Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Pedro Nunes 28

Citação de: Carminati em 08 de Julho de 2021, 09:23
Citação de: N1c0 em 08 de Julho de 2021, 09:16

Esta, a ser verdade, de ter vendido 25% das suas ações sem ter comunicado á CMVM é inacreditável.

Provavelmente uma coisa dessas só é punida com multa, o pior é quando terá acontecido isso?

Terá sido quando anunciou a OPA? isso constitui manipulação de mercado.
Penso que nunca o poderia ter feito sem aprovação previa dos sócios em AG, mas posso estar enganado !

alex_

Citação de: Diogo20 em 08 de Julho de 2021, 09:23
Citação de: BrunoPalma20 em 08 de Julho de 2021, 09:21
Quem hoje acordar, passar por um quiosque ou ver a capa de um destes jornais, e continuar a apoiar este "senhor", não pode ser do Benfica. Não pode gostar do Benfica...

O jornal da propaganda, A Bola, foi o mais manso nas palavras, só mete o que interessa em letras pequenas.

Discordo.

Achei a capa boa. Tenta e bem, separar os crimes do Vieira e o Benfica (que é a vítima)

pcssousa

"Devem querer outro Vale e Azevedo"...

Entretanto, rouba o Clube e irá responder por isso.

Meu grande filho da puta, pulha do caralho, que nunca mais saias da choça. LADRÃO, GATUNO!

N1c0

Citação de: alex_ em 08 de Julho de 2021, 09:23
Muita gente, quando detida, renuncia aos cargos perante o juiz para tentar evitar a prisão preventiva.

Será que teremos a renúncia hoje?

Ou vai renunciar ou vai ser inibido de usá-lo. Portanto vai dar igual ao litro.

Preocupante é a restante corja que lá está.

Aguia_do_norte

Alguém avise o Juiz para não levar os colarinhos da camisa muito apertados

Vitor84

Juristas acreditam que há motivos para destituição de Filipe Vieira
Estatutos do Benfica não contemplam a perda do cargo por detenção preventiva do presidente.

A constituição de Luís Filipe Vieira como arguido por suspeitas de crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento não implica a perda do cargo de presidente do Benfica. Os estatutos do clube são omissos em relação a esta eventualidade, mesmo que haja uma prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coacção. Apesar disso, para alguns juristas ouvidos pelo PÚBLICO haverá motivos para a destituição do actual líder dos "encarnados", caso ele não opte pela renúncia para salvaguardar a instituição.

É no artigo 43.º dos estatutos do Benfica que estão enumeradas as circunstâncias que podem precipitar a saída de um titular dos órgãos sociais. O mandato cessa antecipadamente "por morte", "impossibilidade física", "perda da qualidade de sócio", "situação de incompatibilidade", "renúncia", "destituição" ou "cessação do mandato da maioria dos membros eleitos, efectivos" da direcção.

Nenhum deles enquadra especificamente as actuais circunstâncias, mas alguns juristas, que não quiseram ser identificados, consideram que tudo poderá depender da leitura que se vier a fazer de algumas destas normas estatutárias.

Por um lado, várias medidas de coacção que venham a ser aplicadas pelo Tribunal poderão implicar, segundo algumas opiniões, a "impossibilidade física" de Luís Filipe Vieira continuar a presidir o clube e a respectiva Sociedade Anónima Desportiva (SAD), que gere o futebol. A prisão preventiva, a obrigação de permanência na habitação (ou prisão domiciliária), a impossibilidade de comparecer nas instalações do clube e SAD ou a proibição de contactar com os membros da direcção e restantes corpos sociais implicariam um período prolongado de impedimento de exercer as funções, pelo menos na sua plenitude.

Em todas estas situações é defensável que haja uma "impossibilidade física" para exercer o mandato, apesar de tal não estar expresso nos estatutos.

Outra possibilidade prevista nas normas é a revogação do mandato (artigo 46.º). Para tal seria necessário convocar uma Assembleia Geral para efeitos de destituição de Vieira alegando justa causa. Neste caso, poderia ser invocado o risco de graves danos reputacionais e patrimoniais à instituição Benfica, tendo em conta que a SAD lançou esta semana um empréstimo obrigacionista de 35 milhões de euros que pode ser subscrito até 23 de Julho.

No prospecto de lançamento deste empréstimo (para o qual a SAD solicitou, já nesta quarta-feira, uma adenda à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) assume-se mesmo que os processos judiciais que envolvem o nome da SAD "encarnada" constituem um risco para o seu sucesso.

Neste momento, já está decorrer uma acção cível para destituir Luís Filipe Vieira, interposta por um sócio, por suposta violação dos estatutos. O líder benfiquista é acusado, entre outras coisas, de usar dinheiro do clube nas suas empresas.

https://www.publico.pt/2021/07/07/desporto/noticia/juristas-acreditam-ha-motivos-destituicao-filipe-vieira-1969534

cyenz

Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2021, 09:25
"Devem querer outro Vale e Azevedo"...

Entretanto, rouba o Clube e irá responder por isso.

Meu grande filho da puta, pulha do caralho, que nunca mais saias da choça. LADRÃO, GATUNO!

Típica estratégia de ditador, acusar os outros daquilo que ele faz.

