Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 76 anos,
Portugal

Çula

Citação de: VALEBEM em 07 de Setembro de 2013, 15:37
O Rui Costa é uma desilusão, a todos os níveis. Como pessoa e Benfiquista. Deixei de confiar nele, pelo que vejo, leio, e sei.

Há uma pessoa que, para mim, desde que bem enquadrado, poderia ser um bom Manager/treinador para o Benfica, e que até já passou por cá: Fernando Santos. Aí sim, num esquema em que o treinador tivesse funções mais abrangentes, um pouco como em Inglaterra, poderiamos ter um director do futebol, por exemplo, mais institucional, e mais ligado ao Clube, como o Humberto Coelho, que fizesse a defesa do grupo e do treinador, se necessário.
Porque, em Portugal, não vejo ninguém, excepto o Veiga, que me dê a garantia de ser um DD ao nível do que o Benfica precisa, ou seja, com conhecimento do Mercado, que saiba defender os profissionais do Clube, e que não tenha medo da luta.

Vale, como é que me explicas que um gajo com um conhecimento de mercado assim tão aprofundado tenho trazido tanta banalidade para os nossos planteis?
E eu aqui não peço um gajo que tenha 100% de acerto, isso simplsmente não existe, mas não deixa de ser estranho um gajo que é tão gabado por se mexer bem nesse meio errar tantas vezes na avaliação dos jogadores.

trainmaniac

Hoje a malta podia fazer o grupo do SerBenfiquista por exemplo, teria mais impacto e apresentaria mais massa crítica. Mas preferem neutralidades suíças.

TioPatinhas

Sobre o Veiga e o Vieira eu ha anos que faço uma clara distinção.

Se o Vieira não é um lacaio do sistema, bem se tem esforçado por protegê-lo. Das duas uma: ou está no Benfica em espirito de missão como ele tanto gosta de dizer, mas uma missão que nada tem a ver com o bem do nosso clube; ou então apercebeu-se que se deixar o sistema rolar e deixar o porto ganhar, tem mais a ganhar com isso a nivel pessoal. O sistema deixa-o em paz para os negocios dele e ele como esta a cagar para o futebol, tambem nao faz nada para mudar isso.

Sobre o Veiga tenho uma opiniao bem diferente. Já foi um dos homens de mao do PdC, já esteve lá bem dentro do sistema, sabe como funciona, etc etc etc. Mas neste caso acho que houve uma zanga bem genuina com o PdC e ao contrário do que acontece com o Vieira, acho mesmo que o Veiga e o PdC nao podem um com o outro. E isso explicaria bem a forma como saiu do Benfica, como foi arrastado para a praça publica com processos na justiça, a mesma justiça que ilibou o sistema.

Se o Veiga fosse mesmo do sistema, se quisesse mesmo prejudicar o Benfica, duas coisas nunca teriam acontecido:

1. nao teria caido em desgraça sem que lhe tivessem deitado a mão. O Baia por exemplo tambem anda cheio de problemas e em falencia mas nunca se fez a mixuruca que se fez com o Veiga.

2. nunca o Jorge Mendes lhe teria tirado o lugar de empresário da confiança do porto. A ascenção de um acontece quase ao mesmo tempo que a queda do outro. Dá a sensação que o Jorge Mendes veio substituir o Veiga e talvez isso nao tenha sido por acaso. Há escutas com o Jorge Mendes a tentar desviar jogadores do Benfica para o porto, nao há escutas do Veiga.

Por tudo isto considero que o Veiga ainda teria uma oportunidade no Benfica, ao contrario do Vieira que há muito devia ter sido corrido a pontapé por todo mal que tem feito.

VALEBEM

Eu acho que, infelizmente, não chega a 5% o número de pessoas honestas no topo do futebol nacional.
E penso, por não ser ingénuo, de que toda essa gente está no futebol para ganhar alguma coisa com isso.
Só que, juntamente com isso, e o porto é um exemplo paradigmático, conseguel aliar o enriquecimento da cúpula directiva, com o objectivo claro de fazerem o seu clube ganhar, custe o que custar, mesmo recorrendo a meios ilícitos.
No Benfica não defendo meios ilícitos, obviamente, mas também não quero anjinhos.

O que penso é que no futebol, seja por influência de empresários ou de dinheiro que se mete ao bolso, não existe o rigor que devia haver nas contratações. Não estou nem conheço os meandros do futebol, mas suponho que seja isso que se passe. Claro que é mais fácil contratar bem e com pouca margem de erro se houver dinheiro, mas no futebol devia haver o rigor que é exigido noutras profissões... Quando se contrata um jogador, se forem analisados certos vectores, dificilmente não resulta no Clube: se o jogador faz realmente falta à equipa; se as suas características técnicas e físicas se adequam à forma de jogar da equipa; se tem uma vida social e familiar estável; se não terá problemas de adaptação; se tem potencial de desenvolvimento...
Creio, pelo que se vê no Benfica, que na maioria das contratações esta análise profunda não é feita. E no Benfica nem tem faltado dinheiro...

