Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 76 anos,
Portugal

mramalhadas

Citação de: L3GEND em 05 de Agosto de 2014, 15:20
Tudo isto é tão patético que há dificuldade em descrever por palavras. Não bastava as saídas neste mercado já terem sido o desastre que foram, as contratações são... sem palavras.

Isto não é normal. O Benfica deixou de repente de saber contratar?

É que nos últimos 4 anos foi isto:

Contratações 2010/2011:

Roberto
Nico Gaitán
Rodrigo
Jara
Salvio
Oblak

Fábio Faria

2011/2012:

Artur
Witsel
Garay
Bruno César
Matic
Enzo Pérez
Emerson
Capdevilla
Melgarejo
Nolito
Wass
Mora
Nuno Coelho
Eduardo

2012/2013:

Lima
Ola John
Salvio

Luisinho
Michel
Paulo Lopes
Hugo Vieira

2013/2014:

Sulejmani
Djuricic
Markovic

Mitrovic
Fejsa
Lisandro López
Fariña
Pizzi
Cortez
Funes Mori
Sílvio
Siqueira

Steven Vitória

A sublinhado os grandes jogadores (uns impuseram-se mais que outros, mas todos de qualidade inegável) que contratámos.

Esta época, e já vamos em milhentas contratações, é isto:

Luis Felipe
César
Talisca
Eliseu
Benito
Bebé
Candeias
Derley

Pá... sem palavras.

Bem sei que o mercado ainda não acabou, e vou esperar pelas (supostas) 3 contratações de qualidade que o treinador pediu para saber se definitivamente o Benfica desistiu simplesmente de contratar jogadores de qualidade neste Verão.


Desta temporada, o único que parece ser reforço é o Derley que é uma versão II do Lima. O Bebé, o Talisca, se trabalhados podem reforços. o Candeias é mais esforço do que outra coisa mas meh. O resto é para dispensar e/ou emprestar. 

TioPatinhas

Estratégias para manipular a opinião pública

1 - A estratégia da diversão consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mutações decididas pelas elites políticas e econômicas, graças a um dilúvio contínuo de distrações e informações insignificantes.
A estratégia da diversão é igualmente indispensável para impedir o público de se interessar pelos conhecimentos essenciais

2 - Este método também é denominado "problema-reação-solução". Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar uma certa reação do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar. Exemplo: deixar desenvolver-se a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público passe a reivindicar leis securitárias em detrimento da liberdade. Ou ainda: criar uma crise econômica para fazer como um mal necessário o recuo dos direitos sociais e desmantelamento dos serviços públicos.

3 - Estratégia do esbatimento. Para fazer aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la progressivamente, de forma gradual, ao longo de 10 anos. Foi deste modo que condições sócio-econômicas radicalmente novas foram impostas durante os anos 1980 e 1990.

4 - Outro modo de fazer aceitar uma decisão impopular é apresentá-la como "dolorosa mas necessária", obtendo o acordo do público no presente para uma aplicação no futuro. É sempre mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro porque a dor não será sofrida de repente. A seguir, porque o público tem sempre a tendência de esperar ingenuamente que "tudo irá melhor amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Finalmente, porque isto dá tempo ao público para se habituar à ideia da mudança e aceitá-la com resignação quando chegar o momento.

5 - A maior parte das publicidades destinadas ao grande público utilizam um discurso, argumentos, personagens e um tom particularmente infantilizadores, muitas vezes próximos do debilitante, como se o espectador fosse uma criança pequena ou um débil mental.

6 - Apelar ao emocional é uma técnica clássica para curto-circuitar a análise racional e, portanto, o sentido crítico dos indivíduos. Além disso, a utilização do registo emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para ali implantar ideias, desejos, medos, pulsões ou comportamentos... O emocional rompe suas defensas.

Outra camada emocional dos humanos que são seus pontos fracos são suas paixões. As paixões impedem você raciocine e responda a situação pela reflexão e lógica.


