Renato Sanches

Médio, 27 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2015-2016, 2024-), 43 jogos (2929 minutos), 2 golos
Em 2024/2025: 8 jogos (232 minutos), 0 golos

Equipa B: 2 épocas, 34 jogos, 3 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (1)

Tiago1982

E o Miguel Rosa é outro exemplo ainda mais gritante!

Espero que como Renato Sanches seja feito um melhor trabalho.

Já erraram na época passada, onde podia (e devia) ter competido nos júniores (inclusivé na Youth League) e mesmo feito alguns jogos na Equipa B.

Teria estampa física, capacidade técnica e "QI futebolista" para fazer bons jogos e evoluir, mesmo que o início não fosse assim tão bom.

abar85

Citação de: T1n0_SLB em 17 de Outubro de 2014, 09:10
O João Carvalho não devia acompanha-lo?

Em Janeiro o Benfica devia emprestar alguns jogadores da equipa B e subir alguns juniores.

E ceder outros definitivamente com clausulas.

O-Rível

Citação de: arco das maldivas em 17 de Outubro de 2014, 11:49
Citação de: O-Rível em 17 de Outubro de 2014, 06:36
Só para reforçar o que o André diz, o André Martins teve quase para desistir do futebol, após um período difícil na transição para sénior, não fosse um senhor chamado Paulo Fonseca ter apostado nele... no Pinhalnovense.
E essa aposta, por exemplo, se calhar foi mesmo tarde, porque quando ele era Juvenil, muito boa gente achava que se tratava de um novo João Moutinho, mas com um potencial técnico superior. Ou seja, o que hoje é um jogador que procura afirmar-se no 11 de uma equipa que luta por um lugar na Champions, podia ser um jogador importante na Selecção e num clube melhor. Não é que em todos os casos exista esta luta entre o abismo do fim da carreira e o sucesso no futebol profissional, mas muitas carreiras promissoras se perdem nesta transição.
Um exemplo disso é um jogador de que hoje ninguém fala. Por onde anda o Edgar Marcelino? Toda a gente que o conheceu esperava que por esta altura fosse um veterano indiscutível na Selecção, quando o homem nem chegou a Internacional A, e andou perdido no Chipre.

feda-se. o André Martins é fraco em tudo, não se destaca em nada.

O André Martins é um médio de que por acaso gosto bastante, e é um rapaz bastante humilde, com bom carácter. Acho que ele não é fraco, mas concordo que neste momento o seu rendimento é pouco mais que razoável. O que te garanto é que, vendo-o jogar na formação, tenho a ideia de que nesta altura podia ter uma rotação que punha o Moutinho envergonhado. Dei-o como exemplo de jogador que podia estar num patamar acima se tivesse sido aposta mais cedo. Não estou a dizer que é craque. O que é factual é que luta por um lugar numa equipa que está na Champions, quando há umas épocas pensou em desistir do futebol. Diria que não é nada mau.

MTrigueiros

Eu considero o André Martins um jogador banal. Tem qualidade qb, e acho que existem "n" jogadores portugueses com tanta ou mais qualidade que ele.

XIXAO

Citação de: André Sousa em 17 de Outubro de 2014, 03:00
Citação de: XIXAO em 17 de Outubro de 2014, 02:03
Nao precisas de fugir ao tema, pq no essencial eu concordo contigo. No primeiro ano de junior o Helder Costa mostrava mais potencial.  Vai para a quipa B e o Bernardo fica nos juniores. Passando um ano o Bernardo demonstrou uma evoluçao muito maior. E isso acontece muitas vezes. O William Carvalho apareceu em grande com 21. A probabilidade de terem uma ascençao mais rapida aumenta qdo mais cedo forem lancados, mas o mais importante é realmente haver uma aposta, seja aos 18, seja aos 20. OJoao Pinto apareceu aos 17. O Rui Costa e o Figo apareceram mais tarde e tiveram carreiras com mais fulgor. Acima de tudo o importante é a qualidade e saber é que ate que ponto a cabeca do miudo esta preparada para uma subida de escalao (vaidade, timidez, estabilidade, equilibrio emocional sao avraveis que aqui sao impossiveis de analisar)

Eu não fugi a nada.

O teu ponto de vista está errado. Primeiro porque o Hélder Costa não mostrava mais potencial que o Bernardo. A não ser que aches que o Bernardo aprendeu tudo aquilo que demonstrou nessa época, na respetiva pré-época.

Depois, apostar num miúdo aos 20 é diferente de apostar nele aos 17. A margem de progressão vai diminuindo, maus hábitos vão-se criando, a mediania vai-se instalando, and so on.

Casos como o William, o André Martins e outros, podem muito bem vir a acontecer. Mas aconteceriam na mesma, e talvez até com mais sucesso, se tivessem sido apostas antes. Assim foi apenas uma conjugação feliz de factores.

Pegando no caso do Bernardo. O ano que fez na equipa B, mesmo não sendo o ideal, porque demonstrava estar apto para competir noutro nível, foi importantíssimo porque lhe deu muitos, muitos minutos. Minutos esses que ele usou para explanar as suas características, para evoluir. Noutra equipa, pela sua morfologia, podia muito bem não ser aposta e, por isso, perder um ano e fazer um trajecto semelhante ao do Carvalhas.

A não ser que aches que o Carvalhas, dando apenas um exemplo mais mediático, não tinha talento para estar uns bons níveis acima do que está hoje.

Acho piada qdo falas em certo e errado e a primeira frase que escreves pouco ou nenhum cabimento tem. Ou entao enganou-se a estrutura do Benfica ao fazer a subida de escalao apenas ao Helder nesse ano, enganou-se o treinador dos sub18que no ano 2011/12 apenas convocava o Helder. Nós aqui no Forum é que sabiamos. Mas volto a dizer-te e errado nao esta de ceteza, sao factos. O Zidane apareceu mais tarde, ja-te mostrei na comparaçao entre Figo e o Joao Pinto. Nem todos reagem da mesma maneira. Falaste do 3-1, eu respondo-te com o Djalo.Os jovens nao sao todos iguais e o seu trajeto de desenvolvimento sao distintos. Há os que mostram maturidade e personalidade forte. Há os que envaidecem e que nao dao seguimento ao desenvolvimento das suas capacidades, e o grande exemplo é o Manuel Fernandes.
Mas concordo que aos que apresentam maior capacidade, devemos-lhes dar maiores desafios. Em relação ao Renato, concordo totalmente que demonstra capacidade fisica e tecnica, visto muito de fora, tenho duvida em relaçao a um possivel deslumbramento.

Francescoli

Eu acho que o André Martins é um jogador vulgar.

Espero que o Renato Sanches atinja um nivel muito superior.

XIXAO

E Andre, concluo apenas a minha discordancia, dizendo o que ja disse aqui há alguns tempo atrás. Tem sido feito um grande esforço no aumento da competitividade na nossa equipa de juniores. Ate 31.12.2014, os nossos jovens jogaram 6j na youth league, 2j contra o Sporting e pelo menos 3 torneios intenacionais ( inglaterra, africa sul e salvo erro holanda), tdos competitivos, sendo que nao ganhamos nenhum. A questao e o debate que tento criar contigo e outros que gostam de acompanhar a formacao, é se, no caso do Renato, nao ser preferivel mante-lo ate dezembro nos juniores, sendo uma referencia e com maior iniciativa, ou estando na B e estando menos em jogo.
Aguardo a tua opiniao, tenho curiosidade em ouvi-la e digo-o sem qualquer tipo de ironia, como gosto de ler as opiniões do Andre_slb_04 entre outros

João Norte

Em Janeiro o Benfica devia emprestar alguns jogadores da equipa B e subir alguns juniores.
Sim devia na minha opinião.
Tal como o Guga ou Yuri Ribeiro a espaços.

Eu penso que a equipa B deveria servir para:
- dar continuidade à evolução dos jogadores com potencial de equipa A que sobem a séniores e não têm hipotese de jogar ainda na equipa A.
- Integrar na realidade do clube jogadores jovens que vêm de fora e não tem capacidade ainda de jogar na A, não devem ser em demasia.
- Dar minutos a jogadores do plantel principal que por não serem 1a opção ou por motivo de lesão precisem de ganhar minutos em alguns jogos. Casos pontuais e não regulares.
- Integrar jogadores com idade junior que se destacam nesse escalão como incentivo à sua melhoria, exemplo de progressão e mesmo aumento da exigencia na evolução.

XIXAO

Citação de: João Norte em 17 de Outubro de 2014, 20:01

Sim devia na minha opinião.
Tal como o Guga ou Yuri Ribeiro a espaços.

