Judo

RPicareta

Tarde agri-doce.

 :smitten: Telma pré-convocada para o Europeu.

 :cry2: Pela lista de convocados para o Nacional de Veteranos, Noel Delgado saiu do clube.

RPicareta

José Pacheco (+100) Campeão Nacional de sub-23.

Croissant

O problema é que a malta que fez os sub-23 e foi até ao top4, no outro dia nos universitários estavam a meio gás.
A FPJ deveria ter pensado melhor este aspecto.

RPicareta

Citação de: Croissant em 08 de Abril de 2024, 09:43O problema é que a malta que fez os sub-23 e foi até ao top4, no outro dia nos universitários estavam a meio gás.
A FPJ deveria ter pensado melhor este aspecto.

Este fim de semana foram demasiados problemas de organização. Basta ver as horas a que acabou o nacional de veteranos, ou de se ter de começar a dar medalhas com combates ainda a decorrer.

O problema maior, a meu ver, foi quererem meter o Rossio na rua da Betesga, que é como quem diz, juntar aquilo que costumam ser 2 fins-de-semana, num só. Não sei se a Câmara de Viseu pagou pelo privilégio, mas este modelo tem de ser repensado para o ano...

Croissant

Citação de: RPicareta em 08 de Abril de 2024, 14:38
Citação de: Croissant em 08 de Abril de 2024, 09:43O problema é que a malta que fez os sub-23 e foi até ao top4, no outro dia nos universitários estavam a meio gás.
A FPJ deveria ter pensado melhor este aspecto.

Este fim de semana foram demasiados problemas de organização. Basta ver as horas a que acabou o nacional de veteranos, ou de se ter de começar a dar medalhas com combates ainda a decorrer.

O problema maior, a meu ver, foi quererem meter o Rossio na rua da Betesga, que é como quem diz, juntar aquilo que costumam ser 2 fins-de-semana, num só. Não sei se a Câmara de Viseu pagou pelo privilégio, mas este modelo tem de ser repensado para o ano...

Não diria pagou, mas diria que deve ter cedido espaço e provavelmente alguns descontos nos alojamentos/restauração.

Eu tb vi isso: estava a ver no youtube o streaming e de repente o tapete 3 transformou-se no pódio.

Outra coisa que me irrita: não têm dinheiro para comprar um telémovel melhor para fazer streaming? Pela definição da transmissão parece que é gravada em analógica ou o catano.

Eu própio lhe dava formação e lhes montaria um estaminé melhor para transmitir streaming do que aquilo que existe hoje.

RPicareta

Citação de: Croissant em 08 de Abril de 2024, 15:05Outra coisa que me irrita: não têm dinheiro para comprar um telémovel melhor para fazer streaming? Pela definição da transmissão parece que é gravada em analógica ou o catano.

Eu própio lhe dava formação e lhes montaria um estaminé melhor para transmitir streaming do que aquilo que existe hoje.

Eu já só peço som de pavilhão...

Croissant

Citação de: RPicareta em 08 de Abril de 2024, 15:10
Citação de: Croissant em 08 de Abril de 2024, 15:05Outra coisa que me irrita: não têm dinheiro para comprar um telémovel melhor para fazer streaming? Pela definição da transmissão parece que é gravada em analógica ou o catano.

Eu própio lhe dava formação e lhes montaria um estaminé melhor para transmitir streaming do que aquilo que existe hoje.

Eu já só peço som de pavilhão...

O pior é que facilmente arranjariam quem fizesse a gestão do streaming e comentários do combate sem grandes custos. Bastaria arranjar mais um elemento por tapete e estava feito.
Hoje em dia qualquer pessoa sabe ir rodando um telémovel num tripé e ter um auricular&microfone bluetooth para ir comentando. Não é rocket science

RPicareta

Sorteio para o Europeu feito, amanhã começa a festa!

Rodrigo Lopes - 2 combates. Primeiro adversário acessível, segundo quase impossível. O rival Italiano está na mesma situação.
Thelmo Gomes - 1 combate. Sorteio mais favorável que o Otari, mas mesmo assim acho que fora do alcance.
Anri Egutidze - 2 combates. Se no entanto passar o segundo, é para ir lutar por um bronze.
Telma Monteiro - regresso à competição. Dependendo do quanto quiser forçar, pode ir de 2 combates a 4. Creio que não chegará para medalha, mas a torcer por estar errado. Importante é vencer o segundo (potencial duelo com Mina Libeer) e não se lesionar.
Rochele Nunes - Deverá lutar por uma medalha. Sorteio francamente favorável para esse objectivo. Hilal Ozturk não é um bicho papão. Chegando aos quartos, será sempre muito duro, pois no grupo C estão Tolofua, Somkhishvili, Kamps e Ceric. Apanhe a vencedora, ou as sobras, não será fácil. Penso que para o título europeu não dará.