7 - Manter o público na ignorância e no disparate. Atuar de modo a que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para o seu controle e a sua escravidão.

"A qualidade da educação dada às classes inferiores deve ser da espécie mais pobre, de tal modo que o fosso da ignorância que isola as classes inferiores das classes superiores seja e permaneça incompreensível pelas classes inferiores". (cf. "Armas silenciosas para guerra tranquilas" )

8 - Encorajar o público a considerar "fixe" o fato de ser idiota, vulgar e inculto... Veja que é incidida, por exemplo, na cultura de vários países, o comportamento de deboche frente a pessoa que usa a linguagem culta da sua língua fora de ocasiões formais. Ou doutrinar o público a adotar comportamentos como sinal de inteligência, tais como...4.Ensinar que a opinião da maioria sempre é aquela que você deve adotar.

9 - Fazer crer ao indivíduo que ele é o ÚNICO responsável pela sua infelicidade, devido à insuficiência da sua inteligência, das suas capacidades ou dos seus esforços.

10 - Conhecer os indivíduos melhor do que eles conhecem a si próprios. Na maioria dos casos o sistema detém um maior controle e um maior poder sobre os indivíduos do que sobre a manutenção do sistema. Ou seja, ele é susceptível de erros a partir que a estratégia é conhecida pela maioria.

:whistle2:

Benfica by GB

qual é a necessidade de vir já INVENTAR, repito INVENTAR que o Enzo só sai porque quer mais dinheiro?

Quando é que vai haver um jogador que sai porque a Direcção quis ou precisou de o vender:

Matic, Coentrão, DiMaria, Javi, Enzo, Marko... queriam todos eles sair. Bolas que azar que teve o Presidente.

Sickness:SLB

Citação de: Benfica by GB em 05 de Agosto de 2014, 16:09
qual é a necessidade de vir já INVENTAR, repito INVENTAR que o Enzo só sai porque quer mais dinheiro?

Quando é que vai haver um jogador que sai porque a Direcção quis ou precisou de o vender:

Matic, Coentrão, DiMaria, Javi, Enzo, Marko... queriam todos eles sair. Bolas que azar que teve o Presidente.

O Benfica não precisa de vender. Se os jogadores não quisessem sair, ainda cá estariam todos, dada a saúde financeira do clube.

ahahaha

Sickness:SLB

Citação2 - Este método também é denominado "problema-reação-solução". Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar uma certa reação do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar.

Fácil.

Aguia_Rea1

Citação de: Sickness:SLB em 05 de Agosto de 2014, 16:22
Citação2 - Este método também é denominado "problema-reação-solução". Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar uma certa reação do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar.

Fácil.

estás a falar da venda do clube a um arabe qualquer?  :confused:

Sickness:SLB

Citação de: Aguia_Rea1 em 05 de Agosto de 2014, 16:25
Citação de: Sickness:SLB em 05 de Agosto de 2014, 16:22
Citação2 - Este método também é denominado "problema-reação-solução". Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar uma certa reação do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar.

Fácil.

estás a falar da venda do clube a um arabe qualquer?  :confused:

Não, ainda que já prefira um árabe a este gajo.

daviduarte

Citação de: TioPatinhas em 04 de Agosto de 2014, 22:50
Porque recordar é viver...aqui vai uns excertos de uma entrevista para refletir...e não se trata de LFV...

- "Por razões que toda a gente sabe", disse. Quer explicitar?

- O Benfica tem mais dificuldade em ganhar do que qualquer outro clube. Há toda uma estrutura que tudo faz para que o Benfica não ganhe. O que é normal, de resto.

- Normal!? Porquê?

- Porque queremos limpar uma série de ervas daninhas que têm vindo a prejudicar o futebol português.

- O presidente do Benfica acredita, portanto, que o famigerado "sistema" existe...?

- Claro que existe. Analise essas coincidências todas.

- Pode dar um exemplo de como funciona essa "máquina"?

