Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Godescalco

Citação de: G-Man em 03 de Fevereiro de 2016, 12:10
Isso tudo era igual, mas o futebol do Quique foi sempre muito mau, e foi constante ao longo da época, nunca fizemos nada de parecido com isto.

Pá, chegamos a fazer grandes jogos contra o Nápoles e Sporting na Luz por exemplo. Chegámos a dar chapa 6 nos Barreiros. E a fazer um jogo muito personalizado no Dragão.

Essa do "foi sempre muito mau" não é verdade.

Godescalco

Citação de: JUST4FUN em 03 de Fevereiro de 2016, 12:15
Lembram-se daquela época na CL ainda com Judas a treinador em que tavamos a golear o Lyon e acabou 4-4 ?

:estrelas:

Acabou 4-3.

JUST4FUN

Citação de: Gottschalk em 03 de Fevereiro de 2016, 12:15
Lembram-se daquela época na CL ainda com Judas a treinador em que tavamos a golear o Lyon e acabou 4-4 ?

Acabou 4-3.
eish enganei-me
Pensei que era 4-3 porque soube mesmo a derrota..

Gnr. Keenan

Citação de: Gottschalk em 03 de Fevereiro de 2016, 12:11
Citação de: Gnr. Keenan em 03 de Fevereiro de 2016, 12:07
Citação de: Gottschalk em 03 de Fevereiro de 2016, 12:02
Citação de: Gnr. Keenan em 03 de Fevereiro de 2016, 11:58
Citação de: Gottschalk em 03 de Fevereiro de 2016, 11:03
O grande responsável por fazer esquecer um treinador marcante é outro treinador marcante.

É ter sucesso. É jogar bem. É fazer os adeptos vibrar.

Ruizão tem tudo nas mãos. Está ser testado pelo fogo purificador da massa adepta e da pressão brutal que é treinar um clube único como é o nosso. Resta provar (ou não) o seu valor.

Se até final do ano passado estava à vontade entre os piores treinadores de sempre do clube, em Janeiro parece ter dado a volta à situação. Esperemos que seja uma evolução consolidada e não apenas um tesão de mijo à Quique.

Com o Quique nunca jogámos com esta segurança, nem lá perto.
Pá, e até a nível defensivo temos vindo a melhorar, a equipa começa a pressionar cada vez melhor e a jogar mais subida. Confesso que é quase a maior surpresa, enquanto adepto, que me lembro de apanhar. Claro que isto tudo só terá significado se formos campeões. Também nunca me senti tão confiante num possível título do Benfica, creio que ganhando ao Porto em casa tudo acabará por acontecer naturalmente.

E acho que o Benfica está melhor sem Jorge Jesus, agradeço-lhe ter devolvido o clube à alta roda, mas da personagem não sinto falta alguma. E acho que é tempo de toda a gente se deixar de comparações estúpidas, só mostra que têm complexos mal resolvidos com a questão da troca de treinador. Válido para quem defende o Rui Vitória, ou para quem vive apaixonado, qual Julieta, por Jorge "Romeu" Jesus.

Os contextos são semelhantes, não iguais. Fizemos na verdade um mês de Janeiro muito bom com o Quique. 7 vitórias e apenas 2 empates, um dos quais o famoso empate no Dragão com uma bela exibição só penalizada pelo penálti inventado pelo Proença. A equipa parecia estar completamente dentro da luta e a jogar finalmente um futebol sólido.

O pior foi manter essa toada. Em Fevereiro com a derrota em Alvalade veio tudo por aí abaixo. Esperemos que não seja assim desta vez. É normal haver períodos maus e bons em todas as épocas. A chave é aguentar até ao fim.

As únicas semelhanças são o contexto temporal e um mês de Janeiro muito bom em ambas as épocas. Tudo o resto não, o futebol do Benfica do Quique nunca se chegou perto, sequer, daquele que temos visto. Mas nem quero entrar por aí, porque o passado acaba sempre por ser romantizado. Fizemos, realmente, um jogo muito bom no Dragão, de resto não me lembro de exibições de gala desse Benfica.
Importa também referir que o clube está diferente, mais habituado a ganhar, com um plantel repleto de campeões e alguns bicampeões.

P.S O Quique perdeu 2-0 na Trofa, em Janeiro.

Sim, no início. Depois disparou para a sua melhor série de resultados e de exibições.

Até o Artur Jorge, se te recordas, teve uma série boa de uns quantos jogos até perder nas Antas por esta altura do ano. Séries boas quase todos têm. Vamos ver daqui para a frente. O contexto que temos agora é muito mais favorável, claro.

O jogo com o Porto na Luz é fundamental para libertar a equipa definitivamente. Claro que não terá grande significado se não se ganhar ao Belenenses.

