Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 76 anos,
Portugal

stoge

Citação de: Trezeguet em 30 de Julho de 2013, 12:42
Citação de: MN85 em 30 de Julho de 2013, 12:41
Citação de: Dudek em 30 de Julho de 2013, 12:23
Vejam o comentário do Bruno Carvalho no seu facebook pessoal. Diz praticamente tudo sobre este Benfica de Vieira.

Pena o Bruno Carvalho não ser uma figura suficiente mediática para batalhar a sério nas eleições. Tenho ficado surpreendido pela positiva com ele.

Consegues por aqui o comentário?
OS 5 PROBLEMAS QUE O BENFICA ENFRENTA

Todos aqueles que me acompanham há algum tempo no facebook sabem o quão injustas são as acusações que me fazem quando dizem que eu apenas critico.

É certo que aponto os erros (evidentes, diga-se), mas apontei soluções para todos eles.

A poucos dias de ir de férias, vou fazer um apanhado dos principais problemas que afectam o Benfica e quais as soluções que eu proponho.

Há 5 questões essenciais que ensombram, actualmente, o Benfica:

1. Crise de resultados
2. Situação financeira problemática
3. Um problema de identidade
4. Um problema associativo
5. Um problema de liderança

Detalhemos, então:

1. CRISE DE RESULTADOS

A crise de resultados provém, sem qualquer sombra de dúvida, da falta de organização do Benfica.

O Benfica não tem uma estrutura competente no futebol.

Não há um rumo.

Uns anos o Presidente assume o futebol, outros anos afasta-se.

Não há método, não há planeamento, não há estratégia.

O Benfica continua a ser uma feira de vaidades em que cada um faz o que lhe apetece.

O treinador aparece aos olhos de toda a gente como tendo demasiado poder, o que é o potencial escape do Presidente se as coisas correrem mal.

Nunca me hei-de esquecer como Vieira sacrificou publicamente Rui Costa responsabilizando-o pela escolha de Quique Flores.

Ainda hoje estou por entender como é que Rui Costa não se demitiu nesse dia.

Mas não nos desviemos do assunto.

Todos reconhecem que no Benfica a estrutura é má e débil.

Basta pensarmos a quantas reestruturações já assistimos para percebermos que não sabem ao certo o que andam a fazer.

Nos 12 anos em que Vieira está à frente do futebol, ele nunca foi capaz de criar uma estrutura sóbria e eficaz.

Se não foi capaz até agora, não o vai ser nunca.

Em 12 anos à frente do futebol, dos quais 10 como Presidente, Vieira perdeu 10 campeonatos.

A incapacidade de alcançar resultados desportivos é óbvia.

2. SITUAÇÃO FINANCEIRA PROBLEMÁTICA

A estabilização financeira do Benfica, apregoada por muitos, deve ser a maior falácia, a maior mentira contada nos últimos anos aos Benfiquistas.

O Benfica Clube e a Benfica SAD estão ambos em falência técnica.

O passivo do Universo Benfica ultrapassa os 500 milhões de euros e os negócios estranhos não param de surgir.

Quer no Clube quer na SAD o Passivo é maior do que o Activo.

O património do Benfica tem aumentado, mas não é pago.

E pagar um Passivo tão grande não se afigura fácil porque os Activos principais não são vendáveis. Vamos vender o Estádio? Vamos vender a equipa de futebol?

O Passivo do Benfica é assustador, galopante e, por exemplo, bastante superior ao de um clube como o Barcelona.

Esta situação é, para além de muito perigosa, totalmente insustentável e mais tarde ou mais cedo os Benfiquistas perceberão que tenho razão.

3. UM PROBLEMA DE IDENTIDADE

Depois de termos um Presidente que foi preso, precisávamos de ter um Presidente sólido e inquestionável.

Manuel Vilarinho era isso, mas Vieira não é.

Começa logo pela confusão da sua antiguidade de sócio. Afinal quando é que o Presidente diz a data em que recebeu o seu emblema de prata e qual foi o Presidente do Benfica que lho entregou?

E depois Vieira tinha fortes ligações ao FC Porto. Era sócio desse clube, era frequentador do Camarote de Pinto da Costa, era amigo de Joaquim Oliveira, e era e é amigo de Fernando Gomes tendo-o, inclusivamente, apoiado, há pouco tempo, para Presidente da FPF.

Penso que todos os Benfiquistas, mesmo os mais "Vieiristas", lá no fundo, têm algumas dúvidas sobre o Benfiquismo de Vieira.

E isso reflecte-se por todo o Benfica.

O Benfica está cheio de infiltrados sportinguistas e portistas como nunca aconteceu na sua história.

É algo absolutamente incompreensível e que muito afecta a identidade do Clube.

Sinceramente, não imagino o Real Madrid com reconhecidos adeptos do Barcelona a trabalharem lá.

Se é um absurdo no Real Madrid porque é que é natural no Benfica?

É que não é nada natural!

Pelo caminho perdeu-se a noção do que é ser-se do Benfica.

Perdeu-se aquele identidade de clube popular, de entreajuda, perdeu-se o sentido do nosso lema "e pluribus unum".

De um Clube que jogava só com portugueses passamos a jogar só com estrangeiros em muitos jogos e em que os miúdos das nossas escolas vêem as portas da equipa principal a fecharem-se para eles.

A figura de capitão de equipa, que era algo mítico no Benfica, viu perder a sua importância e o respeito que gerava.

E perdeu-se exigência.

No Benfica que eu conhecia só o primeiro lugar satisfazia.

Hoje ficamos satisfeitos por "estar nas decisões".

É muito difícil compreender esta crise identitária do Benfica.

4. UM PROBLEMA ASSOCIATIVO

Sem dúvida que em matéria associativa, o Benfica atravessa o que talvez seja o seu momento mais baixo.

O Benfica que era dos sócios já não o é.

O Benfica tem uns estatutos miseráveis que protegem quem manda actualmente no Clube visando a sua perpetuação no poder.

Hoje os sócios podem chumbar as contas do Clube e nada acontece e a Direcção não é obrigada a reapresentá-las.

Hoje a Direcção pode vender a participação do Clube na Benfica TV sem perguntar nada aos sócios.

Num Clube com 250 mil sócios, haverá uns 5 mil que se podem candidatar a Presidente tal a exigência estatutária que, muito provavelmente, nem o actual Presidente cumpre.

E veja-se o poder desmesurado das Casas do Benfica.

Todos nos devemos orgulhar das nossas Casas do Benfica, mas nada justifica o seu peso eleitoral capaz de distorcer a vontade dos sócios do Clube.

E o que dizer do desnível que vai dos 50 votos para 1 voto, o que tornou o Benfica refém de alguns que estão satisfeitos com a sua falsa noção de poder afastando os mais jovens, os mais dinâmicos?

E porque é que no Benfica não há debates em períodos eleitorais discutindo-se projectos?

E porque é que o Benfica não resolve o problema das suas claques?

E porque é que o Benfica não é atencioso com os sócios que têm lugar anual no Estádio quando estes assinam a Benfica TV, quando o canal do Clube só transmite os jogos em casa?

E porque é que há a sensação que os sócios são tratados como clientes em vez de se perceber que eles são os verdadeiros donos do Clube?

É que o Benfica é um clube! A razão de existir são os seus sócios.

A actual situação é lamentável, triste e nada condizente com a história do Benfica.

5. UM PROBLEMA DE LIDERANÇA

A questão da liderança é transversal a todos os problemas anteriormente apontados.

Uma liderança forte e esclarecida não permitiria que o Benfica estivesse na situação em que se encontra.

O Benfica não pode ter um Presidente que se ausenta nos momentos mais delicados da época.

O Benfica não pode ter um líder que se esconde no balneário quando joga no estádio do principal rival.

O Benfica não pode ser presidido por alguém que falta a uma final europeia numa das modalidades mais acarinhadas pelos sócios.

O Benfica não pode ter um Presidente que não assume responsabilidades e que procura permanentemente bodes expiatórios quando as coisas correm mal.

O Benfica não pode ter um Presidente agarrado ao lugar e que afasta os sócios da vida associativa e que despreza a iniciativa e a força dos mais jovens.

O Benfica não pode ter um Presidente que apenas visa manter sob controlo as Casas do Benfica, desprezando ou ignorando os sócios do Clube.

O Benfica não pode ter um Presidente em part-time que entre o Clube e os seus negócios particulares não hesita privilegiar a sua vida pessoal.

O Benfica não pode ter no Braga um dos seus piores inimigos e depois ter a empresa do Presidente do Braga a construir o Centro de Estágios e os dois Presidentes terem negócios no Brasil.

Nada disto bate certo.

Nada.

:bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

Paspalho

Citação de: Theroux em 30 de Julho de 2013, 12:50
Citação de: Paspalho em 30 de Julho de 2013, 12:28
Citação de: fmb em 30 de Julho de 2013, 12:25
...Vieira, de mim, nem isso tem. Por mim, detesto-o ainda mais que ao Pinto da Costa!!!

Foram amigos, aplaudindo o FêCêPê nas Antas contra o Benfica...

