Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

amarante

Citação de: AnotherDoom em 24 de Agosto de 2015, 12:00
Citação de: amarante em 24 de Agosto de 2015, 11:58
Não gastes dinheiro em jogadores antes de ter treinador!

Não vale apena!!!

O problema é muito maior que esse.

Mas esse problema é maligno. Tanto se fez que ganhou imunidade.

trainmaniac

Até vou mais longe. Vieira é hoje em dia um activo muito importante no Benfica porque sabe quão turvas são as águas em que navegamos, porque já viu acontecer muita coisa à sua frente e porque tem uma intuição estratégica, de alto nível, muito boa. Seria um consultor estratégico do melhor que o Benfica poderia ter nesta fase.

Só que nós precisamos é de uma direcção inteira, que mereça realmente esse nome: direcção. Vieira não é dispensável até termos uma nova direcção já completamente instalada e consciente de toda a envolvente, mas já não dá mais para o ter na presidência. Não é capaz de reunir um comité executivo capaz de liderar uma nau desta dimensão.

JoaoRSantos

#558347
Este tópico está pior que um telejornal da TVI. O Drama, a tragédia, o horror...

https://youtu.be/cMuIamJspRw

Spoiler
Run Robin run!!

[fechar]

Esbutenado

O grande problema cham-se Vieira, e não é de agora.
Ele como presidente do Benfica tem acima de tudo a responsabilidade de ser pragmático nas decisões que toma e ter sempre como prioridade máxima os interesses do Benfica.
Tinha JJ no último ano de contrato, que não sendo um treinador perfeito, longe disso, assegurava pelo menos um nível de qualidade capaz de conquistar títulos com alguma regularidade, principalmente se tivesse à disposição plantéis com qualidade.

O melhor para o futuro do Benfica era claramente manter JJ, deixar de gastar dinheiro em entulho e aproveitar essas verbas para reforçar o plantel com QUALIDADE, complementando-o depois com os melhores valores da formação. Nada disto foi feito, os resultados estão à vista.

Esbutenado

Citação de: trainmaniac em 24 de Agosto de 2015, 12:05
Até vou mais longe. Vieira é hoje em dia um activo muito importante no Benfica porque sabe quão turvas são as águas em que navegamos, porque já viu acontecer muita coisa à sua frente e porque tem uma intuição estratégica, de alto nível, muito boa. Seria um consultor estratégico do melhor que o Benfica poderia ter nesta fase.

Só que nós precisamos é de uma direcção inteira, que mereça realmente esse nome: direcção. Vieira não é dispensável até termos uma nova direcção já completamente instalada e consciente de toda a envolvente, mas já não dá mais para o ter na presidência. Não é capaz de reunir um comité executivo capaz de liderar uma nau desta dimensão.

Vieira serve-se do Benfica, não serve o Benfica como é sua obrigação enquanto presidente.
Estrategicamente acertou uma vez com JJ, e principalmente quando lhe renovou o contrato em 2013, de resto tem sido só tiros ao lado.
Tem tido boas iniciativas na modernização do Benfica, que na sua esmagadora maioria estão todas por pagar.
Neste momento temos um Benfica enfraquecido desportiva e financeiramente, e esta última parte é deveras preocupante, porque não demonstramos qualquer pujança financeira depois de termos feito receitas record e vendido uma equipa inteira.

flip69

A tua teimosia roubou-nos o Tri, Rei Sol não quiseste trazer o Marco Silva.

nfgl

Citação de: trainmaniac em 24 de Agosto de 2015, 11:55
Citação de: nfgl em 24 de Agosto de 2015, 11:34
Só não é a prova de todas as decisões tomadas desde Maio são absurdas porque há situações em que um raio cai, por acaso, 2 vezes no mesmo sítio.

Como disse anteriormente, a direcção tomou um conjunto de decisões com base naquilo que acredita que é melhor para o Benfica.

Se essas decisões resultarem naquilo que se prevê neste momento logo será julgada de acordo com isso.