Eu penso que a equipa B deveria servir para:
- dar continuidade à evolução dos jogadores com potencial de equipa A que sobem a séniores e não têm hipotese de jogar ainda na equipa A.
- Integrar na realidade do clube jogadores jovens que vêm de fora e não tem capacidade ainda de jogar na A, não devem ser em demasia.
- Dar minutos a jogadores do plantel principal que por não serem 1a opção ou por motivo de lesão precisem de ganhar minutos em alguns jogos. Casos pontuais e não regulares.
- Integrar jogadores com idade junior que se destacam nesse escalão como incentivo à sua melhoria, exemplo de progressão e mesmo aumento da exigencia na evolução.

Concordo parcialmente. Para mim, deveriamos definir quais os 3/4 jogadores que queriamos apostar no prazo de 1 a 2 anos. E fariamos a equipa B o mais forte possivel com jogadores de 20 a 22 anos, mas carenciada nas posições desses 3 a 4 jogadores. O objetivo passava por colocar esses 3 ou 4 miudos a jogar e a treinar com jogadores com um ritmo claramente superior e com o objetivo de ganhar a 2liga.

Algo do genero:
Bruno Varela
Semedo
Lindelof
Cesar
Yuri Ribeiro
Ruben Pinto
João Teixeira
Renato Sanches
Gonçalo Guedes
Helder Costa
Rui Fonte

Seria claramente uma equipa para ganhar a 2ªLiga, mas ao mesmo tempo estaria a lançar o Yuri, o Gonçalo e o Renato.

paulomaia1972

Ganhar a 2ª Liga implicará SEMPRE  colocar os interesses da equipa para vencer acima dos interesses da formação dos indivíduos. 

XIXAO

Citação de: paulomaia1972 em 17 de Outubro de 2014, 20:38
Ganhar a 2ª Liga implicará SEMPRE  colocar os interesses da equipa para vencer acima dos interesses da formação dos indivíduos.

Mas o Benfica não joga para ganhar? Não existe a pressão da vitória? Como é que se ensina isso?

Maka

Citação de: XIXAO em 17 de Outubro de 2014, 20:44

Mas o Benfica não joga para ganhar? Não existe a pressão da vitória? Como é que se ensina isso?

É esse tipo de atitude que leva as camadas jovens a apostarem sempre nos "matulões", porque esses é que dão títulos. Depois chegam aos séniores e coiso....

XIXAO

Citação de: Maka em 17 de Outubro de 2014, 20:46
Citação de: XIXAO em 17 de Outubro de 2014, 20:44

É esse tipo de atitude que leva as camadas jovens a apostarem sempre nos "matulões", porque esses é que dão títulos. Depois chegam aos séniores e coiso....

Uma coisa não leva a outro. Critico-o quem o faz. Não vale tudo para ganhar. Mas o objetivo é ganhar. E isso tem que ser um hábito e um objetivo. Afinal, o que diferencia o Cristiano Ronaldo dos outros?

André Sousa

Citação de: XIXAO em 17 de Outubro de 2014, 19:23
Acho piada qdo falas em certo e errado e a primeira frase que escreves pouco ou nenhum cabimento tem. Ou entao enganou-se a estrutura do Benfica ao fazer a subida de escalao apenas ao Helder nesse ano, enganou-se o treinador dos sub18que no ano 2011/12 apenas convocava o Helder. Nós aqui no Forum é que sabiamos. Mas volto a dizer-te e errado nao esta de ceteza, sao factos. O Zidane apareceu mais tarde, ja-te mostrei na comparaçao entre Figo e o Joao Pinto. Nem todos reagem da mesma maneira. Falaste do 3-1, eu respondo-te com o Djalo.Os jovens nao sao todos iguais e o seu trajeto de desenvolvimento sao distintos. Há os que mostram maturidade e personalidade forte. Há os que envaidecem e que nao dao seguimento ao desenvolvimento das suas capacidades, e o grande exemplo é o Manuel Fernandes.
Mas concordo que aos que apresentam maior capacidade, devemos-lhes dar maiores desafios. Em relação ao Renato, concordo totalmente que demonstra capacidade fisica e tecnica, visto muito de fora, tenho duvida em relaçao a um possivel deslumbramento.

Não tem nenhum cabimento? Tu alicerças essa ideia na pouca utilização do Bernardo, ao contrário do Hélder, que até foi integrado parcialmente na equipa B com idade de sub-19. Há alguma dúvida que a estrutura do Benfica se enganou na gestão que fez do Bernardo?

