Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Salvio

estoirou bem o velho, agora só falta estoirar dentro de campo

força Benfica

SL Benfica – Marítimo

"A nossa preocupação é ganhar"

Depois do importante triunfo (0-1) na Cidade Berço no último fim de semana e da consequente aproximação ao topo da geral, o objetivo passa por somar já amanhã mais três pontos na luta pelo título.

Do outro lado está um adversário que vem de um empate a uma bola na receção ao Estoril e que procura atingir um lugar na Liga Europa, onde o Marítimo conta com oito presenças. A formação madeirense, orientada por Ivo Vieira, ocupa, à entrada desta 16.ª jornada, a 10.ª posição, com cinco vitórias, três empates e sete derrotas.

"Espero um Marítimo de qualidade, como tem sido norma nos últimos anos e também nesta fase onde tem conseguido bons resultados. Tem jogadores que nos podem causar problemas, a nós e a qualquer equipa, como provou frente ao FC Porto. Agora, a nossa grande preocupação é preparar a nossa equipa o melhor possível para ganhar. Jogar com o máximo respeito pelo adversário, como sempre, neste caso o Marítimo, mas, em casa, obviamente vamos jogar para ganhar, aliás, como é sempre o nosso foco, começou por dizer.

"Já tivemos jogos bons e jogos menos bons. Também é importante reter que, para vocês (Comunicação Social) já estivemos fora do Campeonato e agora estamos dentro. A vida é mesmo assim e no final é que se vai fazer os balanços e as contas todas! A nossa preocupação é ganhar! Primeiro, porque já joguei bem e perdi e não gosto dessa sensação. O grande foco é ganhar, se for com um bom nível exibicional melhor. Estamos a quatro e a dois e muitos pontos vão ser perdidos. Calma. Está tudo na luta!", acrescentou relativamente à partida.

Questionado, insistentemente, relativamente às muitas polémicas que têm alimentado o Futebol Português, sempre com o Benfica como alvo, Rui Vitória apresentou-se frontal e não se escusou a responder a nada... quer às perguntas "incómodas", quer às não "incómodas"!

"Em maio de 2013 é que deviam ter feito as perguntas incómodas!"

E começou, face à contestação a Lopetegui e a respetiva defesa de Jorge Jesus...

"Não tenho nada a ver com isso. Era o que faltava estar a preocupar-me com isso. Tenho o máximo respeito pelos meus colegas, mas cada um tem a sua realidade. Isso não me interessa para nada. Agora, eu não mudo o carácter, postura e educação por nada! É um princípio. Perguntas incómodas? Façam-me todas as que quiserem. Tenho respondido a tudo aqui. Estejam à vontade meus amigos. Não sou uma coisa numa semana e outra noutra semana. Caráter, postura e educação da minha parte não falta", atirou.

"As perguntas incómodas tinham de ser feitas em maio de 2011, em maio de 2012, em maio de 2013. Em maio de 2013 é que deviam ter feito as perguntas incómodas a quem cá estava. Façam as perguntas todas que quiserem, quando quiserem. Estarei sempre cá, quer ganhe, quer perca. Eu, Rui Vitória, sou fiel aos meus princípios, à minha postura, com princípios de ética bem presentes. Não faço truques: gostam, gostam; não gostam, não gostam. Problema vosso!", acrescentou.

Por quê só responder às provocações agora?

"Eu sou obcecado pelo Benfica e pelo meu trabalho! Mas há mais dois treinadores obcecados pelo Benfica. Não renego o meu passado. Aprendi muito os outros clubes, agora, sou muito respeitador e tenho caráter e isso não mudo, nem mesmo neste mundo onde hoje se diz uma coisa e amanhã outra. Não entro nesses truques. Estou a falar desta forma hoje porque já chega em relação a mim. Há algum título agora? O ano passado, por exemplo, o Benfica já só estava em duas competições... A minha forma de estar é sempre a mesma. Cada um usa os seus truques. Nós já vimos esta novela antes, os episódios e já prevejo os próximos episódios e já sei qual é a história. Nós temos estado e estamos cada vez mais unidos e já disse antes: não nos vão conseguir desunir. Ninguém manda pedras a uma árvore que não dá fruto. Com isto está tudo dito", concluiu Rui Vitória.

Voltando ao Futebol propriamente dito, e instado a explicar os motivos pelos quais a equipa ganhou 12 pontos nos últimos 15 minutos, ou seja, tardando a marcar, o treinador explica que isso "é muito subjetivo".

"Se calhar houve equipas que já ganharam pontos no limite dos jogos, outras que mereciam e que não ganharam. Agora, não há nenhuma equipa que possa dizer que foi mais arrasadora do que outras. Mas se quiserem, por exemplo, o Benfica esta época só ganhou dois jogos pela margem mínima. Nessa ordem de ideias até houve um maior desnível em relação aos adversários. Mas isso não me diz que eu estou melhor que os outros. Agora, os jogadores acreditam até ao final e ela (a bola) precisa é de entrar, seja no início ou no fim", finalizou.