Se não formos capazes de ver para além da situação presente (o famoso situacionismo de tantos por cá), não estaremos a contribuir grande coisa para o pensamento uns dos outros.

Friamente, o que se passou foi:

- Decisão de reduzir investimento, alicerçada em:
1) Reduzir o número de jogadores com contrato
2) Formar um núcleo altamente competitivo, de 18-19 jogadores, capazes portanto de cobrir as 11 posições do campo
3) Complementar o plantel principal, até 25 jogadores, com jogadores baratos - os mais talentosos da equipa B

- Decisão de potenciar meios instalados no futebol do Benfica, a saber:
1) Equipas de várias disciplinas compostas por profissionais de grande competência - equipas médicas, observadores, especialistas em treino, etc
2) Aproveitar a equipa B para maturar os maiores talentos
3) Aproveitar a equipa B para dar ritmo a jogadores da equipa A vindos de lesão ou ocasionalmente com menos hipóteses de render na equipa principal
4) Aproveitar melhor os equipamentos de treino adquiridos

- Ter um corpo técnico que percebesse a estratégia global do clube, e não só a da micro-realidade que é a equipa principal.

Ora, se esta é a estratégia global, nós já conseguimos hoje em dia falar com grandes certezas sobre o acerto da implementação. De notar que eu acredito que a estratégia acima exposta pode funcionar. Bem oleada, bem implementada, acredito que uma estratégia assim pode realmente devolver a hegemonia e ao mesmo tempo casá-la com uma sustentabilidade financeira que hoje em dia nem uma miragem ainda chega a ser.

Vamos aos primeiros pontos - a redução do investimento:
1) Contratámos já toneladas de jogadores. Alguns até já saíram, veja-se bem!
2) Não só temos muito mais do que 18-19 jogadores excluindo formação, como esses que ficaram não garantem nem um 11 competitivo, quanto mais algumas sólidas alternativas em caso de lesões e castigos.
3) Os mais talentosos foram realmente chamados, única parte que foi cumprida.

- Potenciação dos meios instalados:
1) depende dos resultados desportivos, será em vão se eles não existirem
2) Já feito desde o ano passado, pelo menos
3) Continua por fazer... já temos alguns jogadores que poderiam estar lá a ganhar ritmo
4) Temos um treinador que diz que a hora e meia de treino é a menos importante do seu trabalho... e o que vemos acontecer em campo parece ir de encontro à filosofia que procurou comunicar.

- Corpo técnico que entenda a estratégia: sim, temos.

Problema? O corpo técnico na prática só entende a estratégia. Mostra-se muito longe do que é exigível cá. Ora isto é um problema capital. Afinal de contas, a equipa técnica parece integrar-se mais pelo lado de não exigir nada além do que lhe é dado, do que por efectivamente gostar do que tem para trabalhar.

Há muitos pontos com implementação já comprometida (não é sequer questão de atraso de implementação). Portanto, e como em tudo na vida os planos habitualmente só têm hipóteses de resultar se forem implementados na íntegra, logo por aqui já vemos que há pontos-chave sem implementação possível nesta altura.

Portanto, toda a estratégia global vai falhar. Não é que a estratégia seja má, mas está a ser implementada com os pés. Um problema que não é novo com outras estratégias.

Já é seguro dizer que Judas funcionou no Benfica porque ele criou um modelo próprio, onde mandava em tudo e o Benfica pagava. Fora desse modelo, nenhum dos modelos construídos pela direcção alguma vez funcionou, e este vai pelo mesmo caminho. E, novamente, não é por os preceitos gerais estarem errados, mas por falta de capacidade de os concretizar.


Tão só aquilo que afirmas corresponde totalmente à realidade com a agravante que não mencionaste que neste momento já vamos com 20 M€ em contratações onde deverá ser incluído um empréstimo do 1,5M de um jogador avaliado em 8M€.

trainmaniac

Exacto. É o descontrolo de todas as épocas na formação do plantel, o que mudou é que no actual paradigma a formação do plantel é ainda mais crítica do que era no passado, por tudo o que ali escrevi.

