Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Joga Bonito

Day after

18 Abril 1990. O Estádio da Luz está à pinha, o Benfica está empatado e basta um golo. Perto do fim o golo aparece. Tenho 9 anos. Agarro-me a desconhecidos. Grito, festejo, choro. O meu Benfica está na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus pela 7ª vez na sua história.

Ontem foi dia de eleições no Benfica. Tinha um candidato, o da lista B que saiu derrotado. Votei nele por convicção, porque sempre fui isso: uma pessoa de convicções. Quando não gosto, não me junto. Justifiquei, argumentei, discuti, alegrei-me, chateei-me. Expliquei porque considero que o candidato da lista A não podia ser candidato, expliquei porque é que mesmo sendo candidato não compreendia como podia alguém ainda votar na Lista A. Tentei (e penso ter conseguido) convencer alguns indecisos, ajudei alguns votantes de Lista A a tornarem-se indecisos, lutei com todas as minhas forças para que o meu clube tivesse um futuro melhor. Tudo isto se revelou inútil, e por isso mesmo mostrei-me muito desalentado quando, no Pavilhão número 1 da Luz ouvi os resultados. Desalentado, resolvi abandonar o pavilhão.

E foi quando me encontrava à porta que tudo sucedeu. Vinham aí os recém eleitos orgãos sociais e eis que a bancada é varrida de cima a baixo por simplesmente discorem do rumo do clube. O trabalho fica a cargo de atletas do clube. À porta do pavilhão, quem se manifestasse contra, também era silenciado, mesmo com insultos do presidente, tudo isso perante a ovação de quem, segundos antes, tinha rejubilado com o resultado eleitoral, como se de uma final da Liga dos Campeões se tratasse. A isso assisti, boqueaberto, absolutamente chocado. Estava em minha casa e não podia exprimir a minha opinião. Estava a ver, à minha frente, o meu clube bater no fundo como nunca bateu no maior ataque à democracia que alguma vez vi!

Não aguentei mais. Troquei meia dúzia de palavras com pessoas que estavam desalentadas como eu e fui para o carro. Um caminho de 250 metros que me pareceu uma maratona.

Uma caminhada que mesmo acompanhado na maior parte do caminho, parecia uma missão solitária.

Olhei para trás, vi o Estádio. Lembrei-me do dia 18 de Abril de 1990, e perguntei-me como uma data tão perto na história poderia estar tão longe em valores. Agressões a adeptos ovacionadas no pavilhão, culto da personalidade mesmo quando esta tanto tem feito para contrariar os históricos valores do clube.

A minha caminhada continuou. Chegado ao carro, um último olhar para trás, voltei a ver o Estádio. Revi os 120 000 de 1990, o rejubilar e com tudo isso as lágrimas subiram aos olhos. Foi quando me mentalizei: não dá mais. Não consigo mais e fico sem forças para lutar. Tão cedo não conseguirei apoiar o clube no estádio e nos pavilhões, não consigo pactuar com hipocrisias, a partilhar bancada com alguém que não confio, que se tiver num problema mais depressa ovaciona do que me defende. Assim não dá. Ficarei no conforto do lar a torcer como doente que sou, apenas isso. Já em Assembleia Geral, nem um segundo de tréguas darei, na luta pelo Benfica que preconizo, que sonho e que, curiosamente, já existiu.

Suffer the needle chill
(S)He's runnig to stand... still.

http://eternobenfica.blogspot.pt/2012/10/day-after.html

fred_cardozo7

Aakeonan

Hoje um user disse algo muito acertado:

" Eu volto a dizer.

O Benfica não é o mesmo que à 25 anos, e o ser adepto do Benfica não é o mesmo que era ser à 25 anos. ( Quem se lembra das famosas esperas a cada empate ou derrota com carros apedrejados pelo meio? )

O mundo mudou, Portugal sobretudo, mudou, a sociedade mudou, a forma de viver em sociedade mudou, as pessoas mudaram.