JackWhite

Citação de: TheRedStar em 03 de Fevereiro de 2016, 12:09
Citação de: Phuket em 03 de Fevereiro de 2016, 12:03
Citação de: Slb23 em 03 de Fevereiro de 2016, 12:01
Tão importante como ganhar é estar na luta para ganhar, porque se estivermos na luta sempre temos uma maior probabilidade de ganhar o campeonato.

E digo já aqui, campeonatos equilibrados o Benfica não vai perder tão cedo. O hábito de vitória conta muito...
Até porque quem tem ganho nos últimos tempos está sempre menos pressionado do que quem não tem ganho nada.
Começam as desculpas...

Nossa senhora, que estupidez de post.

Roy Kent

Citação de: Gottschalk em 03 de Fevereiro de 2016, 12:11
Citação de: Gnr. Keenan em 03 de Fevereiro de 2016, 12:07
Citação de: Gottschalk em 03 de Fevereiro de 2016, 12:02
Citação de: Gnr. Keenan em 03 de Fevereiro de 2016, 11:58
Citação de: Gottschalk em 03 de Fevereiro de 2016, 11:03
O grande responsável por fazer esquecer um treinador marcante é outro treinador marcante.

É ter sucesso. É jogar bem. É fazer os adeptos vibrar.

Ruizão tem tudo nas mãos. Está ser testado pelo fogo purificador da massa adepta e da pressão brutal que é treinar um clube único como é o nosso. Resta provar (ou não) o seu valor.

Se até final do ano passado estava à vontade entre os piores treinadores de sempre do clube, em Janeiro parece ter dado a volta à situação. Esperemos que seja uma evolução consolidada e não apenas um tesão de mijo à Quique.

Com o Quique nunca jogámos com esta segurança, nem lá perto.
Pá, e até a nível defensivo temos vindo a melhorar, a equipa começa a pressionar cada vez melhor e a jogar mais subida. Confesso que é quase a maior surpresa, enquanto adepto, que me lembro de apanhar. Claro que isto tudo só terá significado se formos campeões. Também nunca me senti tão confiante num possível título do Benfica, creio que ganhando ao Porto em casa tudo acabará por acontecer naturalmente.

E acho que o Benfica está melhor sem Jorge Jesus, agradeço-lhe ter devolvido o clube à alta roda, mas da personagem não sinto falta alguma. E acho que é tempo de toda a gente se deixar de comparações estúpidas, só mostra que têm complexos mal resolvidos com a questão da troca de treinador. Válido para quem defende o Rui Vitória, ou para quem vive apaixonado, qual Julieta, por Jorge "Romeu" Jesus.

Os contextos são semelhantes, não iguais. Fizemos na verdade um mês de Janeiro muito bom com o Quique. 7 vitórias e apenas 2 empates, um dos quais o famoso empate no Dragão com uma bela exibição só penalizada pelo penálti inventado pelo Proença. A equipa parecia estar completamente dentro da luta e a jogar finalmente um futebol sólido.

O pior foi manter essa toada. Em Fevereiro com a derrota em Alvalade veio tudo por aí abaixo. Esperemos que não seja assim desta vez. É normal haver períodos maus e bons em todas as épocas. A chave é aguentar até ao fim.

As únicas semelhanças são o contexto temporal e um mês de Janeiro muito bom em ambas as épocas. Tudo o resto não, o futebol do Benfica do Quique nunca se chegou perto, sequer, daquele que temos visto. Mas nem quero entrar por aí, porque o passado acaba sempre por ser romantizado. Fizemos, realmente, um jogo muito bom no Dragão, de resto não me lembro de exibições de gala desse Benfica.
Importa também referir que o clube está diferente, mais habituado a ganhar, com um plantel repleto de campeões e alguns bicampeões.

P.S O Quique perdeu 2-0 na Trofa, em Janeiro.

Sim, no início. Depois disparou para a sua melhor série de resultados e de exibições.

Até o Artur Jorge, se te recordas, teve uma série boa de uns quantos jogos até perder nas Antas por esta altura do ano. Séries boas quase todos têm. Vamos ver daqui para a frente. O contexto que temos agora é muito mais favorável, claro.

Uma coisa é ter uma série de resultados, outra coisa é jogar alguma coisa de jeito.

Já não me lembro bem do Artur, mas com o Quique o futebol era horrível.

Em Agosto o RV parecia-me pior que o Quique lol.

alsohugo

Citação de: JackWhite em 03 de Fevereiro de 2016, 12:18
Citação de: TheRedStar em 03 de Fevereiro de 2016, 12:09
Citação de: Phuket em 03 de Fevereiro de 2016, 12:03
Citação de: Slb23 em 03 de Fevereiro de 2016, 12:01
Tão importante como ganhar é estar na luta para ganhar, porque se estivermos na luta sempre temos uma maior probabilidade de ganhar o campeonato.