O historial dos dois clubes também joga a favor do Glorioso. Nos 35 jogos disputados pelas duas equipas para o Campeonato, no Estádio da Luz, os "encarnados" venceram por 30 vezes, empataram quatro e apenas têm uma derrota.

Na época transata as "águias" venceram, por 4-1, na última jornada, com golos de Lima (6' e 59') e Jonas (42' e 83').

O SL Benfica – Marítimo está agendado para as 19h00 desta quarta-feira, no Estádio da Luz, e terá arbitragem de Fábio Veríssimo.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/44262/language/pt-PT/.aspx

SimaoMiccoli

Teria outro sabor se não tivesse perdido 3 em 3 contra ele mas é melhor que a retórica do costume.

filipedu11

Citação de: Gottschalk em 05 de Janeiro de 2016, 18:29
Citação de: filipedu11 em 05 de Janeiro de 2016, 18:18
Dizer que tudo é mau esta época é que eu não percebo, assim como não consigo dizer que tudo é bom porque tenho dois olhos na cara. Mas não consigo ver como conseguem descrever já esta época como horrivel.

Filipe,

No sentido em que ganhámos jogos esta época, nem tudo é mau. Também ganhámos jogos, alguns deles bem importantes, durante a fase 1994-2002, por exemplo. E tivemos algumas fases razoáveis de futebol.

A principal crítica não é essa. Quem diz que está tudo mal, e que o RV tem de bazar, não toma em consideração o facto de termos ganho alguns jogos. Isso é o mínimo expectável. Era só o que faltava que o Benfica no Tugão actual e acabado de se sagrar bicampeão em Maio não conseguisse ganhar jogos contra equipas muito mais fracas que a sua.

O problema principal tem a ver com o facto de que a equipa não joga nada. E não joga nada no pior sentido: não existe um padrão claro, uma ideia de jogo sobre a qual a equipa toda trabalhe e os jogadores se consigam inserir. O Benfica é sobretudo um 11 de individualidades a tentarem resolver por si só os problemas que o jogo lhes põe. A boca infeliz acerca de estar deste lado uma equipa e do outro lado apenas 11 jogadores deve ser invertida e aplicada à própria equipa do Benfica. Isto é gravíssimo e demonstra cabalmente a total inaptidão de RV para treinar um clube desta dimensão.

Dizer que ainda não perdemos tudo em Janeiro não é propriamente um elogio ou algo positivo. É antes um sinal preocupante, aliado à maneira como jogamos, de um desastre total.

Tínhamos, e bem, uma exigência suprema para com Jorge Jesus. É assim que o Benfica tem de ser. Cobrávamos tudo, até substituições mal feitas ou golos mal consentidos em jogos que goleávamos. Isto é o Benfica de antigamente que estávamos lentamente a recuperar. É incompreensível como é que a barra de exigência baixa subitamente para níveis à Belenenses em apenas um par de meses. Eu atribuo-o à propaganda eficaz da "estrutura."

É pena. O nosso clube é que fica a perder com isso.

Começando pelo fim.

Visto que cobravam tudo com o jj e analisando as épocas individualmente o ano passado foi só bom porque ganhamos o campeonato. Tudo o resto foi mau!

Ora bem, como o Benfica apresentava um fio de jogo fraco, como os jogos eram resolvidos com individualidades e não colectivamente, suponho que todos aqui queriam a saída do JJ porque na verdade o Benfica não apresentava um futebol à Benfica! Pelo menos era o que eu via, quantas vezes não vi o Manuel José e o Carlos Daniel a dizer que havia um Benfica a jogar em casa e fora o ano passado. E mesmo alguns jogos em casa eram sofríveis. Aliás vou à luz mais ou menos 8/9 anos e o ano passado foi claramente o pior do jesus, já tinha menos chicha de qualidade já era mais difícil por o Benfica a brilhar.

Assim como, na época em que o JJ perdeu tudo, presumo que toda a gente era a favor da sua continuidade. Visto que apresentávamos bom futebol, era a equipa com o futebol mais perfumado de Portugal, chegamos a todas as finais possíveis. Duvido que alguém quisesse que ele saísse porque jogávamos muito à bola!

Pois bem, tenho quase a certeza que foi ao contrário! Eu estava no jamor naquele jogo contra o guimarães, vi pessoas a cuspir para o jj, vi gente que queria que ele se fosse embora, no grupo de amigos que foi comigo ao jamor era o único que defendia a continuidade dele. Aí ninguém queria saber o futebol que praticávamos, ninguém queria saber de nada.

Já o ano passado, ganhamos um campeonato com a estrelinha de campeão, a jogar mal em metade dos jogos, resolvidos muitas vezes individualmente, mas como fomos campeões que se lixe as exibições. Queremos é o jj porque foi bicampeão. "Há uma "ideia" de jogo". Em que a "ideia" de jogo nas primeiras 10 jornadas era o talisca meter uma lá dentro e nas restantes era que o jonas, gaitan e salvio resolvessem.