Laparo

O homem é um incompetente só porque perdemos um jogo, que devíamos ter ganho de olhos fechados, contra uma equipa como o Arouca.
Noventa e não sei quantos minutos para marcar um golo, não estamos a falar de uma grande reviravolta no marcador, apenas um golo....e agora a culpa é do Vieira.
Deixem-se dessas coisas que isso até parece mal, essa não é, nem de perto nem de longe, a opinião da esmagadora maioria dos Benfiquistas.

ForçadoBloqueio

Citação de: Shoky em 24 de Agosto de 2015, 00:39
É muito complicado gerir este sentimento de achar que o rumo está errado, que vamos claramente chocar contra o muro mas que nada podemos fazer para evitar com que se espatife.

E podem pensar que estou a falar de Rui Vitória no Benfica. Também.

Mas o mal do clube é muito maior.
Actualmente temos um Pinto da Costa nosso. Tirando a parte de ganhar troféus até enjoar. E a parte da corrupção. Mas de resto é igualzinho.
Temos uma lapa no poder do clube. Um verdadeiro incapaz a projectar o futuro do futebol deste clube. Alguém que se habituou a trabalhar sempre em cima do joelho. Por impulsos. Por espasmos. Sem visão nem rumo nenhum.

A pior parte é que tem uma máquina de propaganda por trás. A Benfica TV, agora BTV é o seu verdadeiro braço armado. É impossível o contraditório ter voz. É impossível alguém lá dizer: "O presidente errou nisto".
Tem as casas com ele, e são muitas. E cada casa tem 50 votos.
Tem as antigas figuras do clube todas com ele.
Tem a comunicação social toda a vender a ideia do "melhor presidente de sempre". Um presidente que ganhou 4 campeonatos em 15 anos.
E agora tem a estrutura, sobre a qual até fazem reportagens.


O Rui Vitória, um verdadeiro incompetente contratado para o lugar mais importante do clube inteiro, por escolha pessoal do presidente contra toda a administração da SAD...é incrivelmente o menor dos problemas.
Porque aqui o dono do Benfica irá escolher sempre por escolha pessoal, por impulso, por convicção, por tacho, por amizade, o que quiserem. E nada podemos fazer para mudar isso.

Haverá sempre outro Rui Vitória no nosso horizonte. É um ciclo sem fim. É como comecei este post:
É muito complicado gerir este sentimento de achar que o rumo está errado, que vamos claramente chocar contra o muro mas que nada podemos fazer para evitar com que se espatife.

Luis Filipe Vieira está a conduzir a 200 à hora o Ferrari que ele próprio ajudou a comprar. Vieira vai de chinelos. Vai bêbedo. Vai a rir-se que nem um alarve...Vai em contramão.

E nós vamos no banco de trás, sem cinto de segurança, com a leve esperança de sermos nós a estar a ver tudo errado...ele é um piloto treinado, certamente nos vai levar a casa...mas entretanto já vomitámos o banco de trás todo...já temos uma concusão na cabeça devido à lomba na qual Vieira não travou...e sabemos que vamos morrer esta noite. Se não for na curva Rui Vitória será noutra qualquer.

A total incompetência para gerir o futebol do Benfica e falta de capacidade de a assumir está a matar o Benfica.
Esta época vai com o caralho apenas e só pela convicção pessoal do presidente/dono do clube. E nenhuma responsabilidade lhe será assacada.
Somos o Arsenal de Portugal, só que em relação ao presidente. Se o nosso Wenger nos levar às vitórias, fixe...se não levar continuaremos a acreditar muito nele. Sempre. Ano após ano...

Isto é desesperante. Nem consigo explicar isto de forma mais racional que isto. Mas olhem...tentei. Gostava que houvesse espírito crítico no Benfica. Contraditório. Só isso. Não gosto desta ditadura...este comodismo e espírito de rebanho está a matar o clube.