E digo já aqui, campeonatos equilibrados o Benfica não vai perder tão cedo. O hábito de vitória conta muito...
Até porque quem tem ganho nos últimos tempos está sempre menos pressionado do que quem não tem ganho nada.
Começam as desculpas...

Nossa senhora, que estupidez de post.
Concordo.

Çula

Citação de: Jaime_PN em 03 de Fevereiro de 2016, 12:10
Citação de: Çula em 03 de Fevereiro de 2016, 12:03
Citação de: Jaime_PN em 03 de Fevereiro de 2016, 11:56
Citação de: Çula em 03 de Fevereiro de 2016, 11:54
Citação de: Jaime_PN em 03 de Fevereiro de 2016, 11:33
Quanto ao treinador do tópico, que é o que interessa, tem uma postura, uma personalidade e um discurso muito mais condizente com o nosso clube. Conseguindo juntar as competências técnicas (como está a fazer) e títulos, estará aqui um treinador à Benfica. Porque aqui não interessa só ganhar, isso é mais a Norte.

Não foi isso que os anos nos mostraram.

Se te lembras desse tempos lembras-te perfeitamente do desespero dos benfiquistas, que só queriam era acabar com aquele pesadelo fosse lá como fosse, desse lá como desse fosse lá com quem fosse.

Estando sentados num confortável bicampeonato é fácil sacar desses coisas da postura, do discurso etc, mas se a coisa começar a entortar (bater três vezes na cabeça do 23) vais ver onde vão parar esses lugares comuns.

O mais importante é, obviamente, ganhar. Se a isso juntarmos uma pessoa com uma postura à Benfica, melhor. Mas admito que haja quem prefira pessoas de merda e em bicos de pés.

Daí eu dizer, essa coisa do "aqui não importa só ganhar" é muito fácil de sacar quando realmente se está num ciclo vencedor, porque quando se está em baixo até o Toni é assobiado das bancadas.

Competência e 1º, 2º, 3º lugar............. depois sim, se der para juntar uma figura agradável e o mais unânime possivel, maravilha. Mas será sempre algo secundário relativamente àquilo que realmente importa num treinador.

Volto a repetir, basta o vento mudar e vais ver onde vai parar essa história da postura. Aliás, já assistimos a um pouco disso com o RV.

O Toni era assobiado porque apesar de ser uma das pessoas mais admiráveis da nossa história não tem grandes competências técnicas. Daí ter tido que o mais importante é ganhar, e só consegues isso tendo competências técnicas.

Mas se tivermos uma pessoa equilibrada mentalmente, humilde, trabalhadora, que resiste à pressão de um grande clube e se impõe como um líder também estaremos mais perto de ganhar. Podes ter todas as competências técnicas do mundo mas se tiveres um distúrbio mental como o Jesus podes mandar a competência de um trabalho de 27 jornadas ao lixo nas últimas 3.

Como o disturbio mental do Mortimore, quando perdemos o campeonato de 85/86 na ultima jornada, contra os lagartos, certo? O trabalho de não sei quantas jornadas destruído mesmo ao fechar do pano, por um incompetente.

Oh Jaime, isso é mesmo um caso psicanalitico, rapaz!

Diz-me só uma coisa, se uma pessoa na sua àrea de trabalho, quando falha os seus objectivos tem disurbios mentais, quando os atinge tem o quê? Ou trata-se de casos de bipolaridade?

Godescalco

Citação de: JUST4FUN em 03 de Fevereiro de 2016, 12:16

Acabou 4-3.
eish enganei-me
Pensei que era 4-3 porque soube mesmo a derrota..

Chegou a estar 4-1.

Se o jogo continuasse mais uns minutos é que o Lyon ainda dava a volta. A equipa entrou em desnorte.

Roy Kent

Isso tudo era igual, mas o futebol do Quique foi sempre muito mau, e foi constante ao longo da época, nunca fizemos nada de parecido com isto.

Pá, chegamos a fazer grandes jogos contra o Nápoles e Sporting na Luz por exemplo. Chegámos a dar chapa 6 nos Barreiros. E a fazer um jogo muito personalizado no Dragão.

A ideia de jogo dele era má, fizemos alguns jogos melhores como é óbvio, mas mesmos nesses estava lá sempre a marca Quique.

Gnr. Keenan

Esses dois jogos foram logo no início da época. O jogo dos Barreiros é uma amostra completamente fora do desvio padrão.

Está aqui o fantástico mês de Dezembro/Janeiro de Quique Flores no campeonato:

2-2 com o Setúbal na Luz
0-6 ao Marítimo nos Barreiros
0-0 com o Nacional na Luz
2-0 na Trofa
1-0 ao Braga na Luz
0-0 com o Belenenses na Luz
1-0 com o Rio Ave na Luz

Afinal não foi assim tão fantástico, as semelhanças esgotam-se no período temporal.