Com tudo isso, mudou o Benfica. Hoje as pessoas não dão tanto valor ao que davam antes, as pessoas ontem disserem claramente, através do voto, que ver o Benfica vencer não é o mais importante, que não se importam de não ganhar.

Temos que nos mentalizar e aceitar, porque esta é a nossa realidade, é o Benfica de hoje.
"

É mesmo isto. O Benfica em tempos foi a chama imensa, um modo de vida para muita gente, aquela coisa do "Não é uma questão de vida ou de morte, é muito mais que isso" era válido para o Benfica.

As pessoas não aceitavam a derrota, eram lutadoras, inconformadas...Portugal,e como consequência, o Benfica, era feito de gente dessa fibra, daí resultou o 25 de Abril e tantas lutas que as pessoas travaram.

Éramos um clube de gente exigente, muito exigente, que até Eusebio assobiou quando jogou mal. Não se admitia outra coisa que não a vitória, e tantos apertões levaram dirigentes, técnicos e jogadores...eu vi muitos desse apertões com os meus olhos.

Mas como disse  o user, o país mudou...o país que vê um governo a tirar-lhes do bolso e nada faz,fica no sofá a reclamar.

O Benfica é igual, as pessoas refilam e tal, mas a mudança dá trabalho e requer coragem, e ninguém quer sai do conforto para ser mais feliz.

Hoje o Benfica não é a chama imensa, é entretenimento, ganha ganha, não ganha não ganha, siga que  a vida continua. Esse sentimento não havia antes, antes as pessoas sentiam que a vida de facto não continuava.

Por muito que custe, hoje em dia só existe um clube e um povo com essa cultura, é o nosso rival, eles têm muita coisa má e vergonhosa, mas "herdaram" de nós esta cultura de exigência, que só admite vencer.

Como já disse antes, não são as derrotas o que mais me preocupa nesta direcção, é sim o delapidar destes valores.

GGG

Está em Barcelos ao menos a acompanhar a equipa?

jborges

a promessa que o LFV tem cumprido e vai cumprir é esta:
http://www.youtube.com/watch?v=C9GrfhpL31w&feature=share

mandarnos a todos para o car***lho

David82

Vergonha , estamos numa ditadura!
És Vieira , és bom , não és Vieira , levas na tromba!
E não me venham com a história dos petardos , que muitos dos que levaram ontem nunca viram um petardo, quanto mais o usar!
Eu vi, não me contaram!

O Benfica é isto !!

Vieira como tu disseste ontem ... digo te eu a ti " Vai para o cara***"

AnarquiaVermelha

Citação de: David82 em 27 de Outubro de 2012, 20:11
Vergonha , estamos numa ditadura!
És Vieira , és bom , não és Vieira , levas na tromba!
E não me venham com a história dos petardos , que muitos dos que levaram ontem nunca viram um petardo, quanto mais o usar!
Eu vi, não me contaram!

O Benfica é isto !!

Vieira como tu disseste ontem ... digo te eu a ti " Vai para o cara***"

Não podia ter dito melhor . O0

RedStar1982

Citação de: AnarquiaVermelha em 27 de Outubro de 2012, 20:05
Citação de: BestEagle26 em 27 de Outubro de 2012, 20:02
http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=360451

Vejam estes comentários!! NOJO!  :disgust:

No fim desses episódio nojento estive a conversa com algumas dessas pessoas que ai aparecem .

Metade daquela malta conheço de visto alguns até pessoalmente das muitas viagens por esse mundo fora a seguir o Benfica... eles são doentes pelo Benfica, fazem sacrifícios incríveis para estar presente... devem estar ainda pior do que eu...

Doí muito...

Sequel

"O meu clube, do qual sou sócio e detentor de redpass, está transformado nisto, num antro. Num antro apoiado por a maioria que nem se dá ao trabalho de pensar. Uns fantoches seguidistas. Tal como foram com Damásio, tal como foram com Vale Azevedo. Vocês estão a destruir o Benfica. Que vergonha."

Tudo dito.

Schleich

É engraçado( ou não ) como a oposição é sempre apelidada de "vândalos - gandulos " etc. Os 83% levaram um brainwash monumental nesse aspecto.

jborges

A culpa deixoud e ser do Vieira.
Tinhamos alternativa, mas a maioria não quis. Até aqui malhei no Vieira porque não apareceu ninguém para o combater.
Desta vez foi diferente. Por isso quando correr mal, e vai correr, infelizmente, as minhas palavras de ataque vão todas dirigidas a quem lhe permitiu que se perpetuasse ño clube.
A maioria quis, a maioria tem. A maioria é responsável. Apenas e só.
Se o benfica é dos Benfiquistas, então são os benfiquistas que poiam o Vieira que t
em que ser responsabilizados.
Temo é que daqui a 4 anos, seja difícil identificá-los. Assim como hoje é difícil identificar quem votou Vale e Azevedo!

AnarquiaVermelha

Citação de: RedStar1982 em 27 de Outubro de 2012, 20:13

No fim desses episódio nojento estive a conversa com algumas dessas pessoas que ai aparecem .

Metade daquela malta conheço de visto alguns até pessoalmente das muitas viagens por esse mundo fora a seguir o Benfica... eles são doentes pelo Benfica, fazem sacrifícios incríveis para estar presente... devem estar ainda pior do que eu...

Doí muito...

Então o senhor de Vermelho estava mesmo triste .

Depois ainda presenciei uma cena pior que foi ver um funcionário do Benfica a mandar vir com uma benfiquista a dizer que o benfiquista que era mais que ele por o outro as 10 de hoje estar a dormir e ele estar a trabalhar para o Benfica .

Noutros tempos já tinha comido umas por se achar mais benfiquista que o outro .

Sequel

Joga Bonito

Citação de: AnarquiaVermelha em 27 de Outubro de 2012, 20:17
Citação de: RedStar1982 em 27 de Outubro de 2012, 20:13

Doí muito...

Então o senhor de Vermelho estava mesmo triste .

Depois ainda presenciei uma cena pior que foi ver um funcionário do Benfica a mandar vir com uma benfiquista a dizer que o benfiquista que era mais que ele por o outro as 10 de hoje estar a dormir e ele estar a trabalhar para o Benfica .

Noutros tempos já tinha comido umas por se achar mais benfiquista que o outro .

Conheci o Senhor de Vermelho lá fora aquando da conversa com o Luis Nazaré. E só não apareço na foto, felizmente, porque ele está à minha frente.

DEVILLICA

Que os Vieiristas NUNCA mais se queixem de serem gozados pela o impressa.
Que os Vieiristas NUNCA mais se queixem de serem gozados pelo os rivais.
Que os Vieiristas NUNCA mais se queixem de serem robados pela a arbitragem.
Que os Vieiristas NUNCA mais se queixem da federação.
Que os Vieiristas NUNCA mais se queixem do Porto festejar o titulo de campeão na Luz.
Que os Vieiristas NUNCA mais se queixem que o Benfica não ganha nada.
Que os Vieiristas NUNCA se queixem quando iremos no Dragão ver os tripeiros a festejar o titulo de campeão.
Que os Vieiristas NUNCA mais se queixem de vender jogadores porque não temos dinheiro.
Que os Vieiristas NUNCA mais se queixem de não haver jogadores portugueses na equipa principale.
Que os Vieiristas NUNCA mais se queixem de não haver um jogador do Benfica na seleção.
Que os Vieiristas NUNCA mais se queixem de não haver jogadores como o Miguel Rosa tapado na equipe B.
Que os Vieiristas não falam da falta de democracia no Porto. Porque eles são piores.