Aliás lembre-mo de quando perdemos o gaitan, fazemos uma exibição brutal na madeira com o ola joão que substitui gaitan lesionado, e nos jogos seguintes foi sempre um suplicio. Ninguem criava, era tudo estático e morto. Não esquecendo que o ano passado tivemos o melhor de alguns jogadores (por exemplo, maxi que foi importante). Não esquecendo que só jogávamos ao fds porque "não tínhamos plantel para mais". A alguns muitas desculpas eram aceites a outros gozasse por beber água.

Agora temos um treinador à seis meses, que teve saídas que não foram precavidas, teve jogadores que estavam a subir de rendimento a lesionarem-se, que tem que implementar as suas ideias, formar jovens jogadores, que teve de se sujeitar a uma pré época que não foi planeada por ele, que teve de acrescida à pressão de treinar o Benfica a do primeiro jogo oficial ser contra o ex treinador do Benfica, e querem que se jogue melhor que o ano passado. Para mim é quase impossível isso acontecer neste espaço de tempo. Quer seja com este ou outro treinador. Mas são maneiras de ver as coisas.

Pode ser que esteja enganado, mas sinto que o Benfica irá jogar muito melhor com os jogadores que vierem de lesão e com mais um ou dois reforços. E no final da época cá estarei eu para fazer o mea culpa se não jogarmos melhor nesta segunda volta e se o Benfica não for campeão.

Neste momento, acredito cegamente que vamos ser campeões, porque a equipa mostra jogo a jogo que quer ganhar, que tem vontade, e isso quando não se joga bem é o mais importante. Transmitir aos adeptos que só há um caminho a seguir é o de vencer, jogando bem ou mal.

Cumps e um bom ano Gottschalk.

HighOnFire


trucatruca

«As perguntas incómodas tinham de ser feitas em maio de 2011, em maio de 2012, em maio de 2013»
:2funny: :2funny:

Rasgou o Zus de cima a baixo.

tmacedo00

Próximo passo:

Implementar uma ideia de jogo.

20Nico Gaitan20

Citação de: jgbg91 em 05 de Janeiro de 2016, 20:00
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 05 de Janeiro de 2016, 19:57
''As perguntas incómodas tinham de ser feitas em maio de 2011, em maio de 2012, em maio de 2013. ''



PATADA NOS CORNOS

é meter as trombas do jorge :2funny: :2funny:
O ''ren'' que trate disso. :rir:

Cosmic

Citação de: Pedrinho84 em 05 de Janeiro de 2016, 19:56
Acho hilariante a vossa ligação àquilo que um treinador diz nas CI's com as prestações que uma equipa pode ter no campo. Tem tudo a ver, de facto.

"Agora é passar essa agressividade para a equipa", sim, porque temos jogado mal e porcamente devido ao discurso do treinador nas CI's...  :crazy2:

Mas pode ter um bocado mais de cojones em vez de estar agarrado a garrafas de água. E nunca se viu nada disso. Podia ser que eles acordassem para a vida em vez de andar ali a engonhar, como às vezes andam. Só isso.

TMMSLB

O Rui já se fartou de ser manso?


Agora só falta meter a equipa a jogar futebol.

young:mountain

Finalmente caralho! Acorda p'ra vida! Deixa esse lado de Mr Nice e responde quando tem as circunstâncias assim o exigem.

trucatruca

Amanhã vamos fazer um jogão do crl. Foram os primeiros a ler aqui.

Pedro84

Citação de: Cosmic em 05 de Janeiro de 2016, 20:03
Citação de: Pedrinho84 em 05 de Janeiro de 2016, 19:56
Acho hilariante a vossa ligação àquilo que um treinador diz nas CI's com as prestações que uma equipa pode ter no campo. Tem tudo a ver, de facto.

"Agora é passar essa agressividade para a equipa", sim, porque temos jogado mal e porcamente devido ao discurso do treinador nas CI's...  :crazy2:

Mas pode ter um bocado mais de cojones em vez de estar agarrado a garrafas de água. E nunca se viu nada disso. Podia ser que eles acordassem para a vida em vez de andar ali a engonhar, como às vezes andam. Só isso.

A equipa que continue a praticar este futebol miserável que ninguém quer saber se ele tem um bocado mais de cojones ou não.

Pôr a equipa a jogar à bola e a ganhar é o que se espera dum treinador do Benfica, tudo o resto é acessório.

quinjeajero

Citação de: wodxest em 05 de Janeiro de 2016, 19:20
Se está calada é porque está calado, se fala é porque fala.

Porra decidam-se.

Não sabem distinguir as coisas. Se ao nível do futebol a equipa continua imensamente distante de um nível aceitável ao nível do discurso, hoje esteve muito bem. Mas claro, como querem mandar a baixo dizem que está nervoso, descontrolado, etc. Eu sinceramente não senti nada disso, o discurso foi coerente de principio ao fim, tinha-o pensado, não disse nada que não quisesse dizer.

20Nico Gaitan20

sou gajo para ver a CI em ''Loop'' durante umas belas horas....que barbaridade de CI :rir: :rir: