Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 77 anos,
Portugal

Virus

Citação de: Sir_Myon em 11 de Maio de 2012, 15:25
Citação de: Gonzalex em 11 de Maio de 2012, 15:22
Citação de: Sir_Myon em 11 de Maio de 2012, 15:08
NINGUÉM É MAIOR QUE O BENFICA .......

" Em 1926, um ano após a inauguração do Estádio das Amoreiras, o poder de Cosme Damião dentro do Benfica será, pela primeira vez, desafiado e contestado. A sua obra e o seu papel dentro do clube serão questionados em Assembleia-Geral por um grupo de oposicionistas, liderados por Ribeiro dos Reis, que pretendiam liderar os destinos do clube com uma dinâmica mais progressista.

O futebol mudara. O Benfica mudara. Novos tempos se avistavam, completamente diferentes dos tempos de jogador de Cosme. Alguns associados sentiram que o clube tinha uma organização rudimentar e de certa forma desajustada aos novos tempos, e resolveram concorrer contra a lista de Cosme, que era encabeçada por Bento Mântua. Sentiam que o Benfica estava demasiado centralizado na pessoa de Cosme e que era necessário uma revolução dentro do clube. Não porque achassem que Cosme Damião era incompetente ou desonesto. Não, muito pelo contrário. A lista oposicionista achava, isso sim, que o Benfica necessitava de uma gestão mais complexa, pois não poderia continuar a ser gerido por uma só pessoa. Todavia, reconhecendo as competências e a enorme importância de Cosme Damião, a lista oposicionista convida-o para encabeçar a lista, algo que ele rejeita. Como homem de honra que era, Damião recusa entrar em qualquer lista que não aquela em que estava desde 1917 a ocupar vários cargos.

Desta forma, em Assembleia-Geral de 5 de Agosto de 1926, apresentam-se duas facções a concorrer para a liderança do clube encarnado. De um lado, a falange designada de tradicionalista, encabeçada por Bento Mântua mas liderada, na prática, por Cosme Damião. E do outro lado, uma falange mais revolucionária, liderada por Ribeiro dos Reis e com nomes como Ávila de Melo e Vítor Gonçalves. A primeira representava a direcção que estava em posse desde 1917, e que tinha sido a principal responsável pela construção do Estádio das Amoreiras, enquanto a segunda representava a ala revolucionária que queria dotar o clube de uma nova organização. Eram duas concepções completamente distintas daquilo que deveriam ser o futebol e o Benfica.

De uma forma genérica, podemos considerar a facção de Cosme como conservadora, amadora e de continuidade. A outra era uma corrente progressista, mais profissional e de ruptura. A bandeira de Ribeiro dos Reus assentava na frase «Basta de irresponsáveis». A de Bento Mântua tinha como lema «Cosme forever». No epicentro das divergências estavam duas coisas fundamentais: as Amoreiras e o profissionalismo, para além de uma concepção completamente diferente sobre a organização do futebol encarnado. O Benfica e a direcção de Mântua tinham realizado um enorme esforço financeiro para a construção das Amoreiras, tendo de recorrer a empréstimos e avultadas dívidas. Apenas assim foi possível construir uma obra que simbolizasse a força associativa do clube. Contudo, se o Benfica possuía, finalmente, um estádio com a dimensão que o prestígio já lhe exigia, a sua equipa de futebol atravessava uma grave crise na década de 20. O Benfica, habituado a vencer desde 1910, encontrava-se nos anos 20 ultrapassado no plano desportivo, não só pelo Sporting, que entra numa senda de vitórias, mas também pelo recém-criado CF «Os Belenenses». Isto inquieta os sócios. Não só as dívidas do clube, mas também a falta de vitórias.

(...) A lista liderada por Ribeiro dos Reis acaba por vencer as eleições. Tinha, de facto, uma linha mais actual e mais consonante com a realidade do futebol dos anos 20.

"Cosme Damião, o Homem que sonhou o Benfica" Ricardo Serrado, Zebra Publicações.

E PLURIBUS UNUM

in http://www.facebook.com/PorTiBenfica

Auch!!!
Quem tiver facebook leia e partilhe este documento presente em :

http://www.facebook.com/PorTiBenfica

Já é do conhecimento de todos o poder das redes sociais, por isso porque não usá-las para esta causa ?!

Grande texto, gostei de ler!  :clap1:

Já tem mais de 1.300 gostos abutres!  :2funny:

lonstrup

Aparecer alguém só tem de aparecer perto das eleições, que é a altura propria.

Até lá o que deve acontecer é o debate entre benfiquistas sobre estes temas que falam no Por ti Benfica, sem personalizar as coisas, discutir assuntos e problemas em vez de discutir pessoas.

Democrata1904

Citação de: lonstrup em 11 de Maio de 2012, 16:27
discutir assuntos e problemas em vez de discutir pessoas.

Alguma vez o senhor do bigode entra por aqui? Não me lembro de o ver fazer isto uma unica vez em 10 anos. Uma que fosse. Nem nas AG!

Joga Bonito

Citação de: Democrata1904 em 11 de Maio de 2012, 16:34

Alguma vez o senhor do bigode entra por aqui? Não me lembro de o ver fazer isto uma unica vez em 10 anos. Uma que fosse. Nem nas AG!

Óbvio.

Se puxamos certos assunto à conversa em AG, diz que não percebe porque fomos ali quando ele tem o gabinete dele sempre aberto.
Se é abordado fora da AG manda as pessoas à merda e diz que nas AG's é que se fala.

