim tão bem no Interclube, Petro de Luanda ou Primeiro de Agosto? E com 16 ou 17 anos? Fomos buscar dois estrangeiros a países europeus, para isso houve recursos. Sei que o dinheiro não abunda, mas parece-me ser mais uma questão de política dos dirigentes.

Ganham mesmo muito, em Angola.

joaojordao13

Uma área que acho que podia ser mais explorada é o mercado angolano. Estamos a falar de um país que é 16º do mundo (10º no mundial de 2006) enquanto nós somos 50º (o pais onde nasceu o Lisboa é 54º) e onde teriamos algumas facilidades no recrutamento em idades jovens devido aos nossos laços históricos.

Theroux, como é que raio o mercado angolano pode ser explorado se o basquetebol está a um nível tremendamente maior do que o de cá? Acredito que eles queiram tentar a sua sorte na Europa, mas não em Portugal obviamente.

Messi87

Proliga - 3ª Jornada:

Ac. Lumiar 71-58 Benfica B

Dandy

São já 4 os ex-atletas da formação do Benfica, campeões nacionais em diversos escalões, a jogar no Dragon Force.

Gallina, JP, João Ribeiro e António Monteiro.

Inevitável e sinal de que estamos a trabalhar bem.

Theroux

Citação de: joaojordao13 em 09 de Novembro de 2014, 19:46

Theroux, como é que raio o mercado angolano pode ser explorado se o basquetebol está a um nível tremendamente maior do que o de cá? Acredito que eles queiram tentar a sua sorte na Europa, mas não em Portugal obviamente.

O objectivo é mesmo esse, acrescentar valor ao que cá temos. Mas disse Angola como podia ter dito Cabo Verde/Moçambique. Neste momento temos na formação dois jogadores estrangeiros, apenas sugeri virar a agulha para outra região onde existe uma ligação forte tanto com o clube como com o país. Poderá não ser fácil ou até exequível, mas valia a pena fazer um esforço pois a recompensa seria enorme e o prejuízo, a existir, mínimo.

Ian

Há um dado importante e que não referiram.

Em Portugal alimentar o sonho de ser profissional de futebol e trabalhar para ele pode compensar. Se o atleta não for um Cristiano Ronaldo pode facilmente fazer carreira a ganhar facilmente até 5 ou 6x mais que qualquer trabalhador do país nas várias equipas das duas ligas profissionais. E por isso tantos investem em trabalhar para isso.

Em Portugal alimentar o sonho de ser profissional de basquetebol e trabalhar para ele não compensa. Poucos conseguem ser profissionais e muito poucos viver bem do basquetebol.

Por muito que os miudos queiram trabalhar para ser profissional de basquetebol sabem que muito mas muito dificilmente vão conseguir e sofrem pressões familiares para tentarem outras vias.

Por outro lado o basquetebol continua a ser um desporto de "fazer desporto" mas também um desporto que embora não seja caro continua a ser de modas e sapatilhas e camisolas que essas sim são caras e muitos miúdos sem condições não entram nas equipas federadas por sentirem minorados. Isto acontece por muito que pensem que não.

Fundamental, em minha opinião, era tambem a federação olhar para casos como Andrade e Betinho ou até mesmo Lisboa e perceber onde nasceram para o Basquetebol e com que idade e "atacar" por aí como faz Espanha embora noutro nivel com africanos ou atletas de leste na formação (veja-se o recente exemplo do Real com esloveno Luka Doncic)...

Mesmo em idades mais baixas Angola é muito dificil, Cabo Verde é dificil mas não tanto, mas e Moçambique?