Jonas

Avançado, 42 anos,
Brasil
Equipa Principal: 5 épocas (2014-2019), 183 jogos (12581 minutos), 137 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (2)

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: SLB_CAMPEAO04 em 22 de Setembro de 2015, 21:00
Em vez de estarem para aí a refilar com o Jonas que não marca nem joga nada em jogos grandes, aproveitem enquanto o teem e não acordem nem chorem quando se for embora, já agora já que não presta em jogos grandes também não festejem os seus golos em jogos  faceis" "

Eu não estou apenas a refilar com o Jonas. Estou sim a dizer que neste momento se calhar não temos equipa para jogar com o Jonas naquelas funções nestes jogos mais duros. E isso é bem diferente do que dizer que ele é mau ou bom. Não é isso que se trata.

eaglerp

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 22 de Setembro de 2015, 21:56
Citação de: Bola7 em 22 de Setembro de 2015, 20:56
que não quizessem o Jonas ok...mas troca-lo pelo Pizzi...bolas... :-X

Trocar pelo Pizzi na sua posição onde rende mais a "10" num 4-2-3-1, s.f.f.

Trocar o Jonas pelo Pizzi, indiscutivelmente um dos piores jogadores do plantel do Benfica... ele há cada uma....

andre_04_SLB

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 22 de Setembro de 2015, 20:37
Outro aspecto, os jogadores do Porto já tinham o Jonas referenciado. Possivelmente treinaram para isso. Não o colocando em campo, o Vitória tinha mandado a organização semanal deles para o lixo. Estou a ver Ruben Neves que passou o tempo todo a fazer variações de campo, a sentir dificuldades se tivesse um Pizzi à sua frente e não um Jonas nas suas costas.

E o Benfica mudava toda a sua habituação a um modelo e uma ideia em função de um jogo deixando os jogadores completamente despreparados e menos confiantes face aos problemas que iriam encontrar no jogo.

Mas já estou a imaginar, nem sei para que é que jogámos com avançados, já estou a imaginar os centrais do Porto à nora no campo à procura de quem marcar e o Benfica fortíssimo a aproveitar isso. Enfim.

fjorge

Ele joga e marca em jogos grandes se a equipa produzir jogo para isso. O que se tem visto é uma equipa sempre a medo nestes jogos e a dar a iniciativa ao adversário, assim é complicado.

andre_04_SLB

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 22 de Setembro de 2015, 20:59
Em suma, ganhavas o controlo do corredor central.

Que foi precisamente o que o Benfica teve controlado durante todo o jogo. As únicas situações que o Porto criou foi através de lateralizações e exploração do espaço lateral central num movimento típico deles e em situações de variação do centro de jogo no corredor oposto.

Se houve algo que esteve sempre controlado pelo Benfica foi o corredor central, também pela incrível falta de capacidade do Porto de criar desequilíbrios aí.

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: andre_04_SLB em 22 de Setembro de 2015, 22:07
Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 22 de Setembro de 2015, 20:37
Outro aspecto, os jogadores do Porto já tinham o Jonas referenciado. Possivelmente treinaram para isso. Não o colocando em campo, o Vitória tinha mandado a organização semanal deles para o lixo. Estou a ver Ruben Neves que passou o tempo todo a fazer variações de campo, a sentir dificuldades se tivesse um Pizzi à sua frente e não um Jonas nas suas costas.

E o Benfica mudava toda a sua habituação a um modelo e uma ideia em função de um jogo deixando os jogadores completamente despreparados e menos confiantes face aos problemas que iriam encontrar no jogo.

Mas já estou a imaginar, nem sei para que é que jogámos com avançados, já estou a imaginar os centrais do Porto à nora no campo à procura de quem marcar e o Benfica fortíssimo a aproveitar isso. Enfim.

Continua-se a confundir ideias e modelos com sistemas de jogo.

As melhores equipas do mundo já não treinam apenas aqueles exercícios comuns vocacionados para os sistemas de jogo. Isso já está tão batido que já pertence à década de 80, nem 90 pertence.

O treino passa muito por dotar do jogador de inteligência de jogo. Por exemplo, sabias que nenhum dos nossos alas e laterais durante o jogo todo teve como referência proteger a zona central do nosso campo? Por exemplo, Semedo e Guedes invariavelmente protegiam a linha e davam o espaço central para o Brahimi e Layun jogarem. Vá lá que o tempo de reacção e velocidade destes miúdos é brutal e dá para compensar estes erros. Sendo assim, um bom treino permite que os jogadores tomem conhecimento de como se devem posicionar e jogar nessas situações. E nada tem a ver com jogar com táctica X ou Y.

Existe uma série de princípios que são totalmente independentes do sistema de jogo que jogares.

E quanto ao sistema, mais vale jogares num 4-2-3-1 com Pizzi ou Talisca na sua posição mais confortável do que jogares com estes dois num sistema em que eles não se sentem confortável. Ainda para mais quando eles nem sequer assimilaram bem as ideias e modelo de jogo da equipa.

E, porquê? Porque assim estás a recorrer a um atalho que é a própria experiência do jogador naquela posição.

andre_04_SLB

Companheiro, a partir do momento que mudas posicionamentos, e sobretudo tiras um jogador nuclear da equipa como é Jonas, toda a fase defensiva e ofensiva nos seus momentos muda. Não tem a ver com modelos/ideias/sistemas. Tu fazes muita confusão com as terminologias que usas e já te disse isso ontem em relação à posse de bola defensiva.