- Olhe, a nós, dirigentes, chegam as propostas mais incríveis e sempre com a mesma nota: "o FC Porto também faz isto." Muitas vezes nem acredito. - Mas dê lá um exemplo, se faz favor. - Volto a dizer: até nem acredito nisso, porque sou uma pessoa de boa fé, que acredita nas pessoas e nas instituições, mas já me vieram oferecer a "compra" de guarda-redes em jogos importantes para deixarem entrar "frangos"; de defesas-centrais para fazerem grandes penalidades, deixarem passar os nossos avançados ou porem-nos em jogo em circunstâncias que permitissem o isolamento em direcção à baliza. Enfim, já nos propuseram muita coisa. E os preços até eram acessíveis. Se é verdade ou não, continuo sem saber porque nunca aceitaria uma coisa dessas.

- E essas pessoas diziam-lhe que isso era uma prática do FC Porto?!

- (Depois de tossir) Diziam-me sempre: "Se eles lá em cima fazem isso, você também deveria fazer." E eu respondia: "Não acredito que eles lá em cima o façam." Mas que há muito fumo em relação a isso, lá isso há. Até dirigentes me falaram dessas práticas. É o tal fumo... Compete à polícia investigar.

- Desde há algumas semanas, existe no seu discurso uma tendência nítida de aproximação ao Sporting. Continuo a notar isso hoje...

- Não é aproximação, é reconhecer a realidade. Benfica e Sporting, para serem campeões, têm de ser muito superiores ao FC Porto em 20 ou 30% Caso contrário não conseguem ganhar. E no nosso caso isso é difícil. Não se esqueça que nós herdámos o clube em situação de ruptura total, completamente desmoralizado, completamente endividado e que podia fechar as portas ao fim de uma semana. O Benfica facturava cinco milhões de contos e tinha de passivo a 30 dias nove milhões e seiscentos mil contos! Com um passivo global de 15 milhões de contos! Perante uma situação destas, qualquer gestor ou financeiro do mundo diria que não havia outra alternativa a não ser fechar as portas e que a Instituição estava falida. Houve necessidade de tomar medidas dolorosas e daí algumas críticas. Passei por momentos dificílimos. No final de Dezembro de 97 pensei sinceramente que o clube fechava!

- Como conseguiu dar a volta à situação? Onde foi buscar o dinheiro?

- Consegui resolver com os meus conhecimentos no mundo financeiro, a credibilidade que tenho e a ajuda de bons amigos.

- Com os resultados que se sabe, aliás. Mas eu gostaria de passar à frente nessa matéria e falar do futuro.

- (Insistindo) Digo-lhe, no entanto, outra coisa: ao fim de algumas jornadas vi logo que era impossível ser campeão. Falava de maneira diferente porque era importante motivar os jogadores e as nossas hostes, mas achava que era praticamente impossível ganhar. As pessoas que se moviam à minha volta sabem que estou a dizer a verdade. Foi o que se passou com José Roquette no Sporting. Mas esse disse-o de viva voz. Como está o "sistema" em Portugal, torna-se muito difícil a qualquer equipa que não o FC Porto ganhar.

- Nesta entrevista, como nos últimos tempos, tem tido declarações que indiciam um desejo de aproximação ao Sporting. É legítima esta interpretação?

- Não sei se é legítima. O que sinto é que o Sporting tem muitos problemas idênticos aos do Benfica e foi muito enganado na "santa aliança" com o FC Porto. O Sporting é um clube nacional, o segundo, com muitas tradições. É mais legítimo um Sporting independente, a decidir pela sua cabeça e sem estar ligado ao FC Porto. Penso, aliás, que o Sporting já percebeu que a ligação ao FC Porto não lhe trouxe benefícios.

- Quer, então, o Sporting ao seu lado na luta contra o tal "sistema"...?

- Quero é o Sporting a defender os seus interesses e do futebol português.

- O orçamento aponta para um lucro de 143 mil contos...

- Sim, o lucro depois de amortizações, provisões, etc. Mas, na realidade, o clube vai libertar dois milhões e 400 mil contos positivos. É essa a diferença entre as receitas e as despesas, o que permite a libertação de um passivo absolutamente agonizante.