Noutros combates, curioso para ver a Taís Pina. Apanha uma das melhores da categoria logo no primeiro combate. Se passar, é um escalpe importante.
Patrícia Sampaio tem encontro marcado com Anna Maria Wagner. Costuma ser freguesa assídua e se assim continuar, cheira a medalha e não digo bronze...
Jorge Fonseca com um sorteio que permite sonhar com a final.
Catarina Costa não deverá fazer pior que 5º. Raquel Brito não deve passar do primeiro.

Em +100, deve ser a final Russa. #teamBashaev


No Cairo Djamila Silva tem o caminho aberto para a repescagem, mas seria interessante ir pelo menos às meias finais.

RPicareta

Djamila na Final no Cairo.
Rodrigo 2 combates.
Telma num bom dia, mas desiste na repescagem com queixas no joelho...

DB4700

alguém apurado para os Jogos Olímpicos?

RPicareta

#2020
Citação de: DB4700 em 25 de Abril de 2024, 14:23alguém apurado para os Jogos Olímpicos?
Para já a Bá e a Rochele.

Fiz um apanhado da situação no final de Março [em que me esqueci do Fonseca].
Citação de: RPicareta em 02 de Abril de 2024, 00:02Falta pouco mais de dois meses para os Jogos, que é como quem diz 4 provas à séria:

-Europeu Zagreb 25-27 Abril (ou o Campeonato Africano, para a Djamila Silva, que decorre na mesma data)
-Grand Slam Dushanbe 3-5 Maio
-Grand Slam Qazqstan Barysy 10-12 Maio
-Mundiais Abu Dhabi 19-23 Maio

Pelo meio alguns Opens Continentais, mas nesta altura quem se pode servir disso, dificilmente conta para a qualificação Olímpica.

Como estão portanto os atletas do Benfica?

Djamila Silva (-52):
Na zona de qualificação continental. Vai querer somar pontos para manter o estatuto, já que a qualificação directa está longe de ser realista.

Telma Monteiro (-57):
A recuperar de lesão, se estiver em condições poderá usufruir de vagas de repescagem. Quer isto dizer que à data de hoje está fora dos Jogos. Uma vitória num combate dos Mundiais, se pudesse participar, em princípio bastaria, se fosse frente a Mina Libeer (BEL) ainda melhor. Será o caso em que talvez se pudesse olhar para o Open Africano de Marraquexe (1-2 Junho) e o Open Europeu de Madrid (8-9 Junho) como forma de ganhar ritmo e pontos.

Bárbara Timo (-63):
Está pontualmente mais perto do top-8 do que de sair da zona de qualificação, pelo que deverá andar a preparar os Jogos. Se quiser pensar em chegar a Paris como cabeça de série, vai ter de inventar na casa dos 900 pontos naquelas 4 provas. Ou vai a todas e nunca acaba abaixo de 3º lugar, ou resigna-se ao que a sorte do sorteio lhe trouxer no dia da prova.

Rochele Nunes (+78):
Confortável no ranking Olímpico e se os Jogos fossem amanhã, seria cabeça de série. Para manter esse estatuto vai querer pelo menos uma prova forte (5º lugar ou melhor) daqui até aos Jogos. E vai querer esse estatuto certamente!

Rodrigo Lopes (-60):
Tem duas missões. Somar aos pontos que tem pelo menos 100 pontos, e controlar Andrea Carlino (ITA) e Youssry Samy (EGY). O Egípcio está à frente dele, por meros 19 pontos. O Italiano vem atrás e é primeiro que se o ultrapassar o afasta dos Jogos. Em teoria eu diria que é vencer um combate no Mundial. Na prática, há-de querer passar o primeiro combate em pelo menos 2 provas.

Anri Egutidze (-81):
O que tem as contas mais fáceis. Escolhe 3 provas e vai à final em todas e reza para não só não defrontar o João Fernando nessas finais, como que alguém impeça o atleta do Sporting de ganhar medalhas. Aí talvez possa sonhar com ir aos Jogos.