A questão é que alterando um jogador chave, obrigando por isso a equipa a mudar a forma como ataca e defende, torna-a menos forte pois obriga-a a pensar mais, a tentar resolucionar mais problemas decorrentes da mudança sobretudo quando não há preparação para ela. E não havia.

Slb04Sempre

Jogadores do Benfica que marcaram 30 ou mais golos numa época nos últimos 40 anos:

5x Nené (75/76, 79/80, 80/81, 81/82, 82/83)
2x Cardozo (09/10, 12/13)
1x Jordão (75/76)
1x Magnusson (89/90)
1x Nuno Gomes (98/99)
1x Lima (12/13)
1x Jonas(14/15)

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: andre_04_SLB em 22 de Setembro de 2015, 22:09
Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 22 de Setembro de 2015, 20:59
Em suma, ganhavas o controlo do corredor central.

Que foi precisamente o que o Benfica teve controlado durante todo o jogo. As únicas situações que o Porto criou foi através de lateralizações e exploração do espaço lateral central num movimento típico deles e em situações de variação do centro de jogo no corredor oposto.

Se houve algo que esteve sempre controlado pelo Benfica foi o corredor central, também pela incrível falta de capacidade do Porto de criar desequilíbrios aí.

Não podes dizer que estás a controlar a zona central, quando depois de recuperares a bola perdes-a quando tentas fazer o segundo passo. Nem 5 passes seguidos conseguíamos muitas vezes ligar no meio-campo...

E, repara, com mais um homem naquele sector, o Benfica teria aproveitado bem isso que mencionaste a negrito. E, para mim estava aí o ouro deste jogo para nós.

Controlando o espaço central, poderíamos explorar no momento seguinte os flancos do Porto com o Guedes e o Gaitán, para possível conclusão do Mitroglou ou do Pizzi que entretanto subiria para zonas de conclusão.

Francescoli

O Guerreiro anda numa cruzada anti Jonas há algumas semanas, basta recuar a esses posts.

Nada de novo, portanto.

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: andre_04_SLB em 22 de Setembro de 2015, 22:27
Companheiro, a partir do momento que mudas posicionamentos, e sobretudo tiras um jogador nuclear da equipa como é Jonas, toda a fase defensiva e ofensiva nos seus momentos muda. Não tem a ver com modelos/ideias/sistemas. Tu fazes muita confusão com as terminologias que usas e já te disse isso ontem em relação à posse de bola defensiva.

A questão é que alterando um jogador chave, obrigando por isso a equipa a mudar a forma como ataca e defende, torna-a menos forte pois obriga-a a pensar mais, a tentar resolucionar mais problemas decorrentes da mudança sobretudo quando não há preparação para ela. E não havia.

Contra-argumentares com um lapso que tive a escrever posse de bola na zona defensiva, para depois de ter tido todo o trabalho de te explicar que sistema de jogo nada tem a ver com ideias e modelo de jogo... como queiras! :clap1: :winner:

Concordamos em concordar que a verdade é que o tal sistema, ou modelo ou ideias de jogo do Benfica frente ao Porto não resultou porque eles anularam bem o nosso melhor jogador. Fomos mais fracos e segundo a tua ideia vai ser sempre assim ou então foi azar porque o Jonas não esteve num dia bom. É um problema semelhante ao da bola ser redonda... :rir:

É o triste fado lusitânio a repetir-se vezes sem conta... E é por esse tipo de mentalidade que nunca fomos campeões da Europa, quando até tínhamos equipa para tal... É uma pena esta triste sina do portuguesinho.

O0

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: Francescoli em 22 de Setembro de 2015, 22:42
O Guerreiro anda numa cruzada anti Jonas há algumas semanas, basta recuar a esses posts.

Nada de novo, portanto.

Mas que cruzada contra o Jonas! Eu até estou a defender o jogador. Acho que deveríamos poupá-lo a este tipo de exibições, que não servem nem para a sua confiança, como também para os nossos objectivos.

Ainda hoje o Guardiola deixou o Lewandowski no banco de suplentes. Utilizou-o na 2ª parte numa estratégia bem definida e que trazia já bem preparada durante a semana. Vê lá o rendimento que ele não teve e o impacto que teve em campo.

É a diferença de ter alguém que é um estrategista, conhece bem os seus jogadores, sabe como está a equipa e acima de tudo domina por completo o adversário que tem à sua frente.

Francescoli

Eu tenho lido o que aqui está escrito.

Adiante.

Slb04Sempre

Não se pode criticar Jonas quando a forma de jogar do Benfica muda radicalmente de um cariz predominantemente ofensivo para um sistema autocarro made in guimaraes, que foi o que se viu no porto. o Benfica na 2ª parte não passou do meio campo.

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: Francescoli em 22 de Setembro de 2015, 22:49
Eu tenho lido o que aqui está escrito.

Adiante.

Adiante nada!

Disseste que ando numa cruzada contra o Jonas à semanas, por isso agradeço que a proves.

Eu critiquei sim o Jonas durante o jogo porque ele realmente não esteve bem no encontro. A equipa pode não ajudar, mas ele também não fez tudo o que estava ao seu alcance para ajudar.