- Qual o montante desse passivo?

- Reduzimo-lo em cerca de 60%. O passivo não é uma coisa estática, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, mas a 30 de Junho de 1999, dependendo de alguma coisa que possa acontecer - compra de jogadores, por exemplo -, será da ordem dos cinco milhões de contos.

- Isto significa que...

- (Interrompendo) Significa que o diminuímos em cerca de oito milhões de contos.

- De que forma promoveu esse abatimento?

- Com a venda de terrenos e o "cash flow" originado por outras transacções, como a venda de jogadores. O Benfica tem gerado riqueza para diminuir o passivo, o que é muito bom. Quando aqui chegámos tínhamos um prejuízo de 300 mil contos por mês. É bom não o esquecer.

- O Benfica deve à banca?

- Quase nada. Devemos apenas cerca de 100 mil contos de um pagamento que não nos interessa antecipar. Quando cheguei devíamos três milhões e seiscentos mil. É só para ver as diferenças.

___________

O que achei interessante nestas respostas:

1 - Não foi nem Vieira nem Dias da Cunha os primeiros a falar e a demontar o dito sistema. Muito antes já andava este aqui a falar disso, alto e bom som.

2 - A noção de que seria preciso unir-se ao Sporting para derrubar o Porto e o dito sistema. Esta estrategia foi novamente copiada anos mais tarde precisamente por LFV e Dias da Cunha, deu buraco porque o Dias da Cunha não percebeu a tempo o camaleão com quem estava a lidar.

3 - Acho piada ao discurso, em linhas gerais quase igual ao de LFV. Se me pusessem uma entrevista de um e de outro, diria que eram a mesma pessoa.

Um bom excerto para se ler numa Assembleia Geral. Aposto que muita gente só iria perceber que não se trata de LFV na altura em que se fala de contos em vez de euros.

Aguia_Rea1

Citação de: Sickness:SLB em 05 de Agosto de 2014, 16:26
Citação de: Aguia_Rea1 em 05 de Agosto de 2014, 16:25
Citação de: Sickness:SLB em 05 de Agosto de 2014, 16:22
Citação2 - Este método também é denominado "problema-reação-solução". Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar uma certa reação do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar.

Fácil.

estás a falar da venda do clube a um arabe qualquer?  :confused:

Não, ainda que já prefira um árabe a este gajo.

pois eu sei, mas podias estar, veio-me isso á cabeça quando o li... cada vez + acho que é o que pretendem

Aakeonan

Ainda nada está perdido...o senhor Presidente que meta na cabeça que ainda é possível fazer uma excelente equipa de futebol.

sazuke

Citação de: odistraido em 05 de Agosto de 2014, 15:42
Onde anda este individuo? Nalguma obra no estrangeiro?

tá doente

a alta depende do resultado de sábado

slutsky

Depois de ver os comentários a isto https://www.facebook.com/SportLisboaBenfica/photos/a.10150161579895716.409093.212504785715/10154440850245716/?type=1, começo a acreditar que os benfiquistas começam a perceber que tipo de pessoa têm a frente do seu clube!

Smashin

Citação de: sazuke em 05 de Agosto de 2014, 16:43
Citação de: odistraido em 05 de Agosto de 2014, 15:42
Onde anda este individuo? Nalguma obra no estrangeiro?

tá doente

a alta depende do resultado de sábado
Domingo... 10 de Agosto

Scorpion8

Citação de: Aakeonan em 05 de Agosto de 2014, 16:33
Ainda nada está perdido...o senhor Presidente que meta na cabeça que ainda é possível fazer uma excelente equipa de futebol.
e ele querer?

Sickness:SLB

Citação de: Aakeonan em 05 de Agosto de 2014, 16:33
Ainda nada está perdido...o senhor Presidente que meta na cabeça que ainda é possível fazer uma excelente equipa de futebol.

Não há dinheiro.