Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

rafael666

Só sei é que este Benfica já me fez chorar mais esta epoca, que nas outras 2 todas..e ainda agora começamos!

ivodaniello

Citação de: VALEBEM em 07 de Setembro de 2015, 11:13
Vou fazer uma leitura maligna das intenções de Vieira.
Por volta de 2008, 2009, percebeu que o Benfica teria que conquistar êxitos desportivos para se poder perpetuar por mais anos no cargo, porque 5 ou 6 anos a falar de obras, e da herança Vale e Azevedo, sem obter resultados, excepto 1 campeonato ganho de forma quase milagrosa, não era suficiente.
Decidiu então investir, se calhar acima das possibilidades do clube, porque era essa a única forma de estar perto dos êxitos, visto que a competência e a perspicácia para o assunto futebol não é o seu forte.
Falhando a primeira abordagem, com Quique Flores, teve a felicidade e o mérito de acertar no treinador que escolheu de seguida, Jorge Jesus, que no seu 1º ano nos proporcionou uma época de títulos e de futebol que há uns 20 anos não tínhamos... Depois, continuou a investir, nem sempre com resultados, até que chegámos ao ponto actual, vindos de um bicampeonato.
Pensará Vieira que o bicampeonato é suficiente para lhe dar uma tolerância de alguns anos de seca, com investimentos menores, e decidiu baixar drasticamente o investimento e os custos.
Acredito que, se ele for continuando, e se o Benfica perder 1 ou 2 campeonatos de seguida, este projeto Seixal deixará subitamente de existir. Como fizeram os lagartos este ano, porque o presidente deles viu que não podia ir a eleições com 0 campeonatos ganhos...

Percebo onde queres chegar, acredito que não estarás muito longe da verdade.

Eu acho que este desinvestimento nitido estava programado, mas por força de uma grande ilusão. o Vieira, com base no bom trabalho que foi feito nos ultimos anos, acreditou plenamente que a sua "Estrutura" poderia ser decisiva e dentro dos meios que já dispunhamos, ser mais do que suficiente para voltar a ganhar internamente.
Com isto deve ter trabalhado em conjunto com o DSO um plano de forma a canalizar muitas verbas do futebol de forma a pagar a nossa forte divida a vencer a curto prazo.

Mais tarde, ao ver o Porto e a Esportiva a reforçarem-se, tentou ainda minimizar o impacto do desinvestimento. Mas sem o BES a ajudar, e tentando também evitar a "ajuda" do Mendes, como aconteceu à coisa de 1,5 ano...citando o Toni: "Atacou o mercado com um saco de caramelos"

Agora estando as coisas já a rolar, aí sim, sabe perfeitamente que a maioria da Massa associativa do Benfica estará com ele no matter what e então irá arriscar seguir a época desta forma.

Phuket

O desinvestimento era necessário e até obrigatório na minha opinião. O Benfica está atrofiado em termos financeiros, basta observar que nos últimos 2 anos tivemos de receitas extraordinárias com a venda de jogadores de cerca de 200M€. Isso representa quase metade do passivo do clube, mas o que abateram verdadeiramente foi um valor marginal que continua a não deixar o clube respirar! O que devia ter sido feito, era uma redução faseada (2 a 3 anos) e planeada no investimento da equipa principal e nos custos do orçamento, para que o plantel mantivesse qualidade para lutar pelos objectivos desportivos, e assim manter os sócios e adeptos galvanizados e entusiasmados no apoio à equipa.

Como disse, é inevitável reduzir o passivo e baixar custos, mas nunca da forma como está a ser feito pela direcção, e ainda menos em pleno ciclo desportivo vitorioso. O que o Benfica devia ter feito, era segurar o núcleo duro da equipa, segurar o treinador porque conhecia melhor do que ninguém os jogadores que cá estão, e finalmente fazer ajustes cirúrgicos no plantel. Reduzir o número de jogadores contratados por época e reduzir os jogadores com contrato espalhados pelos outros clubes, iria por si só obrigar a apostar mais nos jovens da formação que tivessem qualidade para chegar ao plantel principal.

O que esta direcção acabou de fazer é um crime que acabará por nos custar muito caro, não só a nível financeiro, mas sobretudo a nível desportivo.

Phuket

Citação de: Slb23 em 07 de Setembro de 2015, 11:21
Citação de: trainmaniac em 07 de Setembro de 2015, 11:19
Citação de: Slb23 em 07 de Setembro de 2015, 11:18
Acho que é óbvio que o Benfica já esteve com a corda na garganta e que neste momento felizmente já vive uma fase mais desafogado mas que no entanto decidiu que iria aproveitar os talentos oriundos da formação.