Roy Kent

Citação de: Gnr. Keenan em 03 de Fevereiro de 2016, 12:21

Esses dois jogos foram logo no início da época. O jogo dos Barreiros é uma amostra completamente fora do desvio padrão.

Está aqui o fantástico mês de Dezembro/Janeiro de Quique Flores no campeonato:

2-2 com o Setúbal na Luz
0-6 ao Marítimo nos Barreiros
0-0 com o Nacional na Luz
2-0 na Trofa
1-0 ao Braga na Luz
0-0 com o Belenenses na Luz
1-0 com o Rio Ave na Luz

Afinal não foi assim tão fantástico, as semelhanças esgotam-se no período temporal.

É parecido.

Slb23

Citação de: Çula em 03 de Fevereiro de 2016, 12:09
Citação de: Slb23 em 03 de Fevereiro de 2016, 12:03
O JJ é menino para no final da época ser o vencedor seja quem for o campeão.

Se for o Benfica é porque ele deixou o trabalho feito, se for o Sporting porque ele é a estrutura, se for o Porto só prova que o Porto só deixou de ganhar porque ele treinava o Benfica.

E também é isto que lhe dá um bocado de piada, piada essa que paulatinamente tem vindo a perder pois está de cabeça perdida...

Este Jesus não tem metade da piada que tinha quando cá estava. E nem é por estar do outro lado, é mesmo porque perdeu aquela ginga bairrista que andava sempre no bolso das calças.

Azedou, deixou de querer ganhar coisas para querer provar coisas, está outro, perdeu a graça.
Concordo em absoluto.

Com todas as bocoradas que fazia e dizia ele tinha piada, era uma personagem do caralho ;D

Mestre

Citação de: Çula em 02 de Fevereiro de 2016, 23:53

É estranho, parece que andamos todos com "vergonha" de assumir que este é de facto um grande Benfica, um Benfica que já não se via há décadas.

És livre de ter a tua opinião, eu tenho a minha. E com os jogadores que enumeraste conquistámos muitos campeonatos, só perdemos a hegemonia a partir de 1994, e sobre isso o tema já foi muito discutido. As más linguas culparam o Gaspar Ramos e o elevado investimento, o facto é que passámos anos na penúria porque entendiamos que um treinador tinha que chegar e ganhar. Não conseguimos ter um treinador a fazer duas épocas seguidas, e isso mostrou bem a falta de visão de quem nos liderava. Até porque iamos ao mercado "com um saco de caramelos", como disse um diretor desportivo da altura.

Sobre as ultimas seis épocas, só não concordo que digam que o sucesso foi devido ao treinador, ele foi uma parte do processo. Se o Fernando Santos na época dele tivesse as soluções de 2009/2010 era campeão de certeza, ficámos a dois pontos do Porto com um jogo brilhantes em casa frente ao Boavista onde mandámos 4 bolas ao ferro - para a história ficou um treinador "pé frio" que metade do forum criticou. Giro é que o JJ não teve um banco com Beto, Manduca, João Coimbra, Paulo Jorge ou Manu.

Para fechar, o JJ tem qualidades, defeitos, fez coisas boas mas fez outras muito más, e a historia vai mostrar o que ele irá fazer no futuro fora do Benfica. Pessoalmente, acho que vai fazer muito pouco e acaba nas arábias a ganhar algum mas longe dos grandes palcos do futebol.

Quanto a este treinador, voltando a recentrar o tópico, foi criticado pela onda jesuíta mas ao contrário do que agora se escreve por aqui não foi eram 90% do forum, houve pessoas (como eu) que acharam que a pré-época e a ausencia de reforços merecia algum tempo. Sempre assumi quando jogámos mal, tivemos jogos onde jogámos bem e perdemos, mas sempre defendi que qualquer treinador nas condições do RV dificilmente faria diferente:  substituir um treinador que esteve 6 anos no clube, fraca preparação na pré-época, imposição que alguns jogadores fossem titulares - caso do Ola John, para o colocar no mercado - alteração de sistema de jogo, lesões, etc.
Depois da vergonha que foi a 2ª época do Santos, acho que todos já deviamos ter aprendido que demitir à 1ª jornada não tem resultados, mas a maioria já se esqueceu.

Fiquei feliz pela vinda do RV e resta ter paciencia, deixar trabalhar quem é profissional (por aqui os virtualista do treino até criticavam que o homem no seixal não fazia puto com os jogadores) e constatar que jogamos com nota artistica, sem 1/4 da arrogancia. Só dependemos de nós e as contas fazem-se no fim. Agora é cerrar fileiras e encher o país com a onda vermelha, porque como no passado o velho capitão disse "quem treina o Benfica arrisca-se a ser campeão".

:slb2: :drunk: