CN 13ª J: FC Porto 0 - 2 SL Benfica, 14Dez. Dom. 20h00 *SPORTTV1*

FC Porto 0 - 2 SL Benfica

Campeonato Nacional

FC Porto: Fabiano, Danilo, Martins Indi, Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Óliver, Herrera, Tello, Brahimi, Jackson Martínez
Treinador: Lopetegui
SL Benfica: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão (César Martins [76m]), Jardel, André Almeida, Andreas Samaris, Enzo Pérez, Eduardo Salvio (Pizzi [90+4m]), Nico Gaitán, Anderson Talisca (Ola John [80m]), Lima
Treinador: Jorge Jesus
Golos: Lima (36), Lima (56)

Coluna 21

Citação de: pcssousa em 08 de Dezembro de 2014, 14:18
Citação de: Coluna 21 em 08 de Dezembro de 2014, 14:13
Citação de: pcssousa em 08 de Dezembro de 2014, 14:08
Citação de: Coluna 21 em 08 de Dezembro de 2014, 14:05
Citação de: pcssousa em 08 de Dezembro de 2014, 14:00
Citação de: Coluna 21 em 08 de Dezembro de 2014, 13:56
Citação de: pcssousa em 08 de Dezembro de 2014, 13:51
Citação de: CitriC em 08 de Dezembro de 2014, 13:47
Em relação aos emigrantes há mais portistas que sportinguistas, pois existe uma grande massa de portugueses do norte que emigrou, no entanto e muito naturalmente há mais benfiquistas que portistas.

Se há mais portistas ou sportinguistas isso não me interessa nada. Sei é que somos o maior clube do mundo e somos muitos milhões.

O que me interessa é ganhar no Domingo !

Tretas. Emigraram do norte, do centro, do Sul e das ilhas. Vai ver de onde são originários os portugueses nas diversas comunidades nos Estados Unidos, na Venezuela. Na Alemanha a esmagadora maioria dos portugueses sairam do Centro e Sul.

Além de que alturas houve em que no Norte os lagartos eram quase tantos como os lagartos.

Isso não é bem assim, muita gente não sabe que quase 40% do emigrantes são descendentes de gente ou da Madeira ou do Açores, do Norte é quase o mesmo número, o resto do país na altura da emigração em massa nunca aderiu da mesma maneira porque apesar de tudo numa comparação socio económica, estava sobre menos pressão.

Estás a gozar comigo... No Rio de Janeiro construiram uma rua que depois deu em Avenida, só para albergar figueirenses....
Em Ramscheid chegaram a viver mais de 50 mil algarvios...

Eu fui emigrante e sou madeirense, sei do que estou a falar, eu acho que tu estás  confundir emigrantes que ainda possuem passaporte e nacionalidade português com pessoas descendentes de portugueses há não sei quantas gerações. Ora, emigrantes portugueses o nosso país tem pouco mais de 4 milhões, e por exemplo da Madeira, basta juntares a Venezuela á África do Sul e temos mais de 1 milhão, os Açores tem pouco menos, logo aí tens metade dos emigrantes. O Norte também possui imensos, mais do que a Sul do Continente, é um facto.

Estás a brincar. Não conheço uma única família que não tinha um único emigrado. Sabendo que o norte tem 35% da população do país, será difícil que hajam mais nortenhos emigrados que pessoas das outras zonas.

Não, é óbvio que sejam do Norte porque sempre foi a região com maior taxa de natalidade desde muitas gerações a esta parte, mas também das mais pobres, logo aí surgiu a pressão para emigrar, com a ilhas antes do 25 de Abril ainda era pior, estavam ao nível de África e também multiplicávamo-nos como coelhos, sei bem do que estou a falar, a emigração dessas duas regiões teve uma componente de sobrevivência económica em regra muito mais acentuada que a do resto do país, por isso mesmo mais pressão para emigrar e mais emigrantes. O facto de serem oriundos de regiões com um catolicismo mais conservador favoreceu a que a forte natalidade se mantivesse no país de chegada.
Acabaste de dizer que metade dos emigrantes são das ilhas ali há dois ou três posts atrás. Isso prova o meu ponto inicial, de que dizerem que há mais emigrantes portistas que sportinguistas porque a maioria dos emigrantes são do norte não fazia sentido. Estamos de acordo?

Talvez tenha exagerado quando disse metade, acho que os valores são das ordem dos 30/40%, acredito que o Norte seja na mesma proporção, o resto do país leva o restante. Em todo o caso o que acontece em muitas destas comunidades é os miúdos serem do clube que ganha e os emigrantes possuem muita juventude, ou seja, mesmo os que não são do Norte possuem desde algumas décadas para cá a tendência de serem do porto. Porque no meio dessas comunidades a pressão para um filho ser do mesmo clube que um pai é muito menor, existe um clima de não agressão e talvez até muito mais saudável em relação ao futebol, é um fenómeno da chamada portugalidade, e lá o que interessa é ter qualquer coisa que o liga á terra de origem. Mas os benfiquistas ainda estão em maioria.

pjmorce

a mim não me interessa quem tem mais adeptos no norte ou não.
Penso que é o nosso Benfica de longe.
Mas pronto.
O que interessa neste momento é o jogo no Dragão.
Por isso deixo aqui uma pergunta: o que vai inventar desta vez o JJ?

arodrigues84

Citação de: pjmorce em 08 de Dezembro de 2014, 14:24
Mas pronto.

3 pontos.

pjmorce

Citação de: arodrigues84 em 08 de Dezembro de 2014, 14:25
Citação de: pjmorce em 08 de Dezembro de 2014, 14:24
Mas pronto.

3 pontos.

Espero que sim! ;)

pcssousa

Citação de: iloy em 08 de Dezembro de 2014, 14:20
Citação de: pcssousa em 08 de Dezembro de 2014, 14:06
Citação de: iloy em 08 de Dezembro de 2014, 14:02
Citação de: pcssousa em 08 de Dezembro de 2014, 13:51
Citação de: CitriC em 08 de Dezembro de 2014, 13:47
Em relação aos emigrantes há mais portistas que sportinguistas, pois existe uma grande massa de portugueses do norte que emigrou, no entanto e muito naturalmente há mais benfiquistas que portistas.

Se há mais portistas ou sportinguistas isso não me interessa nada. Sei é que somos o maior clube do mundo e somos muitos milhões.

O que me interessa é ganhar no Domingo !

Tretas. Emigraram do norte, do centro, do Sul e das ilhas. Vai ver de onde são originários os portugueses nas diversas comunidades nos Estados Unidos, na Venezuela. Na Alemanha a esmagadora maioria dos portugueses sairam do Centro e Sul.

Além de que alturas houve em que no Norte os lagartos eram quase tantos como os lagartos.

nao sei de onde tens estas informaçoes mas eu trabalhei no antigo consulado em Paris e 90% dos emigrantes em frança sao da zonas tras dos montes, minho e beira intérior. tudo o que estava perto das fronteiras.

E que informações tens acerca de Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Luxemburgo, Austrália?

Só aí tens bem mais do triplo dos emigrados em França.

nao digas asneiras. a França foi o pais onde a maior parte dos portugues foram. so dos anos 1960 atè 1970 mais de 700 000 portuguès fugiram para a frança vindo de um pais que nao tinha mais de 10 milhoes de habitantes.
estas a confundir com o filhos de émigrantes como eu.
muitos madeirenses foram para os estados unidos, venezuela, brasil mas è muito pouco comparando com a frança que tinha condiçoes muito supérior. è simplesmente por isso e se nao sabes que Paris è considerada como a segunda capital de portugal porque havia mais portugues la que no porco e qualquer cidade portuguesa.

Então os emigrantes são só os que sairam de cá e não os filhos? Então mantenho, pois a maioria dos fluxos emigratórios actuais não tem a França como destino.

E eu falava, obviamente, de luso-descendentes.
Sei bem que em Paris há 600 mil portugueses e luso-descendentes.

goncaloteixeira

Isso de no norte haver mais portistas é uma treta. Só há dois sítios no norte que há menos benfiquistas q adeptos doutro clube - Guimarães e Porto. Minho (Famalicão, Braga, Vieira do Minho) é Benfica exceptuando Guimarães, Trás-os-Montes é Benfica e a zona do Porto é Benfica tirando a cidade do Porto.

arodrigues84

Como é mais que óbvio os porcos têm MUITO mais adeptos que os lagartos, basta ver que a maior parte das pessoas que nasceram nos meados/finais dos anos 80 e 90 são geralmente adeptos dos porcos. Infelizmente, diga-se de passagem...

arodrigues84

Citação de: ana_lopes2009 em 08 de Dezembro de 2014, 14:43
É pARA MaSSacrar

Se fosse na Luz sim, assim é para simplesmente ganhar por uma goleada de 0-1 com um golo do menino da foto.

Suspeito do Costume

Já agora... e na grande Lisboa como se distribuem as percentagens de adeptos do Benfica e sporting?

Cá para cima, por vezes, tb corre o mito urbano que reza que os lagartos têm tantos adeptos como o Benfica nessa zona.

Eu tenho ideia que será talvez 60/40 para nós.

Confere?

Coluna 21

Citação de: arodrigues84 em 08 de Dezembro de 2014, 14:43
Como é mais que óbvio os porcos têm MUITO mais adeptos que os lagartos, basta ver que a maior parte das pessoas que nasceram nos meados/finais dos anos 80 e 90 são geralmente adeptos dos porcos. Infelizmente, diga-se de passagem...

Devem ser no território nacional massas adeptas em número muito semelhantes, talvez os porkos tenham uma ligeira vantagem numérica, existe é uma melhor divisão pelo território nacional dos adeptos das osgas em contraponto com a forte tendência regional dos outros, mas infelizmente para as osgas também um adepto em média mais velho e como tal a desaparecer, lá fora nas comunidades emigrantes e PALOP, os porkos levam confortável vantagem.

Karel_Poborský

Citação de: Red.Fever em 08 de Dezembro de 2014, 14:15
quando era puto, no ciclo/secundária a maioria era sempre benfiquista
mas tinha lá uns amigos sportinguistas, que por vezes até levavam a camisola do sporting... mas que de um ano para o outro começaram a levar a camisola do porto

isto para dizer que nos últimos 30 anos os sportiguintisgas perderam muito adepto para o porto (os mais jovens)... o sporting leva sempre na cabeça do Benfica ou porto, e os putos não querem ser de um clube loser

mas não me lembro de alguma vez ver benfiquistas a mudar de clube, felizmente

Já eu não posso dizer o mesmo. Que coisa triste...

ana_lopes2009

arodrigues84

Citação de: Coluna 21 em 08 de Dezembro de 2014, 14:46
Citação de: arodrigues84 em 08 de Dezembro de 2014, 14:43

Devem ser no território nacional massas adeptas em número muito semelhantes, talvez os porkos tenham uma ligeira vantagem numérica, existe é uma melhor divisão pelo território nacional dos adeptos das osgas em contraponto com a forte tendência regional dos outros, mas infelizmente para as osgas também um adepto em média mais velho e como tal a desaparecer, lá fora nas comunidades emigrantes e PALOP, os porkos levam confortável vantagem.

Quando digo muito não é claro mais 1 milhão mas pelo menos os 500.000.

É que temos que ver que isto não é matemática pois grande parte dos 10M nem sequer gosta ou liga ao futebol. E alguns que ligam são simplesmente simpatizantes...

arodrigues84