Acreditas em tudo o que diz o mafioso ou só no que te dá jeito?

Mesmo só naquilo que "me dá jeito"...
::)

P∑T∑7

Sempreparasemprebenfica

7acuara

Citação de: Paspalho em 30 de Julho de 2013, 13:01
...Vieira, de mim, nem isso tem. Por mim, detesto-o ainda mais que ao Pinto da Costa!!!

"milhões da treta"

Karel Alinho

A personificação da transparência e da idoneidade. Pena que só na teoria e nos discursos, porque na pratica é o que se vê. Mais triste do que ter de voltar a abrir um jornal e ver a cara do Roberto, é ver os contornos obscuros deste negocio e ja começar a achar isto normal quando tem LFV metido ao barulho.

mjohnson

Citação de: Dudek em 30 de Julho de 2013, 12:23
Vejam o comentário do Bruno Carvalho no seu facebook pessoal. Diz praticamente tudo sobre este Benfica de Vieira.

Pena o Bruno Carvalho não ser uma figura suficiente mediática para batalhar a sério nas eleições. Tenho ficado surpreendido pela positiva com ele.
Sem dúvida. E não desiste do Benfica, nunca!!! Acho que nunca votarei nele, até pelo passado dele, mas tem o meu respeito. Vieira, de mim, nem isso tem. Por mim, detesto-o ainda mais que ao Pinto da Costa!!!
Que passado? Acho que já houve oportunidade de desmistificar algumas coisas sobre o Bruno Carvalho. Aquilo que conheço é que é um tipo impecável e que sempre deu a cara, tocando nas feridas do Benfica moderno. Ah e aparece nas AGs.

Mortimore

Acredito até ao fim em Luis Filipe Vieira. A situação está completamente esclarecida.
Há que dizer, que com o grande projeto da Benfica TV que está a incomodar muita gente, este tipo de noticias vão aparecer cada vez mais... Temos que estar unidos e lutarmos pelos interesses do Benfica.

P∑T∑7

Não me consigo mentalizar que ainda vejo gente a defender esta peça.

A sério, depois de tudo aquilo que já vimos, que já ouvimos, que já passámos, as derrotas, os insucessos, as desilusões, as obscuridades, as polémicas,...

Houve coisas que foram feitas, mas tiveram muito mais o cunho de outras pessoas de dentro do clube do que propriamente deste homem.

Questões como o Museu, o CFC, o estádio. É tudo muito bonito. Até podem dizer que era preciso, mas... ONDE ESTÁ O RESTO?

O Benfica é um CLUBE DE OBRAS ou de TÍTULOS? Ou de AMBOS?

O Sport Lisboa e Benfica está FARTO deste homem. Já deu o que tinha a dar. Muito betão e pouco sucesso desportivo. Muita obscuridade, pouca transparência. Muita conversa de merda, poucos valores à Benfica.

Está na altura de termos alguém que consiga MUDAR O RUMO.

Antes que passemos a 2º clube a nível nacional em termos de campeonatos nacionais conquistados.

URGE MUDAR. JÁ!

ABRAM OS OLHOS!!!

abar85

Citação de: 7acuara em 30 de Julho de 2013, 13:03
Citação de: Paspalho em 30 de Julho de 2013, 13:01

"milhões da treta"

Afinal...

Aakeonan

Citação de: Pontus em 30 de Julho de 2013, 12:48
Jamais votaria no BC mas tocou em 5 pontos chave

Não mudo uma vírgula ao que ele disse.

Quanto ao voto, entre ele e Vieira, 1000x ele.

cacetadas

Citação de: Aakeonan em 30 de Julho de 2013, 13:18
Citação de: Pontus em 30 de Julho de 2013, 12:48
Jamais votaria no BC mas tocou em 5 pontos chave

Não mudo uma vírgula ao que ele disse.

Quanto ao voto, entre ele e Vieira, 1000x ele.

E ainda foi apelidado de testa de ferro.

sazuke

Citação de: Mortimore em 30 de Julho de 2013, 13:13
Acredito até ao fim em Luis Filipe Vieira. A situação está completamente esclarecida.
Há que dizer, que com o grande projeto da Benfica TV que está a incomodar muita gente, este tipo de noticias vão aparecer cada vez mais... Temos que estar unidos e lutarmos pelos interesses do Benfica.

O nick de hoje foi mal escolhido, não devia ser o nome desse grande senhor mas sim algo mais na onda de "Mentirmore"

MANOCAS37

Vale e Azevedo um dia conseguiu vender os mesmos terrenos duas vezes. O Senhor Presidente evoluiu e conseguiu vender duas vezes o mesmo jogador.