Sobre o treinador dos sub-18 não me recordo, mas a convocatória do Hélder Costa não é surpresa nenhuma. E menos surpresa é a não convocação do Bernardo. Era um jogador que poucos minutos tinha, e que nunca tinha sido convocado para uma seleção nacional.

Para finalizar este assunto, e para que tu o percebas. A utilização do Bernardo, neste caso a falta dela, não espelha o seu potencial. E estão aí posts meus a falar dele, por isso não é apenas por isto. O Bernardo não ganhou toda esta capacidade por ter andado no banco durante anos. Não a ganhou durante o ano em que foi aposta. O Bernardo não foi mais que uma feliz conjugação de factores. A saída do Diego para o Rio Ave, a saída do Rony, anos antes, para o City, e a saída dos Marcelos e dos Flávios, que lhe retiravam espaço nos juvenis A, por exemplo. E claro, começou em grande, com muitos golos à mistura.

Não é por ter dado certo, que aquilo que foi feito com o Bernardo passa a ser bem feito. Aliás, hoje até podia ser mais jogador, se tivesse tido mais minutos, mais jogo, mais competição.

Aquilo que tu tens de entender é que um jovem jogador, por norma, estará mais perto de evoluir e tornar-se melhor, se for sujeito a contextos mais exigentes. Porém, não é por não o serem que faz com que morra qualquer esperança de se virem a tornar jogadores com nível para a equipa A. Como se tem visto, o nível está lá. A questão é que nuns lados, o nível aparece aos 20 anos. Noutros, aos 17 já o demonstram.

Pequenas diferenças.

André Sousa

Citação de: XIXAO em 17 de Outubro de 2014, 19:33
E Andre, concluo apenas a minha discordancia, dizendo o que ja disse aqui há alguns tempo atrás. Tem sido feito um grande esforço no aumento da competitividade na nossa equipa de juniores. Ate 31.12.2014, os nossos jovens jogaram 6j na youth league, 2j contra o Sporting e pelo menos 3 torneios intenacionais ( inglaterra, africa sul e salvo erro holanda), tdos competitivos, sendo que nao ganhamos nenhum. A questao e o debate que tento criar contigo e outros que gostam de acompanhar a formacao, é se, no caso do Renato, nao ser preferivel mante-lo ate dezembro nos juniores, sendo uma referencia e com maior iniciativa, ou estando na B e estando menos em jogo.
Aguardo a tua opiniao, tenho curiosidade em ouvi-la e digo-o sem qualquer tipo de ironia, como gosto de ler as opiniões do Andre_slb_04 entre outros

Não vale a pena. Basta veres um jogo dos juniores para o perceber. O que estes miúdos precisam é de muitos minutos sujeitos a dificuldade, para que possam evoluir sempre mais e mais.

Por outro lado, tens, até há mesma data, 15 jogos de dificuldade reduzida, já contando com os realizados. Achas compensatório? Eu não.

O Renato não ganha nada em ser uma referência nos juniores. Pelo contrário. É a partir desse momento, que se deve pensar seriamente naquilo que se está a fazer. E, como é óbvio, não estará menos em jogo. Estará mais e, por isso mesmo, será obrigado a pensar e a executar mais rápido, porque não terá o mesmo à vontade que tem nos juniores, onde pode receber a bola, levantar a cabeça, progredir com ela, mesmo que tenha um ou dois adversários à sua frente, e continuar a sua brincadeira.

Outra coisa: Jogos contra o Sporting, por exemplo, são jogos com um bom grau de competitividade, mas também estão longe de ser o contexto ideal para a evolução dos miúdos. Todos eles se conhecem, todos eles já se defrontaram várias vezes. Chega a uma certa altura, onde estes jogos são competitivos, mas não estimulam os miúdos ao máximo, porque já estão quase viciados. Daí eu dizer que aceito que o Renato baixe para a Youth League, porque é um estímulo completamente superior. O mesmo para os torneios internacionais, que, como já disse, são uma boa forma de fazer a pré-época.

Sem contar que a sua saída da equipa júnior abre espaço para outro jogador. Estamos a falar de duas gerações de elevada qualidade, quiçá a melhor a fornada de juniores que já tivemos no CFC. Temos de tentar rentabilizar todos, não apenas um ou dois. Até porque há sempre os que não são tão cotados, mas que têm qualidade e podem evoluir pela sombra.