És grande. Não escreveria melhor. Vou plagiar. Para nosso bem.

Ontem dizia que quase já não dói. E é verdade. Não mata mas mói. Passei a noite às voltas na cama. Farto desta merda desta doença sem cura!

nfgl

Não me parece que, em abstracto, a ideia de substituir o Jesus fosse absurda.
A questão é que os pressupostos que orientaram a contratação do seu substitudo foram errados.

Falhar numa peça tão central numa ideia de futuro é o caminho indicado para um rotundo falhanço.

amarante

Citação de: Laparo em 24 de Agosto de 2015, 12:18
O homem é um incompetente só porque perdemos um jogo, que devíamos ter ganho de olhos fechados, contra uma equipa como o Arouca.
Noventa e não sei quantos minutos para marcar um golo, não estamos a falar de uma grande reviravolta no marcador, apenas um golo....e agora a culpa é do Vieira.
Deixem-se dessas coisas que isso até parece mal, essa não é, nem de perto nem de longe, a opinião da esmagadora maioria dos Benfiquistas.


Não foi ele que foi contra a SAD na contratação do RV??

Não foi ele que do alto da sua sabedoria e teimosia não quiz o Marco Silva?

A culpa é de quem?
Se eu der o meu carro a conduzir ao meu filho, ele não o vai saber conduzir e vai ter um acidente, a culpa é de quem? dele?? :rir:

Não é ele que fica com os louros nas vitorias? tão tem que ficar nas derrotas...


ESTRUTURA

Vieri

Train, estou a perder-te, amigo.

O Vieira pode ter todas as qualidades do mundo, mas se não consegue perceber que sempre que toma o futebol em mãos, vem o desastre, não consegue perceber nada.

Além disso a tua análise é muito boa e lúcida, mas demasiado fria.

Não tenho formação em gestão, mas entendo que qualquer organização precisa de alma, de liderança inspirada e forte, de garra, de querer vencer tanto ou mais do que a concorrência.

Num clube de futebol, que mexe com a emoção de milhões, essa componente ainda me parece mais necessária.

Todo o discurso e ação no Benfica actual, são atualmente fracos, sem chama, resignados.
O Benfica dominou internamente durante 2 anos e o que se vê?

Continuam a sair jogadores fundamentais.
Continuam a não entrar verdadeiros reforços para uma equipa dizimada em ano e meio.
Deixa-se sair o JJ para um rival (concorrente, se quiseres) tranquilamente (até lhe agradecemos inicialmente).
Deixa-se sair um sub-capitão para outro rival. Tranquilamente e sem ondas de qualquer espécie...
A estrutura diz que podemos perder que a seguir estamos prontos para ganhar.

Tudo ali denuncía deslumbramento, conformismo, falta de garra, de nervo.
E um clube sem alma acaba por sucumbir, por melhores que sejam os planos estratégicos, os CEO's e os CFO's.

GGG

Citação de: flip69 em 24 de Agosto de 2015, 12:14
A tua teimosia roubou-nos o Tri, Rei Sol não quiseste trazer o Marco Silva.

A questão nao é o nome A ou B! Muitos continuam a afirmar que JJ seria o melhor para continuar e no meu ponto de vista o seu tempo já se tinha esgotado.

A questão é de estratégia e de saber o que queríamos para o futuro. A sair JJ teria de vir um treinador que rapidamente se impusesse e que fizesse a equipa assimilar processos, nomes? Tantos treinadores que poderiam pegar de estaca, até Peseiro ofensivamente colocava o Benfica a jogar à bola e é benfiquista também!

nfgl

Já agora, quando vocês referem 20 jogadores, não vão de acordo com aquilo que é a visão do Benfica neste momento, e sobre a qual já tive longas discussões aqui.
O Rui na sua entrevista de apresentação mencionou claramente que a partir do 16º jogador não é necessário fazer grande investimento.