Vieira é isto.

DD

Citação de: Virus em 11 de Maio de 2012, 16:26

Grande texto, gostei de ler!  :clap1:

Já tem mais de 1.300 gostos abutres!  :2funny:
São abutres, lagartos e porcos!!!Benfiquistas a serio, nem um!!!

lonstrup

Citação de: Joga Bonito em 11 de Maio de 2012, 16:40
Citação de: Democrata1904 em 11 de Maio de 2012, 16:34

Óbvio.

Se puxamos certos assunto à conversa em AG, diz que não percebe porque fomos ali quando ele tem o gabinete dele sempre aberto.
Se é abordado fora da AG manda as pessoas à merda e diz que nas AG's é que se fala.

Vieira é isto.
Mas aquilo que eu disse como desejo, de não se discutir nomes e sim assuntos, não se aplica só ao Vieira.

j.barreto

lembram-se aquando da entrada do nando das faturas na fpf?
claro que se lembram:
lfv-estejam descansados que eu sei o que estou a fazer...
BENFIQUISTAS:CLARO QUE SABEMOS O QUE ESTA A FAZER!
ESTA A DESTRUIR O BENFICA.

Bleach

CitaçãoAlguma vez o Porto permitia a Federação cheia de ex-funcionários do Benfica, mesmo que nós os conseguíssemos lá meter?
Ao primeiro penalti mal assinalado a nosso favor já falavam em Campeonato combinado e faziam choro para que se demitissem, com o apoio da RTP e Cª.
não descansaram enquanto não tiraram o cunha leal da liga...

Troglodite

A mim admira-me este fórum. Quando se sabe que (muito) mais de metade dos Benfiquistas estão com LFV, aqui dá a aparência que 90%(ou mais) estão contra o presidente. Por vezes parece que se concentram por aqui a ala mais radical dos Benfiquistas. Em 10 comentários é raro não serem 10 a criticar o presidente. Se calhar é mais fácil opinar por detrás dum teclado. Mas isto aqui mais parece um fórum revolucionário.

Antes que me acusem de seguidor do LFV, digo já.. não sou. Mas a menos que apareça alguém credível ele será o nosso presidente por mais uns anos.

Mercurio_10

Citação de: Troglodite em 11 de Maio de 2012, 16:59
A mim admira-me este fórum. Quando se sabe que (muito) mais de metade dos Benfiquistas estão com LFV, aqui dá a aparência que 90%(ou mais) estão contra o presidente. Por vezes parece que se concentram por aqui a ala mais radical dos Benfiquistas. Em 10 comentários é raro não serem 10 a criticar o presidente. Se calhar é mais fácil opinar por detrás dum teclado. Mas isto aqui mais parece um fórum revolucionário.

Antes que me acusem de seguidor do LFV, digo já.. não sou. Mas a menos que apareça alguém credível ele será o nosso presidente por mais uns anos.

Não quero generalizar. Mas a maioria do pessoal que não gosta do Vieira (e digo a maioria, não quero generalizar) é pessoal mais jovem. E este fórum é na sua maioria formado por pessoal mais jovem. Não generalizando.

MrFire

Citação de: Bleach em 11 de Maio de 2012, 16:56
CitaçãoAlguma vez o Porto permitia a Federação cheia de ex-funcionários do Benfica, mesmo que nós os conseguíssemos lá meter?
Ao primeiro penalti mal assinalado a nosso favor já falavam em Campeonato combinado e faziam choro para que se demitissem, com o apoio da RTP e Cª.
não descansaram enquanto não tiraram o cunha leal da liga...

Até o Herminio que é lagarto mas sério os gaijos despacharam.

Aquele clube só vive bem na imundice e corrupcção

Troglodite

Citação de: Mercurio_10 em 11 de Maio de 2012, 17:02

Não quero generalizar. Mas a maioria do pessoal que não gosta do Vieira (e digo a maioria, não quero generalizar) é pessoal mais jovem. E este fórum é na sua maioria formado por pessoal mais jovem. Não generalizando.

O problema disto é que assim neste tópico não se discute.. é basicamente um enorme "circlejerk".

Achor81

Votar numa direcção incompetente só porque a alternativa é incompetente é um ERRO.

Votar numa alternativa incompetente só para tirar do poleiro uma direcção incompetente  é um ERRO.

Em ambos os casos o Sport Lisboa e Benfica é lesado e fica a perder.

Se nenhum dos candidatos é válido vota-se branco.

Não se evita um erro cometendo outro erro.

Mercurio_10

Citação de: Troglodite em 11 de Maio de 2012, 17:04

O problema disto é que assim neste tópico não se discute.. é basicamente um enorme "circlejerk".

Tem-se discutido e muito. Já muita gente aqui, eu incluído, apresentou os seus argumentos que nos faz contestar o Vieira.

Troglodite

Citação de: Mercurio_10 em 11 de Maio de 2012, 17:05
Citação de: Troglodite em 11 de Maio de 2012, 17:04

Tem-se discutido e muito. Já muita gente aqui, eu incluído, apresentou os seus argumentos que nos faz contestar o Vieira.

Não é uma verdadeira discussão porque não existem dois lados. Só há moderados e anti-vieira. Está tudo de uma maneira ou de outra a puxar para o mesmo lado, quando na realidade não é isso que acontece.

Possivelmente é o pessoal pro-vieira que se esconde um bocado (porque de certeza que muitos andam por aqui).