Onde é que é óbvio? Se está com a corda na garganta é agora, se estava no passado mais estará agora. Isto é que me parece óbvio.
É óbvio no nosso comportamento nesta temporada.

Podíamos ter vendido Nico, Pizzi, Talisca entre outros mas a verdade é que continuam por cá.

Em Janeiro de 2013 vendemos André Gomes, Rodrigo, Ivan, Cancelo e Bernardo.
Não vendemos porque as propostas não agradaram.

nfgl

Falar em aperto financeiro quando há uma aquisição de um jogador por 9 M € e que o valor teórico é 18 M€ não faz lá grande sentido.

Slb23

Citação de: Phuket em 07 de Setembro de 2015, 11:34
Citação de: Slb23 em 07 de Setembro de 2015, 11:21
Citação de: trainmaniac em 07 de Setembro de 2015, 11:19
Citação de: Slb23 em 07 de Setembro de 2015, 11:18
Acho que é óbvio que o Benfica já esteve com a corda na garganta e que neste momento felizmente já vive uma fase mais desafogado mas que no entanto decidiu que iria aproveitar os talentos oriundos da formação.

Onde é que é óbvio? Se está com a corda na garganta é agora, se estava no passado mais estará agora. Isto é que me parece óbvio.
É óbvio no nosso comportamento nesta temporada.

Podíamos ter vendido Nico, Pizzi, Talisca entre outros mas a verdade é que continuam por cá.

Em Janeiro de 2013 vendemos André Gomes, Rodrigo, Ivan, Cancelo e Bernardo.
Não vendemos porque as propostas não agradaram.
Em Janeiro de 2013 aceitamos tudo o que nos ofereceram.

nfgl

Falar em aperto financeiro num defeso onde se gastaram mais de 20M€ não faz lá grande sentido.

Phuket

Citação de: Slb23 em 07 de Setembro de 2015, 11:37
Citação de: Phuket em 07 de Setembro de 2015, 11:34
Citação de: Slb23 em 07 de Setembro de 2015, 11:21
Citação de: trainmaniac em 07 de Setembro de 2015, 11:19
Citação de: Slb23 em 07 de Setembro de 2015, 11:18
Acho que é óbvio que o Benfica já esteve com a corda na garganta e que neste momento felizmente já vive uma fase mais desafogado mas que no entanto decidiu que iria aproveitar os talentos oriundos da formação.

Onde é que é óbvio? Se está com a corda na garganta é agora, se estava no passado mais estará agora. Isto é que me parece óbvio.
É óbvio no nosso comportamento nesta temporada.

Podíamos ter vendido Nico, Pizzi, Talisca entre outros mas a verdade é que continuam por cá.

Em Janeiro de 2013 vendemos André Gomes, Rodrigo, Ivan, Cancelo e Bernardo.
Não vendemos porque as propostas não agradaram.
Em Janeiro de 2013 aceitamos tudo o que nos ofereceram.
Nessa altura tínhamos estrutura, estávamos mais descansados, agora não temos.

VALEBEM

Citação de: ivodaniello em 07 de Setembro de 2015, 11:28
Citação de: VALEBEM em 07 de Setembro de 2015, 11:13
Vou fazer uma leitura maligna das intenções de Vieira.
Por volta de 2008, 2009, percebeu que o Benfica teria que conquistar êxitos desportivos para se poder perpetuar por mais anos no cargo, porque 5 ou 6 anos a falar de obras, e da herança Vale e Azevedo, sem obter resultados, excepto 1 campeonato ganho de forma quase milagrosa, não era suficiente.
Decidiu então investir, se calhar acima das possibilidades do clube, porque era essa a única forma de estar perto dos êxitos, visto que a competência e a perspicácia para o assunto futebol não é o seu forte.
Falhando a primeira abordagem, com Quique Flores, teve a felicidade e o mérito de acertar no treinador que escolheu de seguida, Jorge Jesus, que no seu 1º ano nos proporcionou uma época de títulos e de futebol que há uns 20 anos não tínhamos... Depois, continuou a investir, nem sempre com resultados, até que chegámos ao ponto actual, vindos de um bicampeonato.
Pensará Vieira que o bicampeonato é suficiente para lhe dar uma tolerância de alguns anos de seca, com investimentos menores, e decidiu baixar drasticamente o investimento e os custos.
Acredito que, se ele for continuando, e se o Benfica perder 1 ou 2 campeonatos de seguida, este projeto Seixal deixará subitamente de existir. Como fizeram os lagartos este ano, porque o presidente deles viu que não podia ir a eleições com 0 campeonatos ganhos...

Percebo onde queres chegar, acredito que não estarás muito longe da verdade.