Ru10

Citação de: alex_ em 08 de Julho de 2021, 09:23
Muita gente, quando detida, renuncia aos cargos perante o juiz para tentar evitar a prisão preventiva.

Será que teremos a renúncia hoje?
É certo que depois de hoje não poderemos ter Vieira solto e a cumprir funções.

Mas relembro que ele "nem tem lá estado, não sabe de nada".

Carminati

Citação de: nandao em 08 de Julho de 2021, 09:21
O LFV conseguiu enganar muitos benfiquistas, tal como a mim, nunca imaginei que fosse possível prejudicar o clube para seu benefício pessoal. Isto é gravíssimo e intolerável.
É urgente e vital alterarem-se os estatutos e colocar-se a limitação de 3 mandatos ao presidente. Muitos anos no cargo potencia a este tipo de situações como aconteceu com LFV.

exactamente o que eu sinto.

sempre soube que ele era trafulha, mas que era em nossa defesa.

tudo o que saía nos mails de mais manhoso era feito em defesa do Benfica.

agora nos ultimos tempos, principalmente desde a OPA, ficou claro que isso já não era assim...

Xinas

Alguém ouviu o advogado do Vieira???

Magalhães e Silva, advogado do Vieira disse que sobre o Benfica não comenta até porque sou um acérrimo adepto do FCP...

Puta que pariu esta gente toda...

andymc

Dos últimos 3 presidentes do Benfica, 2 estão/estiveram presos.

O Benfica durante a sua história, teve referências presidenciais que sempre honraram o Clube. Maurício Vieira de Brito, Félix Bermudes, Borges Coutinho, João Santos, entre outros, serviram os interesses do Benfica de forma exemplar.

Atualmente, os sócios do Benfica sentem-se envergonhados dentro de campo, mas principalmente, fora dele.

crodrigues

Citação de: Carminati em 08 de Julho de 2021, 09:27
Citação de: nandao em 08 de Julho de 2021, 09:21
O LFV conseguiu enganar muitos benfiquistas, tal como a mim, nunca imaginei que fosse possível prejudicar o clube para seu benefício pessoal. Isto é gravíssimo e intolerável.
É urgente e vital alterarem-se os estatutos e colocar-se a limitação de 3 mandatos ao presidente. Muitos anos no cargo potencia a este tipo de situações como aconteceu com LFV.

exactamente o que eu sinto.

sempre soube que ele era trafulha, mas que era em nossa defesa.

tudo o que saía nos mails de mais manhoso era feito em defesa do Benfica.

agora nos ultimos tempos, principalmente desde a OPA, ficou claro que isso já não era assim...

Ladrão é ladrão. Se rouba a casa do vizinho, da casa dele à tua são dois passos... Não há ladrões bons, só há ladrões ponto.

xipox

Fds, este gajo ainda é presidente da MAIOR instituição desportiva nacional? Surreal.

alex_

O Vieira que esqueça safar-se

Tal como escrevi hoje, as detenções de Berardo, Vieira e outros não são inocentes.

Vieram ordens de cima para varrer e investigar a fundo todos os devedores do NB. Ainda por cima quando foram gozar com o Parlamento.

O procurador Rosário Teixeira que faça uma acusação sólida e sem falhas

brazio

Citação de: crodrigues em 08 de Julho de 2021, 08:54
Citação de: brazio em 08 de Julho de 2021, 08:50
Citação de: crodrigues em 08 de Julho de 2021, 08:39
Citação de: Vladimiro78 em 07 de Julho de 2021, 19:09
Acabei de ler a noticia do cm sobre a possibilidade de vieira ter desviado dinheiro do clube . Votei muitas vezes nele . Noa votei nele no ultimo acto eleitoral . Caso se prova que foi desviado dinheiro do clube desde já a minha promessa que virei aqui pedir desculpas a todos os users deste forum . Para ja nao quero acreditar que seja verdade e vou esperar que a justiça me mostre isso . Caso seja verdade vou lamentar todos os posts que meti aqui em que o defendi . Estou como o Simoes hoje . Sinto me amargurado com o dia de hoje .

Ai então só é problema quando rouba ao clube? Daquilo que te roubou como contribuinte português grilos?

Por isso é que esse país não vai para a frente. "não há problema que roube, desde que seja ao estado ou ao vizinho"

O estado são todos vocês.

Querias...

O Estado é dos políticos sempre foi sempre será.

Quem vota nos politicos é o eleitorado Português e quem paga estas trapalhadas é o contribuinte. Sem estado não há escolas, estradas, hospitais... enquanto vocês não perceberem isso, vão andar a passar sempre paninhos quentes quando alguém meter dinheiro ao bolso roubado do estado.

Em listas fechadas que não podem escolher em círculos eleitorais desenhados para beneficiar o baronato do costume com um sistema de média ou hondt que permite eleger com números irrisórios de votos?

Conta-me outra.

O que manteve Vieira tanto tempo a salvo apesar das várias trapalhadas praticamente desde que assumiu funções é precisamente essa cumplicidade com o poder político.

A mudança singular mais importante que Benfica deve operar para que estas situações não se repitam é limitar os mandatos do presidente porque estar à espera que os políticos mudem alguma coisa só lá para o dia do juízo final....

Que o Benfica pela sua dimensão social e desportiva será sempre infelizmente apelativo para quem vive na base desse tipo de esquemas.