VALEBEM

Concordo com o TioPatinhas. É o que tenho tentado escrever por aqui.

nightcrowler

Citação de: trainmaniac em 07 de Setembro de 2013, 15:51
Hoje a malta podia fazer o grupo do SerBenfiquista por exemplo, teria mais impacto e apresentaria mais massa crítica. Mas preferem neutralidades suíças.

gosto da ideia, mas duvido da aplicabilidade prática, porque no fórum existem diversas opiniões, seria complicado que o fórum tivesse uma posição sobre o que quer que seja.
agora se houver um grupo que emita opiniões, que questione, que junte muito do pessoal com valor que anda por cá, acho uma excelente ideia

TioPatinhas

Citação de: VALEBEM em 07 de Setembro de 2013, 16:00
Concordo com o TioPatinhas. É o que tenho tentado escrever por aqui.
Obrigado, o tempo tem sido um bom professor para perceber as coisas. À distância dos acontecimentos há peças que se vão compondo e vamos conseguindo construir um quadro do que se tem passado com o nosso clube. Eu acredito que se amanhã soubessemos em pormenor tudo o que se passou desde a eleição do Vilarinho até os dias de hoje, talvez quase ninguem acreditasse, de tao surreal que pudesse parecer.

Infelzmente, tenho sérias duvidas que algum dia sejamos iluminados com a verdade.

VALEBEM

Pois, gostava de saber a verdade, de preferência dita da boca do próprio Vilarinho. Que deve saber tanta coisa...

trainmaniac

Uma coisa que ainda aqui não foi falada é o impacto da restrição que passa a vigorar para o BCP, por imposição de Bruxelas, de continuar a financiar clubes de futebol.
Boa parte do project finance do Estádio, o tal cujo pagamento tem sido adiado, é suportado pelo BCP. Suponho que a partir de agora eles não possam sequer autorizar mais renegociações dessa dívida.

Puritan

Citação de: VALEBEM em 07 de Setembro de 2013, 16:11
Pois, gostava de saber a verdade, de preferência dita da boca do próprio Vilarinho. Que deve saber tanta coisa...

Não me parece que isso algum dia vai acontecer.

O Vilarinho, em quem votei, não passou de um homem-providência para tirar o Vale do Benfica. E fê-lo da maneira que se sabe. Não creio que esteja preocupado com as situações menos claras à volta de LFV até porque é amigo dele.

AG

Segundo o Record de hoje, o Urreta, o Carlos Martins e o Djaló vão ser reintegrados no plantel. Contando com os 27 que já lá estão, passam a 30 jogadores. Que preparação de época e gestão de recursos fabulosos...

TioPatinhas

Do Vilarinho queria perceber em primeiro lugar quem é que lhe deu a ideia de que o Vieira era competente para ser o homem forte do futebol, quando hoje o proprio diz que nao percebe nada disso. Gostava muito de perceber como é que ninguem lhe disse que Vieira nem era sócio do Benfica enquanto era sócio dos rivais, gostava de saber como é que do nada, Vieira em 3 tempos veio a ser o homem forte de toda estrutura do Benfica sem que ninguem se tivesse oposto. Ou se calhar houve forte oposiçao, daí a famosa conversa "benfiquista sou eu e mais 10 ou 20" e "prefiro ter profissionais de outros clubes que fazem o seu trabalho e nao reclamam em vez de ter benfiquistas incomodativos".

Gostava ainda de perceber muito bem mas a memória já me falha um bocadinho, mas estou capaz de jurar que Vilarinho ficou milionário com a sua saída do Benfica. Lembro-me de se falar num negócio de milhoes com um banco qualquer, provavelmente o mesmo banco do qual o DSO é administrador. E juntando peças, nao me custa muito pensar que o Vilarinho foi pago para dar credibilidade ao cavalo de troia.

TioPatinhas

Citação de: Puritan em 07 de Setembro de 2013, 16:16
Citação de: VALEBEM em 07 de Setembro de 2013, 16:11

Não me parece que isso algum dia vai acontecer.

O Vilarinho, em quem votei, não passou de um homem-providência para tirar o Vale do Benfica. E fê-lo da maneira que se sabe. Não creio que esteja preocupado com as situações menos claras à volta de LFV até porque é amigo dele.
É amigo dele agora, mas segundo declaraçoes do Vilarinho da altura em que Vieira entrou no Benfica, "falaram-me muito bem dele, disseram-me que era muito competente, nao o conhecia mas bla bla bla".

Isto nao é estranho?

trainmaniac

O Vilarinho evitou uma falência certa com uma tropelia feita com o nome do Benfica. Ficar rico sinceramente não sei se ficou, agora evitar falir, sim.

O Vilarinho também andou metido com empreiteiros de meia tijela, é daí que conhece o Vieira. O Vieira já queria avançar no ano 2000, mas tinha o problema de não ser sócio. O grupo que aproveitou o momento para cavalgar o assalto ao clube acabou por mandar o VIlarinho à frente, que é um Benfiquista insuspeito (pelo menos até então), e com uma forma muito popular de ser e estar. O resto...

Slb23

Citação de: trainmaniac em 07 de Setembro de 2013, 16:22
O Vilarinho evitou uma falência certa com uma tropelia feita com o nome do Benfica. Ficar rico sinceramente não sei se ficou, agora evitar falir, sim.

O Vilarinho também andou metido com empreiteiros de meia tijela, é daí que conhece o Vieira. O Vieira já queria avançar no ano 2000, mas tinha o problema de não ser sócio. O grupo que aproveitou o momento para cavalgar o assalto ao clube acabou por mandar o VIlarinho à frente, que é um Benfiquista insuspeito (pelo menos até então), e com uma forma muito popular de ser e estar. O resto...
Sabendo tu de muita coisa, como avalias o que disse o Tavares sobre o Vieira antes das eleições? Segundo o Tavares o Vieira é tão Benfiquista como ele...