Eu acho que este desinvestimento nitido estava programado, mas por força de uma grande ilusão. o Vieira, com base no bom trabalho que foi feito nos ultimos anos, acreditou plenamente que a sua "Estrutura" poderia ser decisiva e dentro dos meios que já dispunhamos, ser mais do que suficiente para voltar a ganhar internamente.
Com isto deve ter trabalhado em conjunto com o DSO um plano de forma a canalizar muitas verbas do futebol de forma a pagar a nossa forte divida a vencer a curto prazo.

Mais tarde, ao ver o Porto e a Esportiva a reforçarem-se, tentou ainda minimizar o impacto do desinvestimento. Mas sem o BES a ajudar, e tentando também evitar a "ajuda" do Mendes, como aconteceu à coisa de 1,5 ano...citando o Toni: "Atacou o mercado com um saco de caramelos"

Agora estando as coisas já a rolar, aí sim, sabe perfeitamente que a maioria da Massa associativa do Benfica estará com ele no matter what e então irá arriscar seguir a época desta forma.


Estou de acordo com essa leitura.
O que me custa a crer é uma coisa: como é que alguém com tantos anos de presidência do Benfica, ainda se deixa «comer» de forma diria inocente em muitos dossiers... Ou seja, como é que desconhece as intenções e as movimentações dos rivais, já nem falo em termos desportivos, mas também em termos institucionais, vide eleições da Liga.
Eu acredito que o Benfica esteja dotado de bons meios tecnológicos e de bons profissionais, mas a competência e a personalidade do treinador é um elemento fundamental.
Esperemos que o Rui Vitória, e a equipa, nos surpreendam.

Slb23

Citação de: Phuket em 07 de Setembro de 2015, 11:39
Citação de: Slb23 em 07 de Setembro de 2015, 11:37
Citação de: Phuket em 07 de Setembro de 2015, 11:34
Citação de: Slb23 em 07 de Setembro de 2015, 11:21
Citação de: trainmaniac em 07 de Setembro de 2015, 11:19
Citação de: Slb23 em 07 de Setembro de 2015, 11:18
Acho que é óbvio que o Benfica já esteve com a corda na garganta e que neste momento felizmente já vive uma fase mais desafogado mas que no entanto decidiu que iria aproveitar os talentos oriundos da formação.

Onde é que é óbvio? Se está com a corda na garganta é agora, se estava no passado mais estará agora. Isto é que me parece óbvio.
É óbvio no nosso comportamento nesta temporada.

Podíamos ter vendido Nico, Pizzi, Talisca entre outros mas a verdade é que continuam por cá.

Em Janeiro de 2013 vendemos André Gomes, Rodrigo, Ivan, Cancelo e Bernardo.
Não vendemos porque as propostas não agradaram.
Em Janeiro de 2013 aceitamos tudo o que nos ofereceram.
Nessa altura tínhamos estrutura, estávamos mais descansados, agora não temos.
Lol.

raymanzarek

Só um gajo sem visão nenhuma é que perante o xeque mate eminente ao adversário, pede um time out para ir cagar.

Quando volta, tropeça na mesa e despedaça o tabuleiro todo.

Fica tudo na estaca 0. É esta a gestão de plantéis e de equipas técnicas por parte do Vieira.

nfgl

Por outro lado quando a 1ª opção em que se apostou relativamente a jogadores da formação, foi um rapaz que nem sequer seguiu para pré-época não se pode falar em visão estratégia de aposta em formação.

Slb23

Citação de: nfgl em 07 de Setembro de 2015, 11:43
Por outro lado quando a 1ª opção em que se apostou relativamente a jogadores da formação, foi um rapaz que nem sequer seguiu para pré-época não se pode falar em visão estratégia de aposta em formação.
O Semedo foi na pré-época.

nfgl

Citação de: Slb23 em 07 de Setembro de 2015, 11:44
Citação de: nfgl em 07 de Setembro de 2015, 11:43
Por outro lado quando a 1ª opção em que se apostou relativamente a jogadores da formação, foi um rapaz que nem sequer seguiu para pré-época não se pode falar em visão estratégia de aposta em formação.
O Semedo foi na pré-época.

Logicamente que não falo do Semedo.

Vieri

Para mim o título desta espécie de "entrevista" seria:
"Do imperialismo ao salazarismo - 15 anos de zigue-zague vieirista!"

De clube que em 2015 estaria ao nível do Real Madrid, passámos a assumir resignadamente a derrota antecipada, nem sequer podendo sonhar com uma estrelazinha mais ou menos decadente como um Aimar ou Saviola.
Pobrezinhos, mas honrados!

Sinceramente, não vejo o que este homem ainda nos pode dar.
A ilusão  e o sonho certamente já não pode.

Deve ter sido o discurso mais triste, pobrezinho, medíocre, resignado e miserabilista que já li a um presidente do Benfica.