Do resto da Selecção Portuguesa:
Catarina Costa (-48) na zona de qualificação directa. Se puder pontuar bem (>=300 pontos) pode chegar a Paris como cabeça de série.
Maria Siderot (-52) chegou tarde à qualificação, mas está a menos de 300 pontos de Amber Ryheul (BEL), a última qualificada pelo contingente Europeu. Terá de gerir bem as provas a que vai se ainda quiser sonhar com isso.
Taís Pina (-70), não só ultrapassou Joana Crisóstomo, com de repente pode começar a pensar se dará para ir aos Jogos. Se conseguir os 700 pontos necessários será um feito, mas nesta altura não ir começa a saber a desilusão. O Europeu será a prova de fogo.
Patrícia Sampaio (-78) está qualificada na zona directa e daí não sai. Vai querer uma medalha nos Europeus e uma prova forte (5º ou melhor) nas outras, para poder chegar a Paris como cabeça de série.
Em masculinos João Fernando (-81) na zona de qualificação continental, pode aspirar ainda a entrar na qualificação directa.

RPicareta

Resultados de ontem:

Djamila vice-campeã africana. Reforça a posição para a qualificação continental. Pode beneficiar ainda de participações nos Grand Slams que restam, ou optar por opens continentais, onde poderá ter ganhos mínimos.

Rodrigo cumpriu expectativas, igualou o Italiano, mas tendo só feito um combate perde e muito para o Egípcio, que se sagrou vice-campeão africano. O Brasileiro seguinte (Michel Augusto) começa hoje os Pan-Americano. É favorito na categoria e será de esperar que pontue mais que o Rodrigo. Vida difícil aqui.

Telma fez uma prova muito madura, conquista pontos a Mina Libeer, mas insuficiente para entrar já na qualificação directa. Esperemos que o joelho tenha sido só toque e a desistência uma retirada estratégica (e não forçada). Esteve bem ao longo do dia, a gerir bem as adversárias. Tecnicamente não foi inferior a nenhuma, e a Pauline Stark só a venceu por força bruta. Demonstrou que quem quiser levar a luta para o chão, tem de vir muito bem equipada. Com tudo o que a idade e a "teimosia de ir aos Jogos" lhe dão, a frescura física nota-se que não é a mesma.

RPicareta

Thelmo e Anri fora.
Thelmo à primeira, Anri à segunda.
Fracos ambos, no combate em que são eliminados. Anri, em particular, sem mentalidade conquistadora. Sabe que os Jogos são impossíveis e anda aqui a passear a roubar lugar a outro.

fdpdc666

Jorge Fonseca eliminado no Europeu de Zagreb.
Judoca do Sporting teve dificuldade em contrariar a tática do adversário para conseguir atacar como desejava e acabou por levar três castigos por passividade apesar do selecionador Pedro Soares tentar que alterasse a atitude.


Em busca da sua segunda medalha num campeonato da Europa de judo, Jorge Fonseca (-100 kg) viu-se logo eliminado, este sábado de manhã, no primeiro combate da edição de Zagreb-2024 ao perder frente ao italiano Gennaro Pirelli por castigos, após 4.44m de confronto.

Bronze em Praga-2020, Jorge (14.º do ranking), que na capital croata procurava igualmente pontos para o ranking de qualificação olímpica para Paris-2024, de maneira que chegue à capital francesa como cabeça de série, esteve sempre bastante passivo e permitiu que Pirelli (26.º), de 23 anos, fosse fazendo os seus ataques, muitos sem colocar verdadeiramente em perigo o português, mas eram ataques.

Atitude que, ajudada pelo constantes bracejar e pressionar do treinador italiano, para que o ex-bicampeão mundial fosse penalizado, fez com que o português entrasse já no prolongamento com dois shidos. Por mais que o selecionar nacional Pedro Soares procurasse que o seu pupilo mudasse de tática e tentasse projetar o adversário, o judoca do Sporting tinha dificuldade em ultrapassar o controlo de pegas de Gennaro.   

Jorge termina assim o seu 14.º Europeu logo na ronda inaugural contra um atleta que nunca defrontara antes. 

Miguel Candeias in A Bola

RPicareta

Rochele em 5º, com duas derrotas frente às Francesas presentes. Pensei mesmo que Rochele viesse com medalha.

Dia amargo para Patrícia Sampaio, que perde pela primeira vez este ano com Anna-Maria Wagner.